A Thousand Directions
24 Faixas - Hearts Bleed Blue - 2014

    A gravadora Hearts Bleed Blue, que possui no seu cast artistas de Punk, Folk, Country, Ska, Hardcore, Crossover, Pop, lançou no final de 2014 esta coletânea intitulada como A Thousand Directions com vinte e quatro músicas de dezesseis bandas brasileiras, e como sempre, muito bem embaladas em um luxuoso digipack/slipcase como é um padrão de qualidade dos seus lançamentos. A Thousand Directions também foi lançada em vinil, porém, sem as músicas bônus das versões em cd e digitais.

    O cd é aberto com Conquistas, um Punk rápido do Blind Pigs ( foto ao lado ) onde ouvimos vocais com aquela agressividade bem carregada, além de um ritmo forte na parte instrumental ( repare nas guitarras ) e uma letra bastante positiva.

    Depois, o Dance Of Days dispara Clandestino, um Punk Rock com estilo mais moderno onde temos a guitarra enviando solos bem nervosos. Exibindo uma grande dosagem de energia na forma que suas guitarras são tocadas, os conhecidos Zumbis do Espaço participam com Apenas Um Psicopata e seja pela vasta experiência que possuem ou pela linhagem da música temos uma Punk Rock bastante envolvente.

    Com as linhas voltadas para um Rock´n´Roll, só que dos mais pesados e mais acelerados, O Mundo Era Bem Mais Legal marca a primeira participação do trio Carbona na coletânea. Bombshell Suffers é a agressiva composição do quinteto Zero Zero no cd, que pelo ritmo e a forma que os vocais são mostrados torna-se ideal para entrar nas rodas de empolgação.

    A banda Morto Pela Escola entra com muita cólera em seus vocais e exibe um andamento deveras revoltado com a inédita Cabeça de Motor, que flerta com o Thrash/Hardcore. Com dedilhados no violão, o quarteto Os Últimos Românticos da Rua Augusta ( foto ao lado ) nos mostra uma canção acústica e gostosa de ouvir na música alternativa, que deu origem ao seu nome: O Último Romântico da Rua Augusta, cuja letra é inspirada na cultura paulistana desta região, com solos de acordeom muito interessante.

    O Parachamas entra com seu Rock´n´Roll descompromissado presente em Gás, que muitas bandas de Pop/Rock mais recentes estão gravando e esta banda mostrou que é possuidora de muita qualidade. O Homem Coletivo é o nome da faixa do quarteto Horage Green, que neste A Thousand Directions deixou claro suas influências mais Punk/Hardcore.

    Com uma das mais iradas canções do cd, a Living Dead Inside, enfatiza a agressiva e rápida contribuição do Bayside Kings, cujos vocais estão quase urrados. Em No Turning Back do Clearview ( foto ao lado ) somos levados à um som matador, que é bastante furioso seja nos vocais ou na sua parte instrumental de forma que os fãs de Thrash Metal irão apreciar em sua primeira audição.

    Já o Tauting Glaciers exibe uma pegada Hardcore dotada de ótimos solos de guitarras em Farewells In Arrivals, que passam muita eletricidade em seu decorrer, que desta maneira atraem o ouvinte e o inspiram a abrir uma roda ou mesmo sacudir o pescoço nas suas partes mais cadenciadas. Entretanto, o quarteto realiza solos que transformam a música para um ritmo mais cadenciado e entre um urro e outro temos um som moderno que encaixa-se muito bem na proposta percebida aqui. Em seguida é a vez do raivoso Punk Rock acelerado do Anzol com Corja, que denota boas distorções nas guitarras e direito a vocais cantados de forma mais irada, quase direta.

    Dotada de  um estilo mais tranquilo, o Zebra Zebra ( foto ao lado ) cravou a descompromissada Bonita, que exibe um andamento mais viajante em uma letra que lembra muito do Rock setentista brasileiro, porém, ao final recebe muita hostilidade surpreendendo quem a escuta. O festivo The Leprechaun, já conhecido dos leitores(as) do Rock On Stage ( por conta do seu cd Long Road, leia resenha ) apresentou aqui a inédita Silence, uma sonzeira calma de linhas Country e vocais enfeitiçantes, que conquistam o ouvinte rapidamente.

    O cantor Tor Tauil do Zumbis do Espaço, exibe uma canção solo apenas com violão e voz para tocar a sintomática Quando Se Perde a Razão, que denota influências de Country, Blues e um crescente positivo enorme.

    Na parte bônus cd, algumas bandas tiveram uma música a mais inclusa e o Dance Of Days foi a primeira com a acelerada e Punk Dance Rádio, Dance! e seu ritmo caótico, que fica claro nos vocais coléricos e na inquieta parte instrumental desta décima faixa de A Thousand Directions, que é uma das melhores do cd. Com esse clima de Ramones no ar, o Carbona ataca agora com Andróides Não Merecem As Canções, que é dotada de uma letra um tanto que maluca, um andamento Punk Rock tradicional que produz um resultado muito bom de se ouvir ( e uma clara intenção de sair agitando ). Com Solúvel, o Morto Pela Escola ( foto ao lado ) participa mais uma vez sentando uma "porrada na cara" com seu furioso e curto Punk Rock.

    Apresentando metais ( isso mesmo!!! ) e um ótimo 'trampo' de bateria, o Parachamas executa Porto, que nos mostra seu estilo alternativo com uma letra que causa a vontade de cantar junto e para o meu espanto: alguns bons trechos viajantes. Depois, no retorno do Horage Green na coletânea temos Colorado, que começa com a bateria e as guitarras exibindo ótimas evoluções para que tenhamos seus animados vocais, que trazem algumas doses de agressividade durante o passar de seus minutos.

    Em seguida, hora de mais uma "sessão de bordoadas" com o Bayside Kings ( foto ao lado ) durante a My Freedom e isso, ante a ótimos solos de guitarras e vocais raivosos, que estão na medida para os fãs que curtem um Thrash/Hardcore. Prosseguindo o ambiente destruidor que ficou no ar após a anterior, o Clearview traz o massacre sonoro presente em Constant Denial, praticamente Thrash/Death Metal que alternou trechos cadenciados com acelerados com muita habilidade e contou com vocais cheios de fúria.

    Terminando este A Thousand Directions somos expostos a uma ótima presença de baixo caminhando por um andamento mais Rock´n´Roll em E Que As Pernas Tremam, uma ótima e variada composição do Zebra Zebra no que é considerado com Rock Alternativo.

    Os objetivos deste cd A Thousand Directions são: contar - segundo seu proprietário Antônio Augusto - um pouco da história da jovem gravadora Hearts Bleed Blue ( que se dedica à música independente ) e mostrar o universo de variedades musicais dentre os estilos mencionados no princípio desta resenha dos artistas que estão no seu cast. E a forma que a coletânea foi montada, com uma ou duas músicas de cada banda, veterana ou recente, certamente, despertará no ouvinte uma vontade de conhecer mais do trabalho de cada uma delas, pois, é nítido o 'gostinho de quero mais' em sua audição. Poderia apontar entre as bandas presentes aqui vários destaques individuais, entretanto, a forma que as músicas foram dispostas, o que vale mesmo é colocar o cd para rolar inteiro e curtir a surpresa que cada dos nomes presentes fornece aos fãs em sua audição completa.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.hbbrecords.com e  www.hbbstore.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2015

Voltar para Resenhas