The Leprechaun -  Long Road
12 Faixas - Hearts Bleed Blue - 2014

    De uma banda criada no Punk Rock em 2009, o The Leprechaun decidiu mudar seu estilo e hoje transitam pelo Folk Rock inspirado por Bob Dylan e Johnny Cash com primor. Em 2012 lançaram o debut The Years Aree Just Packed, que demonstrou influências de Blues, Country e Música Celta ao som deste septeto, atualmente formado por Fabiana Santos nos vocais, Bruno Stankevicius e Paulo Sampaio no violão, Eric Fontes no baixo, Rafael Sachardosim no banjo, Andrew Nathanael no violino e Fernando Zornoff na bateria.

   Entretanto, eles não se esqueceram da efervescência do Punk Rock, mas a realizam de uma forma mais acústica, que garantiu uma aceitação muito grande do seu primeiro cd levando o The Leprechaun a tocar em vários eventos de música Folk. Em pouco tempo já em 2014, o segundo trabalho veio à tona com o título de Long Road e despertou o interesse do selo Hearts Bleed Blue ( que entre outros nomes de seu cast possui o Bind Pigs, o Dance Of Days e o Zumbis do Espaço ), que lançou o cd em formato de 'digipack'.

     Produzido pelos próprios integrantes da banda, Long Road foi gravado em uma chácara que ajudou a todos terem mais tranquilidade durante o processo de gravação e centrar exatamente no projeto. A mixagem é de Rafael Schardosim e foi realizada no 399 Records em São Paulo/SP. Para a masterização, eles escolheram o experiente John Golden ( que já trabalhou com Green Day, Pearl Jam e Flogging Molly ) e foi realizada no Golden Mastering em Ventura/Califórnia ( EUA ). A bela capa é assinada pelo baterista Fernando Zornoff. Dito isso vamos aprofundar nos detalhes das músicas de Long Road, que foi embalado em um luxuoso digipack.

    Na abertura temos Culprits And Victims, que inicia o cd com um envolvente repique de bateria e aquelas melodias festivas típicas do Folk, que trazem os vocais encantadores de Fabiana Santos em uma letra mais crítica. Com o banjo tocado por Rafael Schadorsim comandando o andamento Melancholic Singings traz o ótimo e cativante andamento instrumental, que é vocalizado com muita animação e cria um ambiente muito gostoso de se ouvir e cria uma grande vontade de sair cantando junto com ela.

    Em Dead Stars, o The Leprechaun nos convida a curtir uma composição emocionante onde sente-se as linhas mais introspectivas dos vocais de Fabiana Santos aliadas a um ritmo mais calmo, porém, muito encantador de violões, além de um refrão que fica na memória. Para Blood Puddles, eles aplicaram influências claras de Country Music, que são vocalizados com muito feeling pela cantora Fabiana Santos junto a uma melodia que provoca no ouvinte uma vontade muito grande de sair dançando.

    Com o título e letra bastante críticos, a animada The Won´t Control Our Freedom ( For A Day ) exibe uma linha mais rápida e gostosa de se ouvir devido à suas belas melodias de banjo e violões ( cortesia de Rafael Sachardosim, Bruno Stankevicius e Paulo Sampaio respectivamente ) em mais uma atuação de gala da vocalista do The Leprechaun. Com um estilo mais melancólico, How Brave We Are traz dedilhados no banjo de Rafael Schardosim e vocais onde sente-se a entrega de Fabiana Santos à música, mas o melhor fica no seu decorrer, pois, o septeto te surpreende com as viradas que aplicou nesta música.

    A sétima do cd é a festiva Lemon Tree, onde evidenciam-se o violino de Andrew Nathanael ao conduzir a canção de forma que deixa a vocalista à vontade para cantar de uma forma muito calma com sua carismática voz. Em Hold The World sentimos linhas mais voltadas ao Country com um tanto de velocidade, mas sempre com uma pegada instrumental e vocais que te ligam rapidamente na canção e causam, mais uma vez, uma baita vontade de dançar e cantar devido à sua positividade que nos é passada.

     E as músicas vão passando e ao ouvi-las percebe-se como a banda produziu canções simples que se apreciam logo na primeira audição, como é o caso de Man Of Tiananmen, que começa mais triste, ganha em velocidade e animação, especialmente pela linha combinada dos violões e violinos, além de possuir muita dedicação da vocalista, seguindo nesta linha mais alegre até o seu final. Com um jeitão de Western, Hello Stranger continua com Long Road, e além da exuberância instrumental que temos, a forma que é cantada te conecta a canção pela atuação marcante de Fabiana Santos. Ao reparar no crescente instrumental com alguns "hey...hey" que a música possui, já fico imaginando como será ainda melhor nas apresentações ao vivo do The Leprechaun.

    Com ares de balada onde a emoção e o coração ficam expostos, Hide Your Love marca mais outra excelente criação do cd, que é cantada com muito carisma e nos mostra ainda um andamento benevolente e delicioso de se ouvir. Para a última, a The Hope At The End temos um começo cheio de linhas de Blues e certa melancolia nos vocais, onde a combinação do uso de 'slide' na guitarra, além de um vibrante ritmo na combinação dos demais instrumentos e com os vocais fazem o cd ser encerrado com muito brilho.

       Long Road junta-se aos grandes lançamentos de bandas brasileiras de 2014 em um estilo que não temos muitos representantes no país. Para quem nunca ouviu um Folk Rock, não conhece nomes como Bob Dylan ainda ( se liguem hein geração nova ), discos como este do The Leprechaun podem ser um bom começo para se aprofundarem mais em um estilo de música, que além de possuírem excelentes melodias, muita dedicação, entrega e carisma, conservam um poder de seduzir facilmente quem o ouve. Parabéns a banda pelo admirável trabalho.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.leprechaun.com.br/, https://www.facebook.com/lpnpage
e https://soundcloud.com/lpnpage.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2014

Voltar para Resenhas