"YOU WANTED THE BEST, YOU GOT THE BEST!"
Parte 4 

Século XXI, o final digno?" 

      Pois é meu amigo, em 1972 KISS era uma piada que muitos diziam não passar de 6 meses, é, mas em plena virada do milênio o KISS está mais forte que nunca, talvez sem aquele brilho, aquela inspiração e honestidade de outrora, mas, está aí, de pé! Em 11 de março de 2000, o KISS começa uma tal "Farewell Tour" ( Turnê de despedida ) que nunca acabou, eram Gene, Paul, Ace e Peter pela última vez...

    Anunciaram o lançamento de "Alive IV" o capítulo final da banda para 18 de abril de 2000, mas esse disco também nunca viu o sol! No meio da turnê Peter Criss pinta uma lágrima embaixo do olho esquerdo querendo dizer que algo estava errado entre ele e a banda! E no mês de fevereiro de 2001 ele pula fora da banda... "The show must go on" já dizia o poeta ( nota da edição : o poeta Freddie Mercury ) e o KISS recruta seu ex-baterista vivo, Eric Singer para completar o time, e o pior, usando a maquiagem de Peter Criss, encarnando assim o lendário "Catman"! Pronto, estava instalada a eterna briga entre Gene Simmons ( o patrão ) e os fãs! Mas se caso você não saiba, em 1987, à beira da 'banca-rota' Peter Criss vendeu à banda a sua imagem de "Catman" para 'livrar uns trocos' e atualmente é um mero funcionário da KISS INC., tanto ele quanto Ace fizeram isso, lamentável, mas verdade!!!

    Continuando as desventuras do KISS/Gene Simmons Inc. no novo século, em junho deste mesmo ano lançam um Caixão, isso mesmo, um caixão funeral com a marca da banda, que também serve de frigobar para os mais mórbidos...decepcionou mais uma vez a grande maioria de fãs, pois esse lance não passa de uma jogada de tremendo mal gosto e apelo financeiro desconsiderado. A brincadeira custava cerca de US$ 4.500,00. Em abril a tal turnê de despedida dá uma pausa e Eric Singer vai tocar com Alice Cooper e grava o discásso "Brutal Planet" com ele, mas isso é outra história. No meio do ano, a banda lança um "Box-Set" super-ultra-luxuoso com 94 faixas distribuídas em 5 CDs, 30 faixas raras, entre elas versões ao vivo, outtakes e versões demo dos clássicos da banda. A caixa estava disponível em duas versões, que diferem entre si apenas pela embalagem: a versão comum e a versão de luxo, que vem dentro de uma replica de um "case" de guitarra. Ambas vinham acompanhadas de um livro de 120 páginas com comentários sobre todas as canções, fotos raras, etc. A banda encerra as festividades das Olimpíadas de inverno nos EUA tocando "Rock And Roll All Nite " com playback, e Eric na bateria, tudo isso em março de 2002. 

    Já, no mesmo mês tocam numa festinha particular na Jamaica sem Ace Frehley, com um tal de Tommy Thayer  (ex-Black and Blue - leia parte 3 ) em seu lugar. Disco novo que é bom, nada e Ace se enche desta história toda e cai fora da 'papagaiada' que virou o KISS, com uma turnê de despedida que nunca acabava! Mais 'escorregadas' de Mr.Simmons que em maio lança uma tal revista "Tongue" que mistura um monte de temas fúteis.  Em junho a banda sai da gravadora Mercury que tinha um contrato com eles desde 1982 e lançam camisinhas com as caras de todos os integrantes.

     Música já não é mais importante para eles, somente dólares, mas para amenizar as coisas, no final deste mês a banda anuncia que vai participar do tão famoso tributo aos Ramones produzido por Rob Zombie e gravam "Do You Remember Rock And Roll Radio?" com Singer, Stanley e Simmons, além do saxofonista que trabalhou com o Pink Floyd nos remotos anos 70, Scott Paige e Derek Sherinnian nos teclados. A versão ficou matadora, confira! Em julho sairia o último lançamento do KISS pela Mercury/Universal, um "The Best of..." sem novidade nenhuma. 

 

     Em outubro de 2002 a banda vinha anunciando que faria um show com uma orquestra para comemorar seus 30 anos de história, idéia essa que culminou na volta de Peter Criss ao seu posto de direito e ( sem Ace , com Thayer no seu lugar ) na gravação de um 'novo Alive IV' ( sim pois aquele 'rock and roll' que sairia em 99 ficou no esquecimento sabe-se lá o porquê ) gravado no dia 28 de fevereiro de 2003 no Melbourne's Telstra Dome, na Austrália. Ainda no começo de 2003 Gene reativa a sua gravadora ( que tinha nos anos 80 ) chamada $immon$ Records, agora distribuída pela Sanctuary Records e com um logotipo que trazia um saco de dinheiro.

    No Brasil aconteceu a primeira "KISS Expo" em 16 e 17 de maio deste ano emCuritiba e Limeira respectivamente, organizada pelo conhecido "Tutú" Simmons ( Gene Simmons cover da banda cover brasileira Destroyer Kiss Cover e pelo site www.kissarmyinternational.com.br  ) onde tivemos a presença do ex-batera ( até quando voltar outra vez...risos ) do KISS, Eric Singer que no dia 15 deu uma entrevista coletiva em São Paulo ( onde eu estive presente fazendo perguntas à ele ) que revelaram fatos bem decepcionantes à todos nós, fanáticos pelo KISS, como o fato do disco "Carnival of Souls" ter sido gravado somente por ele e por Bruce Kulick, com Gene e Paul colocando somente suas vozes por cima, fato que se repetiu em "Psycho Circus" de 98 onde Ace e Peter também só colocaram suas vozes e gravaram o instrumental de 1 faixa, entre outros 'podres' da banda, lamentável, mas real!

Em 22 de julho foi lançado lá fora o tão polêmico "Symphony - Alive IV" do KISS, gravado na Austrália ao lado de uma orquestra. Gene e Paul preparam seus discos solos, ao mesmo tempo que Peter Criss prepara seu disco solo em tributo aos mestres do Jazz e Ace retorna aos estúdios com a sua Frehley's Comet e Tommy Thayer também grava um disco solo. O que é isso afinal de contas? Será que ninguém mais ali se suporta? Porque não entram juntos em estúdio para gravarem um disco do KISS? Sabe-se lá!

      Só sabemos que agora dia 2 de Agosto a banda voltou à estrada com Simmons, Stanley, Criss e Thayer abrindo os shows do Aerosmith numa tour conjunta. Você acha isso uma injustiça? KISS abrindo shows do Aerosmith, atual banda pop, queridinha da MTV? Tire suas próprias conclusões. Enquanto isso, aqui no Brasil, aumentam a cada dia as especulações de que o KISS vir tocar por aqui com o Aerosmith ano que vem ( há quem diga até que será com o Motörhead, vai entender....risos ).

      Por hora, vamos esperar pra esse mês de setembro o lançamento do "Alive IV" no Brasil e curtir os discões antigos do KISS, que na próxima e última parte desta biografia 'monstro' estarei comentando um por um, até lá! 

Mais infos: www.kissonline.com  

Por  Alexandre Wild Shark
 

Ler a Parte 3

Voltar para Especiais