"YOU WANTED THE BEST, YOU GOT THE BEST!"
Parte 3 

 


   Logo após o baque sofrido pela perda do baterista Eric Carr em  novembro de 91, o KISS termina de gravar o disco "Revenge" com o novo baterista  Eric Singer apresentado já na parte 2 desta biografia.  Em abril de 1992 o KISS toca em alguns clubes de NY para se prepararem para a nova turnê de  divulgação desse disco que ninguém sabia como sairia, se seria um novo estouro como foi o longínquo "Destroyer" ou se seria um fracasso devido ao clima da perda recente de Carr.

    E eis que em 14 de maio chega às lojas o tal "Revenge" que é simplesmente  o melhor disco do KISS em anos e anos de carreira, alguns mais afoitos arriscam dizer que é um tipo de "Destroyer II", mas não, esse é o KISS anos  90, agressivo, barulhento e pesadíssimo. Bruce Kulick toca como se sua vida dependesse daquilo, Gene e Paul estão com uma  fúria , fora do comum e na hora que  precisa inspiradíssimos para cantar temas sexistas como "Spit" "Take it off" ( que nos shows dá uma margem para subirem ao palcos várias gostosas strippers ), "Domino" e para descer o cacete em "Unholy" ( o carro chefe do disco que tem um dos mais insanos e demoníacos clipes do KISS ), "Paralyzed", "Heart  of Chrome", "Thou Shalt Not" ou "I Just Wanna" ( mais um belo petardo que rendeu um clipe fudidáço! ).  

    Para completar temos ainda a tal música que o KISS  re-gravou ( adaptando a letra ) do Aragent para a trilha do filme "Bill & Ted Bogus Journey" ( com um ator principiante chamado Keanu Reeves... ), "God Gave Rock And Roll to You II" é uma espécie de baladona pesada que tem uma letra que pode ser usada como "livro de cabeceira" para todos os garotos que queiram se meter a montar  uma banda de rock, uma outra baladona maravilhosa "Every Time I Look At You" e uma pequena jam que Eric Carr gravou em 81 chamada "Carr Jam 1981" ( caso você tenha aí o primeiro disco solo de Ace Frehley, o "Frehley's Comet" , ouça "Breakout" e saque a semelhança ).


       "Revenge"
foi lançado como uma homenagem ao Eric Carr e chegou ao 6º lugar da Billboard além de ter rendido uma puta turnê de sucesso onde gravaram alguns shows para o "Alive III", terceiro disco ao vivo do KISS, produzido por Eddie Krammer e lançado em 18 de maio de 1993, mas antes, em março o KISS regrava a faixa "Hard Luck Woman" ( original de 76 ) com o conhecido artista country Garth  Brooks ( "o furacão de Oklahoma" ) para um suposto tributo. E ficou bom pra caralho na voz do cara meu, vocês precisam ouvir isso! E não é que é lançado mesmo em 21 de junho de 1994 um tributo ao KISS! Respeitando o ecletismo 
( provando assim a pluralidade de artistas que foram influenciados pela banda mascarada de NY ), esse tributo traz artistas díspares como Anthrax ( recriando com maestria "She" ) e Yoshiki ( com uma versão instrumental executada por uma orquestra de "Black Diamond", você vai casar ? Use ela como trilha para entrar na igreja, é show!...risos ), Lenny Kravitz com Steve Wonder ( tocando "Deuce" e a deixando bem insossa ), Shandi's Addiction ( um projeto que contém na sua line-up uns caras do Rage Against the Machine ) e até Extreme ( fazendo uma bela interpretação de "Strutter" ).

       
    Ainda este ano, o KISS retorna ao Brasil, após 11 anos para fechar a primeira edição do "Phillips Monsters of Rock" em 27 de Agosto de 1994 no Pacaembú, São Paulo. Abrindo para eles tivemos Slayer, Black Sabbath ( com Tony Martin e Bill Ward de volta), Suicidal Tendencies e as brasileiras Raimundos, Viper, Dr.Sin e a então novata Angra. Em 03 de fevereiro de 1995 o KISS volta à Austrália para participar de uma espécie de convenção de fãs, é o surgimento das famosas Kiss Konventions ondeo KISS aparecia para responder as perguntas dos fãs e no final fazer uma pequena apresentação acústica onde tocavam o que os fãs queriam ouvir. Isso virou moda, e eles rodam os EUA fazendo isso até que um certo dia Peter Criss resolve pintar numa dessas pra rever os amigos e mostrar pra sua filha que um dia ele já foi importante. Numa outra ocasião, mais precisamente em 17 de junho de 1995 Gene Simmons manda uma limousine buscar Peter e sua filha em casa para irem a uma Konvention, onde Peter sobe ao palco com o KISS e canta "Hard Luck Woman" com Singer na bateria. Pronto, tava implantado o "vírus" que originaria a volta da Kissmania!

  

         A banda teve a idéia de chamar Ace pra uma dessas convenções, nesse meio tempo era lançado no mundo a biografia oficial do KISS, "Kisstory" um puta livrão que pesava 4 quilos!  Em agosto o KISS grava um programa de grande sucesso na MTV americana chamado Unplugged onde , além de Gene, Paul, Bruce e Eric executarem 11 clássicos do KISS no formato acústico, eis que surge no palco Ace Frehley Peter Criss para tocarem 2 sons com Gene e Paul ( Bruce e Eric esperaram atrás do palco ).

    Foi um momento mágico, esperado pelos fãs da banda a mais de 15 anos! Tocaram o cover dos Rolling Stones " 2.000 Man " com Ace nos vocais e "Beth" com Peter cantando ( reza a lenda de que tocaram também "Louie Louie" o hino dos bêbados gravado originalmente pelo grupo Kingsmen e depois pelo Motörhead entre outros, com Ace no vocal, mas ficou de fora das gravações ).


      

       Esse show originou um CD chamado "KISS Unplugged MTV" e um vídeo com o mesmo nome, onde temos imagens dos bastidores de umas convenções onde casais realizaram casamentos e batizados de crianças devidamente maquiados e com participação da banda e dos ensaios pré Unplugged. Mas não foi só isso que rendeu essa festa, a banda resolveu se reunir como em 77, com maquiagens e tudo mais, descartando Bruce ( que montou o Union ) e Eric. Em 28 de fevereiro de 1996, o KISS aparece com a formação original, devidamente maquiados e com as roupas extravagantes que lhes renderam a fama, depois de 17 anos, no Grammy Awards! Em 16 de abril, anunciaram a toda mídia mundial numa coletiva a tão sonhada "Reunion Tour" que começaria em 29 de junho no Tiger Stadium, EUA. E se não fosse pouco, são headliners do tradicional Monsters of Rock em Castle Donnington, tendo como bandas de abertura o Sepultura e Ozzy Osbourne entre outros...

    Enquanto o KISS roda o mundo, é lançado em 08 de abril de 97 a coletânea "Greatest Kiss" e em 25 de julho os primeiros bonecos da nova era do KISS, produzidos pela McFarlane Toys ( do criador do Spawn ). Mas, desde 94 Gene e Paul vinham anunciando um tal disco novo da banda ( com Bruce e  Eric ) que nunca saía, a essas alturas já estavam rodando o mundo um bootleg chamado "Head" que prometia ser o tal disco em versão pirata, pois a banda não iria lançá-lo, a procura por esse disquinho foi tão grande que Gene e a PolyGram cederam às pressões e lançaram esse tal disco com o nome de "Carnival of Souls - The Final Sessions" em 28 de outubro. Um disco ruim, muito fraco e totalmente melancólico com uma grande influência do grunge executado por Alice In Chains por exemplo, foi um fracasso total, mas dane-se, o KISS agora era o clássico!

    Em 20 de janeiro de 98 começam as gravações daquele disco que prometia ser um tudo de bom com a formação original que não gravava junta desde 1979. 22 de Setembro o "Psycho Circus" é lançado, com uma capa em 3D e uma seleção musical matadora que fez todos os fã-náticos chorarem de emoção ao ouvir essas 10 faixas que valem por 100.

     O Disco tem momentos hits como "Psycho Circus" e "We Are One", com letras magníficas e que tomaram de assalto as FM's do mundo todo, depois temos um som cheio de clima obscuro, a "God of Thunder" dos anos 90, "Within" com Gene bem sombrio nos vocais,  "I Pledge Allegiance to the State of Rock And Roll" para mim é a melhor mesmo pela letra e a pegada "rock-direto" com Paul cantando muito! Temos também o Space-Ace cantando "Into the Void" e Peter cantando uma baladona chamada "I Finally Found My Way" ( uma espécie de "Beth" menos classuda ). Temos ainda os 4 cantando juntos o clássico "You Wanted The Best" e Paul colocando para fora toda sua classe em "Raise Your Glasses" e um som chamado "Dreaming" que fez com o Bruce Kulick, esse som deu o que falar, pois é chupado do começo ao fim "Eighteen" de Alice Cooper, mas não deu problema não, só polêmica.


    1999 o KISS reaparece por aqui em 15 de abril em Porto Alegre e 17 de abril em Interlagos São Paulo para nos apresentar o primeiro show em 3D da história, e pela primeira vez na terrinha com a formação original. Para eu falar desse show, precisaria de um capítulo à parte. Antes disso eles lançam um documentário em VHS falando da volta da banda, "Second Coming" conta detalhe por detalhe ( fictício? tire suas conclusões vocês mesmo depois de assistir ) como foi a volta da banda! Esse vídeo foi dirigido por um tal de Tommy Thayer que no futuro entraria de cabeça na história da banda.


    1999 o KISS reaparece por aqui em 15 de abril em Porto Alegre e 17 de abril em Interlagos São Paulo para nos apresentar o primeiro show em 3D da história, e pela primeira vez na terrinha com a formação original. Para eu falar desse show, precisaria de um capítulo à parte. Antes disso eles lançam um documentário em VHS falando da volta da banda, "Second Coming" conta detalhe por detalhe ( fictício? tire suas conclusões vocês mesmo depois de assistir ) como foi a volta da banda! Esse vídeo foi dirigido por um tal de Tommy Thayer que no futuro entraria de cabeça na história da banda.

    Em fevereiro deste mesmo ano o KISS posa ( com roupas claro ) na Playboy cercados de deliciosas "potrancas" americanas nuas, todas maquiadas de KISS! Essa sessão de fotos sairia em uma versão enxuta no Brasil, na mesma  semana do show, em abril!  Dia 11 de agosto de 99 o KISS recebe sua estrela na "Calçada da Fama", em 16 de agosto é lançado o filme "Detroit Rock City", ambientado em 1977, conta a história de quatro adolescentes kisseros que fazem de tudo para irem até Detroit assistir um show do KISS! O filme conta com a participação da banda no final e da gostosona esposa de Gene Simmons. Um belíssimo filme, vale pela história em sí, que chega a emocionar em algumas partes e pela trilha que tem Ted Nugent, KISS ( claro ), Black Sabbath, David Bowie, Sweet, Thin Lizzy, além de novatos interpretando clássicos das antigas como Marilyn Manson tocando AC/DC, The Donnas tocando KISS, Drain st interpretando T.Rex entre outros, além de um som inédito do KISS!

Por Alexandre Wild Shark
 

 

Ler a Parte 2 

 Ler a parte 4 

Voltar para Especiais