Entrevista com Edu Falaschi

    Neste início do mês de junho, tive a oportunidade de bater um papo com um dos maiores e mais importantes músicos do Brasil. Estou falando de Edu Falaschi, que comanda competentemente os vocais do Angra desde 2001. Nesta conversa que você poderá ler abaixo, nós falamos sobre influências, dificuldades ao entrar no Angra, como foi a Temple Of Shadows Tour, seu primeiro trabalho solo - o projeto Almah e muito mais. Confiram...

 

Rock On Stage: Muita gente te conhece apenas como o vocalista do Angra. Nós sabemos que seu trabalho já vem de longa data, então te peço para contar um pouco de suas origens ( que vai desde o Mitrium, o concurso para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden, depois Opium e Symbols ). 
Edu Falaschi:
Sim...Eu começei a muito tempo, profissionalmente foi em 1991 com o Mitrium... 15 anos de trabalho... gravei muitas coisas de lá para cá. Até um vinil com o Mitrium, 2 cds com Symbols, 1 cd com Venus, além de muitas outras participações e demos, vários cds com o Angra e o meu mais novo trabalho Almah, além dos incontáveis shows. 

Rock On Stage: Quais as suas principais influências e quais vocalistas, que de certa forma te influenciaram na forma de cantar? E quais bandas você tem ouvido ultimamente para lhe ajudar na evolução como vocalista?
Edu Falaschi: Canto desde criança, cresci ouvindo Ronnie James Dio, Bruce, Coverdale, etc. Tenho muita influência do blues para cantar, mas controlo um pouco para cantar heavy metal. Sou da “Old School”, gosto de vozes fortes. Tenho ouvido, Almah, Nickelback , Cold Play, Keane, Dio, etc. 

Rock On Stage: Edu, como surgiu o convite e quais as maiores dificuldades encontradas quando você começou a cantar no Angra? E como foram os primeiros ensaios, os primeiros shows da turnê do álbum Rebirth?
Edu Falaschi: O Kiko me ligou, para fazer um teste, a gente já se conhecia, fiz o tal teste, depois eles me ligaram para dizer a resposta. A dificuldade é sempre a mesma, falta de estrutura e apoio familiar, falta de grana e tempo. Eu praticava nas horas vagas. O começo foi demais, foi um sonho que se realizava, demais mesmo. Dei tudo de mim, entrei de corpo e Almah... Opa! Desculpa o trocadilho! ( risos ).

Rock On Stage: Com quase 80 shows só em 2005, a Temple Of Shadows Tour foi a maior turnê já realizada pelo Angra? Quais os aspectos positivos que essa tour trouxe até aqui para vocês?
Edu Falaschi:
Creio que foi a maior sim, foi ótimo para banda como divulgação, mas para mim foi uma fase difícil esses anos de Temple Of Shadows Tour, eu fiquei meio doente durante quase toda tour, melhorando no final e não tive tempo para me tratar, mas não podíamos parar. Agora que parou, eu estou bem  melhor, mas, sou meio louco mesmo, e, apesar de tudo isso, eu ainda gravei meu disco solo nos últimos meses. Agora estou ensaiando com o Angra e logo terei que gravar o disco novo do Angra e depois mais uma tour mundial, aí um DVD, etc. Sabe-se lá quando vou parar para realmente descansar! ( risos )!

Rock On Stage: O set-list desta fase final da Temple Of Shadows Tour conta com a apresentação completa de todas as músicas do disco. Porque essa mudança de postura em relação ao início da turnê? Teria sido um pedido dos fãs ou pelo fato do álbum ser conceitual e realmente muito interessante de se tocá-lo inteiro?
Edu Falaschi:
Foi uma idéia nossa! Muitas pessoas gostaram, outras não. Mas cumprimos nosso objetivo, que era de fazer um show conceitual.

Rock On Stage: Neste tempo desde o lançamento do Temple Of Shadows, vocês todos também se dedicaram a outros projetos, por exemplo, o Kiko lançou seu álbum solo, o Aquiles prepara o novo do Hangar, o Felipe já gravou o novo do Karma e você, Edu o projeto Almah, isso tudo além dos workshows e shows do Angra. Como você e os seus colegas de banda conseguem tempo de conciliar todas essas tarefas? E de que forma estes projetos paralelos ajudam na própria evolução do Angra?
Edu Falaschi: A gente sempre dá um jeito, amamos a música, isso não tem preço, então fazemos loucuras com o tempo. Desde 2001 eu gravo com o Angra e agora estou com o meu novo projeto solo, o Almah. Acho super saudável, ter trabalhos paralelos, isso agita a cena em geral e ajuda o Angra por tabela. 

Rock On Stage: E por falar no Almah, vou lhe pedir para nos contar um pouco deste seu novo projeto solo. Sei que ele terá participações de muita gente importante do mundo do rock e deve ser mais um excelente trabalho com a assinatura de Edu Falaschi.
Edu Falaschi: Obrigado Mesmo. Esse é um disco especial do qual tem minha alma de verdade nele, muitas surpresas para os fãs. Agora os fãs vão conhecer bem meu lado como compositor, instrumentista e produtor. Afinal eu fiz praticamente tudo nesse projeto. Mas obviamente sem a presença de todos os meus amigos que tocaram no disco, esse projeto seria impossível. O toque de todos criaram uma atmosfera maravilhosa e deixou o disco mágico. ( Nota da Edição: os amigos a quem Edu Falaschi se refere são: Casey Grillo ( baterista do Kamelot ), Emppu Vuorinen ( guitarrista do Nightwish ) e Lauri Porra ( baixista do Stratovarius ). Além da participação de vários músicos convidados, tais como Mike Stone ( guitarrista do Queensrÿche ) e Edu Ardanuy ( guitarrista do Dr. Sin ) entre muitos outros ).

Rock On Stage: Voltando na temática abordada em Temple Of Shadows, ainda hoje enfrentamos vários tipos de intolerâncias, será que um dia a humanidade conseguirá evoluir e viverá em paz? O que você pensa sobre isso?
Edu Falaschi:
Infelizmente, não tenho esperança que o mundo mude para melhor, há muita podridão. Mas mesmo assim procuro contribuir com a minha parte. Fazer o bem e espalhar paz e amor para as pessoas mais próximas. 

Rock On Stage: A aceitação mundial de Temple Of Shadows, em quase 2 anos desde o seu lançamento, foi o que vocês esperavam ou surpreendeu a todos: fãs, banda e gravadora?
Edu Falaschi: Sim, o saldo final é ótimo, ganhamos mais de 50 prêmios mundo a fora, milhares de disco vendidos, muitos e muitos shows por todo o planeta, fui eleito o  2º Melhor Cantor do Mundo pela Revista Burrn! ( Nota da Edição: revista japonesa ). Bom...deu para o gasto ( risos ).

Rock On Stage: Edu, você disse em uma entrevista que Rebirth seria mais direcionado para o estilo de Angels Cry. Gostaria de saber de você, então, qual foi o direcionamento de Temple Of Shadows e se o sucessor seguirá esse excelente caminho trilhado por ele.
Edu Falaschi: O Temple foi super prog, bem trabalhado, super complicado, principalmente para executar ao vivo, mas realizamos o feito. Provavelmente o próximo disco vai ser mais relax!
( pero no mucho ).

Rock On Stage: Naturalmente que você já deve ter idéias e muito provavelmente já está trabalhando em composições para o futuro novo álbum do Angra. Assim sendo, gostaria de saber quais novidades podem ser antecipadas para os fãs. E a exemplo de Temple Of Shadows, ele trará participações especiais e será produzido pelo Dennis?
Edu Falaschi: Ainda é cedo! Nos dê mais uns dias e aí acho que teremos coisas mais concretas!

 Rock On Stage: Recentemente, o Angra fez o seu primeiro show na Venezuela. Quais foram as expectativas geradas para a banda quando vocês se apresentaram em um país que nunca tocaram antes, como foi o caso da Venezuela? 
Edu Falaschi:
Foi demais, estava lotado, a galera é insana, o país é super caloroso, amamos tocar lá. Além de fazermos muitos novos amigos.

Rock On Stage: E quais os planos para o futuro Edu?
Edu Falaschi: Ensaio com o Angra, divulgação do Almah, gravação do disco novo do Angra, depois talvez uma tour com o Almah e então uma nova tour mundial com o Angra. Além de mais umas coisas que eu não posso falar! ( risos ). Tem trabalho sem parar até 2008, com certeza. 

Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista Edu, deixo o espaço livre para você deixar uma mensagem para os fãs do Angra.
Edu Falaschi: Muito obrigado a todos pelo carinho, amo meus fãs e amo a música. Espero que curtam o cd do Almah, ele é uma nova era na minha carreira. A gente se vê por aí! Até breve amigos!

Mais Edu Falaschi: www.angra.net e www.edufalaschi.com.br
E aqui no Rock On Stage na seção Shows

Agradecimentos a Isolda Pirani
Fotos: web-site oficial do Edu Falaschi - www.edufalaschi.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Entrevistas