Entrevista com Tarja Turunen

Tarja Turunen: "Então, para mim foi mais ou menos
como "um acidente" me tornar uma cantora de Heavy Metal"

    A cantora Tarja Turunen mundialmente conhecida nos seus tempos de Nightwish está com sua carreira solo cada vez mais fortificada graças aos seus ótimos álbuns de estúdio e muitos shows. Em mais uma turnê pelo Brasil, a simpática vocalista falou com exclusividade ao Rock On Stage sobre assuntos como sua terra natal, vida dentro e fora dos palcos, como compõe uma música, do escritor Paulo Coelho, da segunda passagem da tour do álbum What Lies Beneath no Brasil, do seu futuro terceiro cd solo, do projeto com o Harus e muito mais. Confiram na entrevista abaixo!!!

Rock On Stage: Sua formação na Finlândia foi voltada para a música clássica, quando foi que você sentiu que deveria ser uma cantora de Heavy Metal?
Tarja Turunen:
Eu nunca senti realmente que eu deveria ser uma cantora de Heavy Metal. Eu estava estudando em uma universidade de música canto lírico quando eu entrei em contato com pessoas que me ofereceram fazer parte do projeto chamado Nightwish.

    Naquele tempo a música era baseada em instrumentos acústicos e tinha realmente não muito a ver com Heavy Metal em si. Após a segunda demo, tínhamos um contrato de gravação e logo após veio a se tornar projeto muito bem sucedido que me levou 9 anos! Então, para mim foi mais ou menos como "um acidente" me tornar uma cantora de Heavy Metal. O fato é que eu nunca deixei de praticar canto lírico. Ainda hoje eu trabalho muito duro para me tornar cada vez melhor nesse campo, porque também me ajuda a cantar melhor Rock.


 Rock On Stage: Li em uma entrevista que sua cidade Natal é pequena e que você é tímida, bem seus shows são normalmente para públicos maiores que o número de moradores da sua cidade, como é o ritual que você se transforma na grande frontwoman que é?
Tarja Turunen:
Sim, eu nasci numa aldeia com 500 habitantes. Eu sempre soube o que eu quero na minha vida, então minha vida tem sido dirigida totalmente pela música desde que eu era muito jovem. Comecei a estudar música clássica quando eu tinha 6 anos e desde então eu vou por esse caminho. Eu amo teatro dramático, peças teatrais e óperas toda a minha vida e esses tipos de coisas foram me inspirando para criar o meu próprio olhar e produção para as minhas performances. Meus pais sempre foram muito favoráveis e eles queriam me ajudar a encontrar meu lugar na música. Eu nunca esperei que um dia seria uma cantora famosa, mas eu, claro, sonhava em se tornar uma desde que eu era uma garotinha!

    Eu nunca tive ajuda de ninguém a não ser pelo meu querido amigo finlandês Tailor para criar minhas roupas para o palco. Eu tenho feito a concepção das roupas com ele ou sozinha há vários anos já e tem havido algumas mudanças ao longo do caminho. Eu era muito jovem quando comecei a percorrer o mundo, então eu tenho visto muitos cantos e meu estilo vem mudando ao longo dos anos um pouco. Tem sido um desenvolvimento muito natural.

Rock On Stage: Como frontwoman você tem que obviamente cativar as atenções, e fora dos palcos, como é a Tarja Turunen por ela mesma?
Tarja Turunen:
Eu não gosto de ter muita atenção quando estou fora do palco, para ser honesta. Eu gosto de estar em casa e  fazer as coisas sozinha. Então eu começo a pensar com clareza! Quando estou em turnê e viajando na maioria do meu tempo, estou sempre rodeada de muitas pessoas, então quando eu volto para casa amo o silêncio e a paz ao meu redor. Eu não uso minhas roupas de palco em casa! Você iria encontrar-me como uma pessoa muito normal, como qualquer outra pessoa.
 
Rock On Stage: Ser eleita como a voz da Finlândia pela presidente do país, qual a sensação e o que um título assim lhe proporciona na sua terra natal?
Tarja Turunen:
Claro que se sente bem por ter esse tipo de apreciação, mas os finlandeses já sabem que eu tenho levantado a bandeira da Finlândia orgulhosamente há vários anos na minha carreira.

Rock On Stage: Quais os cantores(as) que você sente que moldaram seu estilo de cantar e você diria que mais te influenciaram?
Tarja Turunen:
Eu realmente nunca tive ídolos, nem tenho acompanhado alguns cantores tão perto que poderiam ter me influenciado. Eu admirava muitos tipos diferentes de cantores na minha vida, mas, eu estava muito sozinha, quando vim a encontrar o caminho para cantar em uma banda de Heavy Metal, sem prejudicar e destruir a voz que eu já tinha. Levei vários anos para aprender a me sentir confortável com a minha voz quando eu estava gravando ou se apresentando com a banda. Eu continuei a ter aulas de canto lírico e estudar música clássica e um dia eu percebi que tudo fazia sentido. Eu tinha encontrado o meu próprio modo de cantar e que eu tinha que trabalhar muito duro para continuar a fazer progresso nisso.
 
 Rock On Stage: E quais discos você considera como aqueles que levaria até no final do mundo?
Tarja Turunen:
São eles: Queen - Night At The OperaGladiator Soundtrack, Pergolesi - Stabat Mater, Phantom Of The Opera Musical e Peter Gabriel - So.
 
Rock On Stage: Para compor, como é o seu segredo? Como surge uma letra e uma melodia?
Tarja Turunen:
Não há segredos. Eu preciso de um ambiente confortável e tranquilo em torno de mim e um instrumento como o meu piano ou outro teclado. Com meu computador eu crio o resto para uma demo. Primeiro vem a música, as letras. Se em alguns dias nada de bom vem de fora, outros dias muitas boas ideias nascem. Só depende o quão bem eu possa libertar minha mente e que eu realmente quero dizer com a música.

Rock On Stage: Seu cd Yhden Enkelin Unelma é acústico e cantado em finlandês, você gosta mais de cantar em inglês ou seu idioma Natal? Pretende gravar mais álbuns neste formato?  
Tarja Turunen:
Para cantar em finlandês é realmente muito difícil porque é uma linguagem muito exigente. Quando eu canto em finlandês, de alguma forma me ajuda a ficar mais envolvida com a música do que cantar em outras línguas. Mas, eu prefiro cantar a maioria em inglês, mesmo não sendo minha língua materna. Eu não tenho quaisquer planos de gravar álbuns inteiros em finlandês, mas, porque não um dia...

    Eu faço muitos shows de música clássica hoje em dia e nesses eu costumo cantar músicas em finlandês e em muitas outras línguas. Ouvi que como é exótico para o público ouvir como essa linguagem especial da Finlândia soa.
 
Rock On Stage: Li também que você criou músicas inspiradas em livros do autor brasileiro Paulo Coelho, como você conheceu o trabalho dele e como ele te inspirou?
Tarja Turunen:
Fiquei viciada com a obra de Paulo, lendo O Alquimista há muito tempo. Desde então eu tenho lido todos os seus livros, mesmo o mais recente chamado The Aleph. Sua forma de escrever sobre a vida e os sonhos têm sido muito inspiradores para mim na criação de minha própria arte. Na verdade eu acredito que ele me ajudou a ver como eu vivi e vivo a minha vida praticamente da mesma forma que ele descreve em seus romances. Eu estou seguindo meus sonhos e eu tento o meu melhor para torná-los realidade. Eu luto por eles e é o que me mantém feliz.

Rock On Stage: Creio que nunca tenha ouvido e te recomendo ouvir, mas Paulo Coelho foi parceiro de Raul Seixas ajudando ele a compor muitos clássicos do Rock Brasileiro, aclamado como o Rei do Rock Brasileiro, bem é uma curiosidade pessoal, você já ouviu alguma coisa de Raul Seixas?
Tarja Turunen:
Não, eu nunca escutei nada dele, mas eu sei a história deles dois. 
 
Rock On Stage: What Lies Beneath é seu segundo cd, quais pontos você destacaria neste disco que o colocam melhor que o primeiro?
Tarja Turunen:
"Underneath", "Crimson Deep" e "Anteroom Of Death" são músicas que são bastante diferentes do que qualquer coisa que eu fiz até agora na minha carreira.
 
Rock On Stage: Como foi a recepção de What Lies Beneath no Brasil e no mundo pelos fãs e pela crítica?
Tarja Turunen:
Eu estive turnê com este álbum por 2 anos e tem sido uma grande corrida. Eu vi que muitas pessoas estão vindo mais aos meus shows do que antes, então isso significa apenas que algo de bom está acontecendo. Meu último álbum foi muito bem recebido pelos meus fãs e da mídia em todo o mundo. Eu realmente não tenho do que reclamar. Eu sei que eu sou muito privilégia por poder fazer o que eu mais amo, a música.

Rock On Stage: What Lies Beneath traz participações de nomes como Van Canto em Anteroom Of Death e Joe Satriani em Falling Awake, como foram os convites e como foi gravar especialmente com o Joe?
Tarja Turunen:
Eu sempre gosto de trabalhar com outros artistas, porque você aprende com eles. Todos trabalham das suas próprias maneiras então isso é muito interessante. Joe teve a gentileza de participar no meu álbum e ele fez um ótimo trabalho. Eu o admiro como guitarrista, por isso estou muito honrada em tê-lo no meu álbum. Eu o conheci apenas uma vez nos E.U.A. e alguns dias depois já tinha feito sua gravação! Muito eficiente!

Rock On Stage: Quais músicas de What Lies Beneath você gosta mais? Particularmente gosto do álbum inteiro por suas linhas progressivas e pesadas na hora certa muito bem vocalizada por você.
Tarja Turunen:
Todas as músicas são meus "bebês" ou minhas criações por isso é bastante difícil para citar apenas alguns deles como melhores. A música Underneath eu amo muito, porque significa que, pessoalmente, muito para mim. Mesmo que pareça melancólica, que realmente é música muito positiva com significado positivo.

Rock On Stage: A tour de What Lies Beneath está vindo pela segunda vez no Brasil, você considera o Brasil como sendo um dos mercados que você tem maior aceitação?
E quais suas expectativas com os novos shows por aqui?
Tarja Turunen:
Se eu pudesse escolher, o Brasil estaria sempre na minha lista de países para fazer shows! Eu realmente aprecio o fato de que existem muitos fãs que estão apoiando e me amando há muitos anos já. Isso, claro, torna mais fácil para os promotores, para me trazer em seu país.

    Eu estou realmente ansiosa para o meu retorno ao Brasil. Estou com saudades dos meus fãs! Tenho certeza que passarei um tempo incrível com meus fãs de lá, então eu realmente mal posso esperar! Muito em breve eu estarei curtindo com vocês.

Rock On Stage: Tarja, você já está pensando em gravar o sucessor de What Lies Beneath? Tem alguma surpresa que você pode adiantar do seu vindouro terceiro cd?
Tarja Turunen:
Em meu próximo álbum os elementos são mais ou menos o mesmo que no meu álbum atual, WLB, mas tenho certeza de algumas coisas vão mudar, porque eu gosto de encarar desafios. Logo depois dessa turnê vou me concentrar em escrever material para o novo álbum. Eu já escrevi várias músicas, mas eu sinto que há muitos mais para vir! A produção para o álbum começará em junho e será a gravação do álbum atravessará todo o verão "europeu".

Rock On Stage: O cd/DVD Tarja Turunen & Harus In Concert Live At Sibelius Hall ( leia resenha ) foi lançado recentemente no Brasil pela Hellion Records, você tem notícias da aceitação do público brasileiro quanto à este trabalho?
Tarja Turunen: Harus
é uma linha clássica minha e este era o nosso primeiro lançamento. Nós realmente não esperamos grandes vendas ou qualquer enorme sucesso com ele, mas nós esperamos que esse cd ao vivo nos ajudasse a fim de pudéssemos fazer shows não só na Finlândia, mas, também no exterior. Tenho certeza que o álbum foi bem, considerando isso.

Rock On Stage: Nos clipes tanto dos tempos do Nightwish, quanto os seus solos, a maioria das vezes, você é uma personagem da história do clipe, você gosta de atuar?
Tarja Turunen:
Sim, eu gosto de atuar e eu gostaria de aprender mais sobre isso.

Rock On Stage: Como foi a experiência show ao lado do Angra no Rock In Rio? Eles tiveram problemas com os microfones deles, mas sua voz saiu perfeita. Bem o que realmente aconteceu e quais suas lembranças do festival.
Tarja Turunen:
Não é bom ter estes tipos de coisas tristes acontecendo quando você sabe de antemão que o evento é importante e que você quer fazer o seu melhor, não importa o quê. O Angra não teve tempo para verificar o som e, em seguida, os problemas continuaram durante o show, pelo menos para mim. Isso só faz você muito sentir frustrado quando não há nada que possa fazer sobre isso. De qualquer forma, eu tive um grande momento com a banda e com o público brasileiro. Parecia que eles estavam esperando o meu desempenho! Foi tão impressionante ver e sentir seu amor e apoio. Eu só tenho boas lembranças daquela noite e experiência.

Rock On Stage: Você já ouviu alguma coisa do Nightwish depois de sua saída?
Tarja Turunen:
Eu não estou seguindo realmente, mas o que eu sei é que a banda continua sua carreira.
 
Rock On Stage: E finalizando a tour de What Lies Beneath, quais seus planos para o futuro?
Tarja Turunen:
Eu começarei imediatamente a escrever novo material para o próximo álbum, quando esta turnê terminar. A produção começa para ele em junho, meu DVD ao vivo será lançado no final do ano e haverá uma turnê de Natal acontecendo perto do Natal na Europa. No ano que vem é tempo para o lançamento do novo álbum e há uma turnê com "Beauty And The Beast" prevista para abril / maio de 2013. Estou certa de que haverá mais planos revelados quando chegar a hora sobre turnê com o novo álbum, etc.


Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista, te desejo sucesso e que você continue nos encantando com sua simpatia e talento. Deixo o espaço aberto para suas considerações finais e também para uma mensagem para os fãs brasileiros que visitam o Rock On Stage.
Tarja Turunen:
Obrigado a todos pelo lindo apoio ao longo desses muitos anos e obrigado a vocês por serem essa minha tempestade todos os dias. Estou certa de que teremos um ótimo tempo juntos em breve em meus shows novamente. Eu realmente não posso esperar!
Com amor, Tarja.

 

Por Fernando R. R. Júnior
Tradução de Camila de Souza Macedo Marinho
Agradecimentos à Damaris Hoffman e a
produtora Top Link Music
Abril/2012

Voltar para Entrevistas