Massacration - Live Metal Espancation
 DVD - 13 Faixas - Shinigami Records - 2018

    O Massacration, a autoproclamada maior banda de Heavy Metal do Mundo, surgiu em 2002 com os integrantes do grupo de humor Hermes e Renato da MTV, revelando cinco excepcionais músicos que desafiaram os melhores e mais famosos em seus postos, sendo eles Detonator nos vocais, Metal Avenger e Headmaster nas guitarras, Red Head Hammet no baixo e guitarra e Jimmy The Hammer na bateria.

    Em 2005, o Massacration lançou o 'épico' Gates Of Metal Friend Chicken Of Death, um hilário álbum que vendeu mais de 50 mil cópias no Brasil e mais de 2 bilhões no universo ( especificamente em Metal Land, segundo o vocalista Detonator ) e o Good Blood Headbangers em 2009, o segundo disco, que atingiu a marca de 1 bilhão em Metal Land ( é... lá os caras gostam profundamente de Metal ). Entretanto, como sempre acontece na história dos grandes nomes do Rock e Metal, a banda se separou em 2012 com a saída do vocalista Detonator, que se cansou de estar em uma banda repleta de machos e criou então a Detonator e as Musas do Metal, que lançou o álbum Metal Folclore: The Zoeira Never Ends... ( em 2014 ) , o disco ao vivo Live InSANA e o EP DetonaThor ( ambos em 2015 ), cuja turnê aconteceu nos mais variados lugares do Brasil ( e claro em Metal Land... ), além de ter lançado um livro intitulado Detonator: A Bíblia do Heavy Metal - O Antigo Testamento. Já os demais integrantes se direcionaram para outros projetos.

    No ano de 2016, o Massacration retornou do limbo que estava em Metal Land para os holofotes do mainstream do Rock e Heavy Metal Brasileiro para estrelar o comercial "O Grande Pedido" do jingle do famoso sanduíche Big Mac do McDonald's e com o sucesso obtido, além da mídia mundial e dos fãs de todos os lados começarem a falar só a banda em todos os lugares imaginados... o Massacration retornou com os antigos e alguns novos herois para uma nova turnê 'mundial' com shows 'sold out', naturalmente... onde.... pensou Metal Land? Sim... caro leitor(a) do Rock On Stage lá mesmo... datas esgotadas até 2030!!!

    Embalando o novo giro, a música inédita Metal Milf ( que ganhou um clipe ) foi disponibilizada e teve um número gigantesco de visualizações no Youtube e no Facebook ( obviamente, é claro, em Metal Land ). Com tudo afiado novamente e um contrato com a Top Link Music ( produtora responsável por muitos shows internacionais no Brasil e que trabalha com o Angra, Almah e outros artistas ), o primeiro DVD do Massacration intitulado como Live Metal Espancation foi gravado no Tropical Butantã em São Paulo/SP no dia 26 de agosto de 2017 pela Bros. Co, que produziu o Ritualive do Shaman e o Angels Cry 20Th Anniversary Tour do Angra, capturando com suas lentes um verdadeiro dia histórico para o Heavy Metal de nosso país.

    A produção de Live Metal Espancation é de Alexandre Russo e a edição, mixagem e masterização foi realizada no Sound Labs Studio em São Paulo/SP. Na capa, que dá aquela sensação de como foi o show é assinada por João Duarte da J Duarte Design e as fotografias são de Yasmin Cruz e Julio Szoke, que inclusive ilustram esta resenha.

    E além das divertidas músicas do Massacration, o show conta com as participações especiais de Fabiane Thompson e Kid Bengala ( famosos atores do cinema adulto ), além de Sabrina Boing Boing, Joselito, Boça e Egypcio do Tihuana interpretado por Franco Fanti, que é irmão do Fausto Fanti do Hermes e Renato que - infelizmente - foi encontrado morto em sua casa no dia 30 de julho de 2014 e era o Blondie Hammet.

    O atual line up do Massacration conta com Detonator ( Bruno Sutter - vocal ), Metal Avenger ( Marco Antônio Alves - guitarra ), Headmaster ( Adriano Pereira - guitarra ), Jimmy "The Hammer" ( Felipe Torres - bateria ), Red Head Hammet ( Franco Fanti - baixo ). Entretanto nos shows, Jimmy "The Hammer" cede o lugar a El Perro Loco na bateria, que é simplesmente Ricardo Confessori ( Shaman ) e Red Head Hammet vai para a guitarra e passa as quatro cordas para El Mudo, que é o baixista Marcos Klein do Ultraje a Rigor.

    Com uma produção grande, o Joselito anuncia o show e que vai atrasar, pedindo gritos de guerra para a plateia. Incrivelmente, ele pede um saxofone do Kenny G. para que a galera possa esperar ( hein!!! ) e então ao ser 'gentilmente' retirado, eis que o Massacration vai para o palco do Tropical Butantã com Metal Is The Law com direito ao Detonator devidamente afiado nos vocais ( que ele é um grande vocalista não se discute ) e muito Heavy Metal vindo dos demais naquele padrão hilário desta música passando muita adrenalina com suas empolgadas atuações.

    Fazendo poses e com sua voz fina, ele cumprimenta os eufóricos fãs, informa que o Red Head Hammet está varrendo o palco e avisa que vão ensinar inglês com a Metal Milk Shake, porém, sem o 'temperamental' Red Head Hammet, que abandonou o palco após o considerá-lo sujo. Impensável foi que durante a Metal Milk Shake, quando Detonator gritou seu nome um 'Michael Jackson' apareceu contracenando com a banda.

   Em seguida, o público já está gritando "hey... hey..." ao perceber pelo ritmo enviado pela banda que a próxima música seria a The Mummy, que em suas linhas cadenciadas e pesadas contou com a participação de Egypcio do Tihuana nos vocais e também de uma múmia não muito amistosa querendo 'acasalar' com os dois, além de dançar e andar pelo palco.   

    A robusta Cereal Metal segue o show com as atuações exageradas dos músicos, que levam até a abertura de rodas na plateia e Detonator pega uma caixa grande e personalizada do cereal e joga para a galera que estava na primeira fila, que recebe literalmente de boca aberta.

    De forma engraçada, ele faz o surreal discurso introdutório para Metal Dental Destruction e solta seus longos agudos, onde podemos ver a iluminação excelente da casa de shows nesta pesada composição, cujos solos de Metal Avenger dão o grau a que somos expostos e com direito a um dentista demoníaco adentrar ao palco para uma consulta não programada, que assustou o 'poderoso' Detonator.

   Em uma típica cena de bar, Detonator encontra o Boça e conta uma triste história revelando que foi para um show com os amigos e quando voltou encontrou sua mulher com o Kid Bengala, pior que isso, a citada mulher estava no show com ele, e assim... é dada a deixa para a "emocionante" The Bull, que seja na letra ou na versão desta noite é impossível não dar risada em um ... será que posso dizer? ... Heavy Metal Tradicional. Detalhe, de surpresa, os atores Kid Bengala e Fabiane Thompson estão nos 'amassos' lá direto do camarote conferindo a dramática situação do vocalista em mais um bizarro momento desta apresentação do Massacration, que termina praticamente chorando ao ver a paixão perdida com outro.

   Para homenagear o apresentador Sérgio Mallandro tivemos Metal Glu Glu, que contagiou a galera rapidamente em sua execução e em seguida o vocalista quer saber o valor da passagem de ônibus em São Paulo, assim, ele anuncia a Let's Ride To Metal Land ( The Passage Is R$ 1,00 ), que causa uma enorme vibração nos fãs e surpreendem com um trecho de Amigo com um cover do Roberto Carlos todo de branco distribuindo flores no palco ( ou era o próprio? vou voltar a imagem para ter certeza... ), enfim, é para gargalhar.

    Quando um papagaio é exibido no telão falando "louro quer biscoito", todos já sabem que a cômica Evil Papagali seria a próxima e essa levou a galera a pular insanamente, sendo que muitos estavam com sorrisos enormes em seus rostos, além de seu ritmo Heavy Metal causar mais algumas rodas na pista.

    Com os fãs nas mãos, Detonator grita o nome da música que concede seu nome à banda, e o 'Heavão' Massacration começa e Detonator busca o guitarrista Red Head Hammet, que estava bebendo no canto do palco. Esta música foi responsável pelos fãs berrarem seu título com o vocalista e socarem conjuntamente o ar em mais uma grande participação do público, porém, o mais interessante foi que algumas fãs mais insanas atropelam o Joselito e 'invadem' o palco no melhor estilo do Steel Panther ( mas, elas não tiram a roupa como nos shows deles ) elogiando o vocalista enquanto que o guitarrista dá uns longos beijos em uma destas - definidas pelo vocalista - 'massacrates'.

    Com o baterista El Perro Loco socando seu kit aliado aos guitarristas trazendo o andamento da seguinte, Detonator retorna com a Sabrina Boing Boing para cantar o novo hit Metal Milf, sendo que a bela loira exibe toda sua sensualidade provocante para delírio dos marmanjos que estavam no Tropical Butantã. Inimaginável é ver os fãs agitando com essa maluquice sem parar em todas as músicas e antes de continuar Detonator apresenta a banda sendo o primeiro o baixista El Mudo, que segundo ele foi expulso por Donald Trump e repatriado.

    Depois o baterista El Perro Loco e os guitarristas Headmaster, Metal Avenger e o novo integrante Red Head Hammet, além de homenagearem Blondie Hammet, o falecido parceiro e fundador do Massacration ( Fausto Fanti ). Após as apresentações dos componentes tivemos os solos de Metal Massive Attack ( Arue Aruo ), que foi o primeiro single da banda e por se tratar de uma música desta grandeza estava na ponta de língua dos fãs.

  

    Devidamente contentes com o show que estavam assistindo, o público grita o nome da banda e ganha em troca no bis o seu maior hino: Metal Bucetation com todos fazendo o seu símbolo e a clamando nos fortíssimos "ôôôôôô" para que então naquela pegada Heavy a la Iron Maiden, esta finalizasse a histórica apresentação e também este formidável DVD. No final, os músicos vão embora dentro de um grande carro, como uma 'limousine' com o logotipo do Massacration. Quem é grande é outra coisa...

     De extras temos os clipes para Evil Papagali e Metal Bucetation, os mesmos que estão no tracklist do DVD, além de um curto making off divertidíssimo. Antes de tudo, música é diversão e o Massacration personifica este lado mais hilário, descompromissado, engraçado como poucos e mistura isso com um ótimo Heavy Metal em suas composições, que foram exibidas em um show que arrastou um significativo de headbangers no Tropical Butantã em São Paulo/SP, que se não foi 'sold out' chegou próximo a isso. Longa vida ao Massacration.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos:
Yasmin Cruz e Julio Szoke ( site do Massacration )
Março/2019

Site: http://www.massacration.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/MassacrationOficial/
ITunes: https://itunes.apple.com/br/album/live-metal-espancation/1320143687?l=en    
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFg85KkPbEAH8jBHetwg-2w

 

 Voltar para Resenhas