Violent Attitude If Noticed - Timeline
9 Faixas - Independente - 2012

   Com o título do nome da banda bem longo, o Violent Atitude If Noticed é um projeto surgido em 2008 que realiza um som mais voltado para um Electro, Pós-Punk, Gothic, Progressivo e Heavy Metal que é atualmente radicado em Amparo/SP. Sua formação aconteceu na cidade de Jundiaí/SP e o line up responsável pela gravação do cd é o seguinte: Giulliano Pierobon na guitarra e vocal, Will Geraldo nos vocais e guitarra, Alessandro Queler no teclados e samples, Cristiano Pierobon no baixo e Emerson Arruda na bateria.

    De lá para cá o Violent Atitude If Noticed  lançou o EP V.A.I.N.  em 2008 e o álbum You Never Met My Fears em 2009. Para o novo disco eles foram ao Mix Music em São Paulo junto com o produtor Fábio Ferreira gravaram entre março e setembro de 2011 o cd Timeline, que foi mixado pelo vocalista Will Geraldo no estúdio Cantara em São Paulo/SP. Para um trabalho tão cheio de variações como Timeline como vou detalhar nas linhas seguintes, o Violent Atitude If Noticed escolheu o renomado Jon Astley ( que já produziu Judas Priest, Eric Clapton, The Rolling Stones, George Harrison e muitos outros ) para a masterização feita no Close To The Edge em Londres, Inglaterra, que garantiu uma sonoridade perfeita ao cd.

   Bricks abre Timeline com ares industriais e viajantes que introduzem o conceito da trama do cd no melhor estilo lembrando os alemães do Lacrimosa. Depois realizando um mergulho mais introspectivo com a suavidade do piano de Alessandro Queler temos a longa The Spell Will Never Be Broken com o vozeirão de Will Geraldo surgindo de surpresa e trazendo todo aquele 'estilão' Doom/Gothic cadenciado, que segue com uma bela dose de experimentalismo e caminha para trechos viajantes e até um pouco progressivos executados com muito primor pela banda. Confirme ouvido as guitarras junto aos teclados no fundo.

    E essas viagens conduzem com muitos e bem feitos solos de guitarras a Beyond The White Wall, que é iniciada com trechos falados, que parecem que foram extraídos de um filme antigo e depois recebem um ritmo Rock'n'Roll com notados trechos mais góticos, que enfatizam bastante o baixo de Cristiano Pierobon. E esta terceira música é vocalizada de uma forma muito única por Will Geraldo. Com vocais um pouco mais agressivos e feitos quase que diretamente, The Point Of Giving Up segue com uma linha mais voltada para o Rock em andamento instrumental cativante, que fica ainda melhor quando o quinteto faz uma mudança que alterna trechos mais viajantes de teclados com a potência das guitarras de Will Geraldo e Giulliano Pierobon sempre com muito capricho te levando para uma bela viagem progressiva.

    Depois com a faixa título, Timeline, o clima presente na anterior continua como se fosse um prolongamento que nos conduz para distorções de guitarra que tecem linhas mais introspectivas para a curta Once Upon A Time, que se ligam, sem que se perceba com a próxima, A Penny For Your Throughts, que é excelente e exibe belas e melancólicas melodias, que são vocalizadas com muita emoção por Will Geraldo.

    Outros destaques desta sétima canção de Timeline estão nos longos e delirantes solos de guitarras, que estão devidamente combinados com os teclados e a sempre eficiente bateria de Emerson Arruda, que caminham para uma ótima viagem, que se conectam com as admiráveis linhas mais acústicas de Hold My Hand, e aí a banda exibe uma certa introspecção com leves pitadas de Punk, que são boas de se ouvir e garantem outro belo momento desde cd.

    Encerrando Timeline temos um replay bem mais entristecido de Bricks ( First and Last ) nos mostrando no piano e nos vocais toda a leveza proposta pelo Violent Atitude If Noticed em uma jornada muito melancólica. Se aprecia Gothic Rock, Pós-Punk, Rock Progressivo de bandas como Lacrimosa, New Model Army, Porcupine Tree e Opeth saiba que Timeline é um álbum de grande qualidade que poderia ter sido lançado lá fora e ter o triplo da repercussão, mas que irá agradar muito tanto que afirmo: que a banda consiga ser mais conhecida, pois ostenta o nível técnico para isso. Além do formato físico com letras, encartes, o Violent Atitude If Noticed disponibiliza o cd em seu site oficial para download e sinceramente te aconselho a baixar, pois é certamente um dos melhores álbuns que ouvi neste ano.
Nota 9,5.

Sites: http://vainattitude.org.
Download: http://vainattitude.org/wp-content/downloads/VAIN-TIMELINE.zip
.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2012

Voltar para Resenhas