Mickey Junkies - Since You've Been Gone
10 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Com origem no já distante ano de 1991, na cidade de Osasco/SP, o Mickey Junkies transitava pelo Rock Alternativo e seu primeiro show foi no dia 27 de novembro de 1991, aniversário de Jimi Hendrix na extinta Dynamo em São Paulo/SP.

    No ano seguinte, disponibilizaram a demo Always On The Beat e frequentavam junto com o Okotô, Pin Ups, Tube Screamers e Killing Chainsaw os espaços underground da capital paulista. Alguns dos grande feitos nestes tempos foi a abertura de um show do DeFalla no Aeroanta em São Paulo/SP e também o importante elogio registrado no Estado de S.Paulo no seu caderno cultural. E com a terceira demo lançada e gravada ao vivo, eles alcançaram a Brasil 2000 FM, que colocava bandas brasileiras durante uma hora semanalmente em versões ao vivo.

    Foram considerados como revelação pela extinta revista Bizz em 1993 e se apresentaram no 1º Juntatribo na Unicamp, além de participarem da coletânea No Major Babes do selo Caffeine  distribuído pela Paradoxx em 1994, que resultou no cd primeiro chamado Stoned de 1995 pela mesma Paradoxx. Entretanto, a banda entrou em um hiato que durou 10 anos, sendo que em 2007 retomaram suas atividades e o álbum Stoned foi relançado com sete músicas bônus. Nos anos seguintes se apresentaram no Matilha Cultural, no Carioca Club ao lado do Fishbone, no Inverno Vermelho e em uma das últimas noites do CB Bar.

    Para este novo trabalho de estúdio lançado em 2016, que é o segundo da carreira e foi nomeado como Since You've Been Gone, o Mickey Junkies caminhou pelo Groove, Rock Pesado, Soul, Psicodelismo e Blues. As gravações e mixagem foram realizadas no Wah Wah Studio em São Paulo por Michel Kuaker ( ex-guitarrista do Yohodelic ). Na capa temos uma foto de Jorge Lepesteur ( primeiro baterista do Mickey Junkies ) tirada em Corsica na França de 2014, onde podemos ver uma mesa com duas cadeiras em uma área de piquenique. E os responsáveis pelas dez músicas do álbum são Érico Birds na guitarra, André Satoshi no baixo, Ricardo Mix na bateria e Rodrigo Carneiro nos vocais e quando necessário, o convidado Ed Junior na harmônica.

    Nothing To Say começa com solos do guitarras constantes em seus primeiros instantes, que abrem alas para um ritmo calcado em um Blues elétrico quase flertando com o Stoner de forma bastante cativante com Rodrigo Carneiro cantando de uma forma mais despojada a letra sobre o sentimento que temos ao terminar um relacionamento. Já posso cravar pelo que ouvi aqui: o Mickey Junkies sabe fazer uma sonzeira envolvente. Com o guitarrista Érico Birds disparando solos longos, Something About Destruction chega encorpada e vocalizada com uma dosagem de emoção significativa, que apesar do seu estilo não dizer isso, pois, sua letra é sobre alguém doente de afeto querendo o quanto antes a redenção, inclusive, devemos reparar nas viagens instrumentais que o Mickey Junkies nos expõe e  nos faz sentir o seu atraente poder musical, que pelo jeito que é apresentado pela banda fixa na cabeça com rapidamente.

    Para a faixa título, a Since You've Been Gone, a pegada Blues fica mais evidente com a presença de Ed Junior e sua harmonica, mas o quarteto segue por linhas cadenciadas, que enaltecem o baixista André Satoshi e ao fundo percebe-se uma voltagem muito grande por conta dos empolgados solos  do guitarrista Érico Bird, além da harmônica de Ed Junior conferindo uma energia extra à canção.

    E a letra aqui foi inspirada no compositor baiano Dorival Caymmi ( 1914 - 2008 ), que respondeu ao ser questionado o que era o diabo: "O diabo é respirar errado", pois, o personagem da canção não respira mais após a partida da mulher amada e seu interlocutor é o 'coisa ruim' em pessoa, mostrando uma autocrítica e um pedido de perdão pelas falhas que cometeu, além também de um pedido de salvamento dos círculos do inferno. Que doidera!!!

    De um formato mais Rock'n'Roll e um pouco mais rápido, Use Me ( To Move On ) é possuidora de um andamento que vai conquistar o fã com facilidade, aliás, falando nisso, sua temática é sobre o personagem que aguarda pelo chamado da paixão, sendo muito bacana como eles deixaram a música fluir livremente em um clima setentista. Para Stoned, música que contém ares sarcásticos, um tanto que pesados e viajantes, tais como seu nome sugere, ou seja, Psicodelia pura e solos viajantes em um molde cadenciado.

   Com a letra sobre tentar uma reconciliação, Tryin' To Resist parece estar distante, porém, o seu formato Rock'n'Roll Psicodélico a cada linha feita nos vocais e na parte instrumental são instigantes, afinal, eles foram executados corretamente e passam este tipo sensação em sua audição. Presente na primeira demo tape da banda, a Mickey Junkies de 1992, a canção Sweet Flower mergulha em um profundo e largado Rock Psicodélico, daqueles em que devemos fechar os olhos e viajar através de seus solos de guitarra, que seguem quase que infinitamente acariciando os ouvidos de quem é fã do Pearl Jam. O poema em português incluso em Sweet Flower é uma excelente e inesperada surpresa nesta considerável e ótima viagem sonora, cuja letra é sobre os desejos incontroláveis e amores turbulentos.

    Big Bad Wolves ficou eletrizante e captura o fã através de sua letra, que é sobre um casal que procura diversão, pois, temos aqui um clima de festa em que os solos de guitarra feitos por Érico Birds ditam o caminho da música e a garantem seu ritmo encorpado que detém nossa atenção.

    Alguma Coisa é um cover dos gaúchos do DeFalla, que foi primeiramente registrado no álbum Papaparty de 1987, que além de ser uma homenagem para a finada banda de Edu K, posso acrescentar aqui que ficou com uma cara transloucada e um pouco agressiva unindo-se perfeitamente com as demais deste Since You've Been Gone sendo devidamente eletrificada e contagiante como poderia se imaginar.

    O final não poderia ser melhor com os solos de harmônica de Ed Júnior e os toques do violão de André Satoshi em um ritmo Country, Blues e Rock com os vocais no padrão do mestre Johnny Cash que fazem de A Tired Vampire se tornar aquela canção que inspira a ouvir tudo novamente. Na sua letra temos a interessante história de um vampiro cansado da eternidade e que deseja com sua amada imortal tomar sol junto a um vinho e queijo, mesmo sabendo que - provavelmente - morrerá ao seu lado. 

    Lançado em 'digipack' pela Shinigami Records, Since You're Been Gone é a prova que no Brasil também temos nomes de qualidade como o Mickey Junkies que seguem com primor a linha do Blues Rock e do Rock Psicodélico. Vale conhecer pois eles são uma banda sem limites, que estão completando 25 anos de batalha e com a formação original.
Nota: 9,0.

Facebook: http://www.facebook.com/mickeyjunkies.
Instagram: http://www.instagram.com/mickeyjunkies.
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtlFzQWZaPjExM4rGSlRcYQ.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2018

Voltar para Resenhas