Anderson Martins - Girando
15 Faixas - Independente - 2018

    O cantor e compositor mineiro Anderson Martins desde criança já se atentava à forma de tocar e de cantar dos músicos que se apresentavam em sua cidade natal, Andradas, e isso despertou nele a vontade de se tornar um violeiro cantador como os que assistia. Autodidata, ele realiza um resgate da boa música brasileira passeando pela MPB, pelo Folk, pelo Pop e pelo Rock em composições sobre o amor e a natureza, entre outros temas. Para isso, utiliza sua ótima voz, sua capacidade de tocar seu violão e a viola caipira, sempre através de ótimas melodias, que estarei abordando mais detalhadamente nas quinze faixas de seu primeiro registro de estúdio intitulado como Girando, que foi disponibilizado de forma independente em 2018 devidamente embalado em um digipack de luxo valorizando o seu formato físico.

    Girando foi gravado, mixado e masterizado por Deivid Santos, me entregue em mãos pelo violeiro Anderson Martins após um show seu aqui em Espírito Santo do Pinhal/SP e em suas composições podemos perceber influências de nomes brasileiros como Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis. E o músico mineiro sempre procura participar de festivais da canção em diversos localidades, tais como: Festa do Vinho de Andradas/MG, Festival da Canção de Itanhandu/MG, Festival da Canção de Cruzília/MG, Festival da Canção de Andradas/MG, Festival da Canção de Indaiatuba/SP, Festival da Canção de Caxambu/MG, Festival da Canção de São Lourenço/MG, Festival da Canção de Conselheiro Lafayete/MG, Festival da canção de Pinheiros/ES, entre outros e sempre alcançando posições de destaque e vitórias, que ajudam o seu nome se tornar mais conhecido.

    A primeira é a Acordei Assustado, que aos dedilhados traz um Pop/Rock animado e destaca a ótima voz de Anderson Martins em uma bela letra, que é dotada de uma melodia empolgante, além de variações que sente-se ele passear por outros estilos musicais. A calma Alguém que Sabe o que é Amar é saborosa de se ouvir por conta da entrega do músico, que é sentida na música a cada verso romântico, assim como em sua parte instrumental muito bem executada, inclusive com direito a solos de guitarra do produtor Deivid Santos. Em outra bela letra, como é o caso de Aquela Rosa, Anderson Martins transita com destreza pelo Pop/Rock, além de nos expor a um ótimo refrão, que será memorizado facilmente graças a potência dos vocais que ele aplica no decorrer da composição.

    Mais acelerada e trazendo um ambiente divertido em seu ritmo, Jeito de Amar marca a quarta canção de Girando em outra letra que é deveras apaixonada e que está ambientada em um contagiante Rock'n'Roll/Pop em sua parte instrumental. Para Colírio da Carne recebemos os toques de piano feitos por Deivid Santos e os dedilhados de Anderson Martins em seu violão de nylon produzindo um andamento introspectivo, que vai crescendo graças a atuação marcante de seus vocais, porém, a proposta foi de incluir trechos viajantes ao passar de seus minutos em claros flertes com a MPB. A esbelta Vidas enaltece a voz de Anderson Martins, que te conquistará pela forma animada exercida por ele ante as reluzentes melodias desta também amorosa sexta canção.

    Também mergulhando na MPB e com um tanto de outros ritmos brasileiros com direito a aparição de metais graças a participação do trio Rodrigo Mendonça no saxofone, Rafael do Amaral no trombone e Gabriel Nunes Angeli no trompete, que juntos enriquecem ainda mais a composição, o Samba Rock Meu Radinho é uma canção gostosa de se ouvir e uma potencial candidata a hit do cd. A Pop Estou Aqui, que é mais voltada para o Rock evidencia um lado robusto nos solos de guitarra de Deivid Santos em uma elevação que servem para conectar o ouvinte ao som juntos dos vocais de Anderson Martins. Com uso de gaita e do violão, ambos tocados com perfeição pelo cantor, a faixa título Girando é disparada uma das melhores do disco e recomendo uma atenção maior em sua letra, além de seu ritmo suave quase dramático, que é possuidor de um refrão para registrar na memória logo após sua primeira audição.

    Mais dançante Mesmo Sem Te Conhecer também vai agradar em seu estilo mais Pop conduzido com serenidade por Anderson Martins. Novamente migrando ao Pop/Rock Toda Vez Que Eu Abro Os Olhos é bastante cativante, seja por conta de sua linhagem mais Rock, pelo seu ritmo vibrante nos solos de guitarra ou nos vocais de Anderson Martins. Os bons solos de guitarra tocados por Deivid Santos trazem a intimista - em sua letra - , música que também é muito bacana de se ouvir ao notar a dedicação do violeiro a cantar seus versos. Em uma nova participação da trinca de metais Rodrigo Mendonça no saxofone, Rafael do Amaral no trombone e Gabriel Nunes Angeli no trompete, que sempre conferem mais vida à canção, em Procuro uma Flor Anderson Martins recebe Nathalia Diniz nos vocais em uma sintomática canção relacionada com a MPB e o Pop, cujas vocalizações assumem um destaque.

    Porta de Entrada é possuidora de um estilo marcante e centrada na riqueza da música brasileira, seja no jeito que é vocalizada por Anderson Martins ou na forma que os instrumentos aparecem em seu decorrer, principalmente, os repiques na bateria de Eduardo Sueitt. A última e inclusa como bônus em Girando é a excelente canção Minha História, que se trata de um mergulho no Folk e no Sertanejo de raiz, que envolve facilmente o ouvinte através dos precisos toques de Anderson Martins em sua viola caipira e de sua letra, que parece biográfica narrando o que o ele fez e está fazendo percorrendo os árduos caminhos no mundo da música em busca do sucesso.

    Girando teve uma produção feita com primor onde tudo é ouvido com clareza e de forma que os seguidores de Pop/Rock, MPB e Folk terão um sincero álbum, onde Anderson Martins aromatiza suas ótimas melodias com sua encorpada voz. Vale conhecer e conferir um show do músico, como foi o caso da apresentação que cobri na abertura para o Ira! Folk em agosto em Andradas/MG ( relembre aqui ).
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2018

Site: http://www.andersonmartinsoficial.com/
Facebook: https://www.facebook.com/andersonmartinsoficial 

 

Voltar para Resenhas