Edu Falaschi - Vera Cruz Tour
Estúdio Mirage Eventos em Limeira/SP
Domingo, 09 de Outubro de 2022

Navegando pelos mares do Power Metal

    O vocalista Edu Falaschi lançou em 2021 o álbum Vera Cruz e por conta da famigerada pandemia não realizou os shows de divulgação de seu aclamado disco conceitual e voltado ao Power Metal, estilo que consagrou sua carreira nos tempos do Angra.

    Assim neste ano de 2022, com a grande melhora dos indicadores e graças à intensa vacinação, os artistas voltaram aos palcos e Edu Falaschi está agora em franca divulgação do álbum Vera Cruz, inclusive registrou um show em São Paulo/SP para o seu posterior lançamento em DVD.

    Particularmente, já estava querendo conferir um show da Vera Cruz Tour desde que ouvi o álbum pela primeira vez, e finalmente, neste domingo 09 de outubro de 2022 fui até a cidade de Limeira/SP no Estúdio Mirage Eventos para não só rever Edu Falaschi e sua banda como também conferir as novas canções e o cenário da época das grandes navegações que ilustram os palcos desta turnê.

    Chegamos na cidade por volta das 17:00hs, horário de abertura das portas, mas, o show sofreu um atraso, que foi posteriormente explicado pelo vocalista que uma mesa de som queimou e atrapalhou todos os ajustes da banda para entrar no palco causando a necessidade de arrumar uma outra mesa imediatamente e reajustar tudo novamente. Neste ponto, a equipe da Circle Of Infinity Produções sempre está atenta e consegue fazer o que é necessário para que o show aconteça e eles entreguem aos seus clientes um produto de qualidade.

    Após meu rápido credenciamento e encontrar alguns amigos da organização do evento fui até a pista do Estúdio Mirage Eventos para não somente conferir os detalhes do palco como também os álbuns e as camisetas à venda e olha, tinham vários cd's por lá, claro que todos relacionados à carreira de Edu Falaschi, ou seja, discos do Symbols, Almah, Venus e os que levam o nome do cantor, além de pôsteres e tour book, em suma, merchandising completo.

    Nesta segunda parte da Vera Cruz Tour, Edu Falaschi mudou o set list e ao invés de executar o Vera Cruz e também o Rebirth na integra, o vocalista optou por relembrar de sucessos dos álbuns Rebirth ( 2001 ), Hunters and Prey ( 2002 ), Temple Of Shadows ( 2004 ), Aurora Consurgens ( 2006 ), Aqua ( 2010 ) e o citado Vera Cruz, ou seja, era a garantia de um show emocionante do começo ao fim.

    Ao lado dele estiveram os competentes músicos Diogo Mafra e Roberto Barros ( guitarras ), Raphael Dafras ( baixo ), Fabio Laguna ( teclados ) e o jovem talento na bateria Jean Gardinalli ( que substituiu Aquiles Priester, que está em turnê com o W.A.S.P. ).

    E quando o relógio marcava 19:30, a banda entra no palco ao som da instrumental In Excelsis nos PA's, que se liga na Nova Era, que foi tocada a toda velocidade graças aos solos de Diogo Mafra e Roberto Barros e também nos toques do baterista Jean Gardinalli, que segurou o ritmo fortemente para que Edu Falaschi cantasse este clássico que abre o álbum Rebirth, que está completando 21 anos de seu lançamento e que garantiu a euforia e a agitação do público. Depois do passado, o presente com a recente Fire With Fire do Vera Cruz, que foi muito bem aceita pelos fãs, que prosseguiram com os punhos e celulares no ar, observando atentamente os músicos e o vocalista, que fizeram uma versão consideravelmente caprichada da música.

 

    Apenas anunciando rapidamente o nome da próxima música, que foi a Sea Of Uncertainties também do Vera Cruz, Edu Falaschi deixou claro que as ótimas músicas do álbum funcionam muito bem ao vivo e causam uma bela adrenalina nos fãs com destaque para o solo de Roberto Barros em sua guitarra esbanjando técnica.

    Antes de prosseguir o show, Edu Falaschi saúda seus fãs, perguntando quem é de Limeira e comenta sobre o motivo do atraso do início do show dizendo que estava preocupado com uma possível chuva. Agradeceu também ao técnico de som que ajudou para que tudo estivesse no ponto para que a apresentação acontecesse e comentou dos muitos shows que estão acontecendo seguidos, afinal, no dia anterior e neste domingo as bandas Helloween e HammerFall fizeram shows em São Paulo/SP e três dias antes em Ribeirão Preto/SP ( confira como foi o show no sábado ), porém, mesmo assim, o Estúdio Mirage Eventos recebeu um grande número de fãs de Power Metal.

    Desta forma, ele finalmente anunciou que seria tocada a música título do álbum Hunters And Prey, porém com a sua versão em português chamada Caça e Caçador trazendo toda a sua 'brasilidade' na percussão, no ritmo, nos toques de teclados, nas linhas de guitarras, que resultaram em muitas palmas dos fãs, que se empolgaram bastante com esta canção de seus tempos do Angra.

    Eles saem rapidamente do palco enquanto que a instrumental Frol de la Mar fosse executada nos PA's para retornarem com rápida e pesada Crosses, sendo que a segunda desta 'dupla' de canções pertencentes ao Vera Cruz também foi detentora de solos bastante interessantes centrando em um Power Metal mais pesado demonstrando que Edu Falaschi acertou mesmo com este novo álbum e sua voz está ótima para cantar cada uma delas.

    Aliás, o vocalista disse em seguida brevemente: "Vamos de uma do Temple Of Shadows?" e com os aplausos recebidos tivemos uma das melhores deste disco com a pesadaça The Temple Of Hate, onde os guitarristas são bastante exigidos por conta de sua aceleração e logicamente, eles deram conta direitinho da tarefa, enquanto que nós procurávamos cantar o refrão à plena força com Edu Falaschi deixando a mente viajar até o ano de 2004 quando este disco foi lançado.

    Depois desta sequencia de composições aceleradas e diretas, chegara a vez de uma mais suave com a balada Heavy Heroes Of Sand do Rebirth, cujo refrão foi dividido entre o vocalista e a plateia, sendo que ambos eram somente sorrisos rompidos, apenas quando paramos para olhar os solos de Roberto Barros em sua guitarra. E a mescla de canções do Vera Cruz com outras das melhores da fase do Edu Falaschi no Angra continuou com uma das recentes com a robusta e bem melódica Mirror Of Delusion, que também estava na ponta da língua dos fãs, sinal que 'estudaram' diretinho o novo álbum.

    Antes de avançar para a próxima do set, Edu Falaschi comenta que faz um tempo que não a tocavam e assim anunciou a Ego Painted Grey, que é do disco Aurora Consurgens e trouxe o baixista Raphael Dafras com seu grande baixo de seis cordas fazendo os dedilhados iniciais para que posteriormente a canção vá progressivamente nos envolvendo até que os demais despejem seu lado Heavy Metal em nós com a habilidade que são detentores.

    Brincalhão e bastante comunicativo, Edu Falaschi nos informa que a seguinte do set seria exibida tal qual a sua versão original e complementa dizendo para que todos liguem as luzes de seus celulares para criar um momento muito bonito, e foi o que o público fez para deixar a balada Bleeding Heart mais cativante que é em estúdio. Além de cantar, o vocalista pegou seu celular e filmou a nossa 'atuação' fazendo o coro da composição do EP Hunters and Prey junto com a banda.

    Do Aqua, ele escolheu a introdução Viderunt te Aquae, que traz a explosiva Arising Thunder com suas linhas Power Metal devidamente fortificadas e o vocalista durante a exibição desta música foi mais próximo do público nas colunas de luzes ( o cenário citado acima o distanciou um tanto dos fãs ) para cantá-la olhando nos nossos olhos.

    Ainda no Aqua, ele anuncia A Monster In Her Eyes suas melodias capturam a plateia até que sua parte mais encorpada tome conta do Estúdio Mirage Eventos, entretanto, por ser considerada um 'Lado B' até mesmo por Edu Falaschi, nesta nós admiramos seus solos de guitarras, que foram relativamente longos e bastante melódicos do que participamos cantando seus versos.

    O vocalista nos agradece com um sonoro "Obrigado", pergunta quem está vendo a banda dele pela primeira vez e depois que obtém resposta começa a apresentar a banda, sendo o primeiro o guitarrista Roberto Barros, que ele diz que é ( e é mesmo ) um dos melhores guitarristas que conhece para em seguida apresentar o outro guitarrista dizendo que é um dos melhores no nosso estilo ( Power Metal ) e chama para receber os aplausos dos fãs Diogo Mafra. Falante, Edu Falaschi apresenta o baixista Raphael Dafras e parte para o lado do tecladista, que posso dizer que é um dos mestres nos teclados, o grande Fabio Laguna ( inclusive, ele brinca que ao morar em uma cidade do interior aprendeu a puxar o 'r' - quem é do interior sabe o que estou dizendo ) e ao citar o nome do Fabio Laguna, a galera grita repetidamente "Laguna... Laguna...".

    Para apresentar o baterista, Edu Falaschi enaltece as qualidades do jovem Jean Gardinalli, conta como foi que o ele foi incluso na banda e -  realmente - o garoto manda muito bem cada uma das músicas difíceis que estão no atual set list se dando muito bem na missão de substituir o mestre Aquiles Priester. E o comunicativo Edu Falaschi complementa também dizendo que o baterista provavelmente estará nos shows fora do Brasil que a banda irá fazer ( Japão incluso ).

    Enquanto isso, o baixista Raphael Dafras e o tecladista Fabio Laguna tiram um 'par ou ímpar' e o vencedor fica com a missão de apresentar o Edu Falaschi. nesta noite o responsável foi o Fabio Laguna, que nos contou uma história que foi mais ou menos o seguinte: comentou da dificuldade que é de tocar Heavy Metal no Brasil, gravar um disco, sair em turnê e como ele reencontrou o Edu Falaschi depois que saiu do Angra, além de comentar daquele sonho de ser músico, ter uma carreira, fazer sucesso e que isso ainda está em suas células.... e assim ( com o vocalista nos teclados fazendo uma trilha dramática ) Fabio Laguna apresenta-o para que recebesse os aplausos e o carinho de todos nós nos gritos de "Edu... Edu.. Edu....". Vale dizer que Fabio Laguna disse que o Edu Falaschi é o capitão do Vera Cruz e concordo... é mesmo.

    Quando este retoma o posto de vocalista todo contente executa junto aos outros a Angels and Demons do Temple Of Shadows e este sucesso sempre desperta uma vontade enorme de agitar, socar o ar e pular... e foi o que fizemos com esta brilhante versão exibida nesta noite finalizando a primeira parte do show.

Intimista

    Enquanto que a galera fica pedindo "mais um... mais um..." após a saída da banda do palco, Edu Falaschi volta sozinho, com um violão nas mãos e com o seu nome gritado por todos. Assim, ele dedilhou a melodia de Wish You Were Here do Pink Floyd olhando nos nossos olhos passando as linhas vocais para a plateia, que acompanhou, cantou e aplaudiu este verdadeiro hino título do álbum Wish You Were Here de 1975 em um momento minimalista. E aí... de surpresa tivemos a Pegasus Fantasy tema do Anime Os Cavaleiros do Zodiáco, que estranhamente desta vez ninguém pediu, mas todos cantaram orgulhosos com ele, afinal, muitos de nós cresceu assistindo esse desenho e esta música de abertura na voz de Edu Falaschi ajudou a nos tornarmos mais ainda fãs do vocalista.

    Prosseguindo, ele convida para participar no palco a cantora Raíssa Ramos para juntos exibirem a Rainha do Luar do Vera Cruz neste formato acústico, que ficou muito bonito e a atuação da bela morena conferiu um sabor tod especial à composição, cuja versão de estúdio conta com a voz de Elba Ramalho. Edu Falaschi informa que a seguinte contará com a participação da Raíssa Ramos e que este medley acústico foi executado pela primeira vez e será levado para outros shows da turnê, ou seja, tivemos o privilégio de vermos antes de todos... ponto para Limeira.

    Ainda neste clima mágico da anterior, o clássico Rebirth ( título do primeiro registro do Edu Falaschi com o Angra ) marcou outro momento deveras marcante do show, pois, começou acústico e pouco depois contou com todos os músicos de sua banda e nós que já estávamos cantando com o vocalista entramos em um estado de plena alegria com mais este grande hit do Power Metal brasileiro, que em seu final teve os agradecimentos dele para a Raíssa Ramos.

    Somente dizendo: "Iremos fazer agora mais uma música do Temple Of Shadows", Edu Falaschi nos brindou com a introdução de Deus Le Volt! seguida pela estrondosa e veloz Spread Your Fire, que colocou todo mundo para agitar novamente, sendo que as partes de Sabine Edelsbacher do Edenbridge foram cantadas por Raíssa Ramos, que estava próxima de Fabio Laguna no palco, porém, nesta hora olhamos mesmo para os solos de Roberto Barros em sua guitarra durante desta canção que encerrou o show de Edu Falaschi no Estúdio Mirage Eventos.

    No final, Edu Falaschi pede para tirar uma foto, junta todos da banda e para que nós fizéssemos aquela algazarra costumeira para registrar o momento e levar para casa esta emoção de um mais grande show realizado em Limeira em meio à sonoridades épicas do Vera Cruz coroando um final de semana espetacular para aqueles que adoram o Power Metal e também para aqueles que puderam conferir além desta apresentação excelente do vocalista brasileiro também o Helloween e o HammerFall no dia anterior.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à equipe da Circle Of Infinity Produções
e a Dragekriger pela oportunidade, atenção e credenciamento

Outubro/2022

Set List do Edu Falaschi

1 - In Excelsis
2 - Nova Era
3 - Fire With Fire
4 - Sea Of Uncertainties
5 - Caça e caçador
6 - Frol de La Mar
7 - Crosses
8 - The Temple Of Hate
9 - Heroes Of Sand
10 - Mirror Of Delusion
11 - Ego Painted Grey
12 - Bleeding Heart
13 - Viderunt Te Aquae
14 - Arising Thunder
15 - A Monster In Her Eyes
16 - Angels and Demons

Encore:
17 - Wish You Were Here/Pegasus Fantasy
18 - Rainha do Luar
19 - Rebirth
20 - Deus Le Volt!
21 - Spread Your Fire

Galeria de 100 fotos do show do Edu Falaschi
no Estúdio Mirage Eventos em Limeira/SP

Voltar para Shows