Diego Dias & Veco Marques - Pão de Queijo e Chimarrão
Cubo Play em Porto Alegre/RS
Sábado, 23 de Outubro de 2021

    Os consagrados e famosos músicos gaúchos Veco Marques do Nenhum de Nós e Diego Dias do Vera Louca iniciaram um ambicioso projeto durante este longo período pandêmico ( em que a realização de eventos presenciais com um grande público está lentamente voltando e ainda com várias medidas sanitárias ).

    Projeto este que consiste em releituras instrumentais de outras regiões da música brasileira e o último foi o Pão de Queijo e Chimarrão, onde focaram em clássicos compostos por nomes como Flávio Venturini, Lô Borges, Samuel Rosa, Beto Guedes e Milton Nascimento, entre outros, que fazem parte da história do Rock Nacional.

    No último sábado 23 de outubro de 2021 às 21hs, a dupla realizou uma "Live" na plataforma CuboPlay para exibirem algumas das músicas deste projeto, que estará registrado no vindouro EP Pão de Queijo e Chimarrão e à convite da assessoria de imprensa tive a honra e a oportunidade de conferir como foi a apresentação, que homenageou a riqueza do Clube da Esquina.

    E logo após a propaganda dos outros espetáculos da CuboPlay, pontualmente no horário marcado, os músicos já se encontravam no palco com os instrumentos afinados e todas as câmeras, luzes, efeitos no telão, etc., tudo pronto para que eles pudessem iniciar o set.

    Veco Marques com sua tradicional guitarra vermelha à esquerda da tela, Diego Dias com seu acordeom à direita e o baterista convidado Dani Vargas no centro e ao fundo devidamente sentados começaram a apresentação com a versão introspectiva Vinheta, que nos apresentou trechos de Canção da América de Milton Nascimento e que pouco depois deu lugar a Clube da Esquina Nº2, onde já pudemos observar a técnica de Diego Dias no acordeom com melodias tranquilas deste clássico mineiro entre os solos serenos de Veco Marques em sua guitarra. E o interessante de um show instrumental de músicas conhecidas e que vamos nos lembrando de suas letras à maneira que sentimos suas harmonias.

    Diego Dias sorrindo dá o "boa noite" para os fãs e comenta da alegria que é tocar estas músicas dos mineiros com canções que eles amam e são apaixonados pela obra completando sua fala para que nós também cantássemos suas letras, afinal, muitas delas fazem parte de nosso inconsciente musical. Assim, Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor do Milton Nascimento foi a próxima escolhida e tocada com toda a calma que este formato concedeu aos dois enquanto que nós de casa admirávamos e viajávamos em seu ritmo.

    Com ótimos toques do baterista Dani Vargas e solos mais pronunciados de Veco Marques em sua guitarra, ambientados também com solos de teclados protagonizados por Diego Dias ( sim, além do acordeom ele comandou os teclados ) tivemos a nobre Espanhola, composta por Sá & Guarabyra, mas, que conheci na versão do 14 Bis e aí, me veio a mente quando vi um show deles em minha cidade me levando a cantarolar sozinho em casa o seu refrão.

    Veco Marques reitera a alegria em realizar as versões mais antigas, porém, cita os mineiros que também gravam novos clássicos como Resposta, que fez sucesso com o Skank e é uma composição de Samuel Rosa e Nando Reis estabelecendo a conexão Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. E por conta do estilo mais Rock desta música, o guitarrista solou com mais força, assim como Dani Vargas, que fez também um excelente trabalho, porém, o mais interessante foram os duelos que fizeram juntos alongando um pouco mais à canção fazendo seus instrumentos 'conversarem' entre si, algo que é sempre muito bonito de se presenciar ( enquanto não podemos, contentamos em ver pelas plataformas como o CuboPlay ).

    Com ótimos repiques na bateria, um fundo consideravelmente bacana ao mostrar uma paisagem rural, Bola de Meia, Bola de Gude do Milton Nascimento foi outra das minhas favoritas neste show Pão de Queijo e Chimarrão, pois, também a conheci na versão do 14 Bis e sua letra está fixada em minha memória, sendo que nesta noite, os músicos aplicaram nuances de Samba em suas melodias, o que foi uma grata e inesperada surpresa, além de uma nova sessão de improvisos em que eles deixaram a música fluir livremente até ir acabando calmamente.

    De começo melancólico São Vicente prosseguiu o show e a versão de Diego Dias e Veco Marques apresentada nesta noite teve linhas simplesmente emocionantes, enquanto que no telão ao fundo deles tivemos a imagem de várias araucárias, árvore que é responsável também pelo nome da minha cidade Espírito Santo do Pinhal e que faz divisa com Minas Gerais, ou seja, de certa forma, eu também estava conectado no projeto.

    Animado, Veco Marques conta que a música é uma das grandes do Clube da Esquina e da ligação com o Samba, porém, não o carioca ou paulista, mas sim, o feito pelos uruguaios e Diego Dias complementa informando que esta música foi a que mais colocaram a raiz gaúcha deles. Sempre é muito interessante ouvir os músicos comentando das canções que tocam com esta naturalidade.

    Nada Será Como Antes, que é mais uma do Clube da Esquina, me passou uma sensação de um New Wave misturado a um tanto de Rock Progressivo em seu decorrer, e aí caro leitor(a) do Rock On Stage é que você percebe a musicalidade que gênios do gabarito de nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes e tantos outros nos brindaram ao longo de suas frutíferas carreiras. Aliás, a parte de Rock Progressivo desta noite enfatizou-se nos breves solos de teclados feitos por Diego Dias, que eu aqui adoraria que fossem maiores.

    Dois Rios, outra representante mais recente do show foi gravada pelo Skank e instantaneamente lembramos de sua letra, pois, além de ser uma bela balada... foi tocada exacerbadamente nas rádios e a releitura da dupla passou bastante feeling a cada nota. Diego Dias comenta do prazer que é tocar com Veco Marques e este responde que tudo aconteceu a partir de uma troca de mensagens entre eles durante a pandemia nascendo assim o projeto de forma muito rápida.

    Veco Marques então explica que a música Um Girassol da Cor do Seu Cabelo teve uma versão do Nenhum de Nós no Acústico Ao Vivo 2 e em um show em Belo Horizonte/MG tiveram a presença de Lô Borges participando com eles em um dia de muita alegria para todos na sua banda. O guitarrista falou bastante e contou um 'causo' real e incrível ( sim.. por aqui histórias assim são nomeadas como causos e quem assiste o Sr. Brasil sabe do que estou falando ), que foi sobre a gravação dos violões de uma banda mineira que ele produziu o disco em que o jovem comandante da mesa de som saiu para ver um jogo do Atlético Mineiro e deixou a tarefa para seu pai. O sensacional foi quando Veco Marques perguntou ao senhor porque estava 'microfonando' o seu violão de uma forma diferente do jeito que faz no Sul, o senhor falou para ele que fazia desta forma com o Clube da Esquina deixando o guitarrista impressionado com o senhor que quase sem querer conheceu. E te falo... isso acontece... tenho também histórias surreais que já aconteceram comigo que um dia contarei também. Vale conferir o vídeo para saber todos os detalhes narrados por ele.

    Depois deste discurso com lindas imagens de um girassol no telão tivemos então a formosa Um Girassol da Cor do Seu Cabelo ( outra do Clube da Esquina, mas que foi composta por Lô Borges ) começando toda introspectiva e se tornando mais acelerada e animada ao passar de seus minutos com direito a solos combinados dos três músicos. Diego Dias informa que existem clipes no Youtube e em outras plataformas digitais do projeto e sem delongas tivemos a Sal da Terra do mineiro Beto Guedes passando uma positividade muito grande levando Diego Dias se levantar e se aproximar de Veco Marques, que aproveitou para nos enviar solos a la David Gilmour nos duelos que fez com Diego Dias, cujos prolongamentos produziram uma saborosa viagem.

    Rindo, Diego Dias conta que a intensidade deste momento foi responsável por arrancar um botão da camisa e continuam com a pacífica e viajante O Trem Azul de Lô Borges em que depositaram admiráveis solos de teclados e de guitarra em que novamente flertaram com o Rock Progressivo.

    Veco Marques menciona sobre os improvisos que fazem nas músicas e na conversa com Diego Dias, eles salientaram a importância do baterista Dani Vargas ao show do projeto e que estão chegaram na última música, entretanto, antes agradecem aos apoiadores e a todos que foram responsáveis para a realização do evento.

    Contentes tocaram por fim a canção O Sol, que é outra também bastante conhecida por todos nos fazendo cantarolar seus versos e que teve no telão de fundo dos três uma imagem psicodélica combinando perfeitamente com as melodias desta música do Jota Quest. Veco Marques executa um solo mais longo e é acompanhado por Diego Dias, sendo que o mais interessante foi quando eles fizeram uma belíssima incursão incidental de Hey Jude dos Beatles em um momento de improviso brilhante, que finalizou uma marcante apresentação de estreia deste projeto Pão de Queijo & Chimarrão.

    Conforme Diego Dias falou antes de tocaram a última música, que terminada a "Live" ia correr para casa e assistir o show, pois, ficou curioso para saber se saiu tudo certinho e cravo com certeza neste texto... realmente ficou... seja a produção, a sonorização, as imagens no telão digital ao fundo, os focos nos músicos nos momentos corretos, a transmissão e o mais importante... as canções neste formato instrumental e intimista nos garantindo ótimas emoções e saborosas neste sábado.

    Dá para dizer que união das tradições musicais gaúchas representando o 'Chimarrão' e a riqueza da música mineira representando o 'Queijo' neste projeto Pão de Queijo & Chimarrão interpretadas com primor pela dupla Diego Dias e Veco Marques resultou em um delicioso cardápio musical, que assim que começar a rodar os palcos brasileiros será um espetáculo em que recomendo todos assistirem.

Texto: Fernando R. R. Júnior
Fotos: Tonho Meira
Agradecimentos à Ana Paula Silveira

pela oportunidade e convite

Outubro/2021
 

Set List:

1 - Vinheta
2 - Clube da Esquina Nº2
3 - Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor
4 - Espanhola
5 - Resposta
6 - Bola de Meia, Bola de Gude
7 - São Vicente
8 - Nada Será Como Antes
9 - Dois Rios
10 - Um Girassol da Cor do Seu Cabelo
11 - Sal da Terra
12 - O Trem Azul
13 - O Sol

Voltar para Shows