Shaman - Reunion Tour - Show Extra
 Audio - São Paulo/SP
Domingo, 23 de Setembro de 2018

Passado: Início do século 21...

    O Heavy Metal Brasileiro viu o nascimento de uma banda que rapidamente marcou sua história no estilo antes mesmo de lançar o seu primeiro disco, pois, assim que saíram do Angra, o vocalista Andre Matos, o baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori já projetavam um novo trabalho que caminhasse pela sonoridade do Power Metal e Metal Progressivo tal qual eles fizeram anteriormente com adição de elementos da World Music. Esta nova banda foi chamada de Shaman e o seu guitarrista foi o virtuoso Hugo Mariutti ( irmão de Luis Mariutti ) e nos teclados foi convidado o excelente Fábio Ribeiro. Seu primeiro registro foi o antológico Ritual em 2002, que hoje já pode ser chamado de um álbum clássico do Heavy Metal Nacional e também mundial.

    A ascensão do Shaman foi tão rápida quanto a intensidade de suas músicas e sempre tiveram numerosos públicos por onde passaram, que culminou em 2003 no cd/DVD ao vivo Ritualive com os ilustres convidados Tobias Sammet ( Edguy e Avantasia ), George Mouzayek, Marcus Viana e Andi Deris, além de Sascha Paeth e Michael Weikath ( Helloween ). Em 2005, o Shaman lançou o álbum Reason, cujas composições eram mais diretas e pesadas. Em 2006, o line-up mais famoso do Shaman se separou e o baterista Ricardo Confessori manteve a banda viva até 2014 lançado com outra formação, os álbuns Immortal ( 2007 ), Anime Alive 2008 ( 2008 ) e Origins ( 2010 ), que mesmo sendo bons álbuns, não alcançaram o mesmo sucesso dos primeiros.

Presente...

    A euforia gerada quando os rumores de uma reunião da formação original do Shaman surgiram foi imensa entre os fãs e quando isso se tornou realidade com uma data para uma única apresentação em setembro ( no sábado dia 22 na Audio em São Paulo/SP ), os ingressos - como num passe de mágica - se esgotaram em poucas horas. Isto levou a produção e a banda marcarem um show extra para o domingo dia 23. Para o repertório ficou decidido que seriam tocadas todas as músicas dos álbuns Ritual e Reason na sequencia que foram gravadas, o que convenhamos é um desafio e tanto, que somente músicos deste gabarito poderiam executar.

    Assim que entrei na Audio vi que seria mais um dia de casa cheia, senão sold-out como no sábado, chegando próximo disso comprovando a força que o Shaman teve no início deste século, seja nos que acompanharam o nascimento da banda no passado ou nos mais novos, pois, muitos que não os viram  antes... estavam lá também para conferir este retorno. Posso dizer que o Shaman é um velho conhecido do Rock On Stage, pois, somente eu já havia assistido algumas vezes durante a turnê do álbum Ritual, sendo elas: no ano de 2003 no V Monsters Of Poços em Poços de Caldas/MG em dezembro ( relembre neste link ), e mais quatro shows em 2004: na abertura para o Iron Maiden em janeiro ( confira aqui ), depois em julho em Amparo/SP no IV Festival de Inverno ( clique aqui ), em Limeira/SP em agosto ( relembre aqui ) e no Rock In The Planet em São Paulo/SP ( ao lado de o Kotipelto, Viper e Edguy - leia aqui ) em outubro. Então... conheço muito bem o potencial desta formação e o que poderiam fazer nesta reunião.

Primeiro tempo: Reason

    Programado para começar às 20:00hs, eis que no grande telão ao fundo do palco  foi exibido um vídeo com imagens dos primórdios do Shaman, contando sobre a expectativa dos primeiros shows, das gravações, ensaios, depoimentos, enfim, todo o universo que envolve um nome desta importância, que resultaram em gritos frenéticos dos fãs. Poucos minutos depois ao passar da introdução vemos Hugo Mariutti, Fabio Ribeiro, Luis Mariutti, Ricardo Confessori e por fim... Andre Matos ocupando seus postos para que o 'primeiro tempo' do show em que o álbum Reason seria exibido.

    E assim, Turn Away levou os fãs aos primeiros gritos de euforia, pois, vimos Andre Matos com sua poderosa voz cantando seus versos e muito bem vestido com uma blusa e camisa grandes, que resultaram naquela participação do público nos "hey... hey... hey..." enquanto víamos também para Hugo Mariutti solando sua guitarra Gibson de coloração vermelha. Sem falar nada, apenas nos olhando com uma expressão de comando da plateia, Andre Matos foi ao piano ( daqueles grandes e de cauda ) e tocou as primeiras notas de Reason, para depois retomar o posto de frontman nesta balada Heavy, que foi seguida nas palmas e  nas vozes do coral de fãs presente na Audio, que em sua maioria cantava verso por verso com o vocalista.

    Nos solos combinados de teclados e guitarra em que Hugo Mariutti utilizou uma Gibson Flying V pudemos sentir a energia que esta canção nos traz e o Shaman nos deu o direito um breve prolongamento diferenciando de sua contraparte de estúdio. A versão do The Sisters Of Mercy para More contou com uma nova passagem de Andre Matos no piano, para depois nos encantar com sua atuação no palco, afinal, ele é sabidamente um dos melhores frontmen brasileiros. E a forma pulsante que a música foi tocada chacoalhou a todos na Audio.

    Entre muitos aplausos, a galera já sabia qual seria a próxima música, porém, ver Andre Matos tocando com precisão a melodia da balada Innocence sempre emociona, onde fica evidente a sua dedicação ao cantar seus versos, que nos inflamam a tentar alcançar as notas altas que sempre consegue com sua  vigorosa voz. Bem... lógico que não conseguimos. Entretanto, a atuação dele, de Fabio Ribeiro nos teclados, de Ricardo Confessori tocando sua bateria de forma mais suave, enfim, de todos, concedeu a música uma beleza singular e milhares de aplausos.

    Na sequencia, vemos Hugo Mariutti com sua Gibson Flying V nas mãos novamente para tocar a Scarred Forever, esta mais Power Metal, que levou Andre Matos para a ponta esquerda do palco ( de quem está na pista ) causando um novo frisson na plateia. Inclusive, o vocalista pegou uma câmera ( creio que da produção ), se filmou e a mirou para a pista que fez ainda mais festa durante os solos até ele cantar a parte final de sua letra.

    Aos quase incessantes gritos de "Shaman... Shaman..." ouvimos os efeitos da pesada In The Night com sua linhagem Prog Metal ecoarem pela casa na cortesia dos toques nos teclados de Fabio Ribeiro, além é claro da sempre poderosa voz de Andre Matos, que faz a diferença em uma canção deste porte. Quase ao final de In The Night em que sua parte progressiva fica mais evidente, os fãs sorridentes acompanham nas palmas e receberam outra dose de Andre Matos literalmente cantando muito.

    Interessante, que apesar de fazer reverência ao público com frequência, sorrisos, braços ao alto nos momentos certos, eles ainda não haviam falado nada com a plateia e continuaram o show com Rough Stone, que também é outro mergulho mais Progressivo, que contou com longos agudos de Andre Matos, daqueles que você olha para o lado e se pergunta: "como que ele alcança estas notas?" A resposta é simples... além de todos os cuidados que tem com sua voz, todos os exercícios e formação erudita... é um dos melhores do mundo.

    Na acelerada Iron Soul, todos durante os solos iniciais de guitarra, os fãs acompanham com os "ôôôôôôôôô" para depois cantarem com o Shaman fervorosamente e apreciarem consideravelmente esta composição, que a cada movimento dos músicos no palco... gritávamos ainda mais e quando provocados pelo guitarrista Hugo Mariutti... bradamos com força uns "Yeeahhhh" para que Andre Matos finalizasse a composição de forma emocionante.

  Com solos pesados disparados por Hugo Mariutti em sua guitarra, Luis Mariutti no seu baixo e Ricardo Confessori na sua bateria, Trail Of Tears enaltece o lado Power Metal Melódico do Shaman, literalmente, transbordando energia com Andre Matos depositando toda sua eletricidade a cada estrofe. E vale um comentário pessoal... como fazia um bom tempo que não assistia a um show de uma das bandas que o Andre Matos vocalizou... relembrar e ver como ele sustenta uma nota em sua voz... é impressionante, mesmo conhecendo sua capacidade.

    Não parecia, mas, o primeiro tempo já seria encerrado em meio a outra sequencia de gritos do nome da banda interrompida por Born To Be, canção que o vocalista retornou no piano de cauda nos enviando sua entristecida melodia para que depois, os demais concedessem o seu peso com firmeza até que ele cantasse seus versos. E esta composição mescla sua energia com sua linhagem introspectiva e deveria ser recebida de forma mais calma, porém, os calorosos fãs não queriam saber e procuraram atuar fortemente com a banda, seja com as mãos para o alto, socando o ar ou cantando.

    Hugo Mariutti nos brindou mais uma vez muitos outros emblemáticos solos em sua guitarra até seu término mais melancólico no piano resultando em muitos aplausos. Sem falar nada, eles saem do palco após quase uma hora de apresentação e nós já sabemos que vimos um marcante show, mas calma, ainda tinha a segunda parte inteira.

Segundo tempo: Ritual

    Antes de retornarem, um novo vídeo com mais imagens da trajetória do Shaman é exibido para aumentar a adrenalina dos fãs, assim como alguns trechos de ensaios, provavelmente para esta reunião. Isso dura até ouvimos a emblemática introdução Ancient Winds com todo o seu formato épico, seus uivos, seu cantarolar de pássaros e sua linda melodia, que fizemos questão de acompanhar nos "ôôôôôôôôôô" e um fã soltou um grito misto de índio e árabe que chamou a minha atenção.

    Bem, com os músicos no palco novamente, a explosiva Here I Am colocou a plateia para pular neste clássico do Power Metal Brasileiro, aliás  agitados que estavam... também cantaram cada verso com Andre Matos em uma reação tão intensa quanto bela de se olhar, seja de cima do palco ou mesmo de onde eu me encontrava fotografando o show. E a velocidade imposta nesta música na bateria de Ricardo Confessori, no baixo de Luis Mariutti e nos solos de Hugo Mariutti com sua Gibson Flying V nos deixaram de queixo caído e plenamente satisfeitos. Ahhh... e Andre Matos mandou um agudo final que serviu para garantir que sua voz está esplêndida como sempre.

    Sem delongas, Distant Thunder mantém a magnitude e o peso do show sendo recebida nas palmas e nos "hey... hey..." dos fãs, que só sossegaram um pouco quando Hugo Mariutti solava sua guitarra junto aos solos do tecladista Fabio Ribeiro resultando em um ambiente sonoro em que sentimos a sinergia única que somente nomes experientes como eles são capazes de nos passar.

    Antes da seguinte, que é uma das melhores do álbum Ritual  ( e a que particularmente que mais gosto ) ouvimos e vimos Andre Matos gritar finalmente: "Boa noite galera.... Tudo bem com vocês...!!!!", desta forma Hugo Mariutti com um violão e Andre Matos com uma flauta de pan, além de muitas palmas no ritmo da música tivemos a belíssima For Tomorrow, que procuramos cantar seus versos com eles e presenciar a esta incrível versão desta canção, comparada somente com a registrada no DVD Ritualive. Em seu decorrer...  Hugo Mariutti pega sua  guitarra e nos envia todos aqueles solos adoramos, que junto com a atuação dos demais recriou o clima espiritual contido nesta música.

    De estilo Progressivo em seus primeiros instantes, enquanto que Andre Matos informa que não precisa anunciar qual é a próxima canção e se dirige ao piano, Time Will Come mantém o padrão Power Metal e teve seu refrão berrado pelos fãs, além da vibração natural que a música nos contém. A pesada Over Your Head chega com uma evolução significativa na bateria de Ricardo Confessori para depois seu estilo mais melodioso ser exibido nos vocais de Andre Matos, que sempre se movimenta e comanda o show com uma facilidade enorme. Quando eles fazem o alongamento habitual da canção, especialmente nos teclados e na bateria, o ambiente se torna mais único e saboroso de se assistir.

    Antes da próxima música, Andre Matos vai para o piano e mostra todo o seu talento e sua habilidade com o instrumento - afinal, ele é formado em Regência Musical - tirando em seu breve solo com melodias clássicas maravilhosas e que caminham para o sucesso Fairy Tale, que fez um certo suspense para começar a cantar seus versos em um momento sensacional do show daqueles que recomendo encontrar um vídeo na Internet ou relembrar na memória a pulsação que foi causada nos fãs. Basicamente restou para nós a posição de backing vocals a plena força de nossos pulmões,  além de nos prolongamentos, assoviarmos e acompanharmos nas palmas até Andre Matos soltar uma grito longo para finalizar a música.

    Aos gritos de "Shaman... Shaman..." entre aplausos, a pesada Blind Spell chega trazendo todo o seu bom astral e a perfeição da banda, com destaque agora para Fabio Ribeiro, que aproveitou para incorporar um solo belíssimo na canção durante a base de baixo, guitarra e bateria para que então o vocalista retornasse com a segunda parte da música. Sem pausar e aos "ôôôôôôôôô" robustos dos fãs, o Shaman continua com outra notável composição, a Ritual, que já nos lembrava que este 'showzão' estava chegando ao seu final. Entretanto, o bom que a música é grande e pudemos apreciar, cantar, participar e sentir o encanto de cada trecho executado pelos cinco sagazes músicos.

O Futuro é Agora....

    Antes da última, em uma nova sessão de gritos de "Shaman... Shaman...", Andre Matos vai ao microfone e diz: "Tudo bem? vocês querem mais um???" e com mais berros dos fãs ele continua: "eu queria falar para vocês... que hoje é um dia que praticamente não existe, porque esta reunião da banda foi pensada para acontecer apenas uma vez, para apenas um show". Antes de prosseguir ele foi interrompido pela plateia que gritou quase sem parar "volta... volta... volta..." e então comenta que receberam tanto carinho, que de um show virou três... de cinco... dez, enfim, já está se tornando uma turnê.

    Os fãs novamente o cortam gritando "disco novo... disco novo..." para ele espantado perguntar intrigado: "Disco novo?" e brinca que poderia ser uma demo, além de falar da vendagem rápida dos ingressos, dos fãs que quiseram ver a banda novamente, que hoje... assim como o dia anterior a casa está bastante cheia - senão lotada ao máximo ficou próximo - para então nos dizer que eles abriram com o álbum que marcou o fim da primeira fase do Shaman, o Reason, e foram até o princípio com o Ritual, como se estivessem na gestação da banda novamente, um novo começo. E em seguida disse uma frase que me marcou e pode significar até o nome de um novo álbum ( ou EP ): "O futuro é agora..." e pelo tanto de vezes que repetiu esta frase, é pura intuição, todavia, creio que teremos um álbum novo sim e que seu nome foi dito nesta noite. Posso me enganar, mas, sabe quando tem algo lhe dizendo que vai acontecer... então... pode ser que sim.

    Andre Matos também fala que a última música tem a presença do Tobias Sammet nos vocais, mas, este avisou por telegrama que não poderia estar presente - telegrama nos dias de hoje??? - e então ele convidou o sempre sorridente Bruno Sutter ao palco para juntos cantarem o acelerado Power Metal chamado Pride, que outra vez inflamou os fãs, que corresponderam cantando com a dupla o tanto que puderam. Quando vi o Bruno Sutter no pit dos fotógrafos, eu bem que imaginei que ele não estava apenas curtindo o show e que deveria participar em uma música e cravo aqui: ele cantou muito bem suas partes deixando claro o grande vocalista que é também ao dividir as atenções com o Andre Matos.

    Depois de quase duas horas e vinte minutos de show, que foram encerrados com uma chuva de papéis picados, o Shaman se despede dos fãs com a sempre aguardada reunião da banda no centro do palco, em que eles se cumprimentam, atiram as palhetas e baquetas, além de virarem de costas para a costumeira foto com os fãs com uma bela melodia de fundo. Acredito que esta reunião, pelo sucesso de público destas duas noites na Audio Club se estenderá por 2019 também, pois, ainda até o final deste ano já temos espetáculos em outras capitais do país marcados e se eles quiserem, se sentirem que a química está acontecendo como era antigamente... teremos tudo para um novo disco do Shaman sim... e faço votos para que isso aconteça.

    Para nós que estivemos presentes neste domingo e para quem esteve presente no sábado, em ambos os casos, saímos do Audio com uma certeza... vimos um show histórico. E como disse no começo... mesmo sendo um show que relembrou de uma época mágica na vida de muitos de nós... tenho que frisar aqui: sim assistimos o show de banda nacional de Heavy Metal que lotou por duas noites uma das importantes casas de São Paulo/SP. Vida Longa ao Heavy Metal Brasileiro e ao Shaman

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Heloísa Vidal, Suellen Rodrigues e a Free Pass Entretenimento
pela atenção, credenciamento e oportunidade
Outubro/2018

Set List do Shaman

Reason
1 - Intro
2 - Turn Away
3 - Reason
4 - More
5 - Innocence
6 - Scarred Forever
7 - In the Night
8 - Rough Stone
9 - Iron Soul
10 - Trail of Tears
11 - Born to Be
Intermission

Ritual
12- Ancient Winds
13 - Here I Am
14 - Distant Thunder
15 - For Tomorrow
16 - Time Will Come
17 - Over Your Head
18 - Piano Solo
19 - Fairy Tale
20 - Blind Spell
21 - Ritual
22 - Pride
Outro

 Clique aqui e confira uma galeria com 200 fotos do show extra
 do Shaman na Audio Club em São Paulo/SP

 Voltar para Shows