Angra - Ømni World Tour 2018
Studio Mirage Eventos - Limeira/SP
Domingo, 17 de Junho de 2018
   

    Ømni. Nome do sistema de inteligência artificial datado do ano de 2046, que mudaria a percepção e a cognição humana permitindo a comunição consciente entre as pessoas através dos tempos, ou seja presente, passado e futuro interligados. Além disso, Ømni é o título do nono cd de estúdio dos brasileiros do Angra e o motivo da atual turnê mundial da banda, que em sua passagem por Limeira/SP - após três datas no México - foi responsável por levar um grande público ao Studio Mirage Eventos. Esta inteligência artificial conectou todos os álbuns lançados durante estes 27 anos de existência do Angra e sobre um certo ponto de vista... todos os integrantes e ex-integrantes, que passaram e contribuíram para que fosse esta tão conhecida e amada banda de Heavy Metal no Brasil e no mundo.

    Antes do show e para quem chegou primeiro no Studio Mirage Eventos foram colocados dois telões para que os fãs pudessem assistir o jogo do Brasil x Suíça pela Copa do Mundo da Rússia e com a vantagem de conferir a partida próximo dos integrantes do Angra, que também estavam por lá. O jogo como sabemos acabou em um empate com um sabor amargo, dada a expectativa do time brasileiro na Copa, já o show, humm meu amigos(as) foi sensacional e seus detalhes eu começo a contar de agora em diante.

    Quando cheguei ao Studio Mirage Eventos, o jogo do Brasil já havia acabado e era o tempo de aguardar até a entrada do Angra no ótimo palco, que contava com uma estrutura de som e iluminação potentes. Programado para às 18hs, o show começou um pouco depois, afinal, muitos ainda não haviam chegado, pois, provavelmente estavam envolvidos com o jogo e o pouco tempo que demorou foi ótimo para bater um papo, comer, beber uma cerveja, visitar a banca de merchandising, enfim, aproveitar o que o local oferecia aos presentes.

Começa a viagem

    Eis que as 18:30 ouvimos a música de introdução Dr. Tyrell' Death do Vangelis, que trouxe Fabio Lione nos vocais, Marcelo Barbosa e Rafael Bittencourt nas guitarras, Felipe Andreoli no baixo e Bruno Valverde na bateria, já arrebentando os fãs com Nothing To Say do Holy Land passando toda a empolgação que esta música contém e nos levando a cantar seu refrão com eles, pois, é uma música eletrizante e tocada com precisão, além de ser um hit de 1996, cujo aniversário de 20 anos em 2016 foi comemorado junto ao seu álbum pela banda. Em um momento durante os solos, Fabio Lione solta um "tudo bem galera?" em um excelente português e depois regeu os nossos "heey.... heey" no ritmo da música.

    Os músicos se movimentam o necessário pelo palco e deixam Fabio Lione passar seu carisma a cada instante, como por exemplo, quando ele disse que é a primeira vez ( dele ) em Limeira e com aquele sotaque característico conta sobre a próxima música, que foi a Travelers Of Time do novo álbum Ømni, onde pudemos notar que o seu peso de estúdio é igualmente poderoso ao vivo e suas partes cativantes se tornam ainda maiores no palco, afinal, é muito bacana olhar para um lado e ver Felipe Andreoli tocando em seu baixo as complicadas notas da música ou para Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa se alternando nos solos, assim como Fabio Lione nos vocais literalmente liberando a voz com veemência e detalhe... Rafael Bittencourt cantou alguns versos enviando a parte mais melódica da canção com muita habilidade.

    Retornando para alguns anos no passado tivemos o grande sucesso Angels and Demons e eu me lembro claramente de todos os shows que vi depois do lançamento do cd Temple Of Shadows ( 2004 ), de como o Angra manteve os ares mais Power Metal com uma das canções, que para mim são listadas entre as mais emblemáticas de sua carreira. E Fabio Lione a cantou muito bem provocando uma nova quantidade de "hey... hey... hey..." durante os esbeltos e fortes solos de guitarras.

Um fã que canta

    Sempre muito animado, o vocalista informa que quer muito a nossa participação na próxima música, que foi a Newborn Me do ótimo Secret Garden ( 2014 ) em que as suas transições de baixo e guitarras foram para encher os olhos e então dizer: "cara... como o Angra está em grande fase!!!" Em seguida, Felipe Andreoli vai ao centro do palco para dedilhar seu grande baixo de seis cordas com uma profundidade Progressiva e técnica deliciosas de se apreciar de perto. E os solos de Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa nesta música são um deleite para os fãs da banda, pois, foram responsáveis por levantarmos as mãos traduzindo em gestos a imensa felicidade que estávamos sentindo.

    E o show continuou com Rafael Bittencourt agradecendo aos fãs que estavam assistindo o jogo do Brasil com eles e algo engraçado acontece, pois, alguém gritou que a Itália não está na Copa tirando um sarro do vocalista Fabio Lione e este com bom humor contorna a situação brincando de volta com o público para que a viagem por todos os discos do Angra prosseguisse com a belíssima balada Time do Angels Cry ( o primeiro álbum da banda de 1993 ) em que ele ressalta que é fã desta música antes mesmo de imaginar que um dia iria cantá-la com o Angra. E se o vocalista estava feliz ao compartilhar esta canção conosco, imagine a sensação positiva que tivemos ao ver toda sua performática atuação, ainda mais quando ele sabiamente convocou nossa participação, que terminou com um "muito obrigado Limeira!!!!".

    O rápido Power Metal contido Light Of Transcendence veio forte e atirando toda sua eletricidade, além de enfatizar que o novo álbum Ømni realmente é um excelente trabalho do Angra, aliás, deu para perceber que esta música também estava na ponta da língua dos fãs presentes no Studio Mirage Eventos, pois, a galera cantou seu refrão com Fabio Lione a plenos pulmões por assim dizer.

Mais 10

    Novamente, o brincalhão vocalista nos pergunta em ótimo português: "mais uma? mais duas?" e eu falei... ( mesmo ele não ouvindo ) - "mais 10!!!" Desta maneira, do álbum Rebirth de 2001, hora de um dos hinos do Heavy Metal Melódico do Angra com a veloz Running Alone, que teve vários de seus versos cantados pela plateia, que era também só sorrisos com este empolgante show. Nos solos de Running Alone mais uma vez aplaudimos, soltamos vários "hey... hey... hey..." e acompanhamos atentamente o que Marcelo Barbosa e Rafael Bittencourt faziam nas guitarras, sendo que este último sempre contribui nos backing vocals enriquecendo mais a melodia das canções.

    Com Felipe Andreoli no centro do palco dedilhando seu baixo produzindo acordes pesados e Fabio Lione cantando com seu timbre inconfundível, Storm Of Emotions, a minha favorita do Secret Garden foi a seguinte do show levando toda sua emoção em versos em que o vocalista italiano exibe também o potencial de sua voz de tenor ( e afirmo... é vigoroso ). Porém, quem aparece também nesta composição é Rafael Bittencourt, portando um belo chapéu, que canta um importante trecho antes de emendar outra sequencia de vibrantes solos ao lado de Marcelo Barbosa. Enfim, foi para arrepiar.

    Sem avisar, o Angra apresenta a Insania, que possui um potencial para ser um hit do Ømni dado ao frisson que causou logo de cara, sendo que outra vez Felipe Andreoli disparou notas envolventes em seu baixo. No decorrer de Insania, o seu lado mais Power Metal ficou mais evidente e Fabio Lione manteve a plateia nas mãos, que fez questão de acrescentar vários "ôôôôôôôôw" no ritmo da música e no prolongamento que foi realizado nos solos de guitarras, o vocalista clamou  por uma nova sessão de "ôôôôôôôô..." caminhando assim, por um momento muito bonito à capela entre o público e nosso regente até o término da canção.

    Assim como Fabio Lione salientou a importância do garoto Bruno Valverde dizendo: "é o cara...", eu aqui também rendo meus tributos ao jovem baterista do Angra, que mandou muito peso a cada composição e agora havia chegado a hora de seu solo de bateria, onde foi possível observar mais atentamente seu estilo de tocar bateria... robusto, preciso e na medida. Posteriormente, Fabio Lione comenta da recente Black Widow's Web, de seu clipe ( que segundo ele está muito legal ) e da presença da cantora Sandy e Alissa White-Gluz em sua gravação em estúdio.

    Em sua execução, o mais interessante foi perceber que Rafael Bittencourt cantou as partes da Sandy, Fabio Lione as guturais da Alissa White-Gluz e quando necessário Felipe Andreoli também soltou um pouco de sua voz - agora gutural - para que Fabio Lione pudesse cantar suas partes normais em uma sincronia muito grande entre os três integrantes cativando cada um de nós presentes no Studio Mirage Eventos. Sabe... foi muito bacana ver Rafael Bittencourt cantando desta forma mais suave, porém, não inesperado, pois no Secret Garden ele já fez isso e em seu Brainworks I do Bittencourt Project também.

    Upper Levels levou Felipe Andreoli à frente de novo para dedilhar seu baixo impecavelmente para que pouco depois Fabio Lione encantasse ( isso mesmo... você não leu errado ) a todos nós com sua voz nesta criação dotada de uma harmonia marcante e que já estava na minha memória desde quando ouvi o álbum Ømni pela primeira vez e presenciá-la ao vivo nesta noite despertou uma satisfação muito grande, pois, a música é complexa e o Angra a torna fácil bem diante de nossos olhos. Inclusive, a forma que Fabio Lione a cantou mostrando muita dedicação a cada verso me levou a fechar os olhos e lembrar-me agora de sua interpretação.

    Rapidamente, o vocalista avisa que a música seguinte, a progressiva Ømni - Silence Inside é a que ele mais gosta do novo cd e quem assume o destaque é o guitarrista Rafael Bittencourt, que nos 'alveja' com seus dedilhados iniciais e que é retribuído com muitas palmas até que ele cante seus versos com muito feeling e divida com Fábio Lione os vocais. Enquanto isso, nós ficávamos agraciados com suas longas partes instrumentais, que vez ou outra levava a trinca composta por Rafael Bittencourt ( novamente com seu chapéu ), Marcelo Barbosa e Felipe Andreoli se postar na frente do palco para executá-las com toda a conhecida perícia que possuem. O público adorou e aplaudiu nos seus instantes finais, que foram merecedores de um "Muito Obrigado" por parte de Fabio Lione.

Clássica surpresa

    Os dedilhados mais calmos e os vocais de Fabio Lione trouxeram a Ego Painted Grey e foi a primeira vez que presenciei sua execução ao vivo, pois, a canção registrada no Aurora Consurgens ( 2006 ) é uma das melhores deste disco, afinal, depois deste inicio mais lento é aplicada uma modificação puramente Heavy Metal, cujos solos, Marcelo Barbosa comandou com muito brilho em sua guitarra, assim como Bruno Valverde que 'metralhou' seu kit de bateria ( e é necessário, afinal, sabemos que o garoto ocupa o lugar que já foi de Ricardo Confessori e Aquiles Priester, dois exímios músicos ) e curtir ao vivo e diante dos olhos toda esta linhagem instrumental competente e seus vocais foram gratificantes.

    Entretanto, uma grande surpresa estaria por vir, pois, assim que as primeiras notas de Lisbon foram tocadas... posso dizer que o Studio Mirage Eventos praticamente 'veio abaixo' pela recepção calorosa dos fãs, que alternaram palmas e pulos, além de cantarem com Fabio Lione seus versos e agitaram consideravelmente com este sucesso do álbum Fireworks, que completou neste ano de 2018 seus 20 anos existência, conforme nos lembrou o vocalista. E esta canção passou toda sua animação a cada verso e a cada solo ( em que Rafael Bittencourt se destacou ), enfim... foi a vez de pegar o celular e filmar ou mesmo sentir o prazer que é vivenciar um show ao vivo.

    A última antes do bis foi do novo álbum Ømni com a Magic Mirror e em seu princípio a dupla de guitarristas do Angra solou bravamente para que logo após Fabio Lione pudesse cantar seus versos. Aliás, vale dizer que o vocalista andou bastante pelo palco, virou para o lado e para a frente quase que frequente para soltar suas notas altas de sua voz. Com muitos aplausos os músicos vão até a frente do palco, se abraçam aos gritos de "olê... olê... olê... Angra... Angra...", nos cumprimentam e finalizam a primeira parte do show.

Intimista e relembrando do passado

    Um pouco depois que o palco foi preparado com uma cadeira e um violão, o fundador do Angra, Rafael Bittencourt foi até lá, sentou-se, conversou com a plateia e afinou seu violão para depois nos conduzir a Reaching Horizons ( canção presente no primeiro EP do Angra, que saiu no Japão e alavancou a carreira da banda ). E foi muito bonito apenas Rafael Bittencourt cantando esta música no formato 'banquinho e violão' levando até nós toda a introspectividade que ele desejou passar nesta noite neste trecho do show.

    Falante, ele comentou sobre os primeiros anos da banda, de todos os 27 anos que já estão na ativa, das dificuldades, do renascimento em 2000 e dos bons e maus momentos que passaram, das batalhas que uma banda enfrenta para obter sucesso e se manter tocando Heavy Metal neste país, agradeceu ao Kiko Loureiro ( hoje no Megadeth ), aos fãs, aos que criticaram positivamente e que a atual fase é excelente, porém, só conseguiu isso com este importante line-up que forma o Angra desta quase terceira década de atividades.

    De uma forma bastante humilde reconvocou - primeiramente - o baterista Bruno Valverde, que tem a idade do Angra para que fosse aplaudido por todos os presentes. Esta apresentação dos atuais integrantes do Angra continuou com "o garoto prodígio, grande conhecedor da cena Metal, produtor..." - foi assim que Rafael Bittencourt definiu o baixista Felipe Andreoli e em seguida chamou o guitarrista Marcelo Barbosa comentando do talento que ele possui, das bandas que ele passou, enfim, enalteceu bastante o recente parceiro de seis cordas.

    Por fim, apresenta o vocalista Fabio Lione dizendo: "quero chamar o tenor importado da Itália, que passou por bandas como Rhapsody e Vision Divine, que contribuiu muito para o Metal mundial", que também recebeu suas palmas e este chegou com muitos sorrisos para nos falar: "quero agora cantar uma música muito emblemática do Angra e preciso de todos vocês... Rebirth...".

    Desta maneira, aos dedilhados mais leves feitos por Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa, a balada que intitula o disco de 2001 foi tocada e tenho toda a certeza que emocionou cada presente no Studio Mirage Eventos, que corresponderam cantando fielmente com Fabio Lione e procuraram interagir também nas palmas ou com as mãos para o alto socando o ar, sempre felizes com a harmonia que Rebirth passa em suas execuções.

Final bombástico

    Com outro sonoro "Muito Obrigado", Fabio Lione nos agradece para que a frenética Carry On - um dos hinos do Angra gravado logo no primeiro álbum Angels Cry - estourasse colocando todos para pular e cantar fortemente com a banda ao sentirmos sua conhecida rapidez de solos de guitarras e vocais, que fizeram no passado o quinteto chamar a atenção no cenário brasileiro e internacional. Com sabedoria, eles ligaram Carry On a Nova Era ( outra do Rebirth ), que naturalmente figura entre as melhores composições da banda e finalizou o show com o que chamamos de 'chave de ouro', pois, se trata de outra música incendiária em que nos leva a abrir um enorme sorriso de satisfação, ainda mais em um show quente como este realizado em Limeira em que a banda estava totalmente à vontade.

    Após mais de duas horas, na despedida definitiva do show tivemos ao fundo a canção Ømni - Infinite Nothing enquanto eles se reuniram para nos agradecer pela presença, jogar as palhetas e baquetas para os fãs, além de tirar a foto com o público ao fundo. Foram mais de duas horas magníficas voltadas ao Power Metal Progressivo, que fizeram do Angra ser a grande banda que é em um set que relembrou de quase todos os álbuns de sua carreira com ao menos uma música, sendo que apenas o Aqua não teve nenhuma música no set list e que enalteceu - obviamente - as qualidades do atual disco Ømni, que terá um show gravado para um futuro DVD no Tom Brasil em julho.

    Em resumo, um show do Angra por si só já é a certeza de um grande espetáculo, porém, quando a banda confirma a grande fase que está vivendo no palco e com uma produção certeira como a realizada pela Circle Of Infinite Produções, aí meu caro leitor(a) é para abrir aquele sorriso e dizer para os amigos(as): "sim... eu vi uma das mais de 100 datas da Ømni World Tour e foi realmente admirável superando minhas expectativas". E o caráter solidário dos shows realizados em Limeira esteve presente, pois, mais uma vez muitos alimentos foram arrecadados pelos fãs que sempre contribuem.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos para Edson Moraes e Cláudia Moraes da Circle Of Infinity Produções
e a Jeancarlo Oliveira da Rock Metal Press
pela atenção e credenciamento
Junho/2017

Set List do Angra

1 - Dr. Tyrell's Death
2 - Nothing To Say
3 - Travelers Of Time
4 - Angels And Demons
5 - Newborn Me
6 - Time
7 - Light Of Transcendence
8 - Running Alone
9 - Storm Of Emotions
10 - Insania
11 - Drum Solo
12 - Black Widow's Web
13 - Upper Levels
14 - ØMNI - Silence Inside
15 - Ego Painted Grey
16 - Lisbon
17 - Magic Mirror

Encore:
18 - Reaching Horizons
19 - Rebirth
20 - Carry On / Nova Era

 Clique aqui e confira uma galeria de 130 fotos
do show do Angra no Studio Mirage Eventos em Limeira/SP

 Voltar para Shows