KoRn - Latin American Tour 2017
Abertura: Metalmania
Espaço das Américas em São Paulo/SP,
quarta, 19 de abril de 2017

    A segunda semana de abril, no dia 19, ficou marcado pela sexta passagem do KoRn no Brasil, trazendo o lançamento do mais recente disco da banda, o The Serenety Of Suffering. A banda trouxe Tye Tujillo, filho de Robert Trujillo, baixista do Metallica para esta turnê na America Latina, e o garoto se tornou uma das principais atrações da noite com a missão de substituir Fieldy ( ou Reginald Arvizu ).

    O show aconteceu no Espaço das Américas, que é considerada uma das maiores casas de shows de São Paulo, localizado na Zona Oeste, Barra Funda. O local já recebeu diversos artistas de peso de diversos estilos musicais. Além de São Paulo/SP, o KoRn se apresentou também em Curitiba/PR e em Porto Alegre/RS. 

Metalmania

    A primeira banda a dar inicio aos shows foi Robertinho do Recife e o seu Metalmania, uma banda de Hard Rock e Heavy Metal fundada em 1980, que conta em seu line-up atual com o conhecido mestre da guitarra ao lado de Lucky Leminski nos vocais, Chicralla no baixo e Sergio Naciff na bateria. No final do show, Robertinho do Recife disse: "Eu sei que vocês são do New Metal mas, aqui é Metal de verdade, Metal do vovô", brincou. Apesar, de ter sido uma apresentação curta, no seu final tocou clássicos de Deep Purple, Iron Maiden e Twisted Sister, e então, se despediu finalizando a sua participação às 21h.

KoRn

    Na espera ansiosa dos americanos, com o show programado iniciar às 21h30 era notado um maior movimento dos fãs surgindo e se acomodando em locais distintos. Havia um público maior na pista premium do que na pista comum, o que facilitou a movimentação próximo ao bar central.

    KoRn é uma banda americana de Metal Alternativo de Bakersfield na Califórnia. A banda já vendeu mais de 35 milhões de disco no mundo, o que faz do KoRn uma das bandas de Metal mais bem sucedida nas últimas décadas. Possui sete álbuns que atingiram certificação de platina nos E.U.A., dez estreias no top 10 do Billboard 300 e para finalizar ganharam duas vezes o Grammy Awards. Enfim, a banda é top!!!

    Atualmente os membros são Jonathan Davis ( vocal e gaita de fole ), James Shaffer e Brian Weich ( guitarras ), Ray Luzier ( bateria ) e -  especificamente nestas datas na América Latina - Tye Trujillo de  apenas 12 anos, substituiu Reginald Arvizu, que teve um imprevisto e não pode acompanhar esta parte da tour do KoRn, mas, em maio ele estará de volta à banda.

    Alguns minutos antes do começo noto que soa uma sirene bem suave, os primeiros segundos de Ray Luezier na bateria inicia a chamada junto com James Shaffer na guitarra e entra Right Now do álbum Take A Look In The Mirror, de 2003. Logo, chegado a hora, ouve no fundo uma voz "Abaixem esses celulares!", a tecnologia por um lado foi bom ter surgido para que possamos registrar algumas lembranças e por outro ruim, pois, as pessoas infelizmente não sabem mais curtir um show sem deixar o telefone desligado e com a câmera conectada a um aplicativo social.

    Jonathan Davis, inicia enlouquecendo os presentes, com seu microfone simbólico metálico, de corpo feminino, vestindo um kilt com estampas, e a cada refrão todos cantavam em coro, freneticamente "Right Now!" e "Shut up, Shut up, Shut up, I’ll fuck you up!" por várias vezes.

    Em seguida tivemos a Here To Stay, do álbum Untouchables ( de 2002 ) com Brian Weich e James Shaffer chamando esta segunda música nos primeiros riffs seguidos por Ray Luzier na bateria, e impossível não sentir o peso aplicado por eles nas músicas. O KoRn realmente é bem melhor ao vivo do que em estúdio e a banda é contagiante. Está música possui vários acordes robustos vindos do baixo de Tye Turillo e o garoto tem talento e um futuro brilhante pela frente.

    Rotting In Vain, do novo álbum The Serenity Of Sufferings - lançado recentemente final de 2016 - inicia-se com os seus primeiros riffs prosseguindo com uma melodia bem animada e uma energia descomunal. As músicas são animadas e é impossível não dançar, pular e cantar junto com o KoRn.

    Clássica, do álbum Issues de 1999, a próxima do set foi Somebody Someone e está entre as minhas preferidas, pois, a musica é repetida várias vezes no refrão "I am Somebody Someone" em coro. No final da música, James Shaffer joga água em spray no público e volta a finalizar o som repetindo várias vezes o refrão.

    Word Up! deu sequencia ao show e a sua versão original foi criada pelo grupo musical Cameo, de Funk e R&B da década de 80, que foi marcado pelo ritmo forte e pelas melodias marcantes, quando o estilo Funk estourou nas rádios e bailes. Entretanto, esta versão de KoRn é mais animada, cativante e caiu como uma luva para os presentes no Espaço das Américas.

    Coming Undone, canção que é do álbum See You On The Other Side de 2005 chegou no palco com suas batidas que lembram um pouco do estilo Reggae com Rap e uma forte pegada Rock, porém, no meio da musica os americanos emendaram um surpreendente e fascinante medley com a We Will Rock You, um clássico do Queen do News Of The World de 1977.

    Insane do The Serenety of Suffering faz parte da introdução e foi iniciada de uma forma feroz ao misturar os vocais guturais e limpos de forma bem equilibrada e com melodias ao mesmo tempo. Impossível não encontrar a galera dançando descontraída em algum lugar da casa. Apesar de aparentar um 'Rock Pauleira', o que tivemos é um ritmo agradável e insano, literalmente.

    Assim, o show continua com Y'All What a Single do cd Take A Look In The Mirror também garantindo a energia dos fãs e posteriormente, chegara a vez de Make Me Bad, outra do Issues que mostrou a mesma pegada de extremos e vocal limpo, bem ao gosto dos presentes.

     O diferencial desse set é Shoots And Ladders, do primeiro álbum da banda, o KoRn de 1994. O som é exibe em seu princípio um solo de gaita-de-fole e ao fundo guitarra, bateria e baixo bem diferentes dos sons folclóricos, que são marcados por grandes músicos do estilo Folk Metal. Ao finalizar este som, o KoRN nos surpreende com um cover do Metallica para One, do álbum And Justice For All de 1988, em homenagem ao baixista mirim convidado para encarar esta tour com eles. E mais impactante foi perceber que ao lado do palco surge o pai Robert Trujillo, observando de longe o pimpolho se destacar nos riffs de seu baixo.

    Não poderia faltar, o solo de Ray Luzier na bateria e para ficar melhor, o Tye Trujillo acompanha com seu baixo conquistando ainda mais o público. E ligando ao solo de bateria, eles resgataram a Blind, do álbum KoRn em outro ótimo momento do show. Sem pestanejar eles rumam para Twist, do Life Is Peachy, de 1996, uma música criada por Jonathan Davis em resposta para aqueles que criticam quando uma música não possui letras, somente guturais, ou seja, são 49 segundos que lembram os vocais do Taz, personagem do histórico desenho animado da Warner Bros.. Assim, Good God, de Life Is Peachy é a última  antes do bis, terminando as catorze músicas tocadas do set desta atual turnê.

    Desta maneira, eles fizeram uma pausa para um breve descanso de alguns minutos, sendo que todos os músicos desaparecem do palco e o público canta em coro "Olê... Olê... Olê... KooooRn..." repetidas vezes, e após isto, a banda retorna e entra no ritmo dos fãs acompanhando nas guitarras de James Shaffer e Brian Weich, fato que deixou o clima bem descontraído para comandarem a empolgação da plateia no Espaço das Américas com a Falling Away From Me do Issues e a Freak On a Leash, título do álbum de 1998, que foram as últimas canções escolhidas a dedo pelo grupo, pois, se tratam de dois clássicos sonoros inaceitáveis de não sentir aquela vibração alegre, contagiante e nostálgica do KoRn.

    Assim, encerrando às 23h com apenas 1h30 de show, o KoRn deixou em cada um de nós um misto de euforia com gostinho de quero mais, pois, o som estava perfeito, a atitude da banda no palco, a iluminação do Espaços das Américas e a organização impecáveis. Vida longa ao KoRn!

 Texto: Erika Beganskas
Fotos: Gabriel Quintão
Agradecimentos à Denise Catto Joia da Catto Comunição e
 à Mercury Concerts pela atenção e credenciamento
Abril/2017

Setlist do KoRn

1 - Right Now
2 - Here To Stay
3 - Rotting In Vain
4 - Somebody Someone
5 - Word Up!
6 - Coming Undone/We Will Rock You
7 - Insane
8 - Y’All Want A Single
9 - Make Me Bad
10 - Shoots And Ladders/One
11 - Blind
12 - Twist
13 - Good God

Bis
14 - Falling Away From Me
15 - Freak On A Leash

Voltar para Shows