Edu Falaschi - Rebirth Of Shadows Tour
Abertura: AttracthA
Carioca Club em São Paulo/SP
Domingo, 23 de Julho de 2017
   

    Domingo e mesmo para o inverno estava uma tarde agradável, o Carioca Club é situado próximo ao Largo da Batata em Pinheiros. Ao chegar a casa já imagino como será o show, fila enorme se formando na porta. Cantor, compositor e produtor musical com mais de 25 anos de carreira, Edu Falaschi acaba de anunciar o lançamento de sua carreira solo cantando os sucessos mais importantes dos seus tempos de Angra, banda que ocupou o cargo como vocalista por mais de onze anos ( 2001-2012 ). O projeto percorrerá as maiores cidades do Brasil, essa é sua primeira turnê solo deste formato.

    Ao longo de sua carreira, Edu Falaschi vendeu mais de 1 milhão de discos, gravou 15 álbuns, realizou várias turnês mundiais, especialmente no Japão, Europa, Estados Unidos e América do Sul, além de ter tocado nos mais importantes festivais do mundo como Rock In Rio, Wacken Open Air, Sweeden Rock Festival, Monsters Of Rock, Prog Power, Rock Machina, Gods Of Metal, e eu fui conferir de perto como está sendo a magia. Ao entrar encontro muitas pessoas ansiosas pelo show e amigos da banda, que vieram prestigiar, como Marcelo Pompeu ( Korzus ), Bruno Sutter ( Detonator e Massacration ), Junior Carelli ( Noturnall e A.N.I.E. ), Thiago Oliveira ( Confessori e Warrel Dane ), Marcos Dotta ( Warrel Dane ).

    Edu Falaschi e banda vão recriar a magia dos álbuns Rebirth ( 2001 ), Hunters And Prey ( 2002 ), Temple Of Shadows ( 2004 ), Aurora Consurgens ( 2006 ) e Aqua ( 2010 ) gravados  com o Angra.

AttracthA

    Por volta das 19:00 horas, a banda de abertura AttracthA sobe ao palco para dar início aos trabalhos, e que inicio. O set composto em sua totalidade por músicas de seu disco mais recente, o No Fear To Face What’s Buried Inside You, a banda demonstrou logo de cara a que veio com a pesada Bleeding In Silence. Banda paulistana autoral como a muito tempo não ouvia, um Heavy Metal pesado e delicioso, pela música de abertura noto de cara a garra da banda em transmitir a energia felicidade de estar naquele palco.

    O AttracthA foi fundado em 2007 por Ricardo Oliveira ( guitarra ) e Humberto Zambrin ( bateria ) e passou por várias mudanças de formação no seu início. Em 2012 decidiram retomar as atividades ainda como um quarteto, contando com os dois membros fundadores e o reforço de Marcos de Canha ( voz ) e Guilherme Momesso ( baixo ). Em novembro de 2014, Cleber Krichinak, co-fundador do Kings Of Steel, tributo oficial ao Manowar no Brasil, é escolhido como novo frontman do AttracthA. Em março de 2016 eles anunciaram que o novo álbum seria produzido pelo Edu Falaschi ( ex-Angra e atual Almah ).

   A cada música, o AttracthA ganha a simpatia do público e observando a plateia vejo que eles possuem muitos fãs, pois, vejo muitas pessoas com a letra das músicas na ponta da língua, camisetas e emanando muita energia positiva com votos de "detona tudo". O vocalista Cleber Krichinak não deixa por menos com muita presença de palco conduz o show animadamente e a plateia não sai do lugar atenta a tudo que acontecia no palco.

    Excelente conjunto musical, nenhum erro show executado com perfeição por Humberto Zambrin, que encanta o público com a batida forte de sua bateria e com show de baquetas arremessadas e pegas no ar. O baixista Guilherme Momesso e o guitarrista Ricardo Oliveira e não deixam por menos usam toda a extensão do palco, desfilando por ele como se estivessem apenas se divertindo, e isso com 'bangeadas' de cabelos rolando soltas e levam a galera ao delírio a cada solo da guitarra eles são aplaudidos.

    Seguindo com um show pesado e marcante, o quarteto executou a trinca composta por "231", "Victorious" e "Payback Time", que também foram bem recebidas. A banda contagia, afinal, o AttracthA toca com muito vigor, sem amadorismo e são muito profissionais. Após uma rápida pausa para agradecimentos aos presentes, à equipe e ao Edu Falaschi pela oportunidade, eles encerraram seu curto repertório com Unmasked Files. Um show bem executado, o qual agradou a todos.

    Eu só conhecia o AttracthA de nome... nunca os tinha visto em ação e posso afirmar que é excelente o show ao vivo, é contagiante a simpatia do vocalista, o carisma dos demais membros e maneira de conduzir o show, enfim, gostei bastante.

    Para conhecer um pouco mais da banda acesse os links: 
Site: http://www.attractha.com/;
Facebook página oficial: www.facebook.com/attractha;
Instagram: www.instagram.com/attractha;
MySpace: www.myspace.com.attractha.

Set List do AttracthA

1 - Intro
2 - Bleeding In Silence
3 - 231
4 - Move On
5 - Victorius
6 - Payback Time
7 - Unmasked Files

Edu Falaschi - Rebirth Of Shadows Tour

    Finalmente depois de perceber a equipe no palco trabalhando para o grande acontecimento, as 20:40, um pouco atrasados e com muitas expectativas ouve-se de fundo a introdução de Deus Le Volt! ( que sabemos que esta música precede a clássica Spread Your Fire, ambas do álbum Temple Of Shadows ). Cortinas abertas, palmas e gritos se ouvem, de cara no palco, a máscara de polvo ( apelido do Aquiles Priester ) e sua monstruosa bateria na parte de cima do palco.

    Surgem ao palco Aquiles Priester ( do Hangar e Noturnall ) na bateria, Fabio Laguna ( do Hangar ) nos teclados, Diogo Mafra ( do Almah ) na guitarra, Raphael Dafras ( Almah ) no baixo e Roberto Barros na guitarra ( um dos maiores 'guitar heroes' do país ), o público os recebeu com grande emoção. Os músicos entram, se posicionam e mandam Spread Your Fire ( Espalhe Seu Fogo ) do disco Temple Of Shadows... proposital? Não sei, mas funcionou como uma ordem, pois, a banda entrou e incendiou.

    Edu Falaschi foi o último a entrar e tomar posição frente a banda, após o coro de "ho hooo" da plateia ele surgiu, estava radiante, com o sorriso de sempre, notável, não saia do rosto enquanto ia vendo a reação do público, mais feliz ele ficava, principalmente, quando respondiam batendo palmas incansáveis e fazendo coro a canção, aplaudidos e ovacionados pelos fãs que lotavam o Carioca Club, enfim, o sexteto apresentava um espetáculo incrível.

    Em seguida, Acid Rain do disco Rebirth, particularmente uma música que gosto muito, pois, um dos momentos mais traumáticos da história de uma banda é a mudança de formação, especialmente, quando o membro substituído é o vocalista, já que ele traduz a alma da banda.

    No caso do Angra, a saída do Andre Matos, junto com Luís Mariutti ( baixo ) e Ricardo Confessori ( bateria ) em 2000, mas, não era hora do fim do Angra e a banda ressurge, com Edu Falaschi assumindo os vocais ao lado de Aquiles Priester ( Hangar ) na bateria e Felipe Andreoli ( Karma ) no baixo, além da contribuição de Fabio Laguna ( Hangar ) nos teclados, e então, esse vem a ser o primeiro álbum com a nova formação e o Angra se manteve nos padrões, agradando público e crítica.

    Acid Rain é uma das músicas mais pesadas e de mais apelo progressista do começo ao fim, que é recheada de riffs e solos destruidores, além da linha vocal animal, o teclado também auxilia dando um clima de suspense a canção, cantada pelo público com muita energia, que fez o Carioca Club tremer as paredes.

    Sem perder o pique tocam Running Alone do Rebirth, canção que é grandiosa e épica do começo ao fim, repleta de riffs e solos inspirados de Diogo Mafra e Roberto Barros, teclado climático, coros e Edu Falaschi dando um show nos vocais, muitas palmas para o ar, e novamente, o público não perde o fôlego ao participar e os solos das guitarras são um espetáculo à parte. Fábio Laguna não deixa por menos e faz bonito nos teclados. Além dos três músicos que já tocaram por muitos anos juntos, os outros mostraram que são possuidores de um super entrosamento, pois, Diogo Mafra, Raphael Dafras e Roberto Barros mandam bem demais, sendo que eu estava vendo-os tocar ao vivo pela primeira vez.

     Edu Falaschi visivelmente emocionado, agradeceu ao público, amigos presentes e à equipe de produção, a qual trabalhou duro para que o show se tornasse realidade.

    Wishing Well do Temple Of Shadows chegou bem melódica, apresentada no violão tocado por Edu Falaschi causando tanta euforia, que o público fez um coro quase abafando a voz do cantor tamanha era empolgação dos presentes. Surpresas como músicas nunca executadas antes ao vivo como Hunthers And Prey, título do EP Hunters And Prey seria a próxima, mas, a escolhida foi a Caça e Caçador - a versão em português - que foi exibida com peso, porém, melódica e com os toques brasileiros bem encaixados, de forma agradável e também fez a galera não perder o pique, aplaudir igualmente e cantar junto, ainda mais por ter sido cantada na nossa língua.

    Angels And Demons presente no Temple Of Shadows parece ter sido feita sob medida... cheia de novas cores e tonalidades... de forma que Roberto Barros arrasou no solo tanto que fiquei sem ar ( ele trouxe o peso de volta ao palco executou de maneira fiel os solos de Kiko Loureiro ). "Eu sei que é domingo e amanhã todo mundo trabalha, mas, o nosso plano é fazer um show bem longo", disse Edu Falaschi. O público grita de aplaude sem parar ninguém parecia estar preocupado.

    Assim, a linda balada, que começa com os vocais cristalinos de Edu Falaschi sob riffs limpos de guitarras conhecida como Heroes Of Sand outra Rebirth, para que pouco depois desse lugar ao peso e a cadência. Edu Falaschi canta mais agudo, soando épico e emocional até chegar em seu refrão, que é grandioso.

    Breaking Ties do Aurora Consurgens mostrou Aquiles Priester 'castigando' a bateria como se deve e com um ritmo cadenciado, onde esta é a balada deste álbum, uma bela composição que poderia estar facilmente no projeto Almah, pois, se assemelha muito as composições lá encontradas, não é à toa, que recebe a assinatura do vocalista. Mesmo sendo mais lenta, mais calma, a empolgação do público permanece intacta.

    Na sequencia tivemos Arising Thunder - gravada no Aqua - que foi vibrante e até empolgante, um Metal Melódico em ritmo acelerado, com o pedal duplo funcionando 'à toda' e as guitarras berrando alucinadamente. Eles prosseguiram com Late Redemption do Temple Of Shadows, sendo que Edu Falaschi pede para todos cantarem com ele a canção e aproveita o lindo momento para registrar com seu próprio celular, e claro... é atendido, apesar de ouvir muitas vozes pedindo que ele pegasse o violão, o coro ficou lindo foi um momento emocionante. No final, Edu Falaschi agradece e aplaude o público. A plateia começa a gritar em coro Pegasus Fantasy e Edu Falaschi conta sobre o convite feito pela Álamo para a gravação da música e sobre como ele nunca sonhou que tal gravação fosse ter tamanho impacto em sua carreira.

    Atendendo aos pedidos, Pegasus Fantasy e Trem das Onze acústicas - voz e violão e coro da plateia, que delirava ao ouvir a música tema de abertura do famoso desenho japonês Os cavaleiros do Zodíaco e na sequência a composição de Adoniran Barbosa ( do Demônios da Garoa, talvez, nem todos tenham entendido o motivo dele tocar essa música: em 2002, o Angra participou do programa do apresentador Jô Soares e Edu Falaschi tocou essa música, acredito que sua versão fez algum sucesso entre os fãs na época, viabilizando sua inclusão no set list e trazendo ainda mais uma sensação de nostalgia para a noite ).

     Posteriormente, ele 'passa a bola' para Aquiles Priester nos presentear com seu incrível solo de encher os olhos, os ouvidos e o coração. Aquiles Priester prezou por um solo mais elaborado, tocando partes complicadíssimas acompanhado de uma trilha e o público respondeu muito bem.

    Finalizado o solo e com a banda de volta ao palco, chegou a vez de Temple Of Hate do Temple Of Shadows, Edu Falaschi convida os fãs nas palmas durante o refrão e o público corresponde aplaudindo, ovacionando, acompanhando seu ritmo desta maravilhosa música. E então, Bleeding Heart do disco Rebirth, uma linda balada na qual violão, teclados e guitarras ajudam a lhe dar um clima calmo e romântico, embalam casais, que se beijam no escuro, enfim, puro romantismo e as mulheres se destacam na canção, talvez por falar de amor, vejo muitas acompanhando a letra cantando com vontade no escurinho.

    Continuando o set, Edu Falaschi cantou sob o teclado de Fabio Laguna, para depois entrarem os demais instrumentos, adicionando peso à Millenium Sun ( Rebirth ) em um ritmo bem cadenciado, o que a torna muito especial. Edu Falaschi agradeceu mais uma vez a todos os fãs, amigos, familiares ( o irmão Tito Falaschi, estava presente e emocionado ) e parceiros, finalizando com a apresentação de toda a banda. Um dos mais ovacionados foi Aquiles Priester, que decidiu sair de trás da bateria e ir até a frente do palco para agradecer os presentes, fazendo uma declaração emocionada sobre como Fábio Laguna colocou ele e Edu Falaschi em contato novamente, Aquiles Priester apresentou "um dos maiores compositores e letristas de Metal do país, a pessoa que compôs e gravou dois dos discos que definiram um novo patamar para o Metal Melódico no mundo, o grande Edu Falaschi".

    Outro sucesso do Temple Of Shadows foi relembrado com a Waiting Silence em mais uma excelente execução com uma grande linha melódica e, o melhor de tudo, uma demonstração do que Raphael Dafras e Aquiles Priester são realmente capazes de fazer, sendo que o baterista brinca com seu bumbo duplo e não é só em velocidade.

   Live And Learn registrada no Hunters And Prey chegou pesadona, com coros fortes e grandes vocais de Edu Falaschi ( o cara é bom!!! ) foi mais uma bela música nesta noite e exibiu um show nas guitarras Diogo Mafra e Roberto Barros, daqueles para enlouquecerem o público, que não parava de cantar um só instante.

    A banda ainda voltou para um bis, que contou talvez com as duas músicas mais emblemáticas do Angra na fase Falaschi, dois grandes clássicos do Angra e 'figurinha carimbada' na maioria dos shows ao vivo desde então. O coro que se formou foi lindo de se ver, pois, é simplesmente emocionante poder ouvir e ver tudo isso de perto e os versos foram cantados do início ao fim pelos fãs durante a Rebirth ( canção título do álbum ), que inicia-se tranquila, com uma introdução de violão e os vocais de Edu Falaschi acompanhando-o um pouco depois. Ela segue assim até entrarem os demais instrumentos, dando peso à canção, que segue desta maneira até o fim. Rebirth, tem um dos melhores refrões desse álbum, no qual Edu Falaschi faz um trabalho vocal incrível, mostrando que não foi à toa que foi escolhido para assumir o lugar de Andre Matos, o público reconhece isso ovacionando Edu Falaschi incessantemente ( fato que se repetiu por todo o show ) com o coro de "Edu, Edu, Edu...".

    E então, a introdução In Excelsis ligada a Nova Era ( ambas do Rebirth ) encerram o show com uma das músicas mais famosas do Angra, muito bem tocada, com uma excelente performance vocal de Edu Falaschi, versos contagiantes e a performance de Aquiles Priester na bateria é notável, assim como dos guitarristas Diogo Mafra e Roberto Barros, de Fábio Laguna nos teclados e do baixista Raphael Dafra, enfim, estão devidamente coesos.

    O público aplaude, assovia, grita e aclama toda a banda, que se junta ao centro do palco para foto final e para agradecer ao público, afinal, o show foi incrível, memorável e vai ficar na história, tanto que inesquecível é a palavra final. O Carioca Club esteve lotado do princípio ao fim do show e foi muito calorosa toda receptividade do público com a banda. Enquanto aguardava para cumprimenta-los ouvia as pessoas saindo e comentando o quanto tinha sido excelente. Ao final, eu e alguns fãs fomos recebidos por todos da banda, que posaram pra fotos, deram autógrafos, simpáticos, animados sorridentes e com o dever cumprido.

    Falei pessoalmente com cada integrante e parabenizei a cada um pelo espetáculo digno de guardar, recordar e aguardar o próximo. Agradecimentos dessa resenha: Lirian Beretta e Marcelo Pompeu pela companhia e excelente papo, Priscilla Rodrigues pelas excelentes fotos, Dener Ariani e também para Fernando R. R. Júnior ( Rock On Stage ) por nos escalar para esta missão.

Texto: Julianna Jordão
Fotos: Priscilla Rodrigues
Agradecimentos para Costábile Salzano Júnior e Agência Primus
pela atenção e credenciamento
Agosto/2017

Set List do Edu Falaschi Rebirth Of Shadows Tour

1 - Deus Le Volt! ( Introdução )
2 - Spread Your Fire
3 - Acid Rain
4 - Running Alone
5 - Wishing Well
6 - Hunthers And Prey
7 - Angels And Demons
8 - Heroes Of Sand
9 - Breaking Ties
10 - Arising Thunder
11 - Late Redemption
12 - Pegasus Fantasy e Trem das 11
13 - Drum Solo
14 - Temple Of Hate
15 - Bleeding Heart
16 - Millenium Sun
17 - Waiting Silence
18 - Live And Learn
19 - Rebirth
20 - In Excelsis/Nova Era

Clique aqui e confira uma galeria com 100 fotos dos shows
do Edu Falaschi Rebirth Of Shadows e do
AttracthA
no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows