Doom Nation Fest
Com: Belzebong, Saturndust e Ruínas de Sade
Feeling Music Bar, São Paulo/SP
Sábado, 29 de julho de 2017

    No último sábado de julho, dia 29 aconteceu o Doom Nation Fest, organizado pela produtora Abraxas e o festival trouxe ao Feeling Music Bar localizado na região sul de São Paulo/SP um cast com três bandas excepcionais, as nacionais Ruínas de Sade e Saturndust e a polonesa Belzebong, que fez sua primeira turnê sul-americana com datas no Chile, Argentina e Brasil.

Ruínas de Sade

    Com um atraso de cerca de uma hora devido a problemas técnicos, os primeiros a subir ao palco foram os catarinenses do Ruínas de Sade, banda que conta com um disco de estúdio autointitulado lançado em 2016 e é formada por Hugo Grubert ( vocal ), Vitor "Bob" Zen ( guitarra ), Paulo Machado ( baixo ) e Gustavo Gamba ( bateria ).

    Com a casa bem cheia, o Power Trio iniciou sua apresentação e logo superaram as expectativas dos que assistiam, pois, a banda faz um Stoner Metal bem cadenciado com riffs 'sabbáticos' e vocais que alternam entre melódicos, ora dramáticos, que com certeza deixam as músicas mais intensas, como já percebi na primeira, a Hammer Of Witches. Interessante também destacar que são uma das poucas bandas dentro do gênero a cantar em português, caso da  segunda música do set, a Cadáver da Terra.

    Ainda tivemos as músicas Herbonaut e Herbula Rite, que marcaram presença na apresentação, que durou cerca de quarenta minutos, foi intensa e serviu para mostrar que tem muita banda boa surgindo pelo nosso país. No set do Ruínas de Sade foram apresentadas músicas do primeiro disco e algumas inéditas, que entrarão no sucessor e ainda não possui data de lançamento prevista. Enfim, o Ruínas de Sade começou bem a noite e aumentou a energia que sentíamos pelo que estava por vir.

Setlist Ruínas de Sade
1 - Hammer of Witches
2 - Cadáver da Terra
3 - Herbonaut
4 - Herbula Rite

Saturndust

    Em seguida, o Saturndust, banda paulistana que já podemos considerar como veteranos em eventos da Abraxas e que é formada por: Felipe Dalam ( guitarra, vocal e sintetizadores ), Guilherme Cabral ( baixo ) e Douglas Oliveira ( bateria ). O Saturndust está promovendo seu segundo e novo disco de estúdio, o RLC ( de 2017 ), que vem recebendo ótimos 'feedbacks' da mídia nacional e internacional.

    Vale dizer, que comprovando isso, o Power Trio no mês de fará seu primeiro show fora do país, no Psycho Las Vegas nos Estados Unidos, ao lado de grandes nomes do Metal como por exemplo, King Diamond, Carcass, Ace Frehley, Gojira e muitos outros. E em dezembro tocarão ao lado dos americanos do Neurosis em mais um show inédito, que será produzido também pela Abraxas.

    Sob um 'baita' calor e casa lotada, o Saturndust iniciou sua apresentação, que geralmente são bem frenéticas e apocalípticas em um set de poucas músicas, com ênfase no novo disco, sendo que a Negative-Parallel Dimensional e Astral Dominion foram dele e foram bem recebidas pela plateia.

    O show foi até que um tanto curto, cerca de quarenta minutos, mas o Saturndust não esqueceu de mostrar um sucesso do primeiro álbum de 2015 autointitulado com a All Transmissions Have Been Lost e fechou sua participação no Doom Metal Fest com outra composição do RLC, a Time Lapse Of Existence. Novamente presenciei uma apresentação impecável da banda que leva o nome de um dos grandes expoentes do Stoner em nosso país.

Setlist do Saturndust

1 - Negative-Parallel Dimensional
2 - Astral Dominion
3 - All Transmissions Have Been Lost
4 - Time Lapse Of Existence

Belzebong

    O Belzebong é uma banda fundada em 2008 na cidade de Kielce na Polônia e atualmente conta com os seguintes integrantes: Sheeppy Dude ( baixo ), Cheesy Dude ( guitarra ), Alky Dude ( guitarra ) e Hexy Dude ( bateria ) e desembarcaram em nosso continente para sua primeira turnê, onde tocaram no Chile, na Argentina e por três datas no Brasil, sendo elas realizadas em Belo Horizonte/MG, em São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.

    O Belzebong é uma banda relativamente nova, com dois discos de estúdio e um EP, o Sonic Scapes & Weedy Grooves lançado em 2011, o Dungeon Vultures ( EP ) de 2013 e o mais recente Greenferno disponibilizado em 2015. Com pouco mais de nove anos de estrada, eles são considerados uma das grandes potências do Stoner Metal, já rodaram o mundo e estão escalados em diversos festivais pela Europa e finalmente neste sábado, o público presente no Feeling Music Bar pode conferir porque eles alcançaram esta marca.

    Exatamente às 21h55, o Belzebong pisou no palco, sob o calor e as fumaças verdes, ou seja, um verdadeiro Greenferno, a apresentação teve início com Bong Thrower ( do Sonic Scapes & Weedy Grooves ) e já deixou o público alucinado, mesmo com o som das guitarras um pouco baixo dava para sentir o quão denso é uma apresentação do Belzebong, a casa estava lotada, o local funcionava como um estúdio com dois ambientes, a parte interna onde fica o palco e externa onde há um bar.

    Infelizmente, houve superlotação e muitos não conseguiram ver a apresentação de perto, o local estava muito abafado e em certos momentos alguns optaram por assistir pelas janelas. Na sequencia vieram a Diabolical Dopenosis do Greenferno, a Witch Rider, outra do Sonic Scapes & Weedy Grooves e a Inhale In Hell, também do último registro de estúdio, sempre com a pegada viajante repleta de solos de guitarras característica do Belzebong.

    Na trinca final do show, o Belzebong exibiu as canções Names Of The Devil e Acid Funeral ( ambas do Sonic Scapes & Weedy Grooves ) e fechou sua primeira apresentação na capital paulista com a recente Goat Smoking Blues, que também passou bastante adrenalina sonora em sua execução.

    O único ponto fraco foi o fato que o Feeling Music Bar, que não atendeu a alta demanda do público, pois, houveram muitos que deixaram para comprar ingresso na porta, mesmo com os avisos de "cheguem cedo", que a produtora havia divulgado nas redes sociais, além de também alguns imprevistos que geraram atrasos. Entretanto, de qualquer forma, todas as bandas foram ótimas e valeu esta noite do Doom Metal Fest para os fãs dos estilos abordados, que venha mais Belzebong na capital paulista futuramente, porém, dessa vez em um local maior para que tenhamos a satisfação plena de seu contagiante show.

Texto: Fábio Braga
Fotos: Lívia Sarno
Agradecimentos a Erick Tedesco e à Abraxas Produtora
pela atenção e credenciamento
Agosto/2017

Set List do Belzebong

1 - Bong Thrower
2 - Diabolical Dopenosis
3 - Witch Rider
4 - Inhale In Hell
5 - Name Of The Devil
6 - Acid Funeral
7 - Goatsmoking Blues

 Voltar para Shows