Tony Babalu - Show de Lançamento
de Live Sessions At Mosh

Sesc Belenzinho em São Paulo/SP,
sexta 15 de janeiro de 2016

Live Sessions at Mosh: uma joia do Rock’n’Roll paulistano

    No dia 15 de janeiro, o exímio guitarrista, compositor e produtor musical Tony Babalu esteve no Sesc Belenzinho para um dos primeiros - entre muitos, espera-se - shows do novo álbum Live Sessions At Mosh, lançado em junho de 2014 ( confira resenha ).

     Impecável e essencialmente urbano, o cd traz seis composições de Tony Babalu que mesclam certas sonoridades especiais do Blues e do Funk e estreitam as fronteiras já amigáveis do Rock’n’Roll clássico.

    No palco, os músicos Leandro Gusman ( baixo ), Adriano Augusto ( piano e teclados ) e Percio Sapia ( bateria ) acompanham a guitarra de Tony Babalu em impecáveis batidas e acordes.

Encanto
“Boa sorte Ju!”
, Suzi enuncia no início do vídeo de lançamento da música. No show, o que se ouve são acordes de violão que mais parecem violinos. Suaves, pausados na medida certa, os agudos e baixos se misturam nos ecos da madeira que transformam essa simples melodia em poesia.

    Encanto, perdão pelo clichê, encanta. É aquela balada artesanal que se ouve nos finais de tarde ensolarados sentado na varanda de casa.

Valsa à Paulistana
Os repetidos e ritmados acordes criam uma melodia relaxante que contrasta com o caos paulistano.

    Mas logo a calmaria do tema é desfeita pelos solos de Tony Babalu tocados com a precisão de quem já passa os dedos pelas cordas da guitarra há muito tempo, e que retratam o agito e movimento da metrópole, encantando a todos que assistem e ouvem.


Pompeia’s Groove
É quase uma cartografia do bairro berço de tantos músicos e bandas do Rock Paulistano, inclusive do próprio Tony Babalu. Animada, carismática e arrojada, Pompeia’s Groove parece trilhar o movimento dos carros, bares e casas noturnas da região homônima.

    Os insaciáveis baixo e bateria tocam forte, enquanto a guitarra elétrica parece se divertir e dançar em meio à melodia do teclado.

Suzi
A bateria, seguida pela guitarra, baixo e teclados, começa o trecho mais tocante do show. A sutileza da melodia é um retrato perfeito da doçura de Suzi, esposa de Tony Babalu e homenageada pela música.

    Os mais de quarenta anos de união do casal foram transformados em acordes suaves que são executados pelo guitarrista de olhos fechados e apreciados por Suzi, sempre presente, com seu marcante cabelo vermelho, na primeira fileira da plateia. É impossível não se emocionar com a sinergia desse casal querido, que foi transformada nesse lindo tema.

Brazilian Blues
Os potentes arranjos da guitarra de Tony Babalu, acompanhados pela marcante bateria de Percio Sapia, chegam a conversar com quem está ouvindo, explicando como devem ser tocados verdadeiros Blues.

    Lá pelos quatro minutos, os teclados de Adriano Augusto entram no coro dessa aula de boa música. Todo o desenvolver da composição tem o suave acompanhamento do baixo de Leandro Gusman.

Halley 86
Psicodélica e elétrica, Halley 86 é como o cometa, crescendo e decrescendo, em constante movimento. A guitarra dá a melodia com suas cordas agudas e cintilantes, enquanto o baixo e a bateria ecoam o suspense Blues. O teclado faz a sua parte transpondo e mesclando as duas bases. 

    A música parece recriar justamente esse ambiente espacial: o baixo é alto e surpreende pela continuidade e balanço. Um salve para Leandro Gusman.

Vecchione Brothers
Intensa. Dançante. Contagiante. O Rock em sua melhor forma para homenagear os dois irmãos, que mesmo longe dos holofotes da grande mídia, vivem de e fazem Rock'n'Roll há quase 50 anos.

    A música, que já começa com batidas e acordes marcados, só faz crescer ao longo da sua execução, recriando o ritmo pulsante do Rock ‘made in Brazil’ dos Vecchione. Um salve para Oswaldo e Celso! Uma homenagem mais que merecida.

    Naquela sexta-feira, o público pôde comprovar que é ainda possível encontrar música de qualidade, autoral e instrumental em casas da cidade de São Paulo. E que bom que existam músicos como Tony Babalu e sua banda, que apostam na autenticidade e fazem de cada show um espetáculo único, repleto de melodias que conquistam um lugar especial em nossa memória, e que vez ou outra voltam a nos visitar em forma de doces lembranças de uma noite em que a boa música foi a verdadeira protagonista.

Texto: Letícia Castello e Mariana Baère
Fotos: Lucas Altieri
Agradecimentos à Karen Holtz
Fevereiro/2016

Set List

1 - Encanto
2 - Valsa à Paulistana
3 - Pompeia’s Groove
4 - Suzi
5 - Brazilian Blues
6 - Halley 86
7 - Vecchione Brothers

Voltar para Shows