Nasi no V Rock In Lago
Domingo, 09 de agosto de 2015
no Lago Municipal em Jacutinga/MG

    A cidade mineira de Jacutinga recebeu pela quinta vez o festival Rock In Lago nos dias 08 e 09 de agosto de 2015, onde muitas bandas dos mais diferentes estilos de Rock se apresentaram no palco montado no Lago Municipal da cidade, e detalhe tudo de graça ao público, sendo necessário apenas levar um quilo de alimento como ingresso. E coube ao vocalista do Ira!, que recentemente retomou suas atividades musicais, o conhecido Nasi encerrar o evento com mais um show de sua produtiva carreira solo.

    Mesmo com o retorno do Ira!, que tem levado muitas pessoas a cada apresentação, o vocalista Nasi realiza alguns shows solo para promover seus álbuns, que já somam sete lançamentos. Neste domingo, Nasi estava acompanhado de Andre Youssef nos teclados, Evaristo Padua na bateria, Rodrigo Lanceloti na guitarra e o mestre Johnny Boy no baixo. Os ajustes para o show de Nasi demoraram um pouco mais que o informado pela produção do evento, entretanto, isto foi benéfico, pois, quando Nasi e sua banda entraram o palco, o som e a iluminação estavam muito bem regulados e nos proporcionaram um grande show.

   Portando uma camisa verde e visivelmente mais magro, Nasi começou o show com o Rock mais suave de Por Amor, que foi seguida por Aqui Não é o Meu Lugar ( ambas do Vivo na Cena de 2012 ) e esta com seu ritmo pulsante e contagiante, que teve direito à muitos solos de guitarra de Rodrigo Lanceloti.

    Em seguida, Nasi fala um 'boa noite' para a plateia - que infelizmente foi até que pequena para um evento gratuito, porém, bem maior em relação às bandas que tocaram anteriormente - e prossegue dizendo que "é um prazer estar novamente na cidade", complementa dizendo que vai tocar algumas coisas de sua carreira solo e de seu próximo cd que será lançado ainda este ano. Desta forma num ritmo mais Rockabilly, Feitiço na Rua 23 ( do Perigoso de 2012 ) foi tocada com destaque para Johnny Boy em seu baixo e para o guitarrista Rodrigo Lanceloti, que veio à frente e aplicou solos bastante interessantes.

     Mas, o primeiro momento onde Nasi levou a plateia ao delírio foi justamente com o clássico do Ira! presente no disco Clandestino de 1990 com a música Tarde Vazia, que embalou a vida de muita gente e fez praticamente toda a galera cantar feliz da vida com o vocalista, afinal, esta música passa uma energia muito positiva e possui uma clima que incentiva a nossa participação.

    Com o carisma de sempre, Nasi cumprimenta os pais pelo seu dia, diz está trabalhando e que seu pai também mora no Sul de Minas e assim... hora de Ori, mais uma do álbum Perigoso, que trouxe um andamento mais agressivo em seu início, introspectivo em seu decorrer e que ganhou um baita solo de guitarra próximo ao final, mais uma vez Rodrigo Lanceloti estava bem solto nas seis cordas. Sorrindo, Nasi exclama: "muito bom!!!" entre vários gritos dos presentes ele retorna à uma do Ira! nos tempos  do disco Psicoacústica ( de 1988 ) com a Rubro Zorro em um estilo também mais próximo à um Rock cinquentista de solos bem descompromissados na guitarra.

    Depois, o vocalista avisa "todo mundo que gosta de Rock no Brasil, e minha referência, de todos aqui no palco também e acho que a maioria de vocês é Raul Seixas..." e complementa que apenas o viu nos bastidores, que participa do projeto Baú do Raul da ex-esposa do nosso herói Kika Seixas e então tivemos o excelente Rock´n´Roll de As Minas do Rei Salomão ( regravada por ele no álbum Perigoso ).

     Se tratando do clássico que é... todos cantamos ele e a versão de Nasi e sua banda nos encheu de contentamento, pois, relembrar o mestre Raul Seixas é sempre muito bom e importante, tanto que tivemos mais uma no set, a também não menos clássica Metamorfose Ambulante, que foi responsável por outro momento de muita intensidade no show de Nasi. Neste clima de Rock´n´Roll em sua essência tivemos a Amuleto ( outra do Perigoso ), que André Youssef passou uma linha de Western com sua atuação no piano.

    Os fãs pedem várias músicas do Ira!, mas o show continua em ritmo de Rock´n´Roll com a Dois Animais na Selva Suja da Rua, mais uma divertida canção do cd Perigoso, que contou com os exuberantes solos de guitarra de Rodrigo Lanceloti.

    Pouco depois, para dar aquela levantada no público presente no V Rock In Lago, hora de mais um sucesso do Ira! com O Girassol ( essa do álbum 7 de 1996 e muito conhecida por sua regravação no Acústico MTV de 2004 ) com direito à Johnny Boy e Andre Youssef fazendo competentemente os backing vocals da música. Aliás, esta dupla junto ao baterista Evaristo Padua nos mostraram as linhas de Blues Rock de Blues do Asfalto, essa gravada em 1996 no Os Brutos Também Amam do Nasi e os Irmãos do Blues. A magia de seu Blues nos inflama e nos provoca uma vontade de dançar em sua execução, entretanto, Nasi sabiamente faz todos baterem palmas com ele.

    Retornando ao Ira! tivemos a Eu Quero Sempre Mais ( outra do álbum 7 ), que ficou conhecida pela participação da cantora Pitty no Acústico MTV e por ter sido tocada à exaustão nas FM´s, sendo que Nasi deixou para que nós cantássemos boa parte de seus versos. Posteriormente, o vocalista realiza outra homenagem à outro importante músico brasileiro e que em suas primeiras notas já denunciam a quem foi... Cazuza com O Tempo Não Para causando uma intensa participação dos fãs, que cantaram com a banda e fizeram todos na banda sorrir.

    E sempre o melhor fica guardado para o final ou próximo à ele, pois, o clássico 'mor' do Ira!, a Envelheço na Cidade do álbum Vivendo e Não Aprendendo de 1986 literalmente colocou a galera para pular e cantar sem parar... se tornando um dos principais momentos do show e naturalmente uma das mais aguardadas por todos, finalizando desta maneira a primeira parte da apresentação.

    No retorno, Nasi conversa com os fãs rapidamente e emenda junto a sua banda a Problemas ( outra do Nasi e os Irmãos do Blues gravada no cd Os Brutos Também Amam ), que nos trouxe um Blues daqueles que recebemos sua eletricidade em cada uma de nossas células e que foi executado com muita perfeição pelo quinteto, cujo destaque ficou para o tecladista Andre Youssef, que nos brindou com aquela atmosfera americana ao tocar seus teclados como se fosse um órgão Hammond. Porém, como em todo Blues elétrico, senão tivermos os solos de guitarras... não capturamos todas essas belas sensações musicais e Rodrigo Lanceloti nos presenteou com solos fascinantes.

    Mergulhado definitivamente no Blues, Nasi tocou o clássico Hoockie Cookie Man escrita pelo ícone do Willie Dixon, gravada pelo imortal Muddy Waters e que não deixa ninguém parado nesta eletrizante versão, que teve direito a um improviso sensacional de Johnny Boy no baixo e voz daqueles que servem para comprovar um pouquinho porque ele merece o título de lenda do Rock Brasileiro e o mais bacana.... aquela característica do Blues onde um músico passa para o outro e quem recebe sola seu instrumento mostrando todo o seu 'feeling' para a nossa alegria.

     Ainda tivemos tempo para mais uma música, que trouxe toda aquela linha Jazz Rock com muito improviso. Nasi no comando da festa finaliza o show, nos agradece pela presença com um "muito obrigado galera" e aos gritos de "mais um" ele e seus músicos vem para frente do palco para tirar a tradicional foto com a plateia. Detalhe, Nasi encontrou tempo para autografar a camisa de um fã, tirar uma 'selfie' com outro e autografar um disco também... enfim, demonstrou um grande carinho com os fãs mineiros presentes.  

    Quero registrar aqui os meus parabéns para a organização do V Rock In Lago, à Prefeitura Municipal de Jacutinga/MG e a todos que trabalharam para que tivéssemos dois dias de Rock para a população da cidade e da região com as apresentações de muitas bandas e do ícone Nasi.

    Muito bacana que a cidade mineira realiza um evento dedicado ao Rock´n´Roll todo ano e com apoio do governo municipal, que a atitude do poder público de Jacutinga seja observada por outros municípios, pois, existe uma enormidade de pessoas que apreciam, vivem o movimento Rock e necessitam de eventos gratuitos que sejam voltados para eles, afinal, gastar dinheiro público com diversão e cultura também é importante para a nação.

Texto e Fotos por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2015

Set List do Nasi

1 - Por Amor
2 - Aqui Não é o Meu Lugar
3 - Feitiço da Rua 23
4 - Tarde Vazia
5 - Ori
6 - Rubro Zorro
7 - As Minas do Rei Salomão
8 - Metamorfose Ambulante
9 - Amuleto
10 - Dois Animais na Selva Suja da Rua
11 - O Girassol
12 - Blues do Assovio
13 - Eu Quero Sempre Mais
14 - O Tempo Não Para
15 - Envelheço na Cidade
Bis
16 - Problemas
17 - Hoockie Cookie Man

Clique aqui e confira uma galeria de 25 fotos do show de Nasi no V Rock In Lago de Jacutinga/MG

Voltar para Shows