Sonata Arctica - 15th Anniversary Tour
Quarta-feira, 19 de março de 2014
no Carioca Club em São Paulo/SP
   

    Comemorando 15 anos do lançamento do primeiro cd ( o Ecliptica de 1999 ), com vários shows ao vivo, o Sonata Arctica estendeu essa festa ao Brasil dias antes de lançar o novo álbum Pariah's Child, além do resto do continente sul-americano. Além de muitos fãs por toda a América Latina, que a banda possui muito carinho, a escolha da última da tunrê ser por aqui devia-se ao fato para consolidar a festa antes do merecido descanso dos integrantes da banda. No Brasil a cidade de São Paulo/SP ficou com a última data, já que haviam realizado dois shows no Rio de Janeiro/RJ, além das belíssimas cidades de Brasília/DF e Belo Horizonte/MG.

    E nesta turnê, a banda apresentou aqui no Brasil seu novo baixista Pasi Kauppinen, além dos remanescentes Tony Kakko ( vocal ), Elias Viljanen ( guitarra ), Tommy Portimo ( bateria ) e Henrik Klingenberg ( teclados ) e conforme ia chegando o horário do início da apresentação, a ansiedade de todos - que tomavam praticamente todas as dependências  da casa - crescia significativamente e a cada vez que uma luz se apagava, indicando que o início do show estava mais próximo, mais a galera se inflamava.

    Após uma breve intro, a espera acabou e com o público saudando bem forte a banda, o quinteto sobe no palco para executarem o single do futuro álbum, ouvimos e vimos as boas melodias de The Wolves Die Young, seguida pela animada Losing My insanity, música do penúltimo cd, o Stones Grow Her Name, que foi simplesmente perfeita, especialmente nos solos de teclados e guitarra. cortesia de Henrik Klingenberg e Elias Viljanen. Depois, foi a vez da rápida e puramente Power Metal My Land do primeiro álbum Eclipitica.

     A quarta e uma das preferidas deste que vos redige essas humildes linhas, que em 2002 pouco antes da primeira turnê do Sonata Arctica pelo Brasil foi o ótimo Power Metal de Black Sheep, uma composição impiedosa na sua força, especialmente na combinação tradicional de teclados e guitarra, cada vez com mais energia. Ela foi seguida pela viajante Sign In Silence e que bom eles tocaram duas do Silence ( 2001 ) na sequencia, afinal, esta turnê comemorativa estava enfatizando mais os primeiros álbuns que seriam digamos - os mais privilegiados. A próxima foi um pouco mais recente, com a melodiosa e épica Flag In The Ground do The Days Of Grays ( 2009 ).

   Depois, mais outra do Silence, agora a balada Tallulah, que teve uma execução perfeita e posteriormente, quando os primeiros acordes da bela, melodiosa e pesada Fullmoon, gravada no Ecliptica de 1999, e ver um Carioca Club inteiro cantando "She should not lock the open door, run away run away, run away", por mais shows que se assista dessa banda, esse sempre acho momento mais fenomenal do show ( em tempo, eu já estive presente nas duas últimas passagens da banda por São Paulo, em 2013 no  Via Marquês - leia matéria e em 2010 no Carioca Club - confira aqui, portanto sei bem o que estou falando ).

    White Pearl, Black Oceans do Reckoning Night ( 2004 ) teve a difícil missão de ser posterior a Fullmoon e embora sua exibição tenha sido muito boa, ela não empolgou tanto quanto a anterior, mesmo com suas viradas admiráveis e viajantes. O Sonata Arctica seguiu o set direto sem parar para respirar com a acelerada Kingdom For A Heart ( do Ecliptica ), que por ser muito conhecida, a maioria cantou com a banda e depois com a pesada e super veloz Wolf & Raven ( do Silence ), clássicas do primeiro e segundo álbum, respectivamente, que claramente pude observar o público que estava nesta noite festejando com a banda tinha uma preferência pela parte mais melódica da carreira da banda.

     Uma música que está entre os bônus do cd The Days Of Grays foi a próxima, sim eles tocaram a balada In The Dark, que sinceramente era totalmente inesperada, porém, que agradou bastante, mas foi com a semi-balada Replica do primeiro cd, o citado Ecliptica, com o vocalista Tony Kakko, o guitarrista Elias Viljanen e o novo baixista Pasi Kauppinen sentam na frente do palco, perguntam se alguém já tinha reparado que eles contam com um novo baixista em um momento bastante descontraído, que eles incendiaram o show. Após essa surpresa e esse incêndio, eles anunciam a ótima Paid In Full, do Unia de 2007, um cd que foi pouco explorado nesta tour.

    'A música das calcinhas', como Tony Kakko apresentou a próxima do set, que era a melódica Victoria's Secret, do Winterheart's Guild de 2003 cheia de ótimos solos dos tecladista Henrik Klingenberg ligados aos do guitarrista Elias Viljanen, característica marcante e comum do Power Metal, mas que é muito apreciada. Continuando o show, foi a vez de Last Drop Falls do Silence e então fecham a primeira parte do show com a I Have A Right, do Stones Grow Her Name, que achei a versão um pouco estranha, na qual confesso que gostei mais e achei melhor a exibida no show anterior no Via Marquês em 2013.

    O bis veio rápido com a nova Cloud Factory do futuro cd Pariah's Child ( melódica e um tanto pesada ), seguida pela rápida San Sebastian ( do Sucessor, de 2000, um dos muitos Ep´s da banda ), que Tony Kakko brincou no início com a cidade de São Paulo e finalizou quase que tradicionalmente com a Don't Say A Word do Reckoning Night e a brincadeira com Vodka, com o vocalista perguntando para todos os lados foi "what you need", obtendo a resposta dos fãs: Vodka, o grand finale da apresentação dos finalandeses.

    Vejo sempre que muitos questionam o potencial do Sonata Arctica e criticam a quantas anda as bandas de Power Metal, mas lotar um Carioca Club, assim como fez o Kamelot recentemente ( confira matéria ), em pleno meio de semana, data em que muitas caravanas do interior não puderam possivelmente estarem presentes e com tantos outros shows que rolam seguidamente em São Paulo, não é uma tarefa fácil, é para poucos e a banda em questão deve possuir um belo prestígio.

    Sorte de quem esteve presente lá comemorando com um Sonata Arctica deveras empolgado os 15 anos do seu primeiro álbum, que já pode ser considerado um clássico do estilo. Em suma, o Power Metal ainda continua firme forte e com uma legião imensa de fãs.

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Júnior e a
Rádio e TV Corsário pela atenção e credenciamento
Abril/2014

Set List Sonata Arctica

1 - The Wolves Die Young
2 - Losing My Insanity
3 - My Land
4 - Black Sheep
5 - Sing In Silence
6 - Flag In The Ground
7 - Tallulah
8 - FullMoon
9 - White Pearl, Black Oceans...
10 - Kingdom For A Heart
11 - Wolf & Raven
12 - In The Dark
13 - Replica
14 - Paid In Full
15 - Victoria's Secret
16 - Last Drop Falls
17 - I Have A Right
Bis:
18 - Cloud Factory
19 - San Sebastian
20 - Don't Say A Word

Clique aqui e confira uma galeria de 114 fotos do show do Sonata Arctica no Carioca Club em São Paulo/SP

Voltar para Shows