Gong - South America Tour
Quinta, 6 de março de 2014
no Centro Cultural São Paulo em São Paulo/SP

    Após todo aquele 'zirigudum' infernal que é o carnaval, o que poderia salvar uma semana mais que perdida para quem acha que o feriado é apenas para ficar em casa quatro dias sem fazer nada e nem ver TV? Assistir um show do Gong, uma das bandas mais 'cult' do Rock Progressivo, cujas origens datam final dos anos 60, que desembarcava em São Paulo/SP pela terceira vez e nem eu... e muito menos o Rock On Stage poderiam perder isso e "limpar os ouvidos" no bom sentido.

    Depois do sucesso e bem comentado show do SESC Belenzinho, um bom público compareceu ao Centro Cultural São Paulo, e diga-se de passagem, que não é Centro Cultural Vergueiro embora fique ao lado da estação do metrô, e entre elas um ex-VJ da MTV. Todos que ali estavam com o objetivo penso - por que não dizer - exaltar a época psicodélica do Rock, tudo que nos influenciou e começou antes das divisões em trocentos subestilos, onde tudo na verdade se resume ao bom e velho Rock'n'Roll.

    Após a apresentação da casa, como vem sendo padrão em todos os recintos em São Paulo, no que diz respeito a segurança, todos os membros do Gong sobem ao palco e na nova formação, que além do fundador Daevid Allen ( guitarra ) é composta pelo brasileiro Fabio Golfetti ( guitarra e vocais ), Kavus Torabi ( guitarra e vocais ), Ian East ( saxofone e flauta ), Dave Sturt ( baixo e vocais ) e Orlando Allen ( bateria e vocais ).

    Vale lembrar que Daevid Allen está no auge dos seus 74 anos e essa idade que normalmente faz muitos se acharem velhos, mesmo os que possuem metade da idade dele, não existe para o australiano, pois, ele realmente impressiona pela sua postura e presença no palco, um verdadeiro exemplo para motivar qualquer um.

    A intro One By One começou o show e a ligou na psicodélica 757, que promoveu uma viagem completamente maluca. Depois continuaram com Radio Gnome do Camembert Electrique de 1971 e a espacial Tic Toc. Nestes três sons, o Gong nos lembrou daquele Rock Erudito criado nos inícios dos anos 70, com a qualidade técnica de nível superior ao que estamos acostumados a ouvir. Eles realizaram algumas quebras de ritmo, característico do Progressivo que faziam todos estamparem o sorriso no rosto, e certamente, os que estavam nas primeiras passagens da banda  em São Paulo, voltaram para ver novamente.

    Com uma simpatia dificilmente encontrada nos palcos, o Gong exibiu um progressivo rasgado, estilo Jethro Tull, sem a flauta, porém, com uma versatilidade visual e um punch nas guitarras, que deixaram o som bem atual, com dois grandes guitarristas que sabem como fazem um bom show de Rock, o nosso experiente Fábio Golfetti ( Violeta de Outuno ) e Kavus Torabi.

    Neste clima ímpar e muito gostoso de se presenciar recebemos com todo o primor da banda as canções Escape Control Delete de linhas calmas e enfeitiçantes, gravada no último álbum de estúdio da banda, 2032 lançado em 2009. Depois executaram Tropical Fish: Selene outra do clássico Camembert Electrique para promover viagens quase surreais sejam no som ou na atitude de Davied Allen no palco e Change The World do primeiro álbum Magick Brother datado de 1971, com linhas misturando um Rock´n´Roll mais psicodélico, coisa de louco meu!!!

     Do Angel´s Egg de 1973, um dos álbuns antológicos da banda, eles enviaram o medley Flute Salad / Oily Way / Outer Temple / Inner Temple, que aí a viagem promovida no Centro Cultural São Paulo era coisa de profissional mesmo, daquelas que se vai até outra dimensão.

    O mais sensacional é que Daevid Allen faz de cada apresentação única e realiza uma troca de roupa para ilustrar cada uma de suas músicas: em um momento está vestido como se fosse um duende, em outro está com cd's colocados na roupa e que até poderíamos dizer que se trataria de um ET ou coisa do gênero.

    Daevid  Allen aproveita cada segundo de seu show, ele brinca com a plateia, troca de roupa varias vezes, faz com que seu espetáculo seja mágico e único. Do álbum Shapeshifter de 1992 veio a fantástica Goddess Invocation Om Riff, uma sensacional e espacial canção, cujas linhas instrumentais são impressionantes e encantaram os presentes, para depois prosseguir com outra do Camembert Electrique com a I've Been Stoned Before,

     Após o Rock´n´Roll com dosagens de psicodelia de O Mother gravado no Camembert Electrique veio medley Zeroid / Yoni Poem, na primeira composta para o álbum Zero To Infinity de 2000, solos de guitarras com trechos viajantes quase que de Jazz e na segunda ele declamou poemas em um fundo instrumental sinistro, que pareciam algo que escapou de um filme épico. O término da primeira parte deste show totalmente diferenciado do padrão que costumamos assistir foi com Opium For The People, single do Planet Gong de 1977 que estouram em um Rock´n´Roll elétrico que prossegue na estapafúrdia Dynamite do Camembert Electrique. Obviamente, que os músicos receberam uma salva de palmas após isso e os gritos para a volta para o bis.

    Claro que teríamos o bis, que após alguns minutos veio com a provavelmente música mais conhecida do Gong, a You Can’t Kill Me, também histórico Camembert Electrique, e aí sim finalizaram a apresentação com toda a plateia aplaudindo de pé e totalmente satisfeitos pelo espetáculo que assistiram. E sobre a plateia também vale destacar algumas moças que dançam em uma área do Centro Cultural São Paulo, que ao exibirem sua arte com elegância e sensualidade como faziam nos anos 60 e outras dançando da mesma maneira, mas com bambolê, foram uma atração a parte neste incrível show do Gong.

     Uma apresentação memorável em um dos lugares mais incríveis de assistir um show em São Paulo, que ajudou a contabilizar e marcar neste ano a força que o Rock Progressivo ainda possui, pois neste ano tivemos grandes nomes como o Transatlantic ( confira como foi ) e teremos o Marillion. Para quem achou que era 'modinha', o Rock Progressivo está mais vivo do que nunca e mitos vivos como o Gong deixam bem claro como as novas gerações devem fazer para demonstrar o que é um show deste estilo e sem nenhuma superprodução.

 

Texto e Fotos: Marcos César de Almeida
Março/2014

 

Set List do Gong

1 - One By One/757
2 - Radio Gnome
3 - Tic Toc
4 - Escape Control Delete
5 - Tropical Fish: Selene
6 - Change The World
7 - Flute Salad / Oily Way / Outer Temple / Inner Temple
8 - Goddess Invocation Om Riff
9 - I've Been Stoned Before
10 - O Mother
11 - Zeroid / Yoni Poem
12 - Opium For The People / Dynamite
Bis:
13 - You Can't Kill Me

 

 Clique aqui e confira uma galeria com 42 fotos do show
do Gong no Centro Cultural São Paulo em São Paulo/SP

Voltar para Shows