Big Noize - South American Tour
Abertura:
Dr. Sin
Sábado, 13 de julho de 2013 no HSBC Brasil em São Paulo/SP

    Todo ano a Rádio Kiss FM de São Paulo/SP realiza sua festa de aniversário de uma forma especial, e em 2013, ano que eles estão completando 12 anos de atividades, a festa foi marcada para o dia de 13 julho, conhecido mundialmente - e com uma grande ênfase no Brasil - como o Dia Mundial do Rock. E os principais convidados foram os supergrupos Big Noize e Dr. Sin ( são apenas três, mas fazem a diferença ), que fizeram seus formidáveis shows no HSBC Brasil para um público muito grande e sedento por Rock´n´Roll.

    Apesar de um pequeno atraso na abertura das portas, a recepção aos fãs não poderia ter sido melhor, pois todos que quisessem poderiam fotografar com os amigos e amigas, havia uma máquina especialmente preparada para registrar as imagens que foram posteriormente publicadas no Facebook da Kiss FM. O tratamento com os fãs foi mesmo especial, pois eles receberam adesivos e também uma mão fazendo o famoso "Horns Up" ( símbolo máximo dos fãs de Heavy Metal e um dos que nos diferencia das demais pessoas ). Ou seja, tínhamos uma estrutura diferenciada dos shows normais que costumamos frequentar.

    Claro que junto a alguns amigos de imprensa nós também registramos nossas fotos para a posteridade enquanto aguardávamos o início dos shows da noite. Muito importante de se registrar também foram algumas das promoções que a Rádio Kiss FM realizou como a que vendia ingressos pela metade do preço a quem trouxesse uma caixa de leite ( embalagem tetra pak ) que seria doada ao Graacc ( Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer ), favorecendo a para uma lotação quase que completa da casa.

Dr. Sin

    Os locutores e locutoras da rádio Kiss FM se postaram à frente do palco com as cortinas fechadas para brincarem um pouco com os fãs, sortearem kits da rádio e aumentarem ainda mais o frisson que sentíamos antes dos shows. Com o anúncio de seu show oficialmente feito por um deles, o Dr. Sin - que é disparada uma das melhores bandas de Hard Rock e Heavy Metal do Brasil desde 1991 - sobe no palco por volta das 21:40. Andria Busic no baixo e vocais, Eduardo Ardanuy na guitarra e Ivan Busic na bateria começaram mais um de seus sensacionais shows, que atualmente divulga o álbum Animal.

    O trio, que mantém sua formação sem alterações desde sua origem exibiu logo de cara a faixa título de seu novo cd, a Animal, que deu uma pequena ideia do grau que seria o show, pois esta é dotada de um riff contagiante que te pega na hora e fez o povo vibrar. Visivelmente feliz Andria Busic nos lembra que é o dia do Rock e que vamos todos juntos comemorar, desta maneira recebemos outra dose de peso e técnica do trio com outra nova, a Lady Lust. Continuando o clima criado pela energia dessas duas canções, o vocalista convoca as palmas da plateia e é prontamente atendido na execução de Fly Away do Dr. Sin II de 2000.

    Ivan Busic enfatiza a importância para a banda de se tocar no Dia Mundial do Rock, por ser no dia do aniversário da Kiss e parabenizou seu irmão Andria, que também festejava mais uma primavera. E neste ambiente, o baterista disse que estava muito quente dando a deixa para a próxima música, a rápida Fire do cd Brutal de 1995, que literalmente esquentou não só a nossa animação, mas passou toda a garra que a banda possui, ainda mais quando está no palco.

   Muito comunicativo como sempre, o excelente baterista disse que nós somos demais e que esta noite é especial para a banda, pois estão completando 21 anos juntos e após o show deles teríamos o Big Noize com Vinnie Appice, uma de suas maiores influências. Ele prossegue dizendo que no álbum Animal eles gravaram uma música em homenagem a Ronnie James Dio, que dias atrás ( para ser exato 10 de julho ) completaria 71 anos de idade. Para cravar seu tributo à lenda dos vocais o Dr. Sin nos brindou com The King ( outra do Animal ) cuja melodia e sua maravilhosa letra fazem referências diretas às criações de Dio nas bandas que ele passou e propositalmente esta música termina com um trecho de Heaven and Hell. Simplesmente deveras emocionante!!!

    Recuando para o ano de 1995 ao álbum Brutal eles tocam a Isolated, que também foi muito bem recebida pelos fãs, que ficaram boquiabertos ao verem os improvisos e os longos solos feitos por Eduardo Ardanuy confirmando novamente para quem possa ter alguma eventual dúvida sobre o fato que estamos diante de um dos melhores guitarristas do país. Na hora de You Stoled My Heart, presente no primeiro cd da banda, Andria Busic inteligentemente comenta que está vendo muitas mulheres na plateia e dedica a balada para elas. Os fãs cantam o refrão com eles e ganham em troca outro magnífico solo de guitarra.

    E falando nisso, ele realiza um antes da música seguinte que poderia considerar que foi tão belo quanto uma pintura e assim apresentam Miracles, um clássico presente no Dr. Sin II que não pode ficar de fora dos shows, afinal, cria uma reação muito positiva na plateia.

    Ivan Busic mais uma vez pega o microfone e anuncia que a música seguinte é em homenagem à uma das bandas que eles mais gostam ( eu então nem se fala ): o Rush e executam uma versão perfeita do clássico Limelight, que levantou para valer todos no HSBC Brasil. Vale dizer que se tem uma banda que tem peito, capacidade e competência para realizar um cover do Rush como se deve, esta banda é o Dr. Sin.

    Em seguida, o batera elogia a todos os fãs pela participação e também a galera da Kiss FM não só pela oportunidade, mas também pela festa e ele canta a ótima versão do Dr. Sin para You Really Got Me, gravada originalmente pelo The Kinks, mas com o peso feito pelo Van Halen anos depois. Detalhe: nesta canção eles convidaram dois amigos, pois Ivan Busic foi à frente do microfone para mostrar seu lado frontman e deixou a bateria a cargo de Samuel Canalli enquanto Eduardo Ardanuy foi acompanhado do jovem Juan Dias na guitarra em um momento muito bacana do show. E vale dizer que o garoto é uma promessa, pois toca muito.

    Tudo bem que a atração seguinte seria excelente, mas confesso que se fosse possível gostaria que o show do Dr. Sin fosse maior, mas Emotional Catastrophe do álbum debut - que está completando 20 anos de lançamento - encerrou a brilhante apresentação da banda fazendo todos aplaudirem eles contentes. Depois de mais agradecimentos, Eduardo Ardanuy pronunciou: "agora vocês ficarão com George Lynch", uma de suas grandes inspirações na guitarra.

Set List do Dr. Sin

1 - Animal
2 - Lady Lust
3 - Fly Away
4 - Fire
5 - The King
6 - Isolated
7 - You Stoled My Heart
8 - Miracles
9 - Limelight
10 - You´re Really Got Me
11 - Emotional Catastrophe

 

Clique aqui e confira uma galeria com 211 fotos dos shows do Dr. Sin no HSBC Brasil em São Paulo/SP

Big Noize

    As cortinas foram fechadas enquanto o palco era preparado para o Big Noize e neste meio tempo, a galera da Kiss FM distribuiu vários brindes aos fãs como chaveiros, camisetas e o maior de todos: pulseiras para o Meet & Greet exclusivo com a banda. Foi muito bonito também o vídeo exibido do Instituto de Combate ao Câncer GRAAC para onde foram doados os litros de leite que os fãs levaram para pagarem os ingressos mais baratos.

    O Big Noize é um projeto capitaneado por Vinny Appice ( ex-Black Sabbath, Dio, atual Kill Devil Hill ), que já teve em suas fileiras Joe Lynn Turner nos vocais e Carlos Cavazo na guitarra quando a banda se apresentou no Brasil em 2011 no Motorcycle Rock Cruise. Atualmente, além do exímio baterista, a formação é completada por Phil Soussan no baixo ( ex-Ozzy Osbourne, Vince Neil Band, Beggars & Thieves, Billy Idol e Steve Lukather ), a lenda viva da guitarra George Lynch ( ex-Dokken, Lynch Mob, Xciter, Lynch/Pilson e Tony McCalpine ) e para os vocais Sebastian Bach ( ex-Skid Row, Madam X, Kid Wikkid, Damnocracy ).

    Bem com as músicas das "ex" ou atuais bandas dos membros do grupo, a certeza que o "barulhão" ( ou Big Noize ) ia fazer um show daqueles era clara, pois teríamos no repertório clássicos absolutos de onde os músicos passaram e cada uma de suas turnês são únicas, pois em uma possível volta, provavelmente não teremos os mesmos integrantes.

   Eram umas 23:20 quando ouvimos os acordes do pesado clássico do Black Sabbath E5150, gravada no espetacular The Mob Rules, disco que nos deu a segunda música, justamente a que intitula o trabalho. Em The Mob Rules vemos um Sebastian Bach cantando com uma agressividade totalmente incomum em vocais irados e também os riffs certeiros de George Lynch. Depois de explodirem os fãs com esta entrada executam I Don´t Know, do Ozzy Osborne e além da forma excelente que foi tocada, um ponto me chamou a atenção foi a pequena bateria de Vinny Appice e a força das porradas que ele fazia em seu kit provando que não é preciso uma bateria enorme para se tocar Heavy Metal.

    Em seguida Sebastian Bach cantou Kicking & Screaming, Hard Rock de sua carreira solo que mostrou o vocalista guinado por completo ao Metal. Agitando muito com os fãs Sebastian Bach nos pergunta se estamos felizes por estar no aniversário da Kiss FM e entoa um "happy birthday Kiss FM" no estilo feito por Marylin Monroe para o presidente John F. Kennedy nos anos 60.

    E como o set do Big Noize é concentrado em canções solos gravadas pelos seus membros ou as bandas que eles passaram em algum tempo de suas carreiras, a próxima tinha que ser uma do Dokken e George Lynch com uma guitarra de pintura de um tigre desfila os riffs de Into The Fire, que enfeitiçaram os fãs das seis cordas pela categoria que foram exibidos, que inclusive cantou alguns versos junto com o frontman do Big Noize.

    Ao perguntar se os fãs gostam do Black Sabbath com Dio e logicamente obter uma resposta positiva iniciam a pesada Bible Black, gravada pelo Heaven & Hell em seu álbum The Devil You Know, e então, sentimos o tamanho do "poder de fogo" do Big Noize, pois Vinny Appice tocou com potência suas partes na bateria, Sebastian Bach cantou com uma grande cólera, George Lynch elevou o peso de sua guitarra e Phil Soussan manteve o baixo com a pegada que a música necessita.

    Claro que ouvir esta canção nos traz na hora a imagem de Ronnie James Dio na mente, o alcance de sua potente voz e nos entristece pela sua prematura partida. O carismático vocalista nos fez cantar com ele alguns versos e então disparou mais outra de Ozzy Osbourne com Crazy Train, que levou os presentes ao delírio, afinal reviver músicas de tão renomados artistas que mudaram a história do Heavy Metal faz bem em dias normais quando estamos no trabalho ouvindo um som, o que dirá nesta data especial como o Dia Mundial do Rock em pleno HSBC Brasil com muitos amigos e amigas, não é mesmo?

    Quem teve se destacou em Crazy Train foi George Lynch, que realizou um reluzente solo de guitarra e prosseguiu sozinho exibindo toda a sua experiência acumulada nos anos que está a serviço do Hard Rock. O guitarrista americano empunhou sua guitarra ( de pintura de tigre ) e a "agrediu" as suas cordas de uma forma sensacional e mostrando seu charme. Ele realizou "paradinhas" para que os fãs ou gritassem ou aplaudissem ou ficassem encantados com o que viam. Este fabuloso solo trouxe os membros da banda novamente e se ligou a Killer The Giants, gravada por Phil Soussan no álbum The Ultimate Sin de 1986 do Ozzy Osbourne resultando em um momento que Sebastian Bach beirou a perfeição pela emoção que passou ao cantar. Quando eles aceleraram a música, George Lynch mais uma vez chama a responsabilidade e "Tião" soltou seus fortes agudos com firmeza.

    E então o vocalista nos pergunta se gostamos de Skid Row e com o enorme "yeess" ecoando por todo o HSBC Brasil, o Big Noize executou a 18 And Life, sucesso absoluto e conhecida por todos os fãs, que cantaram e também ergueram suas "mãos horns-up da Kiss" transformando este em outro belo momento do show. Antes de continuar, Sebastian Bach disse que sua última vez no Brasil foi em 2010 no vibrante show de abertura para o Guns´N´Roses ( leia aqui como foi, mas ele se enganou, em 2012 ele visitou o Brasil em uma tour só sua ) e então chega a hora de mais uma do Dokken com The Hunter, que tem um andamento cadenciado e pesado contando com uma boa interpretação do vocalista.

    No final, Phil Soussan emendou um solo de baixo onde deixou claro para quem não o conhecia ou não se lembrava dele, quais os motivos de estar nesta banda e ter gravado ao lado do exigente Ozzy Osborne. Instantes depois Vinny Appice acompanhou o amigo em uma Jam muito boa de se ouvir. Mesmo com um longo set instrumental, os dois músicos souberam como fazer a galera vibrar e proferir os tradicionais "ei...ei...ei..." com Phil Soussan no microfone meio que concebendo os sons do baixo na voz, tais quais muitos 'jazzistas' fazem.

    Esse set instrumental ligou a Shot In The Dark, hit do The Ultimate Sin do Ozzy Osbourne iniciado com um belo solo de baixo, seguiu com o peso que esperávamos do clássico e até que Sebastian Bach atuou bem nesta versão, mesmo dando uma 'conferida' na letra. Para ter a plateia ainda mais nas mãos ele disse que a próxima seria especial para nós e relembra o sucesso do Skid Row In A Darkened Room e a cantou com a força de seus agudos que a cravaram entre as grandes dos anos 90, pois foi muito tocada nas FM´s ( lógico, que também na Kiss ). Uma balada como essa você sabe que terá um solo de guitarra e um solo realizado por George Lynch vemos o que o é um Rock de verdade pela sua indiscutível precisão ao tocar.

    Com Vinny Appice trazendo as primeiras notas de um dos clássicos mais importantes da história do Heavy Metal, o Big Noize mostra sua versão para Heaven and Hell do Black Sabbath, que literalmente alucinou a plateia. Esta canção tem uma letra que é mais difícil para ser cantada trazendo algumas dificuldades até para nomes como Sebastian Bach, que necessitou de 'colinha' para cantá-la, mas com a alegria que estávamos sentindo neste momento, te pergunto, isto era importante?

    Claro que não, o que vale é sentir a adrenalina que esta música passa, cantar seus versos, agitar o quanto puder com a banda e mais uma vez relembrar do mestre Dio ( cujo nome foi gritado também pelo vocalista ). E vou colocar uma curiosidade nesta resenha: foi a terceira vez que assisti uma competente banda internacional tirar esta música ao vivo este ano, a primeira foi com o Stryper em fevereiro ( confira aqui ), depois o Dio Disciples em junho ( relembre como foi ) e neste dia.

    Se esta versão não teve o 'appeal' das duas primeiras, ver George Lynch 'estilingando' sua guitarra só não é melhor que relembrar do show do Heaven and Hell em 2009 ( leia aqui ), porque o cara honrou os solos criados por Tony Iommi. Depois o "às da guitarra" utiliza um violão para dedilhar as notas de Alone Again do Dokken, canção que foi cantada com muita emoção por Sebastian Bach e dedicada por ele à sua linda namorada Minnie Gupta. O solo de guitarra feito nesta impressionante balada Hard foram ligados a outro clássico, mas desta vez um que levou o Skid Row ser conhecido por todos os lados, e também uma canção que tocou ( e toca ) nas FM´s até hoje. Era a vez de I Remember You, que contou com uma interpretação cheia de dedicação do frontman do Big Noize fazendo todos também a cantarem a pleno pulmões com ele.

    Então o vocalista diz que se relembrará de São Paulo, avisa que terá mais uma no set e então disparou assim mais uma do Skid Row, devidamente clamada pelos fãs com a Youth Gone Wild, que foi exibida em meio a um pedido dele para que nós agitássemos mais. Nesta última música do set George Lynch cravou um breve solo e Vinny Appice não deixou por menos e fez todos gritarem "hei...hei..." em seus solos na bateria. Sebastian Bach apresenta a banda, foi apresentado por Phil Soussan e dá a entender que aprovou o apelido de "Tião" ao gritar para ele mesmo, nos levando a sorrir com o fato.

    Depois da despedida do palco com a sempre tradicional distribuição de palhetas e baquetas, as cortinas são fechadas e algum dos membros da equipe da Kiss FM avisam que após o Meet & Greet com a banda, que a festa iria continuar, que o Big Noize estaria no saguão do HSBC Brasil para tirar fotos com os fãs, bater um papo, etc, ou seja mais um Meet & Greet, mas como já era muito tarde, muitos ( e eu incluso... uma pena!!! ) tivemos que ir embora.

    Como era a premissa, tivemos dois grandes shows, com muitos hits e realizados no dia dedicado aos fãs de Rock. Que venham muitos anos de existência para a Rádio Kiss FM, com muitas festas, muitas promoções, muitos shows e muito sucesso, pois é como eles enfatizam em seu slogan: "depois de um Rock vem sempre outro Rock". Basicamente assim é a nossa vida.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Cristiane Batista do HSBC Brasil
pela atenção e credenciamento.

Agosto/2013

Set List Big Noize

1 - E5150
2 - The Mob Rules
3 - I Don't Know
4 - Kicking & Screaming
5 - Into The Fire
6 - Bible Black

7 - Crazy Train
8 - Killer Of Giants
9 - 18 And Life
10 - The Hunter
11 - Shot In The Dark
12 - In A Darkened Room
13 - Heaven And Hell
14 - Alone Again
15 - I Remember You
Bis:
16 - Youth Gone Wild

 Clique aqui e confira uma galeria com 176 fotos dos shows do Big Noize no HSBC Brasil em São Paulo/SP

Voltar para Shows