KISS - Monster Tour
Abertura: Viper
Sábado, dia 17 de novembro de 2012
na Arena Anhembi em São Paulo/SP

    Em 2009, na mesma Arena Anhembi ( confira resenha ), o KISS fez um excelente show, porém, dez anos antes em 1999, o KISS fez um show que provavelmente foi um dos melhores shows de Rock no Brasil de todos os tempos, naquela época na Psycho Circus Tour, nos foram dados óculos tridimensionais ( algo que é comum nos cinemas hoje, mas eles anteciparam nesta época ), que deu uma magia incrível no show, com esses óculos apareciam estrelas, corações do nosso lado, parecia que poderíamos alcançar essas coisas, parecia que o KISS fazia milagres a cada música, com nada menos que a formação original da banda, Gene Simmons ( baixo/vocal ), Paul Stanley ( guitarra/vocal ), Ace Frehley ( guitarra solo/vocal ) e Peter Criss ( bateria/vocal ).

    Neste show de divulgação do novo e excelente álbum Monster, lançado em 2012, Arena Anhembi, o KISS nos deu uma magia, não tão grande, mas muito semelhante com o show de 1999, mas o KISS é o KISS, um pouco mais ou menos eles são as grandes estrelas do Rock, porém, antes da resenha do KISS, o Fernando R. R. Júnior vai descrever o excelente show do Viper, que teve a honra de abrir o show do KISS.

Viper

    Quando o Viper foi anunciado como atração de abertura para o KISS, confesso que fiquei muito contente, pois seria a oportunidade de rever André Matos nos vocais, Pit Passarell no baixo, Hugo Mariutti e Felipe Machado nas guitarras e Guilherme Martin na bateria em um show com a importância dos 25 anos do álbum Soldiers Of Sunrise, que a banda está comemorando.

    Este show não seria com todas as músicas que fazem parte do set da tour To Live Again, até porque o tempo de apresentação seria menor, mas foi um reconhecimento para uma banda que teve uma importância muito grande para o crescimento Heavy Metal no Brasil. É para quem não sabe, o Viper foi uma das primeiras bandas a tocar pesado no Brasil, fazendo um Heavy Metal mais tradicional e inspirado pelos grandes nomes dos anos 80.   

    Foi com essa energia que os músicos paulistas entraram no palco da Arena Anhembi para um show quente, eletrizante e na essência do Metal, afinal abrir para o KISS é uma oportunidade única na vida de qualquer músico e o quinteto começou com Knigths Of Destruction do Soldiers Of Sunrise, levando a multidão que aguardava o KISS a um intenso agito, que comprovou que mesmo após tanto tempo, eles receberam um respeito muito grande pelos fãs.

    Aproveitando cada instante do set, André Matos já emendou To Live Again em uma versão pesada, rápida e intensa seguida por Prelude To Oblivion, com seus riffs de guitarras tocados perfeitamente por Hugo Mariutti e Felipe Machado, enfim, o Viper estava aquecendo com precisão os fãs do KISS. Foi engraçado quando André Matos mencionou que eles são uma banda nova de São Paulo e a próxima executada na noite foi outra do álbum Theatre Of Fate com A Cry From The Edge, que foi acompanhada com muitas palmas dos fãs e tocada com toda a destreza pela banda. 

    André Matos fala que iriam tocar um clássico e então Leaving For The Night, uma das melhores composições do segundo álbum, que é o mais puro Metal, ganhou muitas palmas dos presentes e teve um prolongamento suficiente para que o vocalista apresentasse seus colegas de banda e enfatizasse a alegria de realizar a abertura para o KISS, que estão comemorando os 25 anos do álbum Soldiers Of Sunrise e convida a todos que assistam ao show de encerramento da To Live Again no Via Marques em São Paulo no mês de dezembro.

    Em seguida, outras das melhores músicas que o Viper já gravou com Rebel Maniac, desta vez cantada por André Matos com um feeling imenso e com o Pit Passarel ajudando nos backing vocals, e desta vez o baixista estava mais comportado, provavelmente o peso da responsabilidade de ser o open-act do KISS.

    Encerrando o curto, mas muito vibrante show, eles executaram a pesada versão de We Will Rock You do Queen e depois agradecem bastante aos fãs. Show de qualidade ímpar de uma das melhores bandas que já tivemos no Brasil. Que o retorno não se limite apenas as comemorações dos 25 anos do Soldiers Of Sunrise, se transforme em um novo cd e uma nova tour, nós precisamos de bandas assim.

 Setlist Viper

1 - Knights Of Destruction
2 - To Live Again
3 - Prelude To Oblivion
4 - A Cry From The Edge
5 - Living For The Night
6 - Rebel Maniac
7 - We Will Rock You (Queen cover)

KISS

    A Arena Anhembi estava completamente lotada após o Viper, e uma coisa que foi muito legal e é importante registrarmos é o respeito que houve com o público, pois aquela coisa extorsiva de pista vip não tinha e então todos puderam curtir o show do KISS com maior proximidade.

    No início ouve um esboço de Rock’n’Roll do Led Zeppelin, porém o show KISS começou com o tradicional “All Right São Paulo, You Wanted The Best, You Got The Best: The Hottest Band In The World: KISS!" e Detroit Rock City do clássico Destroyer, com Gene Simmons ( baixo e vocais ), Paul Stanley ( guitarra e vocais ), Tommy Thayer ( guitarra e vocais ) descendo com muita fumaça e fogos, de cima de um dos vários apetrechos do palco como se fossem seres voadores, apenas Eric Singer não desceu pois já estava atrás de sua bateria.

    E daí para diante foi um espetáculo, no início a cada virada de bateria eram fogos que subiam para o céu, depois com Shout It Out Loud ( também do Destroyer ) o sonho realmente estava começando, o KISS quando toca músicas como essa, lança aquele clima excitante, vibrante, um puro Rock’n’Roll.   

    Depois desse começo eles mandaram outro clássico a Calling Dr. Love ( do álbum Rock'N'Roll Over ) e depois tocaram duas músicas do novo álbum Monster, o novo hit de divulgação Hell Or Hallelujah e Wall Of Sound, com muito peso, canto, ritmo, ótimas músicas que mostram que a banda não perde o talento para compor mesmo com a longevidade, e o interessante é que nessas músicas o guitarrista Tommy Thayer, se supera, pelo motivo de que ele é o guitarrista que gravou os últimos álbuns, podemos ver a qualidade dele como guitarrista não ficando aquela impressão, cadê o Ace Frehley?


 



    Com Paul Stanley dizendo que estava quente como o inferno, Hotter Than Hell ( que intitula o álbum de 1974 ) foi a seguinte e foi legal demais, pois a galera pirou no “hot, hot... Hother Than Hell”. Nada como o velho Rock’n’roll fiel as origens, simples e intenso, não aguento mais a Escandinávia. Essa música foi simplesmente excelente e foi nessa que o Gene Simmons pegou a famosa tocha e cuspiu fogo para a alegria dos presentes.

    Ficou muito evidente a diferença dos membros originais da banda com os novos músicos, faltou o Ace e o Peter, e dai!!?... Bom, daí que o Gene e o Paul dão conta do recado fácil, e para comprovar isso o KISS tocou a Love It Loud ( do Creatures Of The Night ), e foi uma musica que saiu muito pesada, eletricidade por demais, é um puro Heavy oitentista, depois rolou uma das melhores do novo álbum a Outta Of This World, música de Tommy Thayer em que ele cantou e tocou muito bem.

    Logo após ele fez o seu solo individual, que foi uma jam com o baterista Eric Singer, Tommy é um ótimo guitarrista que carrega um fardo grande, que é tocar grandes clássicos do Rock em que ele não foi o guitarrista da gravação original, em seu solo individual ele mostrou o seu grande estilo e sua categoria quando faz os solos e riffs, quando ele toca as músicas “dele” aí dá para entender o porque de o KISS recrutar ele. No final dessa jam Eric pega uma bazuca e dispara em Tommy, mas calma, foi tudo parte a encenação e produziu um efeito visual encantador para a plateia.

 

    Depois, o demônio de Gene Simmons estava à solta, numa torre que foi se elevando no centro do palco, explodindo faíscas para os lados, Gene foi para as alturas fazendo seu solo de baixo e depois eles tocaram a God Of Thunder, super clássico presente no Destroyer, foi uma das melhores do show, dada a performance e a voz grave de Gene e a banda o seguiu também tocando com muita eletricidade e destreza, o show estava ganho, pois, tínhamos a sensação do "deja vu" de 1999.

    E por falar nisso, a seguinte foi a Psycho Circus, a banda não perdendo o trilho, uma super música composta em uma fase em que eles já estavam quase cinquentões, Tommy Thayer, mandou muito bem na guitarra, mas essa música fez muito lembrar a atuação de Ace Frehley, em 1999.

    Naquele show, o Ace tomou conta da banda no palco, com aquela Gibson Les Paul customizada com aqueles três captadores DiMarzio, que dava um timbre de outro mundo, ele solava, colocava o andamento da música, fazia a banda seguir ele como se ele fosse um regente, ele mandou na banda; Gene Simmons... Paul StanleyPeter Criss, todos deram o próximo passo em cada música, após as notas brilhantes daquele que é o verdadeiro Space Ace.   

    Depois da Psycho Circus, eles tocaram a War Machine, muito interessante eles tocarem essa música que é do álbum Creatures Of The Night, o KISS no Brasil não perdeu tempo no set, eles fizeram um revival marcante dos seus shows anteriores no Brasil, tocando essa com o clima de quando eles vieram em 1983, pela primeira vez durante a tour Creatures Of The Night, como também a Psycho Circus Tour em 1999.

    Paul Stanley, atravessou o palco através de um cabo que o levou até uma plataforma junto da galera de frente ao palco, e eles tocaram a Love Gun, em seguida o Paul fez uns esboços na guitarra, tocou o início da Stairway To Heaven e depois anunciou a Black Diamond e começou tocar só ele e o público, o Star Child gostou da galera cantando, mas, depois eles começaram para valer, com explosão, que pareceu um bombardeio, tocaram com muita empolgação esse Rockão marcante, Thommy Tayer e Eric Singer super baterista, mandaram bem essa música que saiu com muito peso.

    Aí... a banda saiu do palco e retornou para o bis Paul Stanley avisa que era muito tarde e nos questiona se não iríamos para casa ou se queríamos outra canção, e obviamente todos queriam mais uma canção e o provocativo frontman disse que só tocariam se São Paulo fizesse mais barulho que na Argentina. Bem, a gritaria dos mais de 20.000 fãs foi imensa e então eles e tocaram a Lick It Up ( do álbum de mesmo nome de 1983 ) com direito à um pequeno trecho de Won’t Get Fooled Again, do The Who.

    Em seguida tocaram a I Was Made For Love You ( do Dynasty ) encaixando bem essa música que é mais dançante, e saiu legal no meio de tanto peso, o refrão foi cantado por todo Anhembi, e encerraram com nada mais do que o hino do álbum Dressed To Kill Rock’n’Roll All Nite, num clima de muita festa, com fogo, chuva de papéis picados e mais Rock’n’Roll, no fim desta música finalmente o Paul Stanley faz o número de quebrar a sua guitarra, o multidão ovacionou a banda, iniciaram uma bateria de fogos de artifício completa, que foi maravilhoso. Eles terminaram com chave de ouro, show simplesmente magnífico a emoção rolou forte, como em 1999.

    Uma coisa que esta cada vez mais dominando nos shows, são os efeitos tecnológicos de imagens projetadas sob o palco e o KISS aproveitou muito bem isso, uma coisa interessante é a gente ver artistas como o do KISS, que tem origem de New York, são estadunidenses, de citarem em algumas partes do show que devemos nos ajudar, o Paul Stanley falou isso e eu pequei na hora, ou acho que peguei, que diz respeito ao terrorismo, a guerra eterna que não acaba, por isso devemos todos nos ajudar; no que diz respeito ao Rock a cultura ocidental pode ficar tranquila, que em Rock e Metal, nós somos uma falange intransponível e indestrutível.

 

Por André Torres ( KISS ) e Fernando R. R. Júnior ( Viper )
Fotos: Stephan Solon Midiorama Entertainment Media
e Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Denise Catto Joia
e a equipe da Midiorama
pela atenção e credenciamento
Dezembro/2012

Set List KISS

1 - Detroit Rock City
2 - Shout It Out Loud
3 - Calling Dr. Love
4 - Hell Or Hallelujah
5 - Wall Of Sound
6 - Hotter Than Hell
7 - I Love It Loud
8 - Outta This World
9 - Tommy and Eric Jam
10 - Bass Solo
11 - God Of Thunder
12 - Psycho Circus
13 - War Machine
14 - Love Gun
15 - Black Diamond
Encore:
16 - Lick It Up
17 - I Was Made For Lovin' You
18 - Rock And Roll All Nite

Galeria de Fotos do show do KISS na Arena Anhembi em São Paulo/SP

KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP KISS Monster Tour na Arena Anhembi em São Paulo/SP Rock On Stage ( Fernando e André ) na Monster Tour do KISS na Arena Anhembi em São Paulo/SP

Voltar para Shows