KISS - Monster Tour
Abertura: Viper
Domingo, dia 18 de novembro de 2012
no HSBC Arena no Rio de Janeiro/RJ

Sim, eles são os melhores

    Simplesmente fantástico! Se alguém ainda tinha dúvidas, com certeza elas se foram...O KISS é a melhor banda do mundo. Não adianta bater o pé. Domingo ensolarado, fãs acampados desde quinta-feira, muitos se maquiando na fila para aquele que seria o show do ano. Um grande pôster com a banda era atração para aqueles que aguardavam, havia até uma fila para tirar foto nele. Nessa enorme fila que aguardava a abertura dos portões, viam-se fãs de todas as idades, famílias inteiras, juntos e ansiosos para ver o verdadeiro show que aconteceria naquele dia.

Viper

    Com o HSBC Arena ainda começando a encher, foi por volta das 20h sobe no palco a banda brasileira Viper. Em sua formação praticamente original: André Matos ( vocais ), Pit Passarel ( baixo ), Guilherme Martin ( bateria ), Felipe Machado ( guitarra ) e o Hugo Mariuti ( guitarra ) no lugar de Ives Passarel, que atualmente toca no Capital Inicial, a banda apresentou mais um show em comemoração aos seus dois primeiros álbuns, que foram lançados há mais de 25 anos, Soldiers Of Sunrise e Theatre Of Fate.

    E o Viper como sempre fez jus aos seus quase trinta anos de carreira e a honra de abrir o show de uma banda como o KISS. Com muita energia, carisma e um repertório curto devido ao tempo que normalmente tem uma banda de abertura, foi matador. Velho conhecido do público, que vibrou com a sua volta, agitou a ansiosa galera presente.

    A banda abriu seu set list com Knights Of Destruction, primeira faixa do debut lançado em 1987. Depois seguiram diversos clássicos do metal nacional: “A Crying From The Edge”, “To Live Again”, “Prelude To Oblivion”, “Living For The Night” além de “Rebel Maniac”, uma música do Evolution, um disco que foi gravado após a saída de André Matos do Viper em 1991, mas se encaixou muito bem no repertório por ser velha conhecida da galera.

     Pit Passarel sempre um show a parte, faz a diversão do público e da própria banda. Para fechar, o baterista Guilherme Martin deu as primeiras notas para We Will Rock You, o público confundiu cantando I Love It Loud do KISS. André Matos achou muita graça da confusão e agradeceu ao público, mas logo corrigiu a falha informando que a próxima canção seria um famoso cover do Queen - We Will Rock You, que a galera também curtiu muito. Afinal, quem não curte Queen? Impossível.

 

KISS

    Agora sim. Era respirar fundo e esperar os roadies desmontarem o palco do Viper e dar andamento aos últimos ajustes para que o KISS finalmente entrasse no palco e acabasse com essa espera tortuosa. E para “piorar” enquanto os técnicos do KISS trabalhavam no palco, uma enorme bandeira preta escrito KISS em prata descia e escondia o palco.

    E com a mais que famosa frase "You Wanted The Best, You Got The Best: The Hottest Band In The World: KISS!" sendo entoado pelos auto falantes e pelo público enlouquecidos pelo anúncio, a maior banda do mundo entra com tudo no HSBC Arena. Parece que o mundo parou naquela hora e o foco universal eram eles.

    Com o clássico Detroit Rock City do Destroyer, o grupo começa com o enorme pano preto caindo e revelando a banda descendo ao palco através de uma base elevatória, no meio de muitos fogos de artifícios e cheia de fumaça, cada um deles demonstrando uma empolgação contagiante. Era de ficar congelado com tanta emoção. Efeitos especiais de primeiro mundo, você sentia as explosões queimarem o seu rosto. Definitivamente essa tour não deveria se chamar Monster, mas sim Magic!



    Para começar um espetáculo como o do KISS nada melhor que já disparar vários clássicos. E foi assim que Gene Simmons ( baixo ) , Paul Stanley ( guitarra ), Eric Singer ( bateria ) e Tommy Thayer ( guitarra ) iniciaram uma avalanche musical: Shout It Out Loud ( outra do Destroyer ) e Calling Dr. Love ( do Rock And Roll Over ). Três clássicos indiscutíveis de uma das maiores bandas do mundo foram mais do que suficientes para ganhar o público. E isso era só o começo. Afinal era só uma banda com vinte discos de estúdio e dezena de hits.

    Mesmo com tantos clássicos na manga, o KISS não poderia deixar de divulgar seu mais recente trabalho de estúdio, Monster – lançado em meados de 2012, que é excelente e faz juz a tantos discos maravilhosos que a banda já fez.

    E o grupo já mandou as duas primeiras músicas do cd: Hell Or Hallelujah e Wall Of Sound, esta última com seu 'riffzinho' do início em "homenagem" a Helter Skelter dos Beatles. Ambas funcionaram muito bem ao vivo, com Hell Or Hallelujah ganhando até a participação dos fãs no refrão.

 

    Depois de divulgar as duas músicas do Monster, o KISS desfilou uma série de clássicos da banda e da história do Hard Rock. De volta ao início da carreira com Hotter Than Hell ( título do disco de  1974 ) Gene encara a sua personagem, o ”Demônio”, e faz o seu show particular cuspindo fogo e cravando a tocha em chamas no chão. No fundo do palco... labaredas enormes cuspiam fogo a cada passagem pelo refrão da musica Hotter Than Hell.

    Sem dó nem piedade, o KISS não deu tempo aos presentes para tomar fôlego I Love it Loud (  do Creatures Of The Night ) é cantada com todas as forças e em plenos pulmões pela multidão que continuava em transe acompanhando o KISS. Toda a banda se demonstrava sempre simpática e comunicativa com o público. A famosa língua de Gene Simmons é mostrada para os fãs e sua tradicional lambida no braço do baixo deixava a galera alucinada.
 
    E para dar um descanso aos nossos coroas enxutos Gene Simmons e Paul Stanley, o guitarrista Tommy Thayer e o baterista Eric Singer deram início a um dueto interessantíssimo ao término da musica Outta This World. A jam entre o guitarrista e o baterista teve direito a explosões com fogos de artifício e uma bazuca, usada por Eric para explodir Tommy. Totalmente excelente.

    Agora sinceramente a hora que eu mais esperava em todo show: o solo de baixo de Gene Simmons! Momento mais que especial, onde Gene Simmons cospe sangue com toda aquela iluminação e fundo sinistro, e depois voa até uma base localizada acima das luzes do palco. Desta base Gene Simmons mandou outro clássico do Destroyer com God Of Thunder. Incrível como mesmo após todos esses anos, o desempenho assustador de Gene impressiona como se fosse a primeira vez.

    Paul Stanley volta aos vocais e anuncia Psycho Circus, com a plateia cantando bem alto. Aliás, isso de anunciar cada música que iria ser tocada em seguida, citando inclusive o disco, é uma coisa muito legal que aconteceu nesse show, pois é uma maneira de apresentar a banda para o público, como se com 40 anos de carreira isto ainda fosse necessário.

    Mais uma das antigas do álbum Creatures Of The Night com a perfeita War Machine, onde era exibida no telão de alta definição uma divertida animação de uma espécie de um KISS Army com uns soldados que tinha as maquiagens dos integrantes. Eu bem que queria um bonequinho daquele ( risos ).

    Paul Stanley comenta que da primeira vez que vieram ao Brasil em 1983, no Maracanã, e diz que se sente em casa no Rio desde então. E não é que a grande maioria do público ali presente na Arena era criança naquela época ou se bobear nem tinha nascido! Eu por exemplo tinha cinco anos. Mas tenho lá em casa até hoje uma revista Manchete que eles foram capa na época, comprada por mamãe. Uma prova de como o público do KISS se renova sempre e eternamente.

    Depois de todos os integrantes já terem brilhado individualmente, lógico que Paul Stanley precisava ter um momento “só dele”. Quando o público achava todo o teatro do KISS tinha acabado, eis que Paul sobrevoa o público para executar Love Gun ( que intitula o álbum  ) de uma base bem próxima à plateia das cadeiras do HSBC, em cima do House Mix, fazendo que aqueles que se achavam “ mal afortunados” em estar tão longe do palco, surtassem de alegria.

    É de se admirar a disposição do coroa Paul Stanley, pendurado na tirolesa, com guitarra a tiracolo e usando saltos plataformas, para chegar na torre e ainda ter que cantar e tocar sua guitarra. Definitivamente, coisa que muito novinho não conseguiria nem a metade!!! Coisas que só Paul Stanley podem proporcionar a você. Sem palavras. Como eu acho que todos os presentes também estavam se sentindo meio assim, Paul Stanley mandou Black Diamond encerrando assim a primeira parte do show e deixando gostinho de quero mais.

    A banda se despede momentaneamente do público, que fica ansioso no aguardo do bis. Alguns minutos depois de volta ao palco, Paul Stanley brinca com a plateia questionando o público se gostariam realmente de outra canção ou se preferem voltar para casa.

    Apesar da resposta positiva, aparentemente não satisfeito com a resposta, provocou ainda mais Paul Stanley tocando no ponto fraco dos cariocas: os paulistas! Ele disse que o show de São Paulo na noite anterior estava muito mais animado. O público vaiou quando Paul Stanley citou os paulistas, mas o vocalista ainda assim desafiou os cariocas a fazerem tanto barulho quanto os paulistas.

    Desafio lançado, o suficiente para animar os cariocas, que tem como recompensa Lick It Up ( título do álbum de 1983 ) emendada direto com a dançante I Was Made For Lovin’ You ( do Dynasty ). Agora o final mais lindo que eu já vi em toda a minha vida, Rock n´Roll All Nite ( hino do cd Dressed To Kill  ). Nunca senti isso na vida, realmente parecia uma grande festa onde todos se conheciam e celebravam juntos, com uma enorme chuva de papel picado que cobria todo o HSBC Arena, e Paul Stanley destruindo sua guitarra e fogos ensurdecedores pipocando por todo o palco. Lindo, como todo show de Rock deveria ser.

    Um show fantástico que simplesmente superou em todos os quesitos as minhas expectativas. Tudo era perfeito: som, produção de palco, efeitos especiais, repertório, as máscaras e roupas, definitivamente um espetáculo no total sentido da palavra e que vai demorar a ser superado. A Midiorama acertou em cheio ao trazer o KISS para mais essa incrível tour pelo Brasil. Conclusão: fãs extasiados e felizes voltando para casa com uma noite que com certeza marcou suas vidas para sempre.

 

 

Por Camila Marinho
Fotos: Palmer Cardoso
Agradecimentos a Denise Catto Joia
e equipe da Midiorama
pela atenção e credenciamento.
Dezembro/2012

 

Clique aqui ou na foto ao lado e confira mais 70 fotos do show do KISS no HSBC Arena no Rio de Janeiro/RJ

Clique aqui e confira mais 70 fotos do show do KISS no HSBC Arena no Rio de Janeiro/RJ

Set List KISS

1 - Detroit Rock City
2 - Shout It Out Loud
3 - Calling Dr. Love
4 - Hell Or Hallelujah
5 - Wall Of Sound
6 - Hotter Than Hell
7 - I Love It Loud
8 - Outta This World
9 - Tommy and Eric Jam
10 - Bass Solo
11 - God Of Thunder
12 - Psycho Circus
13 - War Machine
14 - Love Gun
15 - Black Diamond
Encore:
16 - Lick It Up
17 - I Was Made For Lovin' You
18 - Rock And Roll All Nite
 

Voltar para Shows