X - Japan
Domingo, dia 11 de setembro de 2011
 no HSBC Brasil em São Paulo/SP

    Quando li no site oficial que o X - Japan viria ao Brasil meses e tempos atrás, pensei, sensacional, mas uma banda para falar fui no show dos caras, mas hoje em dia a banda é uma espécie de trilha sonora de Anime, pensei, assistir um baita show de Heavy Metal ao lado de Jaspions e Pokemons será estranho, a lenda veio chegou e foi uma paulada no pé da orelha. Evidente que o público era predominante de brasileiros descendentes de japoneses, ou gaijins, como queiram, porém, a quantidade de pessoas que estavam lá independente da origem de família, para ver um show de Heavy Metal  também era absurda.

 

    O X - Japan quando surgiu com um Heavy Metal tendendo mais para o melódico na origem, por volta de 1985 e sempre bem pesado como a tendência que fazia as grandes bandas do meio dos anos 80, entretanto, sempre cantando em japonês e sem turnês mundiais, fazendo com isso que o conhecimento da banda fosse limitado a pessoas com algum conhecido ou conhecimento sobre o Japão. Mas vamos a domingo último, uma espera monstruosa, onde o ingresso deixava claro que a casa abriria as 16:00 e o show começaria as 18:00, mas a casa só abriu por volta das 18:30 e levou mais de uma hora para que todo o público que contornava o quarteirão, pudessem adentrar a casa de espetáculo.

    Mais uma espera e após os procedimentos de segurança mais de 10 minutos de espera a Intro com o final conhecido que soa como “X-Japan...Japan...Japan” por voltas das 20:30 e os quase 3 mil que lotaram a casa erguem os braços em “X”como acontece em todo show do X - Japan e puderam presenciar uma das lendas do Heavy Metal Mundial finalmente em solo brasileiro. Formado atualmente por Yoshiki - bateria, piano, louco desvairado, e líder da banda, Toshi - vocal, Pata - guitarra rítmica, Heath – baixo, Sugizo - guitarra solo, entram com o último single Jade com uma tocada mais Industrial do que a antiga e nem por isso menos brilhante, Toshi, em seguida pergunta três vezes “Sum Poulo, Are you ready to Rock”, e colocam na sequencia os sucessos “Rusty Nail” , “Silent Jealousy” e “Drain”, após isso iniciam os solos que seriam muitos durante toda a apresentação com um solo de violino de Sugizo tendo um solo de piano na sequencia de Yoshiki.

    Kurenai ensandece Born To Be Free faz São Paulo cantar o refrão e deram sequencia mantendo o clima e peso lá em cima, mostrando o quanto a banda junto realmente é um fenômeno e está tendo sua primeira turnê verdadeiramente mundial que passou pela Europa, lotando Paris e Londres, America do Norte, inclusive o festival de Lollapallozza, e América Central e agora pela América Latina mostraram ao mundo o poder que esses músicos possuem juntos. 

    Após novo solo do Yoshiki que variou entre bateria e piano vem a canção I.V. que foi trilha sonora do filme Jogos Mortais 4 e marcou com essa música a volta oficial da banda e terminando a primeira parte do show com a música X, onde no refrão todo o público pula e faz o símbolo “X”, homenageando os monstros que estavam no palco, e ao final o homem show, o baterista Yoshiki do nada pula na galera no bom e velho mosh, e imaginem a dificuldade que foi ele voltar ao palco e um a um foram saindo e Yoshili gritava "We are" e o público mais alto ainda "X".

    Após mais uma longa espera, vem o bis, e o primeiro a aparecer foi Yoshiki e relembra os membros que morreram como Hyde e Taiji,( ambos por suicídio ) e lembrou todos sempre tocarão juntos e em seguida com mais intros de solo de piano e violino deram inicio a Forever Love e em seguida Endless Rain fazendo com que todos cantassem juntos emocionando a todos, onde várias bandeiras do Brasil foram arremessadas ao palco, onde inclusive a banda trouxe uma bandeira Japão/Brasil sendo muito bem aplaudida. Terminam a apresentação com Art Of Life e fica em playback a musica Forever Love versão acústica onde Yoshiki gritava “We are”e o público mais uma vez gritava “X”.

    Toda a apresentação foi filmada com câmeras para todo lado, e tomara mesmo que essa apresentação seja lançada em DVD pois a mesma foi muito boa e merece ter esse registro na coletânea de todo fã desta grande e lendária banda de Heavy Metal. O atraso foi a parte mais que negativa, porém a apresentação merece um destaque especial.

Texto e Fotos Marcos César de Almeida
Setembro/2011

Set List: 

1 - New Intro S.E
2 - Jade
3 - Rusty Nail
4 - Silent Jealousy
5 - Drain
6 - Violin Solo (SUGIZO)
7 - Piano Solo (YOSHIKI)
8 - Kurenai
9 - Born To Be Free
10 - Drum Solo (YOSHIKI)
11 - I.V
12 - X
Encore:
13 - Forever Love [Versão Piano]
14 - Endless Rain
15 - Art Of Life
16 - Forever Love S.E [Versão Acustica]

 

Voltar para Shows