Rafael Bittencourt Project, Kiko Loureiro e Holiness
Segunda, dia 06 de setembro de 2010 no Manifesto Bar em São Paulo/SP
    Eu já sabia que os dois guitarristas do Angra tocariam juntos mas não sabia qual seria a banda de abertura e procurei conhecer o som da Holiness antes de ir ver ao vivo, mas o show acabou acontecendo na hora prevista sem atraso e eu chegando logo depois da meia-noite acabei vendo a banda acabando de agradecer o público e começando a guardar seus instrumentos. Resolvi então perguntar para algumas pessoas por ali sobre o show da banda, originária do Rio Grande do Sul, que tem uma garota como vocalista e não obtive respostas muito positivas sobre o som da banda que é similar a banda Evanescense, um rock pesado pop. A banda estava divulgando o álbum Beneath The Surface e embora sejam do Sul se estabilizaram em São Paulo há alguns meses acreditando em seu trabalho. Uma garota, próxima ao palco falou que a bateria não ficou tão legal e não se ouvia direito a guitarra e o baixo, mas outros comentaram que a banda não animou muito devido a suas composições que circulam acordes na similaridade da banda supracitada. Outras coisas marcaram o show foram os covers de Ozzy Osbourne com as músicas No More TearsPerry Mason, ainda com algumas pessoas comentando que não se ouvia o baixo nessa música por exemplo e a namorada de um conhecido disse que o guitarrista errou o solo e segundo isso quando se erra algo do Zakk Wylde é bom parar por ali, mas essas foram as opiniões de algumas pessoas ali no local que ao meu ver foram sinceras.

Kiko Loureiro

    Cerca de 20 minutos de espera e entra no palco o trio de Kiko Loureiro, composto por Felipe Andreolli no baixo e Marcell Cardoso na bateria ( ambos também tocariam com Rafael Bittencourt ). Imaginava-se que o setlist poderia ter cerca de 40 a 50 minutos ou quem sabe, uma hora de show, mas Kiko tocou poucas músicas dos seus três cd's No Gravity, Universo Inverso e Fullblast, cerca de sete apenas ( "Headstrong”, “Feijão de Corda”, “Excuse Me”, “Escaping”, “Camino a Casa”, “No Gravity” e “Dilemma" ) e como todo seu repertório é instrumental, sem voz, ele falou pouco com a platéia, apenas agradecendo no final das músicas. Devo dizer que o som dos instrumentos estava bom na hora do show do Kiko e foi assim até o final do show do Rafael e na jam session que veio logo a seguir com convidados, mas atemo-nos ao show do Kiko.


    Num determinado momento ele fala que é dia seis, e que é o dia internacional do sexo e daí se corrige logo depois dizendo que já é madrugada do dia sete de setembro, dia da Independência do Brasil e que era para ter respeito agora, mas o pessoal já tinha gritado e zoado muito, e todos apreciavam o show. Alguém próximo do palco que gritava coisas sem ser muito ouvido disse algo como “é dia do sexo mas fazer sexo tá difícil, é como que tivesse que morrer no dia de finados” e os poucos que ouviram isso não se entreolharam e apenas desviaram o olhar de novo ao palco. Eu hein! Cada um que “me aparece”!

    Kiko desfila sua técnica e pegada inspirada e influenciada em grandes nomes como Steve Vai e Joe Satriani. Em certos momentos o baixo do Felipe não era ouvido, mas em outras horas caía com uma luva e ele até deu acordes do hino nacional numa das esperas antes de começar mais uma música. Mais de 150 pessoas assistiam o show com atenção e entre eles, para minha surpresa, estava o desenhista de histórias em quadrinhos Klebes Junior que levou sua filha ao show e a garota agitou. Klebs, além de desenhar é dono de uma escola que ensina histórias em quadrinhos e também agencia alguns desenhistas para o mercado exterior. Aliás, ali não havia apenas músicos mas pessoas das mais variadas profissões, o que mostra a abrangência que a música atinge em várias cabeças com ofícios diferentes. Isso se aplica a todos os estilos de música praticamente.

Rafael Bittencourt Project

    Depois de outra pausa de mais de 20 minutos, Rafael e Cia entram no palco e o pessoal se aproxima mais do palco para curtir o outro guitarrista do Angra que lançou seu trabalho solo Brainworms I há aproximadamente dois anos. O pessoal se aproxima mais do palco para curtir o som do Rafael, mais do que o do Kiko, talvez por ter músicas cantadas além de instrumentais, já que o companheiro de banda tem apenas músicas instrumentais em seu repertório e se tem alguma cantada, desconheço, já que não foi apresentada nesse show.

    Rafael tem experiência com palcos há 20 anos e sabe o que está fazendo e como quer seu som. Como o baterista e baixista eram os mesmos da banda do Kiko, não precisavam de ajustes em seus instrumentos, apenas Rafael e a violinista Fernanda Koschtschak deveriam ajustar seus instrumentos para então começar o espetáculo. O violino era audível em certos momentos, até que na segunda ou terceira música alguém da platéia grita que não ouve o violino e pede pra aumentar o som do instrumento e nada de mudanças até que mais duas músicas depois e depois de vários pedidos o som do violino ali na beira do palco é ouvido.

    Mas antes desse pequeno probleminha, Rafael, que trocava de guitarras conforme as músicas que tocava, resolvia falar com a platéia enquanto a equipe técnica tentava dar um jeito no problema e lá pela terceira ou quarta música ele resolveu contar uma piada para alegrar o público, dizendo que não é bom de contar piadas, mas até que a 'piada da bichinha' que teve que comer pelo ânus foi interessante arrancando muitos risos da platéia. Depois de algumas músicas ele vai lá contar outra piada e o povo prestou mais atenção, mas a piada não fez tanto sucesso com todos e Rafael até disse que a piada era legal e apontou para quem riu, no caso a filha do desenhista Klebs, citada parágrafos acima. Rafael sabe como animar o show e conduziu de forma profissional o tato com o público e a musicalidade de seu repertório para assim terminar seu concerto sob aplausos e gritos do público e fazendo os ajustes para sua performance conjunta com Kiko Loureiro e amigos fazendo uma jam de Jimi Hendrix.

    O público dá uma pausa para conversar, tomar umas, ir ao banheiro, pagar a comanda e descansar enquanto aguardavam a esperada jam que teria Edu Ardanuy. O guitarrista do Dr. Sin não tinha correia para tocar em pé e acabou tocando sentado mesmo dando um visual diferente ao clima da jam, como se ele fosse um guitarrista mais velho, das antigas, daqueles da época que tudo era preto e branco, tipo B.B. King, e bota preto e branco nisso.

    Parece que Ardanuy não esqueceu apenas a correia da guitarra e sim que não se pode fumar dentro de bares em São Paulo, mas não sei se ele não tá nem aí, tá fazendo estilo ou como é atração, então “deixam passar”. O outro guitarrista convidado para a jam era Chris McCartney que tocou e apareceu pouco ficando o restante do show sentado na base que sustentava a bateria. McCartney ficou na dele eventualmente apontando para os outros solistas enquanto tocavam fazendo beiços e levantando as sobrancelhas como se estivesse impressionado.

   Mas foi uma pena que a jam foi curta, mas até que foi uma jam sensata pois depois de três shows, o público estava cansado. Eles tocaram Hey Joe mais do que famosa, Little Wing Voodoo Child e completaram com o cover de Bob Dylan para All Along The Watchtower. O que se notava não era apenas uma simples jam, pois em certas horas resolveram prolongar os solos improvisando por cima dos acordes originais, sendo cada trecho do solo improvisado tocado por um dos guitarristas. Foi um momento bem interessante. Então, depois de apenas quatro músicas o show acaba e o pessoal começa a pegar o rumo de casa. A jam começou as 3:15 e devido as poucas músicas, embora com solos maiores, acabou menos de meia hora depois.


Por Hamilton Tadeu
Fotos: Mirella V. Cesaro
Outubro/2010
 

Voltar para Shows