U.D.O. - Decadent
14 Faixas - Shinigami Records - 2015

    Continuando a sua frutífera carreira solo, o excelente vocalista alemão cumpriu o prometido e lançou um 'discão' em fevereiro de 2015, o seu 15º álbum de estúdio e o 17º pós-Accept considerando os dois álbuns ao vivo, cujo título é Decadent e saiu no Brasil pela Shinigami Records em fevereiro.

    A banda que acompanha Udo Dirkschneider é composta por Fitty Wheinhold no baixo, Andrey Smirnov e Kasperi Heikkinen nas guitarras e Francesco Jovino na bateria. As gravações de Decadent foram realizadas no The Double U Studio em Ibiza na Espanha, que é de propriedade de Udo Dirkschneider e a mixagem foi realizada no The Redhead Audio Productions na Alemanha aos cuidados de Martin ‘Mattes’ Pfeiffer e Udo Dirkschneider. Para a masterização, ele escolheu o renomado Jacob Hansen e seu Hansen Studio na Dinamarca. E a capa que mostra um Udo Dirkschneider estilizado com cara de mau e totalmente ostentação, porém, nem um pouco decadente, é assinada por Dirk Hüttner.

    Speeder abre o cd com ótimos e pesados riffs de guitarras, que trazem um Udo Dirkschneider vocalizando com raiva e fornecendo um soco na cara, e provavelmente uma resposta para quem pensava que ele podia estar passando por algum problema na carreira. A linhagem Heavy Metal da composição é tão boa que gosta-se imediatamente e deseja-se cantar seus versos com ele. Em seguida temos a faixa título do cd, Decadent, que exibe um cadenciado ritmo forte de guitarras, que estreitam o caminho para os poderosos vocais do baixinho, que literalmente canta muito. Te convido a reparar nos trechos falados com os solos de baixo feitos por Fitty Wheinhold, que antecedem a atuação da dupla Andrey Smirnov e Kasperi Heikkinen desfilando melodias Heavy Metal em suas guitarras nesta música que funcionará muito bem ao vivo. Com um andamento mais rápido, House Of Fake passa muita adrenalina na perfeita combinação de guitarras e vocais com evoluções de muito peso, que vão facilmente contagiando o ouvinte. Aliás, na hora dos solos esta terceira música torna-se ainda melhor, pois a dupla age com precisão e depois traz o ritmo de volta para Udo Dirkschneider cantar seus versos finais empolgando de vez.

    Com um início que lembra um filme de terror e que depois fica mais cadenciada, Mistery marca a quarta canção de Decadent com um Udo Dirkschneider cantando de forma bastante sombria, que conta com solos de muita habilidade da entrosada dupla de guitarristas de forma que não tem como não curtir, agitar e querer cantar o refrão logo em sua primeira audição.

    Em Pain encontramos riffs de muita melodia, que trazem uma aura oitentista, que é amplificada assim que é vocalizada com toda a destreza do alemão. Nesta, somos conquistados facilmente pela forma que Udo Dirkschneider a canta, pois, trata-se de um 'Metalzão' tradicional, daqueles que foram criados no estilo dos que crescemos ouvindo com direito até a uma 'paradinha' dotada de dedilhados e trechos falados para a banda possa retornar triunfante com o seu poderoso refrão, simplesmente muito admirável. Para acalmar um pouco temos a excelente balada Heavy Secrets In Paradise, que mostra um lado mais acústico e um Udo Dirkschneider mais introspectivo, mas muito emocionante, especialmente com o peso que temos durante o empolgado refrão, que exibe logo depois é adicionado de vibrantes solos de guitarras, tornando esta música uma verdadeira sonzeira.

    Atacando com firmeza, Andrey Smirnov e Kasperi Heikkinen trazem ótimas linhas de guitarras na rápida Meaning Of Life, composição que contém muita energia, que é aumentada exponencialmente nas vocalizações de Udo Dirkschneider, cuja forma que a conduz  só me leva à uma conclusão: ele tem que executá-la ao vivo em seus shows.

    Com Breathless ganhamos mais outra ótima sequencia nos solos de guitarras para que depois Udo Dirkschneider venha nos brindar com sua icônica e soberba voz em um ritmo instrumental que torna esta faixa deveras cativante. E no trecho falado repare como o baixo de Fitty Wheinhold se evidencia até que o refrão seja cantado novamente, enfim, essa é outra que por minha conta deverá estar no set list dos shows, pois será um deleite ao vivo. Prosseguindo Decadent temos Let Me Out ( faixa bônus da versão brasileira ), que está muito bem embasada pelas guitarras de Andrey Smirnov e Kasperi Heikkinen com solos melodiosos, além é claro, dos animadores vocais de Udo Dirkschneider, que comandam a música tornando o baita Heavy Metal que é.

  Com a dupla de guitarristas desferindo solos rápidos, Under Your Skin marca a décima faixa do cd, que é vocalizada com a potência única de Udo Dirkschneider em uma linha melodiosa bastante forte e cheia de energia, garra, força, que te estimulam a erguer os braços e banguear bastante em seu decorrer.

    Para Untouchable somos conduzidos para um pesado andamento cadenciado com destaque ao baixista Fitty Wheinhold e ao ilustre vocalista, que nos exibe uma canção na forma de um hino Heavy Metal, que deve-se memorizar seu refrão, afinal, nós que curtimos o estilo somos assim ( leia a letra no encarte do cd e entenda o que quero dizer ). Com as guitarras trazendo linhas melodiosas,  Shadow Eyes ( o segundo bônus exclusivo ) é continuamente elevada a níveis ainda mais eletrizantes, seja nos vocais, na bateria, no baixo ou ainda nos excelentes solos de guitarras.

     Com um envolvente início pesado, Rebels In The Night também possui seus elementos que arrebatam o headbanger, pois além da magnífica atuação do vocalista temos outra considerável exibição dos guitarristas com exuberantes solos. E para encerrar este excelente álbum Decadent recebemos os dedilhados de World´s In Flame, que ganha linhas épicas e fica cadenciada para que Udo Dirkschneider cante seus versos com seu vozeirão inconfundível, entretanto, nas partes faladas somos expostos a um momento de um feeling único e muitos solos melodiosos.

   Mais uma vez Udo Dirkschneider prova através de sua banda porque ele é uma verdadeira autoridade no Heavy Metal Mundial com este fabuloso álbum e altamente recomendável Decadent, que entrará direto nas listas dos melhores lançamentos de 2015, agora é esperar quando ele apresentar no Brasil ao vivo com um set list matador e eletrizante baseado nas sensacionais músicas deste disco.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.udo-online.com/ e
https://www.facebook.com/udoonline.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2015

Voltar para Resenhas