The Rods - Heavier Than Thou
16 Faixas - Classic Metal Records - 1986 - Relançamento 2022

    David "Rock" Feinstein ( ex-Elf, banda do primo Ronnie James Dio ) criou a banda de Heavy Metal The Rods em 1980 na cidade de Cortland, Nova York nos Estados Unidos ao lado de Steven Starmer e Carl Cannedy, sendo que eles estão na ativa até os dias de hoje, óbvio que ao passar dos anos eles tiveram outras formações e é justamente sobre o sexto álbum de estúdio nomeado como Heavier Than Thou de 1986 que esta resenha focará suas informações.

    Na época, o line up do The Rods era o seguinte: Shmoulik Avigal ( ex-Picture e ex-Horizon ) nos vocais, David "Rock" Feinstein na guitarra e vocais, Carl Cannedy na bateria, teclados e vocais e Craig Glauber ( ex-Elf ) no baixo e este álbum Heavier Than Thou foi registrado no Pyramid Sound Music America por Alex Perialas e teve a sua mixagem assinada por Carl Cannedy e Alex Perialas.

    Já a restauração do áudio e a masterização é de Patrick W. Engel e foi realizada no Temple Of Disharmony entre novembro de 2020 a fevereiro de 2021. A capa que mostra um guerreiro de costas próximo a duas estátuas é do parisiense Simon Bros. E a Classic Metal Records relançou Heavier Than Thou em slipcase, colocou um pôster e um encarte de 24 páginas com a Parte 7 da história do The Rods, que foi escrita por John Tucker e além de tudo isso, temos as letras das músicas e uma dedicatória a memória de Marcus Messmann, que fez a transferência do material original da High Roller Records para a posterior remasterização deste cd.

    Só pela qualidade deste material gráfico e de sua importância histórica para o Heavy Metal já recomendo a sua aquisição física, todavia, este relançamento de Heavier Than Thou possui suas doze faixas originais e mais quatro ao vivo, e se deseja saber mais caro leitor(a) do Rock On Stage sugiro que prossiga a sua leitura.

    A faixa título Heavier Than Thou abre o cd com solos de guitarras e vocais simplesmente épicos, nos convocando para prestar atenção na seguinte que é a explosiva e rápida sonzeira Heavy Metal contida em Make Me a Believer, que chega frenética, contém solos de guitarras fervorosos e um refrão inflamado em uma grande atuação de cada um dos membros da banda. Em Angels Never Run, Carl Canedy faz um breve solo na bateria para que a música receba o seu ritmo pulsante, que é vocalizado com muita adrenalina por Shmoulik Avigal e como sempre acontece em canções assim, a energia de seus solos de guitarras - altamente contagiantes - é sentida e vale dizer ... seu título ficará na sua memória.

    Para Crossfire temos um diálogo antes que o The Rods envie seus longos solos e melodiosos nesta balada Heavy, que é vocalizada com muita garra por Shmoulik Avigal entregando muita emoção em seus versos e outros dois destaques vão para Carl Canedy pelos seus toques de teclados criando um fundo resplendoroso na composição e o solo de guitarra feito por David "Rock" Feinstein na sua parte final.

    A quinta de Heavier Than Thou é o Heavy Metal empolgante presente em I'm Gonna Rock, canção que solicita para que nós cantemos com Shmoulik Avigal os seus versos e creio que esta fez parte dos shows nos anos 80 pelo seu ritmo lotado de eletricidade. A próxima é a She's Trouble e ouvimos uma voz feminina e tiros para que depois o andamento incandescente de seu Heavy Metal capture cada um de nós com facilidade, como está explícito na linha conjunta do baixo, da bateria, dos riffs certeiros de guitarra e nos vocais firmes e encorpados.   

    Depois é a vez da impactante Born To Rock, que pode ser considerada como um infectante hino Heavy Metal muito bem vocalizado por Shmoulik Avigal, que é dotado de solos esbeltos feitos por David "Rock" Feinstein e um refrão que é um mantra para nós que somos criados dentro desse estilo de música. Apresentando um principio elaborado, que se torna uma sonzeira acelerada das boas, Chains Of Love é oitava de Heavier Than Thou e por conta de seu formato pulsante vamos apreciá-la imediatamente, pois, sentimos uma avalanche vindo para cima.

     A versão Heavy Metal de Communication Breakdown do Led Zeppelin feita pelo The Rods ficou tão intensa quanto a original e excelente na voz de Shmoulik Avigal dignificando a importância dos ingleses. Fool For Your Love é um Hard Rock com uma pegada Blues repleto de solos e uma interpretação de muito carisma nos vocais, que são simplesmente uma delícia de se ouvir ainda mais e você gosta do Whitesnake. E com o The Rods é sonzeira em cima de sonzeira, pois, Cold Sweat and Blood é iniciada com um solo de bateria de primeira feito por Carl Cannedy e depois segue por um vibrante padrão cadenciado bem Hard Rock que tornarmos fãs instantaneamente e participamos de seu refrão com a The Gang ( nome dado à vários convidados, quais? leia no encarte ). A curta The Music Man é uma faixa instrumental em que Al Falso usa primorosamente sua gaita em solos memoráveis e finaliza o tracklist original do disco.

    A série de bônus presentes nesta reedição de Heavier Than Thou começa com Life On The Edge ( Outtake ) do Let Them Eat Metal de 1984, que é voltada ao Hard Rock e bastante saborosa de se conferir tanto pelo seu ritmo cadenciado de boas variações quanto pelos seus solos e seus vocais. Para sabermos como o The Rods é ao vivo, a décima quarta canção deste cd é um medley do Led Zeppelin chamado Communication Breakdown/Whole Lotta Led, que passa por canções icônicas como "Heartbreaker", "Living Loving ( She's a Woman )", "Communication Breakdown", "The Lemmon Song" em versões pesadíssimas onde sentimos que o quarteto colocou sua alma em cada nota e em cada vocalização que foram executadas.

    Ainda ao vivo e com outro medley nas mãos, que desta vez é iniciado no baixo por Craig Glauber e por Carl Canedy na bateria, eles nos colocaram diante de Evil Woman/RabidThunder/Drum Solo, onde saliento a atuação monstruosa de Carl Canedy em seu kit de bateria, que para quem gosta ( meu caso ) é um verdadeiro deleite. A última do cd é a Witches Brew do In The Raw de 1983 e percebemos um Heavy cadenciado robusto de ótimas linhas melódicas.

    Conheci o The Rods por conta do seu clássico álbum Wild Rods ( de 1982 ) e agora com este Heavier Than Thou começo aprofundar em como esta banda foi importante para o Heavy Metal, o Hard Rock e para o Rock, sendo que neste lançamento da Classic Metal Records temos composições puras e feitas por quem viveu, vive ( sim... eles continuam e o último álbum de estúdio é o Brotherhood Of Metal de 2019 ) e é tão fã do estilo quanto todos nós. Ouça, se impressione e não se arrependa... e aí... ouça novamente e novamente...
Nota 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2023

Site: https://www.therods.com/.   

Voltar para Resenhas