The Brainwash Machine - A Moment Of Clarity
10 Faixas - MS Metal Records/Rising Records - 2015

    Em 2011, o tecladista Jorge Arango teve a ideia de montar um projeto de Rock Progressivo na Universidade Javeriana em Botogá na Colômbia junto ao seu primo Diego Vargas, que trouxe as ideias conceituais, e então, o projeto começou a tomar forma e se tornou o The Brainwash Machine, banda de Metal Progressivo que lançou o seu primeiro cd, o Modern Day Sisyphus em novembro deste ano trazendo como tema a dualidade do homem com a eterna guerra entre razão e emoção com influências de arte, ciência e filosofia.

    No ano seguinte, eles tiveram este trabalho licenciado no Brasil pela MS Metal Records, que também trouxe o segundo disco - e assunto desta resenha - ao território tupiniquim.

    Seu título é A Moment Of Clarity, que saiu na Colômbia em 2014 e no Brasil em 2015, cujas dez músicas percebemos influências de grandes nomes como Dream Theater, Pain Of Salvation, Opeth, Porcupine Tree entre outras e que deixaram claro que Andrés Ramirez nos vocais, Álvaro Cote e Diego Ante nas guitarras, Jorge Arango nos teclados, Manuel Henao no baixo e Daniel Triana na bateria - o atual line-up da banda - não está para brincadeiras. A produção foi realizada por Jorge Arango e Álvaro Cote, e este último responde também pela mixagem. A masterização é de Felipe López e foi realizada no Selecta, enquanto que a capa de Carolina Gómez, Carlo Jaime Egurrola e Santiago Uribe mostra uma criança de frente à uma televisão.

    A faixa The Brainwash Machine ( The Pessimist Anthem ), que empresta seu título a banda é a responsável pela abertura de A Moment Of Clarity e traz aos nossos ouvidos o ótimo Prog Metal do sexteto em intricadas e complexas linhas instrumentais muito interessantes, que levam aos vocais calmos de Andrés Ramirez. Entretanto, a forma que a música foi construída, nos passa um crescente muito envolvente com variações deliciosas para se sentir e viajar. Em seguida, com os teclados de Jorge Arango trazendo ares melancólicos, que são complementados pela harmonia de baixo, guitarras e bateria, a segunda, I Live In Fear passa um sentimento de revolta no conceito lírico do cd, destacando os solos de guitarra de Álvaro Cote e Diego Ante, que mergulham em viagens deliciosas de se curtir. Em Spellbond, o sexteto nos imerge em uma música viajante, tranquila e emocionante por seu andamento suave muito bem vocalizado. Quando chega a hora dos solos de guitarras, com o ambiente que já foi criado anteriormente... a banda nos convida a fechar os olhos e ir para muito longe.

    Para a próxima, a Animal Obsession, o The Brainwash Machine entra mais pesado na mais Heavy Metal das canções até aqui, que também possui seus ótimos solos de teclados e trazem aquele clima mais Prog, aliás, quando a presença das guitarras fica evidente na canção temos linhas sensacionais que serão do agrado dos fãs de Symphony X, enfim, um grande momento do cd.

    A instrumental Ex-1 é exibida com emoção no piano de Jorge Arango e traça uma viagem progressiva espetacular, que no instante em que os demais músicos entram em ação ao mesclarem seus solos mais pesados com sua grandiosa técnica é que sentimos todo o potencial da banda e nos encantamos com suas melodias. Após alguns efeitos, Manic passa seus ares Prog Metal através de um eficiente trabalho instrumental e de vocalizações contundentes, que ao chegarem aos momentos dos solos progressivos nos mostram os melhores trechos da música com solos de guitarras, teclados, bateria e baixo naquela pegada envolvente... ouça e comprove.

    A segunda instrumental de A Moment Of Clarity recebeu o nome de Dennis e sua edificação facilitou para que fossemos expostos a belíssimas linhas de baixo, guitarras, bateria e principalmente de teclados, com destaque ao solo de sax alto e tenor realizados pelo convidado Pablo Muñoz. A atmosfera progressiva presente nesta sétima música a torna uma das melhores do cd e nos remete através do tempo e espaço até os anos 70.

    Depois, temos aos dedilhados e ao piano nos presenteando com um estilo bem subjetivo, hora da canção que intitula o cd com A Moment Of Clarity e suas suaves e emblemáticas linhas, que nos conduzem para um andamento introspectivo até receber suas dosagens de energia ( ou Metal se preferir ) superando e ao mesmo tempo surpreendendo nossas expectativas. Fãs do Dream Theater se liguem na forma que seus versos são vocalizados e nas excelentes inversões de andamento apresentadas pela banda colombiana e me falem. Aliás, repare também nos breves solos de guitarras, que produzem muita emoção antes de uma nova modificação no ritmo e no final pacífico que o The Brainwash Machine realiza nesta que é a mais longa música do cd.

    Hellbound entra com um ritmo agressivo e um tanto caótico, que lembra um filme de terror/suspense, que graças a alguns urros juntos aos vocais de Andrés Ramirez exibindo uma dualidade em seu íntimo, que depois ficam mais progressivos, e isso, sem perderem seu peso e velocidade em nenhum instante.

    O encerramento de A Moment Of Clarity acontece com todo o feeling presente em Heal, que começa mais calma e introspectiva nas suas vocalizações e no seu andamento, que desta maneira promovem gostosas sensações no ouvinte, que mesmo com sua evidente melancolia retorna para um final 'jazzístico', que recebe fabulosas linhas 'metalizadas' antes de terminar em uma verdadeira sonzeira.

    Desde quando fiz a resenha do cd Inertial Frames do Greensleeves ( confira resenha ), que não ouvia um álbum de Prog Metal com tantas qualidades como este A Moment Of Clarity do The Brainwash Machine, que é possuidor dos elementos que elevaram ao topo nomes como Dream Theater e Symphony X, enfim, como é gostoso de saber que temos uma banda assim na nossa vizinha Colômbia. É Metal da América do Sul para que os norte-americanos e europeus conheçam suas virtudes.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.facebook.com/thebrainwashmachine,
https://soundcloud.com/thebrainwashmachine/tracks e
http://www.reverbnation.com/thebrainwashmachine.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2015

Voltar para Resenhas