The Adicts - And It Was So!
12 Faixas - Shinigami Records - 2017

    A primeira coisa que me veio à mente ao ver a capa do álbum And It Was So!, o  décimo-primeiro dos veteranos punks do The Adicts foi o filme Laranja Mecânica, pois, seu fundo alaranjado e o rosto presente na capa, evidentemente foi inspirado no famoso filme de Stanley Kubrick do ano de 1971, que foi baseado no livro de mesmo nome de 1962 escrito por Anthony Burgess. O The Adicts teve sua formação um pouco depois no ano de 1975 na cidade de Suffolk na Inglaterra e tiveram seu visual influenciado pelos "droogs", nome dado aos personagens da gangue principal do filme e desde então adotaram este estilo. O primeiro álbum data de 1981 e foi chamado de Songs Of Praise e nestes mais de quarenta anos de banda foram outros dez de estúdio ( contando este ), quatro ao vivo e vários singles/EP's.

    E desde o começo de sua carreira, o quarteto discute temas como política, ironizam a mídia, escrevem sobre sair e ficar bêbado chateando os demais e também surrealismo em um Punk mais festivo. Os atuais "droogs" responsáveis pelo The Adicts são Monkey nos vocais, Peter Dee na guitarra, Kid Dee na bateria e Little Dave no baixo, sendo que Kid Dee assina a mixagem e a produção de And It Was So!.

    Os marcantes toques no baixo executados por Little Dave e as falas de Monkey, que trazem um ar sombrio servem para iniciar A Picture The Scene, canção que abre And It Was So! através de um Punk Rock fervoroso, porém, de média velocidade, além de um ritmo único e envolvente por conta de sua simplicidade, que somado os riffs de guitarra com os vocais sentimos uma vontade grande de cantarolar seus versos e sair agitando. Na segunda, o The Adicts dispara um Punk rápido e agressivo com Fucked Up World, conforme é percebido na guitarra e também no seu andamento robusto, um verdadeiro catalisador da energia que levará facilmente para a abertura de uma roda. Depois, o quarteto britânico narra os fatos de quando se bebe muito e atormenta as pessoas em um bar ( quem não tem um amigo assim? ) com a sarcástica Talking Shit, onde percebemos claramente os famosos "três acordes" do Punk Rock em uma contagiante composição.

    Para If You Want It, os ingleses caminham para um Punk Rock mais vagaroso, onde percebe-se solos encorpados na guitarra e vocais que te convocam para participar da música, seja pulando ou mexendo o pescoço. Logo após tradicional o 1... 2... 3... 4... ao fundo somos expostos a Gospel According To Me, um Punk animado e devidamente setentista, ou seja, ritmo Rock'n'Roll dos antigos com a guitarra distorcida dominando o ambiente e você já estará batendo o pé e mexendo a cabeça sem perceber. Em Gimme Something To Do, o baterista Kid Dee começa um andamento interessante em seus toques, que elevam-se para um Punk mais intenso, cujo título será cravado na memória pelo número de vezes que é repetido pelo vocalista Monkey nesta faixa em que o quarteto, propositalmente, deixa a guitarra de Peter Dee atingir notas consideravelmente velozes e encorpadas nos solos.

    Com influências voltadas a New Wave, Love Sick Baby marca a sétima do cd destacando sua roupagem pesada que está incrustada na música, ante a vocalizações distantes. Na faixa título, a And It Was So!, eles prepararam um Punk Rock poderoso, cheio de voltagem, que é ótimo para ouvir e soltar sua revolta. E aos toques do baixista Little Dee seu ritmo é interligado com a Deja Vu e fazem desta dupla de canções o melhor momento até aqui, pois, exalam muita intensidade e aquela eletricidade típica do Punk Rock.

    I One You possui ares animados  em uma linhagem instrumental robusta, simples, eficaz, envolvente e devidamente fiel às tradições do Punk Rock em um refrão de fácil memorização em que Monkey sem pedir nos solicita a participação por conta dos fatores citados acima. A mais acelerada e direta de And It Was So! é a Wanna Be, que alterna com sabedoria seus trechos mais calmos com os mais frenéticos capturando o ouvinte facilmente, que nesta altura já estará se imaginando em uma  legitima roda Punk.

    A estranha You'll Be The Death Of Me, que é definida por suas linhas de baixo é a última de And This Was So! em um Punk deveras obscuro e nos momentos finais temos uma lembrança da primeira do cd como se fosse a senha para terminar o álbum e nos reconvidar para ouví-lo novamente do começo, o que fatalmente vamos acabar fazendo.

    Creio que os fãs do velho Punk Rock devem curtir este And It Was So! imediatamente e os fãs mais novos também, pois, estamos diante de um álbum diversificado e direto em sua proposta, afinal, um importante e ainda na ativa nome do estilo como é o caso do The Adicts não quer e nem deve inovar, basta apenas mandar suas criações de forma intensa irônica e divertida, sendo politicamente incorretos e zombando desta falsa sociedade perfeita em que vivemos, enfim, resta alguma dúvida que vamos agitar imediatamente? Ainda bem que nomes das antigas fazem com habilidade o que os mais jovens parecem que tem medo de fazer... criticar a sociedade.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2018

 

 

 

Voltar para Resenhas