Status Quo - Down Down & Dignified At The Royal Albert Hall
21 Faixas - Shinigami Records - 2018

     O Status Quo, uma das muitas célebres e lendárias bandas inglesas, que há mais de 40 anos vivem lotando as arenas por onde tocam lançou em 2018 dois álbuns ao vivo e diferentes entre si. O primeiro foi o Down Down & Dignified At The Royal Albert Hall em Londres e depois o Down Down & Dirty At Wacken no famoso festival alemão, que trouxeram aos fãs dois shows repletos de hits, emoção e especialmente, estilos diferentes, que não deixaram de ser uma homenagem ao companheiro de tantos anos Rick Parfitt, que faleceu em dezembro de 2016, aliás, os primeiros shows pós sua passagem.

    O primeiro é o assunto desta resenha e foi gravado de forma acústica no aclamado teatro de Londres, o magnífico The Royal Albert Hall no dia 1º de julho de 2017 por Will Shapland e produzido e mixado por Mike Paxman. As guitarras e todo o potencial elétrico conhecido do Status Quo ficaram reservados para a apresentação no Wacken Open Air no dia 3 de agosto de 2017.

    Sobre o resultado deste show em seu país natal, o guitarrista e vocalista Francis Rossi comentou o seguinte: "Não há outro local como o The Royal Albert Hall; todo artista quer tocar lá. Então, fazer o nosso show acústico [nesse local] foi um sonho se tornando realidade. Os clássicos do Quo são tocados de um jeito novo que realmente permite que as melodias brilhem.Totalmente acústico e com a presença de músicos e vocalistas adicionais realmente fantásticos, este é um show do qual sempre vamos nos orgulhar."

    Além dele, o line up do Status Quo para esta formidável noite foi o seguinte: Andrew Bown no teclado, violão, guitarra e vocais, John "Rivo" Edwards no baixo e vocais, Leon Cave na bateria e Richie Malone na guitarra. Entretanto, Status Quo Acoustic Band teve o acréscimo de Geraini Watkins no piano e acordeão, Chloe Gardner nos vocais, violões e percussão, Hannah Acar no violino, vocais e percussão, Ralf Oehmichen nos violões e vocais e por fim, Paul Hirsh nos teclados. A capa de Down Down & Dignified At The Royal Albert Hall é simples com um fundo vermelho e um broche em jeans estilizado no formato da renomada casa de shows é da Patchwork Associates e no encarte temos muitas fotos dos veteranos músicos em ação nesta data. Vamos aos detalhes de suas canções.

    And It´s Better Now do Hello! de 1973 abre este Down Down & Dignified At The Royal Albert Hall com toda a beleza e sentimento que seu estilo acústico lhe confere seja nos instrumentos ou nos leves vocais de Francis Rossi. Em seguida temos Break The Rules, um Rock'n'Roll gravado no disco Quo de 1974, que se tornou basicamente um Folk neste formato e que ficou deveras agradável com um formoso solo de gaita tocado por Andrew Bown. Mais animada e dotada de um ritmo Country com a presença do acordeão, o Rock'n'Roll contido em Again and Again que abre o If You Can't Stand The Heat de 1978 te chama para dançar e levar sua mente para quando o Rock começou nos anos 50.

    A quarta desta noite foi a magnífica foi a Paper Plane do Piledriver de 1972, que contou com o seu refrão sendo cantado pelos fãs, que receberam em troca os brilhantes solos de violões dos músicos do Status Quo. Após uma breve fala com o público, hora de Rock'n'Roll, um single que saiu em 1981 e se tornou ainda mais esbelto nesta versão acústica destacando não só a voz de Francis Rossi como também as backing vocals Chloe Gardner e Hannah Acar.

    Inteligentes que são ligam esta canção formidavelmente à vibrante Caroline, outra que foi gravada no Hello! e exibiu um andamento que te faz querer dançar com o Status Quo, principalmente, quando eles aceleram habilmente e te conectam de vez à música. Em Hold You Back ( outro single e que saiu em 1977 ) tanto seu ritmo quanto seus vocais te conquistarão com facilidade por se tratarem daquelas composições que são apreciadas sem hesitação e executada com um considerável carisma pela banda. 

    Evidenciando até um pouco mais de peso, That's A Fact é a oitava do set deste Down Down & Dignfied At The Royal Albert Hall e a criação do álbum Blue For You de 1976 salienta o poder do Rock'n'Roll do Status Quo e nesta versão contou com pitadas de Blues, atuações envolventes das backing vocals, um empolgante solo de gaita, além de uma percussão marcante. E o sucesso Down Down, que fez parte do disco On The Level de 1975 ficou um belíssimo Rock'n'Roll intimista nesta sua linhagem acústica.

    Para a lenta e melodiosa Pictures Of Matchstick Men, o Status Quo contou com o violino tocado por Hannah Agar produzindo um aroma clássico à bela canção gravada no primeiro álbum da banda, o Pictures Of Matchstick Men From The Status Quo do distante ano de 1968.

    O acordeão tocado por Geraint Watkins concede a tônica do Rock'n'Roll suave de Rollin'Home, que é a abertura do álbum In The Army Now de 1986, que fatalmente vamos adorar instantaneamente nesta versão acústica e logo depois o tradicional Band Introductions em que Francis Rossi apresenta os membros do Status Quo e da Acoustic Band para os muitos aplausos dos fãs. Isso acontece antes de Don't Drive My Car, que foi composta no álbum Just Supposin' de 1980 e é a que teve o maior peso neste Down Down & Dignified At The Royal Albert Hall, seja por seus vocais, pelo charme das vozes Hannah Acar e Chloe Gardner, pela sua bateria ou pelo jeito que seus violões foram tocados.

    Na décima quarta, os ingleses nos colocaram diante do animador Rock'n'Roll dotado uma roupagem Country presente nas linhas de Reason For Living, que pela maestria que tocaram suas melodias... tornaram este sucesso do disco Hello! um grande e delicioso momento deste show. Este clima intimista e deveras positivo continua em Claudie, outra representante do Hello!, cujas melodias são encantadores de se ouvir. Já o 'Bluesão' Rain te inflama imediatamente, graças aos solos de gaita feitos por Andrew Bown e também pelas mudanças de andamento realizadas pelos demais.

    Na sequencia, o alto astral contido em Marguerita Time do Back To Back de 1983 com um gracioso e simplista ritmo Rock'n'Roll, cujas vocalizações de Francis Rossi são de uma admirável beleza. Para a parte final do show, outra que te cativa facilmente: Na Na Na ( que apareceu no Aquostic: Stripped Bare de 2004 ) em um estilo um pouco Country Rock em que a forma de cantar de Francis Rossi é responsável por causar muitas palmas na plateia ( e inclusive em nossa casa ouvindo o cd ).

    E os maiores clássicos do Status Quo ficaram reservados para este momento e também para produzirem aquele êxtase único que diferencia um show de um álbum de estúdio se iniciando com o mega sucesso que intitula o disco de 1979 com a Whatever You Want em que sentimos imediatamente a vontade cantar com a banda e que é estourado de vez com a majestosa versão de Rockin' All The Over The World, que nomeia o disco de 1977, que começa no piano tocado por Geraint Watkins, que certamente levantou os fãs no The Royal Albert Hall de suas cadeiras e os fez cantar com o Status Quo finalizando reluzentemente o set antes do bis, e óbvio, culminando em muitos aplausos de satisfação e alegria. No término do show e do cd temos Burning Bridges do Ain't Complaining de 1988 com seu conhecido estilo impactante que novamente foi apresentada em uma versão merecedora de muitas palmas.

 

    É... mesmo depois de 53 anos de carreira, 118 milhões de discos vendidos, inúmeros prêmios e mais de 6.000 shows pelo mundo, o Status Quo ainda é capaz de nos brindar um espetacular show acústico, que está registrado neste Down Down & Dignified At The Royal Albert Hall em que nenhum de seus 72 minutos mostra que a energia do show deixa de ser fervorosa me levando a seguinte conclusão: estamos diante de mais um sensacional cd da banda, que no Brasil saiu pela Shinigami Records em parceria com a Ear Music e a Sound City Records.

    Em suma, um álbum que conquistou seu lugar de destaque na coleção e que é uma gratificante forma de honrar o legado de Rick Parfitt, que não tenha dúvidas caro leitor(a) do Rock On Stage... lá do céu ele apreciou e aprovou a apresentação histórica.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2020

Site Oficial: https://www.statusquo.co.uk/           
Facebook: http://www.facebook.com/statusquoofficial/.     
Youtube: http://www.youtube.com/OfficialStatusQuo.  
 

 

Voltar para Resenhas