Sonata Arctica - The Days Of Grays
 13 Faixas - Shinigami Records - 2009 ( relançamento 2017 )

    The Days Of Grays é o sexto álbum da carreira dos finlandeses da cidade de Kemi conhecidos como Sonata Arctica e é apontado com uma obra prima da banda, uma das mais consagradas do Power Metal Melódico escandinavo, que alcançou as marcas de  segundo na Finlândia, vigésimo quarto na Alemanha e foi assim definido pelo tecladista Henrik Klingenberg: "um pouco mais sombrio e talvez não tão complexo quanto o Unia de 2007. Contudo, definitivamente não é um álbum 'de-volta-às-raízes' com Power Metal rápido. Todas as marcas registradas do Sonata estão nele, solos, muita cantoria (e) algumas canções mais lentas."

    Nesta época, o line up do Sonata Arctica era o seguinte: Tony Kakko nos vocais e teclados, Elias Viljanen na guitarra, Marko Paasikoski no baixo, Henrik Kilgenberg nos teclados e Hammond e Tommy Portimo na bateria. As gravações foram divididas em partes, sendo a bateria e o baixo gravados no Tico Tico Studio por Ahti Kortelainen, a guitarra registrada no Fantom Studios por Samu Oittinen e no Magic-7 Studios por Elias Viljanen, os teclados no Lanceland 2 por Henrik Klingenberg e no Kakkos Studios por Tony Kakko enquanto que o Hammond foi registrado no Studio 57 por Pasi Kauppinen.

    Já os trechos que contém o violoncello foram tocados e arranjados por Perttu Kivilaakso do Apocalyptica nas faixas "Everything Fades Of Gray", "Zeroes" e "The Thruth Is Out There", que foram gravadas no Rock Vallery Studios na Finlândia por Mr. P Rock Vallery. Já os vocais da faixa Deathaura e No Dream Can Heal A Broken Heart, que destacam a participação de Johanna Kurkela foram gravados no Great Sounds Studio por Kime Klemettinen. A mixagem foi do mago Mikko Karmilla e realizada em junho de 2009 e masterização de Svante Forsbäck no seu Chatmakers neste mesmo mês.

    Para a capa, o Sonata Arctica optou por uma paisagem do gélido norte em um desenho de Inferi/ Janne e Gina Pitkänen e a temática das letras do cd é explicada por Tony Kakko desta maneira: "The Days Of Grays fala sobre a morte e outros assuntos espinhosos. As necessárias áreas cinzentas. Foder com os relacionamentos, etc. Nele também está o meu ponto de vista sobre alguns aspectos deste mundo e naturalmente há algumas histórias. Apenas histórias, nada que você não possa encontrar em algumas obras de ficção."

    A climática e instrumental Everything Fades To Gray abre com seus belos e dramáticos toques de teclados o álbum nos convocando para mergulhar em seu tema e o Sonata Arctica já nos coloca diante de uma bela melodia, um tanto que viajante e que se liga na encorpada Deathaura, canção que destaca os suaves vocais de Johanna Kurkela até que seu ritmo é tomado por seu estilo épico e Power Metal já contando com o comando de Tony Kakko dos vocais, que interpreta formidavelmente os personagens desta composição de ares cinematográficos e de linhas instrumentais impactantes. E entre uma parte mais pesada e outra, as harmonias vocais da convidada e do vocalista surgem conferindo mais beleza à canção.

    Depois de um estilo mais robusto logo nos primeiros solos de guitarra, que são tocados com brilho por Elias Viljanen, o quinteto nos apresenta para a deliciosa The Last Amazing Grays, que foi criada para se ouvir e absorver facilmente ao sentir a dedicação de Tony Kakko ao expressar seus versos diante de uma melodia positiva enviada pelos demais membros da banda. A típica Power Metal Melódico Flag In The Ground é a seguinte e aqui o quinteto alternou trechos mais velozes com aquele ambiente mais lento e pesado, que é bastante apreciado por seus fãs, onde destaco seu refrão que será memorizado em poucas audições, aliás, temos um refrão daqueles que foram criados para se cantar juntos com a banda.

    Com bastante emoção a cada toque no piano feito por Henrik Klingenberg e nos vocais de Tony Kakko chegamos na balada Breathing, que apresenta um crescimento muito interessante até transbordar no melodioso solo de guitarra feito por Elias Viljanen e terminar repetindo seu refrão. Para Zeroes, o Sonata Arctica nos mostra canção mais emblemática e mais voltada ao Heavy Metal com riffs fortificados na guitarra e um andamento cadenciado de vocais poderosos, que trazem uma letra que recomendo pegar o encarte e olhar com atenção. Esta sexta música de The Days Of Grays provou ser bastante diferenciada do que poderíamos esperar em um álbum de um ícone do Power Metal.

    De ares mais tranquilos, The Dead Skin aparece te deixando intrigado com os caminhos que serão percorridos, pois, mostram o Sonata Arctica investindo em uma música com diversas alterações em seu andamento, porém, sempre com uma aura para cima, onde todos os cinco membros atuaram admiravelmente. Em Juliet notamos os firmes vocais de Tony Kakko ante a um ritmo denso e veloz, que se alterna para belíssimas melodias no piano conduzido por Henrik Klingenberg, que tornam-se mais tons fortes junto com as atuações dos demais músicos, que vão capturando o ouvinte ao passar de seus minutos e terminam de forma bastante calma.

    Na nona, a No Dream Can Heal a Broken Heart percebemos que os finlandeses mais uma vez usaram de sua capacidade de criar canções com lindas harmonias e que ficam mais cativantes à maneira que ouvimos e sentimos suas notas e nesta especificamente, destacam uma nova participação de Johanna Kurkela nos vocais junto a Tony Kakko, que conferem pelo andamento seguido por eles momentos progressivos.   

    Novamente com sintomáticos toques no piano e teclados, além de vocalizações eficientes, os finlandeses nos colocam diante de As If The World Wasn't Ending, que se trata de uma questionadora balada épica dotada de um solo excelente feito pelo guitarrista Elias Viljanen, que conduz a linha que a música seguirá até o seu final que flerta com o Progressivo.

    O título da décima primeira do cd me lembra na hora do seriado Arquivo X, pois, The Truth Is Out There era o mantra que movia seus personagens principais e se tornou uma considerável canção deste The Days Of Grays com um andamento bastante envolvente e dotada de orquestrações esbeltas com linhas de vocais e instrumentais grandiosas me levando a registrar os meus parabéns ao Sonata Arctica. Na última do tracklist normal do cd temos a versão completa de Everything Fades To Gray ( Full Version ) com letras e com mais tempo, características que deixaram ainda melhor e próxima ao epílogo de um filme com muitas orquestrações em um formato mais dramático deveras emocionante. Como bônus temos In The Dark ao piano e também toda a infectante voz de Tony Kakko em uma música que ganha mais vitalidade alcançando nossas mentes por conta de todo o feeling que exala em cada parte.

    The Days Of Grays é um álbum que contém os elementos do Power Metal Melódico, porém, sua ênfase está voltada nas orquestrações ( cujos arranjos foram de Mikko P. Mustonen ), nas sempre belas melodias instrumentais e nas timbragens harmoniosas dos vocais do líder Tony Kakko. Enfim, temos um verdadeiro clássico da discografia do Sonata Arctica, que requer várias audições para que se possa absorver todas as suas várias atmosferas, que mostraram a evolução da banda neste momento de sua carreira e também a ousadia de não ficar somente no estilo que a consagrou na história do Heavy Metal.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.sonataarctica.info/, https://www.facebook.com/sonataarctica e
https://www.youtube.com/user/SONATAARCTICA.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2017

Voltar para Resenhas