Running Wild - Rapid Foray
 11 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Por conta de um ombro quebrado, o líder do Running Wild, o músico alemão Rolf Kasparek ficou temporariamente parado e consequentemente, a sua banda também. Quando ele retomou suas atividades, se preparou para o importante show no Wacken Open Air de 2015 e desta forma passaram-se três anos entre o álbum Resilient ( 2013 ) e este novo Rapid Foray ( de 2016 ), que é o décimo sexto da carreira, cuja produção, mixagem e masterização foi realizada por Rolf Kasparek e Niki Nowy.

    Na capa temos uma foto tirada por Rolf Kasparek e estilizada como uma pintura à óleo por Jens Reinhold da Zenz-Art, assim como as demais fotos do encarte em uma técnica muito interessante. O luxuoso lançamento da Shinigami Records está embalado em um 'digipack' triplo, que sempre valoriza mais a aquisição do formato físico.

    Além do mentor Rolf Kasparek nos vocais, guitarra e baixo, o Running Wild é composto por Peter Jordan na guitarra e nos shows conta com Ole Hemplemann no baixo e Michael Wolpers na bateria.

    Dito isso, vamos aos detalhes do novo álbum dos renomados piratas de Hamburgo, que é aberto com um longo solo de guitarra nos trazendo o vibrante Heavy Metal presente em Black Skies Red Flag, que é vocalizado com destreza por Rolf Kasparek e transfere muita empolgação para os ouvintes em seu andamento, que está repleto de riffs contagiantes e cujo refrão vai para a cabeça facilmente. Com a mesma adrenalina da anterior, Warmongers é uma sonzeira de alma oitentista recheada de solos energizantes e altamente cativantes em um produtivo Heavy Metal, que são para levantar as mãos e socar o ar ou ainda, quando os solos de Rolf Kasparek e Peter Jordan estourarem realizar aquele "air guitar" ( porém, nos shows, correto? ).

    Em Stick To Your Guns, o Running Wild nos mostra uma convidativa faixa de ritmo cadenciado, de vocais impactantes e dotada de um refrão que desejamos cantar com Rolf Kasparek. Aliás, repare também em como os solos de guitarras caminham livremente nesta música, bem do jeito que adoramos ouvir e que não é tão comum observar bandas que fazem isso atualmente, ainda bem que temos veteranos como estes alemães para satisfazer nossos desejos.

    Para a música título, a Rapid Foray, temos uma animada melodia, que traz Rolf Kasparek cantando de uma forma pulsante em um andamento puramente Rock'n'Roll Pesado, sendo que é muito revigorante a sua audição, que convido você notar os seus solos de guitarras. De linhas mais robustas em seu estilo cadenciado By The Blood In Your Heart traz riffs mais 'sujos', possui ares de hino ( excelentes para shows ), e um refrão, que deve ser cantado em coro com ele, pois, desde o início desta faixa sentimos a necessidade de acompanhar sua emblemática letra para participar mais com o Running Wild em sua festa pós 'pilhagem'. E não posso deixar de comentar também sobre suas lindas linhas escocesas, com direito aquelas melodias únicas extraídas das gaitas-de-fole.

     A instrumental The Depth Of The Sea ( Nautilus ) percorre excelentes solos de guitarras com harmônicos saborosos de se apreciar e quando se aceleram já começo a pensar em encaixar um "ôôôôôôô" neles, pois, o Running Wild exibiu outra música que nasceu para ser tocada ao vivo. Baseada na história do pirata galês John Roberts, que foi o mais bem sucedido da "era dourada da pirataria", Black Bart ( Bartholomew Roberts ) é um Heavy Metal de primeira com riffs envolventes e vocais que te capturam logo na primeira audição, tanto que arrisco dizer que é a melhor do cd. 

    Depois chegamos a Hellelctrified, que mantém a voltagem em alta deste Rapid Foray seja através dos sempre atraentes vocais de Rolf Kasparek ou nos seus insinuantes solos de guitarras. Dotada de riffs velozes, Blood Moon Rising é a nona do cd e sua marcante atmosfera oitentista é um verdadeiro desfrute para os fãs mais antigos, além de provocar também uma grande vontade de cantar seu refrão.

    Novamente com uma melodia positiva, o Running Wild nos envia a Into The West, onde os vocais de Rolf Kasparek te convocam a cantar com ele em mais um Heavy que deverá também ser emoldurado na memória, pois, conta com sucessivos e belos solos de guitarras. A última de Rapid Foray é a longa Last Of The Mohicans, que começa com um sintomático diálogo e dedilhados épicos, que são substituídos por solos de guitarras deveras graciosos e trazem o andamento fascinante deste Heavy Metal, cuja letra foi inspirada no conto de James Fenimore Cooper e retratada através da carismática voz de Rolf Kasparek. O Running Wild soube como aplicar várias camadas de solos de guitarras em sua execução com destaque para a atuação de Peter Jordan, que serviram para conferir muito mais brilho para a canção e encerrar com uma considerável grandiosidade o cd.

    É sempre impressionante como um álbum de Heavy Metal mais Tradicional como este Rapid Foray do Running Wild nos faz bem e causa um prazer enorme em ouví-lo, ainda mais sabendo que é detentor de vocalizações eficazes, infectantes e sensacionais solos de guitarras capitenados por uma verdadeira instituição do Metal Germânico, que completou 40 anos de existência em 2016. Que estes velhos bucaneiros continuem por muito tempo singrando pelos mares do Heavy Metal.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.running-wild.net/ e https://www.facebook.com/runningwildmusic.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2017

Voltar para Resenhas