Pänzer - Fatal Command
12 Faixas - Shinigami Records - 2017

    Quando a mais nova arma de guerra alemã surgiu em 2014 sob o nome de Pänzer, uma polêmica com os brasileiros de mesmo nome aconteceu levando a discussões de seu uso ( modificado temporariamente para The German Panzer e agora Pänzer com o trema, o que em tese aquietou os brasileiros ). A estreia foi com o fulminante ataque contido em Send Them All To Hell, gravado pelo então trio formado por Schmier do Destruction ( vocais e baixo ), Stefan Schwarzmann do Victory ( bateria ) e Herman Frank do Accept ( guitarra ).

    Para esta nova nesta nova campanha metálica, o Pänzer sofreu a baixa do último, que resolveu se dedicar aos seus projetos individuais. Assim, os combatentes remanescentes recrutaram os guitarristas V. O. Pulver ( Gurd e Poltergeist ) e Pontus Norgren ( Hammerfall ) para consolidarem as posições alcançadas e ampliar as conquistas com este novo trabalho intitulado com Fatal Command.

    E a tropa preparou um disco que é uma referência ao Heavy Metal oitentista nos padrões da NWOBHM, conforme esclarece o líder Schmier: "Sabíamos desde o início que devíamos superar nosso anterior trabalho. Por isso, nos concentramos por completo nas duas guitarras." Ou seja, uma celebração ao Heavy Metal que crescemos ouvindo e adoramos. Na capa temos um desenho com dois 'figuras' mundiais ( precisamente Donald Trump e Kim Jong-un ) que parecem estarem caminhando para a paz um tanto que doidos em um tanque de guerra com groupies, bebidas, bombas e as cabeças de alguns "bãos" do passado, tais como: Adolf Hitler, Josef Stalin, entre vários outros. A produção de Fatal Command foi realizada no Little Creek Studio pelo guitarrista V. O. Pulver e pelo baixista Schmier, sendo o primeiro assinando a mixagem e o segundo a masterização.

    E o Heavy Metal rápido, raivoso e contagiante nos padrões teutônicos, ou seja, na linhagem de nomes como o Accept, Kreator e até o Destruction, começa com Satan's Hollow, onde Schmier canta mais limpo e a dupla P. O. Pulver e Pontus Norgren despeja sua vibrante tonelada de solos de guitarras com a esperada habilidade. Com o baixo de Schmier em evidência e um acelerado ritmo Old School nas guitarras e bateria, a faixa título Fatal Command chega transbordando eletricidade a cada nota te convocando para erguer suas mãos no gesto do "Horns Up" e também para cantar seu refrão com o quarteto, que faz questão de mandar uma música desenfreada e cheia de adrenalina. A 'blitzkrieg' sonora prossegue com a encorpada We Can Not Be Silenced, canção que percebe-se a potência vinda do motor do Pänzer: os constantes bumbos duplos tocados por Stefan Schawarzmann em um ritmo mais cadenciado, que é dotado de uma letra interessante e vocalizada com a devida cólera por Schmier em uma base de guitarras que fazem a diferença positivamente.

    Em I'll Bring You The Night sente-se influências do Judas Priest, que estão aliadas a pegada germânica em uma pedrada orientada pelos sempre matadores solos de guitarras, que trazem os vocais violentos de Schmier em um ritmo envolvente e de evoluções marcantes, ótimas para 'banguear'. Para Scorn and Hate, o Pänzer dispara uma composição dotada de uma sequencia instrumental pesada e de solos melodiosos, porém, isso dura até Schmier incendiar o seu andamento ao cantar seus versos, onde novamente seu refrão será cravado na memória, assim como os seus impactantes riffs de guitarras, que são responsáveis por mais satisfação em sua audição.

    De solos dilacerantes Afflicted é consideravelmente agressiva em seus vocais, que criticam o "ser humano virtual" que nos tornamos. A condução feita pelo Pänzer nesta sexta canção de Fatal Command é um deleite para os fãs de Heavy Metal, pois, são respeitados as linhas que fizeram o estilo ser tão adorado por todos. Ouça e confirme. 

    Mais cadenciada, significativamente pesada e com um ritmo um tanto que sombrio, Skrull Breaker traz à tona aquele Heavy Metal "Sabbathico" próprio para banguear bastante em sua execução nesta faixa de baixo opaco, que vai conquistando ao passar seus vocais rancorosos em que recomendo uma atenção especial aos fervorosos solos de guitarras. A dinamite Bleeding Allies é a oitava e seu poder de fogo é sentido através dos canhões sonoros de Stefan Schwarzmann, que martela seu kit de bateria sem piedade em outro coeso Heavy Metal do Pänzer, onde os vocais novamente estão robustos ( aliás, será que Schmier cantaria mais sossegado? ) e em ponto de bala, já os solos de guitarras estão avassaladores como o ritmo da música solicita.

    The Decline ( ... And The Downfall ) é a cadenciada, pesada e que facilmente vai empolgar o fã por conta de seu estilo carregado e constante em que Schmier despeja sua ímpeto em uma crítica à sociedade ocidental nos provocando a socar o ar e banguear para liberar sua energia em uma base de guitarras simplesmente notáveis e puramente centrada no Heavy Metal oitentista, o que convenhamos, ajuda este álbum melhor ainda.

    Na seguinte, cujo nome é Mistaken, o Pänzer envia solos fortes, porém, melódicos e óbvio, Schmier vocifera a plena força de seus pulmões em outra ácida alfinetada na humanidade, que é fortemente controlada pela TV, aliás, seus vocais parecem que estão saindo de um aparelho mais ao fundo em algumas partes, pois, estão sintetizados, mas é no refrão que eles nos capturam por conta de suas linhas melódicas.

    Stefan Schwarzmann chama a atenção logo no início de Promised Land com seus explosivos toques em sua bateria, que convocam um andamento veloz e dilacerador nas guitarras e também nos vocais, sendo que basta uma audição para se curtir e querer mais, pois, aqui o quarteto exala voltagem pura e alta, e isso, a cada instante caminhando para cima de nós como um rolo compressor. Aliás, tente ousar não gritar seu refrão com o Schmier. Como bônus e finalizando a edição brasileira de Fatal Command lançada pela Shinigami Records temos o cover do Pänzer para o clássico Wheels Of Stell do Saxon, que ficou excelente representando um tributo a um dos maiores nomes da New Wave Of British Heavy Metal e naturalmente uma grande influência dos músicos.

    O Pänzer retornou novos integrantes em sua tropa, que junto aos que ficaram preparam um fabuloso e impactante álbum chamado Fatal Command que é puramente Heavy Metal do começo ao fim. A máquina de guerra alemã está rodando perfeitamente, está armada e perigosa até os dentes. Quem vive Heavy Metal, precisa conhecer este trabalho e preparar seu pescoço, que vai se movimentar sem que você perceba em suas audições.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2018

 

 

 

Voltar para Resenhas