Marillion - All One Tonight - Live At The Royal Albert Hall
15 Faixas - Duplo - Shinigami Records - 2019

    Com sua fundação datando do já bem distante ano de 1979, o quinteto Marillion é uma das mais bem sucedidas bandas de Rock Progressivo ( ou NeoProgressivo se preferir ) da história, que já vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo de seus álbuns de estúdio e ao vivo. O seu line up com Steve "H" Hogarth nos vocais, Steve "R" Rothery na guitarra e violão, Pete Trewaras no baixo e backing vocals, Mark Kelly nos teclados e Ian Mosley na bateria está junto desde 1989, quando o vocalista Steve "H" Hogarth entrou no lugar de Fish e de lá para cá, eles gravaram oito álbuns de estúdio e vários ao vivo, sendo o último o F.E.A.R. ( F*ck Everyone And Run ) - confira resenha - com ferrenhas críticas ao polêmico Brexit ( a saída do Reino Unido da União Europeia ).

    Este álbum ao vivo All One Tonight - Live At The Royal Albert Hall, que foi lançado em cd duplo e DVD duplo é o registro de um show da turnê de promoção de F.E.A.R. ( F*ck Everyone And Run ), que foi gravado no dia 13 de outubro de 2017 em Londres marcando a primeira apresentação do Marillion na emblemática casa de shows diante de um público de nacionalidades diferentes e que esgotaram os ingressos em poucos segundos. Michael Hunter cuidou da gravação e mixagem de All One Tonight - Live At The Royal Albert Hall e Simon Ward da 1d3ntity da capa, que mostra um pouco de como foi este sensacional espetáculo.

    De cara o Marillion entra com o disco F.E.A.R. ( F*ck Everyone And Run ) executado na integra, e assim como no cd, começa com Eldorado levando sua ambientação linda sendo interrompida apenas com a entrada da banda no palco com os aplausos dos espectadores, porque depois temos o estilo intimista de Steve "H" Hogarth ao cantar os seus versos e longas viagens feitas nos teclados tocados por Mark Kelly, que são altamente convidativas para se ouvir de olhos fechados durante suas evoluções, que são um deleite aos fãs de Rock Progressivo, pois, a atuação dos músicos é tão marcante que somente quando são aplaudidos novamente é que você se lembra que estamos ouvindo um disco ao vivo.

    Depois desta magnífica suíte de abertura de mais de 18 minutos, Steve "H" Hogarth cumprimenta os fãs e anuncia a Living Fear, a melancólica segunda do set, que apresentam um crescente encantador em suas estonteantes melodias com direito a um prolongamento dos fãs nos seus versos finais até que Steve "H" Hogarth os corte e traga junto aos demais a The Leavers, que fica mais esbelta à maneira que seus minutos passam e também mais Progressiva nos levando a reflexões em sua audição nesta longa composição, que após o seu ápice final foi reluzentemente aplaudida pelos fãs.

    De forma simples, Steve "H" Hogarth anuncia a lenta e emotiva White Paper, que é outra que o Marillion com sua enorme e única habilidade a torna uma grandiosa canção. Sempre na linha entristecida que o álbum F.E.A.R. ( F*ck Everyone And Run ) contém, The New Kings é densa em suas modificações de andamento, onde vocais, teclados, guitarra, baixo e bateria estão soberbos exalando aromas Progressivos que satisfazem nossas mentes nesta terceira suíte até aqui do show. Encerrando a execução completa de F.E.A.R. ( F*ck Everyone And Run ) e deste primeiro ato de All One Tonight - Live At The Royal Albert Hall temos a curta Tomorrow's New Country com sua linhagem sensibilizante na voz de Steve "H" Hogarth e nos belíssimos toques de teclados de Mark Kelly.   

    Na segunda parte, o Marillion recebe o quarteto de cordas In Praise Of Folly, que é composto por Nicole Miller, Margaret Hermatv, Tiannemie Osbourne e Maia Frankowski fantasiadas de Miss Havisham ( personagem misterioso do escritor Charles Dickens ), além de Sam Morris na trompa francesa, Emma Halnan na flauta, Phill Todd no saxofone, Neil Yates no trompete e o ex-letrista da banda John Helmer.

    Com este formidável time de ilustres convidados, eles começam o segundo ato com a saborosa The Space, que ficou ainda mais linda que no álbum Seasons End de 1989 introduzindo Mark Kelly no piano acompanhado por muitas palmas para que em seguida tenhamos Steve "H" Hogarth cantando a balada Afraid Of Sunlight, um sucesso do disco de mesmo nome de 1995, que contou com os fãs presentes no The Royal Albert Albert Hall realizando um coral por alguns momentos e também a 'roupagem' mais clássica dos metais, onde saliento os solos feitos pelo guitarrista Steve "R" Rothery. The Great Escape ( que foi gravada no álbum Brave de 1994 ) chega lenta, intimista e cheia de feeling, que fica mais Progressiva em seu decorrer com suas cintilantes camadas instrumentais. 

    Em uma de suas breves falas com a plateia, Steve "H" Hogarth apresenta os convidados um por um que recebem os aplausos até informar que Easter é a escolhida para prosseguir o show. E a brilhante canção do disco Seasons End soou sedutora, prazerosa e Progressiva tanto para os presentes que a cantaram com o Marillion quanto para nós que ouvimos este All One Tonight - Live At The Royal Albert Hall com solos fascinantes de Steve "R" Rothery na guitarra.

    Para Go!, o quinteto inglês aposta em um sucesso do cd Marillion.com de 1999, que assim como outras inclusas aqui é deveras emocionante e cativante, seja em estúdio ou ao vivo como é o caso. Por conta da perfeição técnica da banda em uma de suas melhores composições e uma das mais positivas, os fãs a cantarolam mesmo após seu término levando a banda ainda a realizar um prolongamento imortalizando este momento do show, aliás, inclusive você caro leitor(a) também provavelmente cantará seu refrão com eles. 

    Nos dedilhados no violão e com muitas palmas dos fãs Man Of a Thousand Faces ( essa do álbum This Strange Engine de 1997 ) nos conquista com suas melodias formosas, que crescem até um nível bastante animado e contagiante resultando assim em muitos aplausos e em outro prolongamento dos fãs que a banda acompanha terminando resplendorosamente a segunda parte do show.    

    No retorno para o bis, o Marillion toca a introspectiva Waiting To Happen, canção viajante do álbum Holydays In Eden de 1991, que confirmou que a banda optou neste show por executar somente músicas da fase de Steve "H" Hogarth em seu set.

    Agradecendo aos fãs, o vocalista anuncia a resplendorosa Neverland, onde deposita todo o seus sentimento ao cantar os versos desta canção presente no álbum Marbles de 2004, que saliento os solos de guitarras feitos por Steve "R" Rothery e os toques de teclados feitos por Mark Kelly produzem viagens maravilhosas que tanto admiramos e que se tornam cada vez maiores e profundas em que sente-se a paixão da banda no que está fazendo há tantos anos.

    Steve "H" Hogarth apresenta seus companheiros de Marillion para serem fortemente aplaudidos pelos fãs devidamente contentes pelo espetáculo singular que assistiram e para encerrar este 'showzão' temos nos teclados e vocais a The Leavers: One Tonight do F.E.A.R. ( F*ck Everyone And Run ) acolhida em incontáveis palmas, cuja mensagem deve ser assimilada, seguida e mentalizada por cada um de nós todos os dias, pois, prega a união das pessoas.

    Como é praticamente um costume do Marillion temos neste All One Tonight - Live At The Royal Albert Hall mais um majestoso álbum de Rock Progressivo, que nos alegra por duas horas e meia, seja pela excelente gravação ou pelo tanto que a banda se envolve em fazer um show perfeito ou ainda por conter um disco tão importante como o F.E.A.R. ( F*ck Everyone And Run ) executado na integra. Em suma, um dos melhores discos ao vivo de 2019 e ponto.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2019

Site Oficial: http://www.marillion.com    
Facebook: https://www.facebook.com/MarillionOfficial       
Youtube: https://www.youtube.com/user/marilliononline       
Instagram: https://instagram.com/marillionofficial/
Twitter: https://twitter.com/MarillionOnline   

 

Voltar para Resenhas