Macabre - Carnival Of Killers
16 Faixas - Shinigami Records/Nuclear Blast - 2021

    A lenda do Metal Extremo, que é conhecida como Macabre está celebrando 35 anos existência e para isso, eles lançaram em 2021, após quase 10 anos longe do estúdio, o álbum Carnival Of Killers, que é o décimo full leght da carreira, que possui também cinco EP's, um DVD e um split com o Capitalist Casualities. O título remete aos seus psicopatas e 'seriais killers' favoritos como Richard Speck, Richard Ramirez, Dr. Holmes e outros horripilantes seres humanos.

    A - em tese - inofensiva capa - em uma primeira observação - de Carnival Of Killers mostra um verdadeiro circo de horrores com vários desses malditos e insanos assassinos já cometendo ou preparando alguma monstruosidade como Ted Bundy de braço engessado convidando uma mulher para o seu Fusca, ou H. H. Holmes exibindo seus esqueletos as pessoas e ainda Lawrence Bittaker batendo o martelo no rosto de uma pobre mulher. Enfim, nada de festas e diversão, a qual uma olhadela mais desavisada possa dar a entender nesta capa, que foi desenhada por Corporate Death ( ou Lance Lencioni ) e o artista Laz Gein.

    Este artefato de Death Metal, Thrash Metal e Grindcore dos malucos norte-americanos do Macabre da cidade de Chicago do estado de Illinois foi gravado e mixado por Tomek Spirala no 1134 Studio com exceção feita para a bateria, que foi registrada no Kiwi Studio por Mark Walker. E Carnival Of Killers foi masterizado por J F Dagenais do Kataklysm no seu JFD Studio em Dallas no Texas. Em tempo, os membros do Macabre são Corporate Death ( Lance Leoni ) nos vocais e guitarra, Denis Themenace ( Denis Ritchie ) na bateria e Nefrarios ( Charles Lescewitz ) no baixo. Vamos conhecer esse sexto álbum do Macabre bem como o seu assustador circo.

    A abertura acontece com a faixa Intro com aquele clima infantil de circo, que traz a violenta e rápida Your Window Is Open desferindo seus vocais urrados e seu ritmo alucinante totalmente sem piedade para quem está ouvindo o início desta aberração sonora ( repare nos solos de guitarras e compreender sua loucura ), que teve sua letra inspirada em Richard Ramirez ( serial killer, estuprador, pedófilo, assaltante e satanista, que cometeu seus crimes entre 1984 e 1985 e ganhou os apelidos de The Walk In Killer, Valley Intruder - por conta de assassinatos cometidos no Vale de San Gabriel - e Night Stalker ), que utilizou armas de fogo, facas, chave de roda, martelo, chutes e pisões em seus ataques e ainda por cima desenhava pentagramas com batons nos locais dos crimes e nos corpos das vítimas. Ele foi condenado à 19 penas de morte, mas acabou morrendo por conta de um linfoma, enquanto aguardava por sua execução em San Quentin.  

    Depois em Joe Ball Was His Name, que narra um pouco da história de Joseph Douglas Ball, conhecido como o Alligator Man e que era suspeito de matar 20 mulheres até a década de 30 e 'livrava-se' dos corpos de suas vítimas alimentando seus crocodilos de estimação e o Macabre apresenta uma música de vocais grotescos e com um andamento até que leve e com um teor de sarcasmo, bem ao contrário do que este monstro fazia. A próxima atrocidade sonora é a intensa e estranha Stinky, que exibe interessantes toques do baixista Nefrarios, passando por linhas de vocais obscurecidas e porque não dizer enlouquecidas, um ritmo quase que divertido se o tema de sua letra não fosse o que é... que é sobre John Wayne Gacy, o serial killer e estuprador que recebeu o codinome Palhaço Assassino, que torturou, estuprou e matou ao menos 33 jovens entre 1972 e 1978 no condado de Cook em Illinois, resultando em uma condenação de 21 prisões perpétuas e 12 penas de morte.

    A breve instrumental Abduction faz a abertura para encorpada Tea Cakes, que lembra até de Alice Cooper na forma que seus versos são cantados e no seu andamento, sendo que Corporate Death narra a história da serial killer italiana Leonarda Cianciulli, que entre 1939 e 1940 ficou conhecida como "A Fabricante de Sabão de Corregio" e fazia sabonetes com os corpos de suas vítimas, além de sopa, chá, bolos e doces, e o pior, os servia aos seus convidados.

    Com ares de Country, vocais falados em coro e um ritmo Rock'n'Roll tranquilo, Them Dry Bones é sobre Henry Webster Holmes ( ou Dr. Henry Howard Holmes ), um assassino em série norte-americano do século XIX, que apesar de ter confessado 27 assassinatos, apenas 10 foram confirmados ( inclusive, ele retirava a carne dos ossos de suas vítimas e os vendia para as faculdades de Medicina ) e a música é possuidora de uma linhagem aparentemente hilariante e que fica na memória, porém, não deixa de ser alerta ao perigo que este maldito ser representou em sua existência e o que ele fez enquanto esteve na Terra.

    Alternando trechos acelerados quase Thrash com Punk, outros cadenciados e alguns... digamos... surreais... Richard Speck Grew Big Breasts traz a história do maldito Richard Benjamin Speck ( serial killer e estuprador norte-americano, que aos 24 anos invadiu uma casa em Chicago em 1966 e matou oito enfermeiras por estrangulamento e com facadas, que foi condenado à pena de morte, mas, que foi modificada para 400 anos de prisão ).

    A nona de Carnival Of Killers é a Slaughter House e com um tom de suspense e um formato sombrio, que sofre várias alterações de ritmo passando por partes que transitam entre o Doom e o Death Metal, sempre se tornando mais caótica a cada momento ao contar mais sobre Albert Hamilton Fish ( um pedófilo, masoquista, serial killer e canibal norte-americano de Washington DC que ficou conhecido como o Lobisomen de Wysteria e o Vampiro do Brooklyn ), que molestou mais de 100 crianças, suspeito de muitas mortes, que raptou e desapareceu com a criança Grace Budd, a quem a letra da música se refere. Ao menos esta peste chamada Albert Hamilton Fish foi condenado à morte na cadeira elétrica em 1936.    

    Breaking Point traz ótimos solos de guitarra feitos por Corporate Death, que abrem atormentada The Lake Of Fire de vocais e ritmo barbaramente agressivos ( repare nos solos de guitarra como são envolventes ), que conta mais sobre Leonard Lakes ( ou Leonard Thomas Lake, também conhecido como Leonard Hill e muitos outros pseudônimos ), mais um serial killer norte-americano, que junto ao cúmplice Charles Ng foram responsáveis por cerca de 25 estupros, torturas e assassinatos na cabana remota perto de Wilseyville no Condado de Calaveras na Califórnia, à 150 milhas leste de San Francisco. Este detestável ser humano ao ser preso em 1985 por porte de armas ilegais, fraude e roubo de automóveis engoliu pílulas de cianeto e morreu quadro dias depois.   

    Para a Warte, Warte, o trio colocou versos em alemão, pois, sua letra foi inspirada em Fritz Haarmann ( ou Friedrich Heinrich Karl Haarmann, O Vampiro de Hanover ou O Carniceiro de Hanover, que pelo bem da humanidade foi executado após ter sido provado o assassinato de 27 adolescentes, entretanto, atribuem-se à ele mais de 100 vítimas ). A alcunha de vampiro foi dada por conta da confissão de seus crimes ao ser preso ao dizer que violava suas vítimas e através de uma mordida cortava a carótida e a traqueia delas. Já a música, o Macabre optou por um estilo que foi criado através de uma versão Punk Rock de um hit germânico dos anos 50 passando um ar de serenidade a esta composição, que sabemos que é incorreto, afinal... a temática escolhida pela banda neste disco foi de mostrar alguns dos piores psicopatas que temos notícia.

    Na mais brutal e podre faixa do cd, a Now It’s Time To Pay, o trio dá uma raivosa roupagem altamente colérica ao falar sobre Timothy McVeigh ( um terrorista doméstico norte-americano que foi responsável pelo atentado de Oklahoma City em 1995, que matou 168 pessoas e feriu mais de 680 em um ato que apenas foi menor que os ataques de 11 de setembro, porém, é o maior ato de terrorismo doméstico da história dos EUA ). Obvio, que este veterano da Guerra do Golfo que se revoltou contra o governo norte americano após o Cerco de Waco em 1993 ( que terminou com a morte de 86 pessoas ) e contra a política externa dos Estados Unidos foi considerado culpado de todas as acusações em 1997 e condenado à morte por injeção letal.  

    A décima quarta de Carnival Of Killers é The Wheels On The Bug, e assim como outras neste disco aparenta 'não causar danos', entretanto, sabemos que não é caso, pois, a canção quase de ritmo infantil que 'pega fogo' em um Rock transtornado conta de forma veloz sobre Ted Bundy ( ou Theodore Robert Bundy ), que sequestrou, estuprou e matou muitas jovens mulheres na década de 70, que antes de ser executado em 1989, confessou 30 homicídios entre 1974 a 1978 em sete estados norte-americanos, embora, o número correto de vítimas deve ser maior. E o Macabre exibiu uma música cujas melodias cravam na sua cabeça.

    Quase no final, de um andamento mais lento - porém cavernoso - e com agudos sinistros a lá Mercyful Fate temos Corpse Violator, que é detentora de uma pegada devidamente aterrorizante e finalizando temos The Murder Mack, que chega como um rolo compressor arrebentando com tudo, exceção de seu maluco refrão, sendo que a canção conta mais sobre Mack Ray Edwards, um operador de equipamento pesado americano, que foi condenado por abuso sexual infantil e assassinatos em série de seis crianças em Los Angeles na Califórnia entre 1953 e 1970, que antes de ser executado na prisão cometeu suicídio por enforcamento em sua cela.

    Se você sobreviveu a demência total promovida pelo Macabre e que incluiu nos instantes finais de Carnival Of Killers aquela jovialidade das músicas de circo... saiba que afirmo com certeza... este é um dos álbuns mais bizarros e estranhos álbuns que já ouvi na vida, que ficou tão centrado nos assassinos em série e em suas histórias, que a parte musical que deveria ser mais voltada aos estilos como Death, Thrash e ao Grind, quase desapareceram neste verdadeiro universo de loucuras doentio, que eles classificam como Murder Metal.
Nota 7,0.  

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2022

Site: https://murdermetal.com/.
Youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=macabre+band.
Reggit: https://www.reddit.com/r/MurderMetal/.
Facebook: https://www.facebook.com/OFFICIALMACABRE.
Instagram: https://www.instagram.com/macabremetal/ 

 

 

Voltar para Resenhas