Loudness - Rise To Glory -8118-
Duplo - 26 Faixas - Shinigami Records - 2018

    Os experientes músicos Akira Takasaki na guitarra, Minoru Niihara nos vocais, Masaoshi Yamashita no baixo e Masayuki Suzuki na bateria, que atualmente formam a veterana lenda de Heavy Metal japonesa conhecida desde 1981 como Loudness, que foi originada na cidade de Osaka e durante o triênio 1985, 1986 e 1987 alcançaram o resto do mundo com os álbuns Thunder In The East, o Lightnings Strikes e o Hurricane Eyes, respectivamente. Em 2017, o Loudness brindou os fãs com o seu novo disco - que é o 26º de estúdio da carreira - intitulado como Rise To Glory -8118-, que é dotado de treze novas composições descritas pelo vocalista Minoru Niihara como partes de um álbum que anima você e faz você se sentir como novo.

    As gravações e mixagem de Rise To Glory foram realizadas por Masatoshi Sakamoto no Sound Arts Tago Studio e no Sold Vox, enquanto que a masterização é assinada por Chris Bellman no Bernie Grundman Mastering em Los Angeles/California nos Estados Unidos. A edição digital é de Miyuki Tanaka em um trabalho feito no Warner Mastering em Tóquio no Japão.

    Já a capa, que mostra uma cidade portuária tipicamente japonesa com uma grande tempestade envolta ao logotipo do Loudness surgindo é da Iwata Room /7 Stars Design e o conceito do álbum é explicado pelo Loudness desta maneira: "do extremo oriente, viemos para conquistar através dos sete mares". Percebendo estes pontos sabemos que o quarteto está empolgado com o seu lançamento, que após quatro anos sucede o disco The Sun Will Rise Again de 2014 e vamos entender o porque disso a seguir.

    A instrumental 8118 com um estilo levemente sombrio e viajante abre Rise To Glory já convidando ao que está por vir, graças a técnica dos solos de guitarra de Akira Takasaki, que conduz nossa atenção para o Heavy Metal de roupagem tradicional Soul On Fire, que é vocalizada com a devida energia por Minoru Niihara, onde recomendo inclusive reparar nos soberbos solos de guitarra no meio da música e nos toques nos pratos realizados pelo baterista Masayuki Suzuki. Mais pesada e um tanto que cadenciada, I'm Still Alive deixa claro que o Loudness está atento ao Heavy Metal Moderno nesta carregada canção, que possui linhas de vocais mais agressivas feitas por Minoru Niihara.

    Depois em Go For Broke sentimos os riffs tradicionais ecoarem e dominarem o percurso da música direcionando os caminhos que esta quarta canção de Rise To Glory -8118- seguirão através de um ritmo contagiante, seja nos vocais ou na sua linhagem instrumental executada com competência pelos japoneses despertando aquela vontade de socar o ar em sua audição. Para Until I'm See The Light, o quarteto exibe aos dedilhados uma melodia que recebe incorporados solos de guitarra e nos coloca diante de uma cativante composição melódica, cujas evoluções nestes longos solos e nos seus vocais apresentam envolventes crescentes e fazem o seu diferencial. A robusta e melodiosa The Voice continua o cd deixando claro que o Loudness está com um ótimo trabalho nas mãos, pois, nesta música Minoru Niihara vocaliza com firmeza aliando sua atuação a uma impactante sequencia de solos de guitarra e toques festivos na bateria, que flertam com o Rock'n'Roll de uma forma marcante em que vamos memorizar e cantar seu refrão.

    Provavelmente, Massive Tornado é a mais potente do cd e a que os vocais estão mais raivosos, sendo que o Loudness desejou colocar os pescoços para agitar em sua execução, afinal, expuseram um Heavy de padrão praticamente guiado para um Thrash Metal em que recomendo notar os toques executados pelo baixista Masayoshi Yamashita ante aos solos de guitarra e as viradas da bateria, que estão totalmente destruidoras e que são altamente indicadas para a abertura de uma roda.

    Em seguida, Akira Takasaki executa a instrumental Kama Sutra, uma amostra habilidosa que comprova porque ele é considerado com um Guitar Hero nesta exuberante criação, que termina com um massacrante solo de bateria de Masayuki Suzuki, que ao vivo será a deixa para ambos brilharem no show. Para a faixa título, a Rise To Glory, o Loudness envia uma inflamável canção, que possui um andamento rápido que basta uma audição para apreciá-la, pois, ela contém todos os elementos que admiramos em um Heavy Metal. Ouça e sinta a eletricidade reluzente dos solos de guitarra sustentados por uma eficaz combinação do baixo e da bateria, porém, sempre contando também com ótimos vocais preenchendo corretamente os espaços onde são inclusos.

    Após um início instrumental vibrante, os vocais de Minoru Niihara garantem a Why And For Whom a adrenalina perfeita e necessária para que a música siga firme e fortificada para se tornar um Heavy Metal implacável, onde quem gosta de solos de guitarra deve saborear Akira Takasaki os que foram cravados nesta décima faixa de Rise To Glory. Em seguida, eles disparam solos repletos de voltagem elevada em No Limits, um 'Heavão' galopante de média velocidade, cujo refrão é para se cantar junto a Minoru Niihara e que está dotado de emblemáticas linhas melódicas.

    De um estilo denso e melancólico, porém, devidamente pesado, Rain, marca a penúltima de Rise To Glory e aqui o vocalista canta com muita emoção seus versos nos deixando consideravelmente intrigados com o ritmo apresentado e com o seu jeito de cantar. Entretanto, Akira Takasaki chama a responsabilidade na hora dos solos e direciona os holofotes para si na hora dos solos explicando porque é um excelente guitarrista e provavelmente o melhor da terra do sol nascente. Fechando o cd, os japoneses executam a sonzeira Let´s All Rock, um Hard'n'Heavy que nasceu para ser tocado ao vivo, cujos toques repicados na bateria, ritmo adrenalizante, estilo oitentista, vocais sarcásticos fazem desta faixa a melhor do cd. Atreva-se a ouví-la e tente não sair agitando, pois, aqui temos tudo que gostamos e que qualquer semelhança com o Scorpions foi altamente bem vinda.

    É o Loudness realmente está com um discão nas mãos, que é puramente Heavy Metal do começo ao fim com este Rise To Glory. Entretanto, como sempre acontece com os lançamentos da Shinigami Records no Brasil, algumas surpresas são adicionadas e aqui temos o álbum ao Samsara Flight, que foi gravado e mixado por Masatoshi Sakimoto no Soundvox e Soundarj Studios e teve a sua masterização feita por Bernie Grundman no seu Bernie Grundman Mastering em Hollywood/California nos Estados Unidos. Este disco foi lançado exclusivamente no Japão em 2016 em comemoração aos 35 anos da banda e contém treze clássicos da carreira do Loudness regravados pela atual formação. Vamos ao seus detalhes.

    Street Woman do The Birthday Eve de 1981 é a primeira e após um começo viajante, o seu Heavy Metal estoura como uma bomba em uma canção de proeminente energia, seja nos vocais ou em sua parte instrumental, que abrem espaço para solos de baixo, bateria e guitarra juntos em um crescimento de se arregalar os olhos.

    Na sequencia temos The Law Of Devil's Land ( que intitula o álbum de 1983 ), que é um Heavy frenético de ótimos solos de guitarra em que seu andamento acelerado garante a vontade de socar o ar durante suas calorosas linhas de vocais. Na faixa que empresta seu nome para a banda, a Loudness ( que também é a primeira do The Birthday Eve ), o quarteto nos envia solos que parecem oriundos de um álbum do Van Halen e obviamente feitos por Eddie Van Halen ( certamente uma das influências do guitarrista Akira Takasaki ), que depois se amplificam e fazem desta música se tornar um efervescente Heavy Rock e uma pérola inclusa neste Samsara Flight, confirme meu caro leitor(a) no solo de baixo tocado por Masayoshi Yamashita e nos solos de guitarras exalando as linhas Rock'n'Roll.

    Ao estilhaçar de vidros, temos a veloz In The Mirror ( gravada no The Law Of Devil's Land ) transbordando energia e nos levando a desejar agitar bastante durante sua execução, pois, a fibra contida aqui é enorme e está pronta para capturar o fã seja nos solos ou nos vocais, aliás, ambos encorpados. Com Akira Takasaki realizando as intervenções nos teclados sempre que necessário, como é o caso desta quinta faixa deste Samsara Flight, a Black Wall, que foi originalmente gravada no The Law Of Devil's Land e se trata de um Heavy Metal daqueles que te jogam para cima e extraem um sorriso de satisfação em sua audição e isso é percebido nas evoluções realizadas na guitarra. Com solos ardorosos e rápidos, Rock Shock ( More and More ) do The Birthday Eve chega desferindo um 'soco na cara' com seu imponente ritmo pesado e seus vocais a la Rob Halford. Aliás, Akira Takasaki se supera solando sua guitarra com maestria.

    Ainda com o pé no acelerador, mas agora com um andamento mais festivo, Lonely Player é a sétima deste Samsara Flight e o Loudness relembra do cd Devil Soldier de 1982 nos colocando frente à frente com outra de suas mais emblemáticas canções, onde mesmo os vocais estando formidáveis... são nos solos de guitarra que o poder de fogo dos japoneses está evidente. A sinistra Devil Soldier que intitula o disco de 1982 traz a aura oitentista aos holofotes com um Heavy Metal fortificado e cavalgante, onde a música é guiada pelos seus solos de guitarra sobrando ao vocalista a missão de cantar seus versos com destreza neste hino dos japoneses.

    Outra das históricas músicas do Loudness é a acelerada Burning Love, que o frontman Minoru Niihara sente-se à vontade para impor seu estilo nesta canção do álbum Birthday Eve, que atingirá em cheio o ouvinte mais precisamente nos seus sintomáticos solos de guitarra e também na atuação do baixista Masaoshi Yamashita, que encontra espaço para cravar seu solo também. Presente no Devil Soldier temos a Angel Dust, que pende para o lado Hard Rock, porém, com os pés fincados no Heavy Metal assinalando a vibração de um e a animação de outro levando esta décima canção de Samsara Flight ser uma das minhas favoritas no cd.   

    A combinação dos toques feitos pelo baterista Masayuki Suzuki com a 'rifflerama' do guitarrista Akira Takasaki trazem o 'Rockão' Road Racer, que é o título do single lançado 1982 garantem com seus vocais ao comando de Minory Niihara a voltagem perfeita que levam esta música ser outro magnífico momento do álbum e aquelas que basta uma audição para gostar e tê-la na memória.

    Rock The Nation, que também pertence ao álbum Devil Soldier foi inclusa com a intenção de fixar o lado Hard Rock do Loudness com pitadas de Glam em seu decorrer e novamente vocalizada com habilidade. Por fim, temos a To Be Demon, um Heavy Melódico de estilo até dramático presente no álbum Birthday Eve aos dedilhados e com emocionantes vocais em seu início, que depois ganham longos solos de guitarra e uma roupagem mais voltada para uma balada, porém, o Loudness intensifica seu ritmo e a torna um Heavy cheio de vitalidade para se socar o ar e sacudir o pescoço.

    Chegando a quase quatro décadas de atividades, os japoneses do Loudness mostram o seu presente com este Rise To Glory, que certifica o quarteto como o principal nome do estilo em seu país e mantém o seu enorme respeito no resto do mundo. Se tem dúvidas quanto à estas afirmações, então atente-se ao que já fizeram ouvindo esta soberba regravação de seus clássicos no cd bônus Samsara Flight. É Heavy Metal como deve ser nesta combinação de presente e passado.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2019

 

 

 

 

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