Killers - Menace To Society
17 Faixas - Classic Metal Records/Voice Music - 1994
Relançamento - 2022

    Depois de exaustivos 18 meses da turnê de promoção do álbum Murder One ( leia resenha ) do Killers, Paul Di Anno ( ex-Iron Maiden, Battlezone e Praying Mantis ) nos vocais, Cliff Evans ( Tank ) na guitarra, Gavin Cooper ( ex-Lionheart ) no baixo e Steve Hopgood ( ex-Chinatown e ex-Battezone ) na bateria decidiram descansar um pouco antes de planejarem, escreverem e gravarem segundo disco. Enquanto que Paul Di Anno ficou em Los Angeles nos Estados Unidos, os demais retornaram para a Inglaterra e assim, o Killers assinou com o selo inglês Bleeding Hearts Records para o seu então novo álbum.

    Parecia que tudo ia bem, todavia, quando Paul Di Anno resolveu voltar para a Inglaterra e reunir-se com os demais companheiros de banda, ele foi preso por envolvimento com drogas e posse de armas por três meses quase levando ao fim do Killers. Para a nossa sorte isso não aconteceu, e o trio que estava na Inglaterra continuou trabalhando no London's Ezee Hire Studios e enviaram os resultados para Paul Di Anno, ainda na cadeia.

    Com sua posterior liberdade e deportação ao seu país natal, o Killers iniciou de vez o processo de gravação deste disco, que recebeu o nome de Menace To Society ( título em alusão ao que aconteceu com Paul Di Anno? pode ter certeza que sim... ), que foi originalmente registrado no Lynx Studios em New Castle em duas semanas e produzido pelo Killers e por Kevin Ridley, que cuidou também da mixagem. A remasterização é de Phil Kinman, foi realizada no MTR Studios e na capa temos um boneco ( como aqueles de vodu ) bem amarrado e todo espetado por agulhas ( nova alusão à situação vivida por Paul Di Anno? indiscutivelmente... ).

    Esta reedição em cd de Menace To Society trazido no Brasil pela Classic Metal Records e pela Voice Music conta com as doze faixas originais e mais cinco bônus, encarte com as letras, fotos e algumas das curiosidades que citei no princípio desta resenha. E a partir de agora vamos conhecer cada uma de suas músicas.

    Menace To Society é mais pesado que Murder One e isso é percebido logo na primeira faixa, a cadenciada e cheia de Groove Advance And Be Recognised, onde os vocais estão agressivos a la Pantera, o detalhe é que esta primeira faixa está umbilicalmente ligada na seguinte, a Die By The Gun e elas parecem uma só dada a ferocidade aplicada, para confirmar... sinta distorção na guitarra feita por Cliff Evans e também na forma que Paul Di Anno canta os seus versos.

    Depois temos a canção título do álbum, a Menace To Society com vocais revoltados, bateria fortalecida, riffs distorcidos nas guitarras e baixo, todos bastantes firmes resultando em uma colérica composição de letra praticamente biográfica. Para ? ( sim... isso mesmo, apenas uma interrogação é o seu nome ), o Killers começa de forma distante através do baixo tocado por Gavin Cooper e pouco depois entram os vocais, os solos de guitarras ( distorcidos outra vez ) e a bateria em uma canção com muito Groove de versos contestadores relatando fatos que aconteceram na época tecendo várias críticas.

    A quinta de Menace To Society é a encorpada e consideravelmente brava Think Brutal, que é possuidora de partes aceleradas e outras cadenciadas com vocalizações altamente influenciadas pelo Groove Metal, onde destaco os longos solos de Cliff Evans na sua guitarra e a cozinha feita por Gavin Cooper no baixo e por Steve Hopgood na bateria ( esta um pouco mais crua ). A balada Heavy Past Due apresenta envolventes e emocionantes dedilhados com Paul Di Anno cantando com dedicação seus versos, que ficam melhores quando o peso e o solo de guitarra são adicionados tornando-se assim a minha favorita no disco, cuja letra é bem sintomática ( e provavelmente escrita no cárcere ).

    O cover para Faith Healer da Alex Harvey Band ficou ótimo e a versão é um híbrido entre o Heavy Metal e o Groove Metal, que captura com facilidade cada um de nós, sendo que você pode comprovar ao reparar em seus solos de guitarra, as suas evoluções e os seus vocais. A oitava exibe-se robusta nos toques de baixo e de guitarra em outra incursão ferrenha no Groove Metal em um andamento cadenciado, vocais enraivecidos e modificações feitas com habilidade pela banda, que categorizam Chemical Imbalance com uma das melhores de Menace To Society.

    Sem dar tempo para pensar A Song For You continua o cd com a pegada cadenciada e sempre cativante do Groove Metal feito pelo quarteto neste disco despertando a vontade de sacudir o pescoço em sua execução e cantar com Paul Di Anno os seus versos, e não posso esquecer de mencionar que a canção também conta com uma atuação reluzente de Cliff Evans durante os seus solos de guitarra. Acalmando um pouco em seus dedilhados temos Three Words, a segunda balada Heavy do cd, que está tão emocionante quanto a outra e vale dizer que a musica recebe sua força no instante correto elevando assim o prazer de ouví-la em outra letra que reflete o período enclausurado do vocalista Paul Di Anno.

    A penúltima do tracklist normal do álbum é a Conscience, que após um início elaborado caminha para o Groove Metal característico ouvido aqui e exala solos saborosos, que ficam bastante fortificados e devolvem o protagonismo para Paul Di Anno aplicar todo o seu conhecido feeling de seus vocais. City Of Fools em um estilo Rap/Hip Hop e Metal, que surpreende com uma música 'americanizada' evidenciando o trabalho do baixista Gavin Cooper e os vocais de Paul Di Anno, que aqui estão totalmente diferentes do que conhecemos de outros discos e das outras bandas que ele passou.

    Desta forma chegamos nas cinco composições bônus deste Menace To Society e foram selecionadas cinco versões extraídas de um ensaio ao vivo ( ou Live Rehearsal ) e a primeira é a Die By The Gun ( Live Rehearsal ), que está mais rude que a original e consegue empolgar até que em um ótimo nível já fornecendo uma ideia de como funcionaria em um show ao vivo. Divertindo-se bastante, o quarteto mostrou a Faith Healer ( Live Rehearsal ) da Alex Harvey Band com a devida voltagem e coesão, além de procurarem a pegada correta antes de iniciarem a música, porque depois é só sonzeira executada com aquele 'punch' característico do Killers.

    Na sequência tivemos a ótima A Song For You ( Live Rehearsal ) mais empolgada e tão pesada quanto sua versão em estúdio. Já a Chemical Imbalance ( Live Rehearsal ) também ficou deveras eletrizante salientando os toques do baixista Gavin Cooper e a garra dos demais músicos. Por fim foi muito bem escolhida a Three Words ( Live Rehearsal ), cuja versão ficou tão marcante quanto sua contraparte em estúdio com Paul Di Anno cantando bastante à vontade e com ainda mais raiva despertando assim, a vontade de ouvir o disco inteiro novamente.

    Obviamente, que os meses que Paul Di Anno ficou na prisão influenciaram diretamente nas letras e nas músicas deste Menace To Society, todavia a mudança do Heavy Metal para o Groove Metal tenha acontecido por causa do que ocorreu durante a década de 90 ( especialmente do meio para o final ), pois, público, gravadoras, promotores, imprensa, enfim, todos ( com raras exceções ) estavam mais voltados para o Groove Metal, o Grunge, o Nu Metal ( que estava nascendo ) e outras coisas, não dando mais tanta importância ao Heavy Metal de forma que se uma banda quisesse sobreviver teria que seguir a corrente do mercado.

    E o Killers fez isso através de um ótimo disco, onde os vocais, os solos e riffs de guitarra, os toques de baixo e de bateria estão perfeitamente exibidos de forma brilhante, mesmo que distantes do Heavy Metal que acostumamos com os vocais de Paul Di Anno, particularmente de seus tempos no Iron Maiden, me levando a concluir o seguinte: Menace To Society do Killers é um ótimo álbum de Groove Metal feito por uma banda que nunca teve medo de ousar. Aliás, se eu colocar para rolar e não dizer que se trata do Killers e com Paul Di Anno nos vocais é bem possível que você diga que é um álbum do Pantera pelo tanto que mergulharam no Groove Metal.
Nota: 8,5.

 Por Fernando R. R. Júnior
Março/2024

Facebook: https://www.facebook.com/PaulDiannoKillers/.     

 

Voltar para Resenhas