Juglans Regia - Controluce
6 faixas Independente

    O Juglans Regia é uma banda formada na região de Fiorentino na Itália no início de 1992 ( quando chamava-se Raising Fear ) e foi lançando ao longo dos 13 anos de carreira várias demo-tapes e em 2002, registra seu primeiro cd ( Prisma ) e chega ao segundo registro, com o álbum Controluce lançado janeiro de 2005.

    Algo bem que difere o Juglans Regia das demais bandas é que eles escolheram cantar na sua língua nativa, ou seja, em italiano. É muito interessante ouvir metal em outra língua que não seja a inglesa.

    No primeiro disco a banda tinha uma sonoridade mais próxima ao prog metal, porém, com a saída do tecladista Lapo Martini, o Juglans Regia mostra neste álbum Controluce uma sonoridade mais sombria, com longos e excelentes riffs de guitarra com pitadas de  NWOBHM. A formação atual do Juglans Regia é a seguinte: Alessandro Parigi nos vocais, Antonello Collini nas guitarras, David Carretti na bateria e o baixista Massimiliano Dionigi no baixo. Controluce foi gravado no estúdio Pianeta Musica - Orbita Studio e conta com uma bela arte de capa feita por Simone Cocco.      

    Abrindo o disco com Il Prossimo Errore, temos em destaque, as guitarras pesadas e distorcidas, o baixo pesado e a voz de Alessandro Parigi. Na segunda Magnifica Ossessione vale pelos longos e ótimos solos de guitarra e a bateria mais tradicional. Riflessi a faixa seguinte possui a guitarra tocada de forma mais viajante que alterna trechos mais pesados, além de um belo fraseado no baixo que tornam esta canção umas das melhores deste álbum Controluce

    A longa il Vento começa de forma maravilhosa no violão e é onde Alessandro Parigi  mostra seus dotes vocais e o Juglans Regia mostra mesmo para que veio. Afinal, os já citados longos solos e viajantes da guitarra de Antonello Collini estão novamente presentes e vão ganhando velocidade à maneira que a música avança no cd; já a bateria de David Caretti, que nas três anteriores limitava-se apenas a acompanhar, agora mostra toda sua versatilidade. il Vento é sem dúvida a melhor música de Controluce. 

  L´ultimo Respiro abre com solos distorcidos e um tanto quanto pesados que nos remetem ao anos 80. Encerrando temos Quel che sembra... que é uma bonita "quase balada" com destaque para o set instrumental ( bateria, baixo e guitarra ) onde destaca-se a alternação de partes calmas com partes pesadas.

    Então caros amigos e amigas do Rock On Stage lhes digo: quer ouvir uma banda que tem uma bela cozinha ( baixo e bateria ), um ótimo vocal, faz um heavy metal com nuances de NWOBHM e para completar com longos e muito bem tocados solos de guitarra? Não perca tempo e ouça Controluce dos italianos do Juglans Regia.

Site: www.juglansregia.com
E-mail: max@juglansregia.com

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas