Jørn - Over The Horizon Radar
11 faixas - Shinigami Records/Frontiers Records - 2022

       O grandalhão vocalista norueguês Jørn Lande da cidade de Rjukan já tem chamado atenção no mundo do Metal por integrar bandas como Ark, Beyond Twilight, Masterplan, Ayreon, a dupla Allen/Lande ( junto ao vocalista do Symphony X Russell Allen ) e principalmente, no Avantasia, isso tudo além de participações em Óperas Rock sobre Nostradamus e Drácula. Entretanto, mesmo com turnês, discos e DVD's com vários destes nomes, Jørn Lande sempre manteve a sua carreira solo abastecida com ótimos discos totalizando agora com este novo Over The Horizon Radar o expressivo número de quinze de estúdio e três ao vivo.

    Ao seu lado, vocalista escalou para gravação do cd os músicos: Adrian SB e Tore Moren nas guitarras, Francesco Jovino na bateria, Nik Mazzucconi no baixo e Alessandro Del Vecchio nos teclados, que registraram suas partes da seguinte forma: Jørn Lande no Show Fabrikken na Noruega com Einar K Five e Oliver Johansen, Francesco Jovino no Mattia Stacioiu na Itália, Adrian SB e Tore Moren no Sundance And Tork Studios na Noruega e as demais gravações no Ivory Tears Musicworks Recording Studio na Itália ( sede da Frontiers Records ) com Alessandro Del Vecchio, este inclusive, responsável pela mixagem e masterização do álbum feita neste citado local.

    A capa do cd é de Stan W Decker da Stan W Decker Art Works ( Bonfire, Last In Line, Masterplan, Stryper e outros ) modificando uma foto de Kevin Nixon em que Jørn Lande solta raios vermelhos dos olhos em um show tal como um super herói.

    Over The Horizon Radar traz dez novas composições e uma versão estendida para Faith Bloody Faith, que foi criada para o Melodi Grand Prix, a etapa norueguesa do concurso Eurovision, assim sendo, vamos ao décimo quinto álbum de estúdio ( e o décimo de inéditas ) de "um dos pioneiros do verdadeiro Hard Rock Clássico e Heavy Metal", status concedido a Jørn Lande por conta da sua potente excelente voz.

    O álbum começa com o ótimo Hard'n'Heavy cadenciado da faixa título Over The Horizon Radar com Jørn Lande nos conquistando rapidamente com sua voz e outros destaques ficam para seu refrão viciante e também para os reluzentes e melódicos solos de sua dupla de guitarristas. Os toques do Big Ben introduzem Dead London, que são seguidos por esbeltos riffs de guitarras feitos por Adrian SB e Tore Moren deixando Jørn Lande livre para cantar os seus versos com o seu conhecido carisma, que ao decorrer dos seus minutos cativa ainda mais os ouvintes, fato que pode ser confirmado ao você perceber como o refrão fica na memória e também por conta de seus solos devidamente melodiosos exalando um puro Heavy Metal.

    Depois temos dedilhados e a voz emocionante na emblemática My Rock And Roll, que recebe mais peso, lembra muito do padrão do mestre Ronnie James Dio em suas músicas - notadamente uma das influências principais de Jørn Lande - e resulta na minha favorita neste início de cd e certamente, uma das melhores de Over The Horizon Radar seja por conta de seu ritmo Heavy Metal anos 80, seus solos de guitarras, sua letra exaltando o estilo que amamos ou ainda pela sua eficaz base de baixo e bateria.

    O disco segue com One Man War com os solos melódicos ditando o caminho por onde a faixa vai caminhar até que Jørn Lande cante com muita emoção seus versos elevando desta forma e modificando o andamento da composição, que é possuidora de um refrão simplesmente marcante glorificando assim este Heavy cadenciado, que desafio não ouvir e sair cantarolando logo em seguida.

    Para Black Phoenix temos um excelente início feito pelo baterista Francesco Jovino, que traz o encorpado andamento da canção e também Jørn Lande cantando com toda a sua destreza nos envolvendo a cada momento, onde o saliento também os solos de guitarras feitos pela competente dupla e sua variação rítmica. A sexta de Over The Horizon Radar é a Special Edition, que é bem pesada, conta com outra atuação de gala do vocalista e é dotada de uma letra bastante animadora ( saiba os detalhes lendo o encarte do cd ).

    Novamente aos dedilhados e trazendo junto uma bela melodia de teclados tocados por Alessandro Del Vecchio em uma considerável emoção, Ode To The Black Night Shade se torna um imponente Heavy Metal vocalizado com um primor que apreciamos imediatamente sentido cada uma de suas evoluções e harmonias. Em Winds Of Home temos outra canção que se apega logo nas melodias iniciais e quando Jørn Lande canta sua letra inspirada em sua terra natal... aí não tem jeito caro leitor(a) do Rock On Stage... nos tornamos fãs da música logo em sua primeira audição, pois, as quantidades de feeling que são depositadas pelo vocalista são enormes.   

    De um estilo divertido, a nona, que recebeu o nome de In The Dirt exala crescente grandioso, através de seus vocais ou em sua parte instrumental, que para coroar esta faixa... contém exuberantes solos de guitarras, onde recomendo uma atenção à sua letra que é relativamente romântica ( e dedicada à sua esposa Christine ). A penúltima tem um princípio de sons estranhos, que explode em uma linha cadenciada de solos melodiosos nas guitarras e revela vocais competentes que ao ouvir a entrega que Jørn Lande colocou a cada trecho tornam Believer uma faixa consideravelmente interessante.

    A citada Faith Bloody Faith ( Extended Album Version ) teve a missão de encerrar o cd e o norueguês exibiu uma canção aos dedilhados, que nos trouxe boas alterações de andamento com o ar moderno, vocais em coro, vibrantes solos melódicos, percussão na medida, enfim, uma ótima música, que além de tudo isso é épica e tem Jørn Lande cantando-a brilhantemente. Está explicado por esta composição o levou até a final de seu país, mas, infelizmente... não ao título do campeonato, porém, o importante para nós é que temos uma ótima música.

    Over The Horizon Radar é um álbum que os lados Heavy Metal, Hard'n'Heavy, cadenciado e mid tempo estão todos em evidência através de composições muito bem elaboradas por Jørn Lande de forma que os fãs do cantor norueguês terão quase sessenta saborosos minutos em sua audição. Desta maneira, ouça prazerosamente este disco que saiu aqui no Brasil pela parceria da Shinigami Records com a Frontiers Records.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2023

Site Oficial: https://www.jornlande.com/.   
Facebook: https://www.facebook.com/OFFICIALJORN.     
Youtube: https://www.youtube.com/c/JornChannelRockMusic.      
Twitter: https://twitter.com/jornofficial.     

 

Voltar para Resenhas