John Diva and The Rockets Of Love - Mama Said Rock Is Dead
12 Faixas - Shinigami Records - 2019

     O batalhador cantor e compositor norte-americano de San Diego/Califórnia conhecido como John Diva é um profundo amante do estilo Hard Rock/Glam Rock dos anos 80, seja na música, nas vestimentas, no jeito de cantar, nos longos cabelos e nas loucas festas.

    Porém, o entregador de pizzas, exterminador de pragas, garçom e muitos outros trabalhos sempre juntou algum dinheiro para pagar horas de ensaio em salas de baixa qualidade em que ele fazia questão de transformar em uma festa glamourosa de Hard Rock. Seu pai era músico de uma banda itinerante que percorria o circuito dos cassinos dos Estados Unidos e deixou John Diva aos três anos de idade aos cuidados de sua mãe e, desta forma, viu poucas vezes o filho.

    Aliás, sobre a mãe de John Diva temos o porque do nome do disco, como ele mesmo nos conta: "Ela [Mama Diva] era uma fã, uma groupie, ela ia nos clubes e sempre havia festas em casa. E ela se certificava de nunca me deixar por fora ou de me fazer sentir excluído. Mas um dia ela chegou em casa gritando e chorando. Eu não conseguia entender, por que esta mulher está tão chateada? Ela olhou para mim e disse: ‘Jonny, eu odeio fazer isto, eu odeio falar isto, mas o Rock'n'Roll está morto. Isso partiu o meu coração, ver minha mãe tão triste e esse foi o dia em que John Diva sabia que ele devia ressurgir como uma fênix das cinzas da tristeza da minha mãe para trazer de volta o verdadeiro Rock'n'Roll que ela já tinha experimentado".

    As primeiras tentativas de se lançar no mundo do Hard Rock aconteceram ainda no colégio com o amigo JJ Love, conforme o vocalista explica: "Eu fiz o ensino médio em San Diego e conheci pessoas maravilhosas que repetidamente me lembraram que o amor era o único caminho. De fato, quando conheci o JJ Love que tinha acabado de chegar de Tijuana e mal sabia falar inglês, eu sabia que o amor sempre conquista tudo. JJ sempre me lembrou o Chefe Bromdem do filme 'Um Estranho no Ninho'. Ninguém podia tocá-lo, ele lutaria feito louco... e ele foi quem me apresentou o Scorpions! Seu pai trabalhava na VW na Cidade de México e, pelo que me lembro, Klaus Meine e Rudolph Schenker visitaram a fábrica durante uma turnê e seu pai implorou por uma fita para seu filho e Klaus, por sorte, tinha uma cópia de 'Lovedrive' nas calças. Eu e JJ ouvimos muitas vezes essa fita e, na verdade, a última vez que vi meu pai, eu estava ouvindo aquela fita. Ele veio ao meu quarto e começou a gritar comigo sobre eu ser um vagabundo desperdiçando minha vida ouvindo aquela música e que acabaria me dando um sotaque alemão que não me levaria a nada na vida. É por isso que, até hoje, sempre uso um pouco de sotaque alemão apenas para mostrar para meu pai que ele estava errado".

    Entretanto, eles não foram muito adiante com a banda por falta de coragem e John Diva escrevia suas músicas até que um dia em 1986 fez uma refeição para Vince Neil do Mötley Crüe e cantarolou sem ser convidado uma de suas canções para ele, e isso, agradou o famoso vocalista que disse para que contatasse sua agência para vender a canção para a banda. E a música em questão se tornou depois a Girls! Girls! Girls!, e aí, meu caro leitor(a), a notícia se espalhou com velocidade e nomes do porte de Bon Jovi e Aerosmith requisitaram composições de John Diva, inclusive Axl Rose gostou de algumas de suas ideias para o que se tornou posteriormente o hit November Rain. O músico ganhou dinheiro, aliou fama, reconhecimento e um anonimato conseguindo comprar uma casa para a mãe em Boca Raton na Flórida.

    A mudança do cenário Hard Rock com a explosão do Grunge transformou a vida de John Diva e mesmo com o pacto de composições com Bon Jovi, que resultou por exemplo em Keep The Faith, os tempos não eram favoráveis nos anos 90.

    Em 2008 com a notícia da liquidação da casa de sua mãe, ele finalmente lançou sua banda ao lado do sempre parceiro JJ Love e Snake Rocket nas guitarras ( este segundo o vocalista sugou o veneno de uma cobra no Rio Mississipi quando fora picado por uma cobra e o ajudaria novamente ) Remi Martin no baixo ( um fashionista e narcisista, que ficou 12 horas diante de um espelho em uma das festas de John Diva ) e completando o line up Lee Stingray Jr., o ex-piloto de acrobacias, que quebrou vários ossos de seu corpo até concluir que tocar bateria era mais seguro, sendo este último apresentado anos antes a John Diva por Gene Simmons do KISS em uma festa em Hollywood. Assim nasceu a banda de Hard Rock John Diva and The Rockets Of Love em 2009.

    Neste onze anos de trajetória com sua banda, John Diva não lançou muitos álbuns de estúdio por incrível que pareça, mas seu sonho se manteve forte e em 2019 foi disponibilizado este John Diva and The Rockets Of Love - Mama Said Rock Is Dead com doze faixas produzidas, gravadas, mixadas e masterizadas por Michael Voss ( Michael Schenker, MadMax e Tony Carey ) no Gizmo 7 Studios em Malaga na Espanha e no Principal Studios And Kids Room em Munster na Alemanha. Além deste, existem o Live At Wacken 2017 e o recém lançado American Amadeus de 2020.

    Sobre as músicas posso dizer que naturalmente são inspiradas em nomes clássicos do Hard Rock como Cinderella, Bon Jovi, KISS, Whitesnake, AC/DC e Mötley Crüe. E o romântico John Diva comentou sobre elas: "Minha jornada é certamente uma viagem lendária, [...] um passeio que eu quero que o ouvinte desfrute sem muitas explicações. É um passeio para aqueles que viveram, amaram e ainda vivem e ainda amam. [...] Este é o meu presente para os fãs e minha maneira de compartilhar toda a sorte, fortuna e emoção que eu desfruto todos os dias. Minha vida agora pode ser sua fantasia e poucas coisas me dão maior prazer". Na capa de Mama Said Rock Is Dead temos o rosto de John Diva com o visual carregado e puramente Hair Metal e nos encartes mais fotos no estilo dos outros músicos e as letras das músicas, e portanto, vamos conhecê-las mais detalhadamente.

    A eletrizante Whiplash traz toda a aura Hard Rock de John Diva and The Rockets Of Love com riffs de guitarras rápidos, vocais a la Mötley Crüe e um refrão grudento, ou seja, todos os elementos de uma canção que vamos gostar facilmente. De ares pesados e um ritmo contagiante de média velocidade, vocais em coro, empolgados solos de guitarras e um vibrante formato Van Halen, Lolita é a segundade Mama Said Rock Is Dead e certamente sua melodia será gravada na memória, assim como seu refrão ( tanto ele quanto a letra estão cheio de malícias, saiba assistindo o seu clipe ). Depois com dedilhados em um flerte com o Blues chegamos ao fervoroso 'Hardão' Rock'n'Roll Heaven, que é uma homenagem à vários grandes nomes do estilo que já partiram e será uma composição para se cantar juntos nos shows, pois, ela pede por isso e, se não bastasse, seu final é simplesmente espiritual.

    Com a adrenalina sempre em alta, o disco prossegue com Wild Wild Life, novamente remetendo ao Mötley Crüe, porém, com uma pegada moderna entre muitos solos de guitarras, todos devidamente elétricos, além de outro refrão que deveremos aplaudir ao cantarmos sua letra com John Diva. A animada Blinded já é a quinta do cd e mais uma vez seu clima positivo já vai te capturar, afinal, se trata do mais puro Hard Rock de refrão chiclete e também solos robustos nas guitarras do jeito que apreciamos, ou seja, envolventes.

    Com um crescente obtido nas atuações de J J Love e Snake Rocket nas seis cordas e letra sarcástica, Dance Dirty tem uma pegada a la Def Leppard e é outra faixa de assimilação rápida deste Mama Said Rock Is Dead. Nenhum álbum de Hard Rock é completo sem uma balada e a deste chama-se Just A Night Away e é exibida ao piano junto aos vocais emocionados de John Diva na mais romântica letra dentre todas para fãs do Whitesnake jamais colocarem defeito. E como sempre acontece em Power Ballads assim, os solos dos guitarristas são merecedores de uma atenção, sendo que nesta a dupla JJ Love e Snake Rocket capricharam em suas partes.

    A elaborada Fire Eyes é de uma linhagem da segunda metade dos anos 80 em um padrão Def Leppard com potência nos toques de bateria executados por Lee Stingray Jr., solos encorpados flertando com o Blues e aquela programação eletrônica que tanto fez sucesso. Como de costume neste cd, nós vamos curti-la de primeira. Bastante chichê já em suas primeiras notas e relembrando do Mötley Crüe novamente, a festiva Get It On é outro Hard Rock infectante deste Mama Said Rock Is Dead, que é um candidato a hit instantâneo e que será pedida frequentemente nos shows do John Diva and The Rockets Of Love.

    Para Long Legs In Leggings, que está repleta de sensualidade em sua letra encontramos aquele emblemático Hard Rock divertido onde vocais, ritmo e solos de guitarras amplificam o desejo de dançar e outras 'cositas' mais 'calientes', se é que me entende caro leitor(a). A penúltima é a Toxic e segue com vocais calmos de John Diva até estourar seu formidável refrão e seus incandescentes solos de guitarras. Encerrando Mama Said Rock Is Dead temos Rocket Of Love, que se inicia após o lançamento do foguete e transfere seu ambiente Rock'n'Roll festejante e dançante, que passa toda a voltagem que um Hard Rock contém, onde pode-se notar o quinteto devidamente afiado em cada trecho seja nos vocais, no refrão em coro, nos longos solos de guitarras ou na sempre eficaz cozinha ( a saber... baixo e bateria ).

    Este Mama Said Rock Is Dead do John Diva and The Rockets Of Love é um álbum que levantou toda aquela magia do Hard Rock orientado pelas festas, sexo e Rock'n'Roll que parece ser fora de moda hoje em dia, todavia, quando ouvimos canções assim temos a certeza de um saboroso prazer. Inclusive, por mais que já tenhamos ouvido bandas assim anteriormente, sempre quando um nome novo aparece nestes moldes... temos a certeza de uma considerável satisfação e que vamos viajar aos bons tempos dos anos 80.
Nota: 9,5.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2020

Site Oficial: https://www.johndiva.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/johndiva.rocks/.
Instagram: https://www.instagram.com/johndiva.official/.
Youtube: https://www.youtube.com/johndivarocks.
Itunes: https://itunes.apple.com/us/artist/john-diva-the-rockets-of-love/1441809677 

 

Voltar para Resenhas