H.E.A.T. - Tearing Down The Walls
12 Faixas - Shinigami Records/Soundcity Records/Ear Music - 2014 ( Relançamento 2022 )

    Em 2007 na cidade sueca de Upplands Väsby surgiu a banda de Hard Rock H.E.A.T., que foi originada da fusão do Dream com o Trading Fate, sendo que eles são adeptos da sonoridade de nomes como o Whitesnake, Bon Jovi, Def Leppard e dos conterrâneos do Europe. Em todos os 16 anos de carreira, eles laçaram um total de sete álbuns de estúdio, dois EP's e dois ao vivo e já estiveram em festivais como o Sweeden Rock Festival e o SummerBreeze Brasil.

    Contudo, lá no ano de 2014, o H.E.A.T. disponibilizou o seu quarto disco de estúdio nomeado como Tearing Down The Walls, que teve seu relançamento feito no Brasil pela Shinigami Records em parceria com a Soundcity Records e a Ear Music nos colocando assim diante de doze canções que foram responsáveis por serem tão boas quanto as do álbum anterior, o atualmente clássico - em sua discografia - Address The Nation de 2012.

    Um dos grandes trunfos do H.E.A.T. nesta época atendia pelo nome de Erik Grönwall, o vocalista que venceu em 2009 a versão sueca do programa Idol e desde 2022 está à frente do Skid Row.

     Neste seu segundo álbum como vocalista do H.E.A.T., Erik Grönwall esteve acompanhado de Eric Rivers na guitarra, Jona Tee nos teclados, Jimmy Jay no baixo e Don Crash na bateria, sendo que as gravações, mixagem e produção de Tearing Down The Walls são assinadas Tobias Lindell, que foi vencedor do Grammy e já trabalhou com Europe, Hardcore Superstar e Mustasch. Já a masterização é de Mats Lindorfs e foi realizada no Cutting Room em Estolcomo na Suécia e a capa com a banda e um grupo de manifestantes em uma cidade destruída é de Vitalys Alexius.

   Point Of No Return abre Tearing Down The Walls com dedilhados no violão e uma envolvente chama nos teclados, que pouco depois trazem a energia de seu Hard Rock vocalizado com competência por Erik Grönwall junto aos solos de Eric Rivers culminando em um refrão de fácil memorização e também ótimas evoluções recebidas pela música em seu decorrer já demonstrando quão afiado o H.E.A.T. estava neste disco.

    Depois temos a empolgada e contagiante A Shot At Redemption, um Hard Rock de vocais melodiosos, com momentos em coro e linhas instrumentais com esbeltos dedilhados, além dos toques devidamente certeiros na bateria feitos por Don Crash, que ficam ainda melhores assim que os solos de guitarras eclodem e vale complementar que a canção é possuidora de um refrão que gruda na cabeça, enfim, os suecos sabem mesmo a receita de como fazer uma ótima composição. A adrenalina de Tearing Down The Walls continua com a fortalecida e vibrante Inferno através de seus elementos festivos, que aparecem em seu ritmo e também em seus vocais, que bastam apenas uma audição para que você se torne fã desta música, onde novamente Erik Grönwall se destaca.

    A quarta é a bela e curta faixa instrumental nos teclados The Wreckoning, que começa com uma atmosfera beligerante e prossegue por linhas dramáticas no piano ( além de algumas explosões, aviões, ares estilosos e sinistros ao fundo ), que traçam o caminho para a faixa título, a balada Hard Tearing Down The Walls, cujos vocais te conclamam à cantar junto com a banda por conta de seu formato emocionado nos violões, que fizeram esta canção nos acertar em cheio e afirmo com segurança... é a melhor até aqui e o H.E.A.T. se superou.

    Para Mannequin Show, os suecos exibem uma composição mais elaborada na linha de um AOR e que é bastante interessante observar suas intencionais linhas relativamente sombrias, que difere das anteriores, todavia, que são bastante agradáveis. Em seguida deixam We Will Never Die chegar e conquistar o espaço com seu andamento vigoroso e sua letra positiva com vocais exalando muito feeling a cada verso ( que você tem obrigação de decorar e cantar junto ) e além disso, vale uma atenção aos solos feitos por Eric Rivers na sua guitarra, que inclusive marcam outra das que estão dentre as minhas favoritas no álbum. A oitava traz bons repiques na bateria de Don Crash, solos de guitarra de Eric Rivers e depois vocalizações impactantes de Erik Grönwall com um ritmo gostoso de se ouvir, que fazem de Emergency uma ótima criação do cd e que é voltada para a aliança do Hard Rock com o AOR.

    A balada repleta de sentimento - cujo nome é All The Nights, dá ênfase ao piano tocado por Jona Tee e também aos vocais de Erik Grönwall - não poderia faltar em um disco de Hard Rock e o H.E.A.T. entregou uma música deveras formosa e sedutora. Em Eye For An Eye, o quinteto retorna ao Hard Rock mais tradicional com vocais em coro nos momentos certos unindo isso a um ótimo refrão e um andamento instrumental de muita voltagem, que é consideravelmente cativante. Adicionando mais garra, o H.E.A.T. nos mostra Enemy In Me, um Hard Rock que captou as influências modernas e que é dono de um aspecto para deter rapidamente os ouvintes de suas melodias. Para encerrar esta garbosa obra Tearing Down The Walls temos Laughing At Tomorrow com um clima grandioso, animado e divertido, que certamente produzirá prazer em todos os fãs espontaneamente, seja através de seus vocais ou de suas atraentes linhas instrumentais, que mais uma vez nos convidam à cantar com o quinteto participando ativamente da música.

    O H.E.A.T. nos brindou com um excelente álbum neste Tearing Down The Walls, que contém refrãos e canções melodiosas nos pontos exatos, junção correta de Hard Rock e AOR em alguns outros e saibam caros leitores(as) do Rock On Stage, que ouvindo atentamente cada uma de suas músicas facilita bastante entender porque porque Erik Grönwall foi escolhido para ser o atual frontman do Skid Row. Todavia, não pense que o H.E.A.T. ficou lamentando a sua saída, pois, os suecos rapidamente trouxeram de volta o predecessor dele no cargo, o vocalista Kenny Leckremo e lançaram o álbum Force Majure em 2022 mantendo a ótima pegada da banda, mas, isso é uma outra história, que um dia contarei por aqui.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2024

Site: https://www.heatsweden.com/.  
Facebook: https://www.facebook.com/heatsweden/.  
Instagram: https://www.instagram.com/heatsweden/
Youtube: https://www.youtube.com/user/Heatband.  
Twitter: https://twitter.com/heatsweden.
AppleMusic: https://itunes.apple.com/se/artist/h-e-a-t/id377983386.

 

Voltar para Resenhas