Enforcer - Zenith
11 Faixas - Shinigami Records - 2019

    Demorando quatro anos para fechar o ciclo do disco From Beyond ( 2015 ) por escolha própria, os suecos da cidade de Arvika, que desde 2004 são a banda de Heavy Speed Metal Enforcer lançaram em 2019 o disco Zenith, que é o quinto da sua carreira. Isto acontece segundo o vocalista e guitarrista Olof Wikstrand: "Nós fazemos o que queremos e nos sentimos totalmente livres quando se trata de compor nossas músicas".

    Essa liberdade criativa somada ao talento da banda levou o Enforcer em 2015 a excursionar pela Europa realizando shows ao lado de nomes como Destruction, Flotsam and Jetsam, Nervosa, Warbringer, Caudron, Dark Tranquility e Swallon The Sun durante a tour do álbum From Beyond, que foi top 100 nos charts alemães. Esse período mais longo entre um disco e outro é explicado por Olof Wikstrand da seguinte maneira: "A primeira coisa em que nós concordamos, mesmo antes de termos as músicas para Zenith foi não fazer apenas outro 'álbum', mas fazer o maior álbum de Heavy Metal de todos os tempos sem qualquer tipo de limitação. O novo álbum Zenith é definitivamente o projeto mais ambicioso em que já nos envolvemos. Acho que passamos mais de dois anos e meio escrevendo, produzindo e gravando tudo. É por isso que também ficamos fora dos palcos por um bom tempo."

     Assim, junto a Tobias Lindqvist no baixo, seu irmão Jonas Wikstrand na bateria, piano, vocais e teclados e o novo membro Jonathan Nordwall na guitarra, Zenith foi gravado entre março a novembro de 2018 no Hvergelmer Studios em Arkiva na Suécia com a mixagem de Olof Wickstrand e Jonas Wikstrand ( somente a bateria foi gravada no SoundTrade Studios ). A exceção ficou para a bateria, que foi gravada no Soundtrade Studios em Estocolmo com a engenharia de Linus Björklund e os vocais, esses registrados no Leon Music Studios aos cuidados de Rikard Löfgren. Já a masterização é assinada por Howie Weinberg e foi realizada no seu Howie Weinberg Mastering em Los Angeles/Califórnia nos Estados Unidos enquanto que a capa de Zenith foi desenhada pelo artista italiano Velio Josto e mostra um homem devotando a luz que emerge acima de uma pirâmide.

    E é com um contagiante clima Hard'n'Heavy logo em suas primeiras notas, que Die For The Devil abre Zenith, onde pode-se constatar a ótima voz de Olof Wikstrand e também como os solos de guitarras conferem uma roupagem oitentista a canção. Depois temos Zenith Of The Black Sun, um empolgante Heavy cadenciado em que saliento os toques feitos pelo baterista Jonas Wikstrand, os vocais em coro e o seu estilo épico nos levando a desejar socar o ar instantaneamente e não posso esquecer de mencionar os solos mais acelerados de guitarras que temos no final que são a la Iron Maiden. Falando em velocidade, Searching For You chega com o pé na tábua flertando claramente com o Speed Metal, porém, o Enforcer muda o ritmo da música no refrão deixando-a muito mais interessante.

    Com toques no piano que trazem um ar melancólico, Regrets é uma balada onde Olof Wikstrand aplica muita emoção ao cantar seus versos, que recebem a participação dos demais fazendo um bonito coro nesta composição que me lembrou automaticamente do Stryper. Para The End Of A Universe, o quarteto exibe uma canção mais robusta e de média velocidade, riffs de guitarras tocados com garra, um refrão envolvente com o ritmo ditado pela forma que Jonas Wikstrand toca sua bateria em uma pegada Hard'n'Heavy certeira. A sexta de Zenith recebeu o título de Sail On, e aqui os suecos apresentam uma canção cheia de eletricidade tanto nos vocais quanto na sua linhagem instrumental, que no decorrer abre espaço para que as guitarras sejam soladas com muito brilho por Olof Wikstrand e por Jonathan Nordwall.

    One Thousand Years Of Darkness é outro ótimo Heavy Metal padrão dos anos 80 presente no disco forjado corretamente com todas as suas belas linhas melódicas através de seus riffs de guitarras em que Olof Wikstrand canta sua letra de uma forma infectante. Se destacando novamente, o baterista Jonas Wikstrand propicia a mais veloz canção de Zenith com a explosiva Thunder and Hell, que é um Speed Metal onde as guitarras são soladas para valer só parando em suas partes melódicas e vale acrescentar... seus vocais aliados ao seu andamento são convidativos para se entrar na roda ou sacudir bastante o pescoço e isso dura até quando chegamos ao seu final, que é dotado de dedilhados que servem para acalmar um pouco a artilharia ouvida instantes antes.

    De aromas beligerantes em seu princípio e muita positividade, que em instantes depois fazem de Forever We Worship The Dark uma daquelas faixas em que basta apenas uma audição que você fique fã dela e acredito que isso se deva à sua eficaz e impactante harmonia entre vocais e partes instrumentais, cujos solos tem um 'DNA' de Judas Priest. A última do tracklist normal de Zenith é a Ode To Death, que é mais lenta e chega com dedilhados sombrios, vocais distantes e cheios de feeling, que produzem um ótimo crescente e fazem eclodir o Heavy Metal da canção, porém, sempre retornando para suas pesadas partes mais épicas. Para terminar o cd temos a música bônus To Another World, um cover da banda Divlje Jagode da Bósnia ( olha só... ), que é um Heavy mais tradicional de ótimos solos de guitarras, que fazem a base para os vocais te capturarem tanto que você sairá cantarolando o refrão com eles praticamente na primeira audição.

    Ouvindo Zenith deu para perceber que o Enforcer pegou influências de nomes como Def Leppard, Iron Maiden, Stryper, Uriah Heep, Yngwie Malmsteen e criou seu mais recente lançamento que não chega a inovar, mas, cuja audição é deveras agradável, pois centraliza no que gostamos de ouvir em um álbum de Heavy Metal e no final das contas, é isso que realmente importa quando colocamos um disco para rodar. A banda está menos Speed Metal e mais Heavy Metal deixando claro que ampliaram o alcance do seu universo musical e que pretendem evoluir cada vez mais.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2020

Facebook: https://www.facebook.com/enforcerofficial/          
 

 

Voltar para Resenhas