Diamond Head - Lightning To The Nations 2020
11 Faixas - Shinigami Records/Silver Lining Music - 2020

    A clássica banda inglesa Diamond Head é uma das principais influências de nomes como o Metallica e o Megadeth. Aliás, o famoso quarteto de Thrash Metal sempre referência o Diamond Head em seus shows executando versões de suas músicas. E para celebrar os 40 anos do álbum de estreia do Diamond Head foi lançado este Lightning To The Nations 2020, que saiu no Brasil pela parceria da Shinigami Records com a Silver Lining em um excelente digipack.

    O disco foi mixado e produzido por Rasmus Bom Andersen no Raw Sound Studio em Londres na Inglaterra, sendo que apenas a bateria foi registrada no Screaming Goat Studios em St. Martin de Chaulieu na França e a masterização é assinada por John Davis e feita no Metropolis Studios em Londres. E o quinteto que dá vida atualmente ao Diamond Head e está na ativa até hoje é o seguinte: Brian Tatler ( guitarra ), Rasmus Bom Andersen ( vocais, orquestrações e guitarras adicionais ), Karl Wilcox ( bateria ), Andrew "Abbz" Abberley ( guitarra ) e Dean Ashton ( baixo e órgão em The Prince ).

    Neste Lightning To The Nations 2020, o nono registro de estúdio, a banda formada em Stourbridge na Inglaterra em 1976 e que é uma das pioneiras da New Wave Of British Heavy Metal, oferece uma nova visão aos seus clássicos criados em 1980 e neste cd incluíram como bônus quatro covers marcantes do Rock e Heavy Metal, que começo a detalhar nas próximas linhas.

Sobre a regravação deste clássico, Brian Tatler, o único remanescente da formação original do Diamond Head disse: "Achamos que seria ótimo regravar o álbum de estreia com essa formação e a tecnologia moderna disponível. O álbum original foi gravado e mixado em uma semana, e éramos muito jovens; ainda tinha 19-20 anos quando foi gravado, então há muita energia juvenil. Mas não tínhamos técnica, tempo ou habilidade para gravá-lo com o tipo de poder que temos agora. Então, isso foi algo real para saborear: a oportunidade de entrar no estúdio e gravar essas músicas novas e vibrantes."

    Logo na abertura temos a impactante faixa título Lightning To The Nations já nos contagiando com seu inflamável Heavy Metal que é exibido com primor pelo quinteto seja nas pesadas linhas de baixo e de bateria, seja nos solos de guitarra ou na forma que seus vocais são expressos. Depois deste princípio formidável, o Diamond Head dispara a The Prince com uma 'rifflerama' inicial matadora e uma robustez única vinda do baixo e da bateria te levando a querer sair pulando no momento em que Rasmus Bom Andersen começa a cantar, enfim, uma baita sonzeira, que na parte em que eles aceleram você gostará tanto que dirá: "É por isso que gosto de Metal!!!". E o Heavy Metal explosivo dos ingleses continua com Sucking My Love, onde sentimos seus toques de baixo feitos por Dean Ashton e seus solos de guitarras tocados por Brian Tatler e Andrew "Abbz" Abberley nos acertarem em cheio sem perder o ritmo metálico enquanto que o vocalista Rasmus Bom Andersen canta com um enorme feeling em uma execução em que nota-se como o Diamond Head serviu de escola para tantas bandas que vieram depois.

    A quarta é bastante conhecida por todos nós, pois, desde que o Metallica regravou no disco Garage Inc. em 1998, muitos no planeta chegaram a pensar que a paulada Am I Evil? fosse deles e neste cd, você que não conhece tanto de Heavy Metal poderá ouvir o Diamond Head mostrar sua incandescente e envolvente releitura da sua versão original em uma pegada de deixar o queixo caído, onde saliento os fenomenais solos dos guitarristas Brian Tatler e Andrew "Abbz" Abberley , bem como as evoluções de Dean Ashton no baixo e de Karl Wilcox na bateria produzindo melodias sempre brilhantes e frenéticas. E aí caro leitor(a) do Rock On Stage, o que achou desta de oito minutos do mais autêntico Heavy Metal comandada pelos vocais de Rasmus Bom Andersen? Para Sweet And Innocent recebemos uma pulsante criação da banda em que os solos de guitarras fazem a base para a música apresentar sua voltagem fascinante transformando em um fabuloso Heavy Metal, que posso apontar um dos motivos para este elogio o som que ouvimos da cozinha ( baixo e bateria ) do Diamond Head.

    A próxima é It's Electric e o quinteto te conquista pela força inserida na canção, pelos solos e pela ação em conjunto, e claro, pelo Heavy Metal latente e puro que ouvimos em cada trecho. A última do álbum original é a dinamite sonora chamada Helpless, que começa sólida e desfere uma quantidade imensa de solos fervorosos de guitarras enquanto que Rasmus Bom Andersen canta seus versos com uma garra inabalável nos deixando de sorriso aberto e punhos ao alto com suas evoluções.

    Os bônus deste Lightning To The Nations 2020 são abertos com a versão do Diamond Head para No Remorse do Metallica ( quem diria? ), uma matadora homenagem à banda que mais divulgou o trabalho dos ingleses no mundo e o fazem com direito a 'riffleramas' de primeira para deixarem James Heftield mais orgulhoso ainda. O tributo ao Led Zeppelin feito pelo quinteto é feito com a Immigrant Song e a encorpada versão também cairá no gosto de seus fãs e os que seguem a outra lenda inglesa, além daqueles que são apreciadores de longos solos de guitarras.

    Sinner do Judas Priest foi outra música escolhida por eles neste Lightning To The Nations 2020, que ficou tão perfeita que salvo em um riff ou outro, ou ainda pelo timbre inconfundível da voz de Rob Halford, você chega a pensar que estamos diante da versão original. Por fim, outro nome clássico e querido dos fãs de Hard Rock e Heavy Metal integra os bônus do álbum: Deep Purple com a Rat Bat Blue, que trouxe um Groove alucinante onde novamente o Diamond Head exibe a cada instante da música com uma primazia única.

    Seja relembrando do passado quando começaram a banda ou mesmo homenageando o Metallica e suas principais influências neste Lightning To The Nations 2020, o fato é que estamos diante de um discão mesmo e a verdade é que o Diamond Head será sempre uma das melhores bandas do Heavy Metal mundial e vai inspirar uma nova geração de fãs, que por ventura não conheceram a banda anteriormente, até porque, o nível das bandas dos anos 70 e 80 quando a New Wave Of British Heavy Metal começou era tamanho, que as bandas não lançavam discos... lançavam clássicos e que graças à este relançamento você pode e tem o dever de incluir esta preciosidade em sua coleção.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2021

Site: https://www.diamondheadofficial.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/DiamondHeadOfficial/.  
Twitter: https://twitter.com/dh_diamond_head.
Instagram: https://www.instagram.com/diamond_head_official/.
Youtube: https://www.youtube.com/user/rkwdiamondhead.

Voltar para Resenhas