Blackmore's Night - Nature's Light
10 Faixas - Shinigami Records/Ear Music/Sound City Records - 2021

    O genial e temperamental guitarrista inglês Ritchie Blackmore já tem seu nome marcado na história do Rock e Heavy Metal por ter sido um dos fundadores do Deep Purple e gravado clássicos álbuns como In Rock, Machine Head, Burn, Stormbringer, Perfect Strangers e isso, sem contar os muitos outros ao vivo, que são simplesmente fenomenais.

    Além disso Ritchie Blackmore é o responsável pela criação do Rainbow, que nos forneceu pérolas como Long Live Rock n Roll, Rising, On Stage, entre outros. Entretanto, em 1993, ele deixou de vez o Deep Purple e junto de sua esposa, a cantora Candice Night, formaram o Blackmore's Night, que exala o amor dos dois pela música medieval e o Folk Rock.

    Este Nature's Light é o décimo primeiro disco de estúdio da banda e foi lançado em 2021 ( após um hiato de seis anos ) e nos coloca diante de dez novas canções misturando Folk Rock com a música renascentista, além de letras inspiradas em mitos e lendas antigas. Aliás, sobre a história do álbum, a jovial Candice Night comenta: "A história de Nature’s Light é a história da natureza sendo a verdadeira rainha e a simplicidade e magia dos milagres diários que acontecem bem diante de seus olhos".

    E ela prossegue: "Se você se sente estagnado ou reprimido pelo seu entorno, é importante fazer uma pausa do mundano e ir aonde seu coração te levar. Ele permite que você recarregue e comece de novo com uma nova e renovada energia. Para alguns, é o oceano, para outros, a floresta e para outros, sentir o sol no rosto. Nossa música é uma fuga do estresse e da pressão dos tempos modernos. Viaje de volta no tempo conosco, para um tempo mais simples e mágico, onde a música entra em seu coração e na sua alma".

    A produção de Nature's Light é de Ritchie Blackmore e a masterização é de Brad Vance e foi realizada no Red Mastering Studios. A capa possui um desenho do alvorecer e passa uma aura de renascimento - que acontece todos os dias e nem sempre estamos olhando este sensacional espetáculo da natureza - é de Joan Marion de Biase e o  disco está embalado em digipack, além de contar com um encarte com as letras e as belas artes passando muita tranquilidade ao observá-las atentamente. Além de Ritchie Blackmore ( guitarra, violão, mandola, hurdy gurdy e nyckelharpa ) e Candice Night ( vocais, flauta e pandeireta ), o Blackmore's Night ( cuja fundação data de 1997 ) conta com os seguintes músicos em sua atual formação: Bard David Of Larchmont ( ou David Baranowski nos teclados e backing vocals ), Earl Grey of Chimay ( ou Mike Clemente no baixo ), Troubadour Of Aberdeen ( ou David Keith na percussão ), Scarlet Fiddler ( ou Claire Smith no violino ) e Lady Lynn ( ou Christina Lynn Skleros nos backing vocals ).

    Nature's Light é aberto com seu estilo sereno e renascentista através da canção tradicional italiana Fuggi, Fuggi, Fuggi da Questo Cielo, que foi rearranjada por Ritchie Blackmore e chamada agora de Once Upon December com a ótima e potente voz de Candice Night nos encantando graças as suas melodias e arranjos medievais, que já nos fazem querer mexer o corpo apreciando cada um de seus toques de violão fantasiando em nossa cabeça que estamos em uma noite fria e perto de uma fogueira vendo ela e dançar, sorrir e cantar. Em Four Winds, o convite feito na primeira para a imersão nesta belíssima sonoridade Folk se torna ainda maior com os seus suaves ritmos e também por conta do angelicais vocais de Candice Night.

    A festiva Feather In The Wind prossegue o cd despertando uma vontade de dançar e imaginar-se em outro lugar, muito melhor que o nosso atual mundo real em razão de suas exuberantes harmonias. Na instrumental, Progressiva e um tanto que sombria Darker Shade Of Black recebemos um momento em que podemos fechar os olhos e sentir a conexão espiritual da canção, que é exibida através do seu andamento nos teclados tocados por Bard David Of Larchmont e principalmente pelo violino, que é tocado por Scarlet Fiddler, e claro, sem esquecer dos viajantes e magistrais solos executados por Ritchie Blackmore em sua Fender Stratocaster.

 

    Para quinta de Nature's Light, o casal Blackmore nos apresenta à esbelta The Twisted Oak, que após sua introdução puramente medieval, Candice Night entrega sua linda voz emanando muita paixão ao cantar seus versos nos levando a vivenciar em nossa mente uma paisagem tão linda quanto a exposta no encarte do cd ( ficou curioso(a) em saber qual é? bem.. aí terá que comprar o álbum e conferi-la ). Em seguida, a faixa título do disco com um ritmo pomposo e de uma linhagem real, pois, Nature's Light envia estas sensações, que por conta da forma magnífica que Candice Night a vocaliza ficamos envoltos e satisfeitos em seu delicioso ambiente musical.

    A próxima do disco é a instrumental Der Letzte Musketier em que Ritchie Blackmore sola sua guitarra diante de formosas melodias de teclados, que embora lembrem dos solos do saudoso Jon Lord, ela é em homenagem ao The Musketeers ( banda que o guitarrista integrou antes do Deep Purple, cujo um de seus membros faleceu há pouco tempo deixando Ritchie Blackmore como o último mosqueteiro, título da canção traduzido do alemão ). E o mais bacana é que esses solos de teclados aparecem ao lado de um ritmo Rock and Roll, que... querendo ou não trazem aos fãs os seus bons tempos de Deep Purple, só que obviamente, muito mais calmos do que outrora.

    A oitava Nature's Light é a balada Wish You Were Here ( 2021 ), um cover da banda sueca de Country Rednex e que foi lançada pelo Blackmore's Night no debut Shadow Of The Moon de 1997, onde sentimos a vocalista cantar depositando sua alma em cada uma de suas estrofes diante de um clima pacífico e saboroso de se ouvir em que mergulharemos com ela em cada branda nota produzida pela banda.   

    A penúltima do álbum é a Going To The Faire, onde o Blackmore's Night nos chama para participar de uma celebração com o seu amável andamento medieval, que é devidamente adocicado com a voz de Candice Night e sentimos novamente o desejo de cantar e dançar com ela assumidamente relaxados e bastante felizes com as emoções postivas despertas nesta música. E uma curiosidade, os backing vocals desta nona música são de Autumn e Rory Blackmore, que são filhos de Ritchie Blackmore e Candice Night. Encerrando o disco temos a versão do Blackmore's Night para Second Element, sucesso da atriz e cantora Pop Sarah Brightman, que ficou deveras garboso nos vocais de Candice Night e nos solos de guitarra do mestre Ritchie Blackmore, além da presença do convidado Jim Pappalardo nos backing vocals.

    São 46 minutos de paz, calmaria e excelentes canções que encontramos neste formidável lançamento da Shinigami Records em parceria com a Earmusic e a Soundcity Records, que são altamente recomendáveis várias e várias audições nestes tempos obscuros e repletos de estresse, cuja uma das luzes no final do túnel nos é fornecida pelo Blackmore's Night através do poder da natureza e suas maravilhas como o nascer do sol, a força do vento, o som do marulho, assim como todas as atraentes harmonias inclusas neste Nature's Light. Então, caro leitor(a) do Rock On Stage não hesite em fazê-las o quanto antes e quantas vezes puder, pois, saiba que será muito bom para o seu cotidiano.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2021

Site: https://www.blackmoresnight.com.
Youtube: https://www.youtube.com/user/TrueBlackmoresNight.
Facebook: https://www.facebook.com/ritchieblackmore e https://www.facebook.com/blackmoresnightofficial/
Twitter: https://twitter.com/therealritchieb e https://twitter.com/TruCandiceNight.   

Instagram: https://www.instagram.com/therealritchieblackmore e https://www.instagram.com/blackmoresnightofficial/.   
 

 

Voltar para Resenhas