Arkona - Yav
9 Faixas - Shinigami Records - 2015

    O quinteto russo de Pagan Folk Metal Arkona surgiu em 2002 na capital russa Moscou, quando a vocalista Masha "Scream" Arkhipova queria criar uma banda que mesclasse o folclore russo, a mitologia eslava e claro, o Heavy Metal. No ano seguinte, ainda com a ajuda de sua ex-banda, o Bloody Mary, o Arkona lançou seu primeiro demo com o nome de Rus. O primeiro full lenght veio no ano de 2004 com o título de Vozhrozhdenie e assim - como seus sucessores - foi levando o Arkona a se tornar mais conhecido no mundo e também a conseguir realizar turnês para locais mais distantes de sua terra natal.

    Após três anos de Slovo, o grupo formado atualmente por Masha "Scream" Arkhipova nos vocais e teclados, Andrey Ischenko na bateria, Vladimir "Wolf" Reshetnikov na gaita galega, flauta doce e outros instrumentos de sopro, Sergey "Lazar" Atrashkevich na guitarra e Ruslan "Kniaz" no baixo, lança o seu sétimo álbum de estúdio em 12 anos de banda intitulado como Yav ( que significa realidade em russo ) e é possuidor de uma bela e sombria arte em sua capa desenhada por Gyula Havanczák, que mostra um espelho d´água onde uma bela princesa pagã tem seu reflexo exposto em forma de uma caveira.

    Suas gravações foram realizadas no CTM Records Studio ( Moscow Sound ) entre junho de 2013 a outubro de 2013 com produção de Sergey "Lazar" Atrashkevich e Masha "Scream" Arkhipova. Os processos de mixagem e masterização foram registrados também pelo guitarrista Sergey "Lazar" Atrashkevich em janeiro de 2014.

    Com a participação de Alexsev "Master" Alafern do Sviatogor, Zarozhdenie abre Yav com uma atmosfera épica e progressiva em meio a breves narrativas, que dão lugar ao Pagan Folk Metal do Arkona, ou seja, a adição de peso acontece com muita categoria para que os vocais urrados apareçam ante a belas melodias medievais em uma fascinante complexidade instrumental, que produzem variações sensacionais e te conquistam instantaneamente. Depois, com Na strazhe novyh let, os russos aplicam quantidades de peso para nenhum fã de Black Metal colocar defeito seja na parte instrumental ou vocal ( que deixam claro a versatilidade de Masha "Scream" Arkhipova ). Entretanto, eles mudam a canção inteligentemente tornado-a mais calma, cadenciada e diversificada conseguindo assim... enfeitiçar o ouvinte até suas linhas se alternarem-se para trechos mais viajantes, com destaque nos seguintes pontos: a percussão de Andrey Ischenko, a musicalidade dos vocais e os mergulhos Folk da canção.

    Em seguida, temos uma profunda imersão progressiva com Serbia em seus primeiros instantes, que dão lugar a um ritmo muito envolvente e cantado com eloquência por Masha "Scream" Arkhipova. Aliás, te convido a reparar no crescente instrumental desta canção e tentar não ficar impressionado(a) com tamanha progressividade e viradas aplicadas na bateria.

    Com dedilhados que trazem muita emoção ao serem tocados, Zov pustyh dereven' é rompida em um ritmo mortal de baixo, bateria e guitarra ante as vocalizações carismáticas e alguns guturais, que contam com Olli Vänskä do Turisas no violino durante sua sinfonia Heavy Metal ora extrema, ora melodiosa, que elevam seus ares pagãos tais como se tivéssemos a presença de uma bruxa realizando algum feitiço, que te mantém ligado em cada um de seus mais de seis minutos.

    Para a seguinte, Vladimir "Wolf" Reshetnikov extrai belas melodias de sua gaita galega e Masha "Scream" Arkhipova canta de forma intensa cada verso de Gorod snov, que marca a quinta - e praticamente quase 100% medieval - canção de Yav, onde Alexsev "Master" Alafern do Sviatogor participa com os lindos sons que consegue tirar de seu violino. E mais uma vez, o Arkona transita por ótimos trechos progressivos em mais uma contundente vocalização, que vai do suave ao extremo com a facilidade que a vocalista exibiu neste cd.

    Ao som de gritos, a cadenciada e dotada de harmonias grandiosas, Ved'ma dá sequencia ao cd com um clima de batalha com vocais um tanto que urrados e agressivos, porém, sempre emocionantes. Destaque ao baterista Andrey Ischenko, que até aqui executou com muita precisão cada "baquetada" - por assim dizer - e para a parte mais extrema, que conta com Thomaz Väänä Lex do Thyrfings junto a Masha "Scream" Arkhipova em um incrível e inflamante caos sonoro.

     O chamado ao combate presente em Chado indigo no monólogo de Radimir traz as formosas linhas do pianista Vika "Vkgoezwild" Yermolyeva e também uma fulminante composição, que alterna trechos de vocais agressivos com outros mais calmos e muito progressivos, graças aos solos melancólicos de teclados da vocalista, que desfere algumas 'risadinhas' sombrias em alguns trechos levando mais obscuridade à esta canção, que está repleta de trechos progressivos.

    A hábil Masha "Scream" Arkhipova inicia as narrativas em uma linha sombria, bem pagã, que nos rementem a uma invocação e traz aos holofotes a faixa título do cd, a Yav', que entra aos dedilhados do guitarrista Sergey "Lazar" Atrashkevich e aos fantasmagóricos teclados, que nos exibem uma atordoante canção, que assim como as demais contam com seus vocais guturais em algumas partes, que para todos os seus mais de 13 minutos não te deixem parar de sentir sua pluralidade sonora de seus solos de guitarra, suas viradas na bateria, seus toques de baixo e de todos os instrumentos de Folk.

    O encerramento desta grandiosa obra - que saiu aqui pela Shinigami Records - é com a lenta e arrastada V ob'jat'jah kramoly, uma música deveras sinistra e vocalizada com muitos urros ambientados por dedilhados quase agonizantes e sempre constantes. Inclusive, os guturais de Masha "Scream" Arkhipova estão tão macabros que nem parecem que são proferidos por uma mulher.

    Não é nenhum exagero dizer que Yav é um dos melhores álbuns da carreira do Arkona, um dos melhores lançamentos do ano e que certamente renderá muitos ótimos frutos à banda. Entretanto, apesar do disco conquistar o fã logo na sua primeira audição, tenho certeza que para sentir sua plenitude é necessário ouvi-lo mais vezes para que assim seja possível criar as devidas condições de absorver sua verdadeira alquimia musical. Não é por acaso que o Arkona se apresenta no Brasil neste mês de outubro.
Nota: 10,0.

Sites: http://arkona-russia.com/, http://www.facebook.com/arkonarussia,
http://www.reverbnation.com/arkona e http://www.youtube.com/user/arkonaru.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2015

Voltar para Resenhas