Appice - Sinister
13 Faixas - Shinigami Records - 2017

    Os excelentes irmãos bateristas Carmine e Vinny Appice já estiveram em sua rica carreira musical dentro de alguns dos principais nomes da história do Rock e do Heavy Metal. O mais velho, Carmine Appice, começou sua trajetória no lendário Vanilla Fudge e Cactus passou posteriormente na banda de Rod Stewart, no Beck, Bogert & Appice  - superbanda com Jeff Beck e Tim Bogert, King Cobra, além de tocar no Blue Murder, Ozzy Osbourne e muitas outras. Já Vinny Appice, o mais novo, comandou as baquetas do Black Sabbath, da banda Dio do amigo Ronnie James Dio, do Heaven and Hell e do Kill Devil Hill ( além de tocar na banda de vários outros nomes, como Mark Boals e Rick Derringer ), sendo que ambos tiveram uma carreira de muito sucesso e já giraram o mundo diversas vezes, além de gravarem álbuns históricos por onde passaram.

    Aliás, aproveito para te posicionar com alguns dos álbuns registrados por Carmine Appice: Vanila Fudgie e The Beats Goes On com o Vannila Fudgie; Cactus e On Way... Or Another com o Cactus; Beck, Bogert & Appice e o Live In Japan com o Beck, Bogert & Appice. Já Vinny Appice registrou nada mais nada menos que Holy Diver e The Last In Line com o Dio; Mob Rules e Dehumanizer com o Black Sabbath; Live From Radio City Music Hall e The Devil You Know com o Heaven and Hell; porém, nunca registraram um álbum de estúdio juntos, sendo que o Drum Wars Live de 2014 traz a dupla reunida, mas é um ao vivo. E em ambos os casos, recomendo também conferir os outros álbuns que eles nos concederam ao longo de suas carreiras que não citei aqui, mas será um ótimo trabalho de pesquisa para você, meu caro leitor(a) do Rock On Stage.

    Sinister, o primeiro dos irmãos Appice em estúdio contou com uma verdadeira constelação de convidados e amigos de Carmine e Vinny, que aliás cuidaram da produção do cd. As gravações são assinadas por Jorge Carlsson e Steve Holryd no Roger Boat Studios enquanto que a masterização e a mixagem é de Stevie ( Dee ) DeAcutis e foi realizada no SoundSpa. A capa mostra o rosto dos irmãos costurados em um só com um fundo de um laboratório ( como se fosse possível fundir os exímios bateristas em um só, um híbrido 'a la' Frankstein ) foi criada por Dave Guerrie no seu Dreamer Studios.

    A faixa título Sinister abre o cd com uma roupagem moderna, vocais agressivos de JIm Crean nos moldes de Alice Cooper em um ritmo Rock'n'Roll bem interessante, que eclodem dos riffs de guitarra feitos por Arty Dilion, que conduzem a uma batalha nas baterias com Vinny Appice nos sons da caixa esquerda e Carmine Appice na direita ( louco isso não acha? ). E se você focar somente na bateria sentirá quão impressionante é a técnica dos irmãos. Em Monsters And Heroes percebemos uma pegada Hard Rock mais setentista regada aos ótimos vocais de Paul Shortino do Rough Cut e ex-Quiet Riot em meio a crescentes solos de guitarras feitos por David Henzerling e Mick Sweda ( do Bullet Boys ) amparados nas linhas do baixista Johnny Rod do King Cobra e ex-W.A.S.P., e isso, acontece junto com a dupla de Carmine e Vinny Appice realizando evoluções marcantes em suas baterias. O refrão de Monsters And Heroes vai para a memória e é altamente convidativo para ser cantado nesta homenagem ao amigo Ronnie James Dio com referências a várias de suas músicas nos versos. Enfim, esta é uma das minhas favoritas neste disco.

    E dada a importância do músico ao Heavy Metal e para a dupla, faço questão de acrescentar seus comentários sobre esta homenagem, primeiro o de Carmine Appice: "A música 'Monsters And Heroes' é uma música sobre o grande Ronnie James Dio. A música é uma homenagem ao seu legado. A faixa traz Vinny e eu na bateria, bem como especial convidado Paul Shortino ( que escreveu as letras ) tratando dos deveres vocais. Todos nós conhecíamos Ronnie muito bem e queríamos fazer este vídeo para que todos pudessem ver que grande homenagem isso é para Ronnie. Confira, é uma peça de arte rupestre!!!" E Vinny Appice complementa: "'Monsters And Heroes' é uma música especial que foi inspirada no maior cantor e pessoa do Rock! Meu amigo Ronnie James Dio. Esta é uma homenagem especial ao homem que nos deu uma música e palavras tão boas tempo para todos os seus fãs que ele amava." Confira o seu vídeoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=Zj5sBY7WINw.

    Com uma linhagem mais Blues temos Killing Floor, que te captura em seu andamento encorpado orientado pelos riffs de guitarras feitos por Craig Goldy ( ex-Dio e ex-Giuffria, que nesta música também cuidou do baixo ), que de certa forma facilitaram para que Chas West ( ex-Lynch Mob ) pudesse nos cativar com seus vocais neste ótimo Heavy Metal Melódico e um pouco viajante, que remeteu minha mente ao Led Zeppelin.

   Jim Crean envia sua eficácia novamente em Danger, composição que conta com apenas Vinny Appice na bateria em um ritmo mais Heavy Metal nos padrões do que ele fazia quando acompanhava a banda Dio e outro convidado é o amigo Phil Soussan ( ex-Ozzy Osbourne ) no baixo. Ouvidos atentos para as viradas feitas por Vinny Appice em sua bateria aos exuberantes solos de Iggy Gwadera na sua guitarra.

    Com os dois exímios bateristas atuando juntos novamente de forma que percebemos isso claramente, a empolgante e diversificada Drum Wars marca a quinta de Sinister em um ritmo acelerado, onde tanto Vinny quanto Carmine mostra por que estão incontestavelmente entre os maiorais da bateria em todos os tempos, aliás, não posso deixar de citar também os solos longos do guitarrista Torbjorn ( T-Bone ) Andersson, que são igualmente belos. Após um solo de guitarra aparecer e chamar a atenção, o sucesso Riot do Blue Murder é exibido em uma versão contagiante com Carmine Appice recebendo a ajuda de Jorgen Calrsson do Gov't Mule no baixo, Torbjorn ( T-Bone ) Andersson na guitarra e Robin McAuley do M.S.G. nos vocais, que juntos transformam a música em uma verdadeira sonzeira em que vamos apreciar na hora e certamente levará os que desconhecem o Blue Murder a procurarem mais da banda.

     Para Suddnely, Vinny Appice dispara o solo inicial em sua bateria e Carmine Appice o segue alternando com ele através de um ritmo cadenciado, que apresenta o vocalista de Paul Shortino bem à vontade na música, onde ressalto também as atuações de Christophe Godin na guitarra e Tony Franklin ( ex-Blue Murder e ex-The Firm ) no baixo em uma atmosfera bem ao gosto dos fãs de nomes como o Whitesnake. Difundindo um solo de guitarra dos longos, In The Night traz Carmine Appice sozinho na bateria e se for ver... até mais discreto... para que Jim Crean possa brilhar nos vocais e nos conquistar com seu ótimo timbre de voz, inclusive despertando aquela vontade de cantar com ele o seu refrão, que gruda na cabeça. Em tempo... quem sola formidavelmente nas seis cordas é o ex-Guns'n'Roses Ron "Bumblefoot" Thal. De uma aura mais viajante e repiques emblemáticos na bateria Vinny Appice, Future Past é aquela mistura de Hard Rock com Heavy Metal muito usada nos anos 80 e que sempre emociona, sendo que aqui tivemos Craig Goldy no baixo e teclados, Tony Franklin na guitarra e Scotty Brue nos vocais, além, de Carmine Appice na guitarra snare.

    O estilo Rock'n'Roll orientado pela guitarra direciona por onde You Got Me Running vai seguir, sendo que Carmine Appice ficou com as fascinantes evoluções na bateria e nos vocais ( o que é uma novidade e afirmo ele saiu muito bem no posto ) enquanto que Tony Franklin marcou o baixo e Torbjorn ( T-Bone ) Andersson junto a Mayuko Okia comandaram as guitarras. Para Brothers In Drums temos um Blues Rock infectante, que é vocalizado com muito feeling por John Carridi, onde é muito bacana observar como os instrumentos conversam entre vi aumentando a energia que sentimos ao ouvir a canção, também pudera, com Tony Franklin no baixo e Igor Gwadera na guitarra não podíamos esperar menos. E Vinny Appice capricha nas viradas e nos grooves em sua bateria.

    O 'Rockão' cheio de voltagem contido em War Cry traz Joel Hoekstra do Whitesnake capitaneando os solos de guitarra, além de Paul Shortino nos vocais e Tony Franklin no baixo junto aos dois irmãos detonando suas baterias viradas e uma sequencia de 'suingados' cativantes ( sendo Carmine Appice na direita e Vinny Appice na esquerda ), que enriquecem consideravelmente o ritmo durante os solos de guitarra. E a soma de tantos talentos atuando com este nível de liberdade resulta em uma das melhores faixas do cd.

    Finalizando Sinister temos Sabbath Mash ( um medley com "Iron Man", "N.I.B.", "War Pigs" e "Paranoid" ), onde os irmãos junto ao respeitoso line up composto de Tsuzumi Okia no baixo, Jim Crean nos vocais, Mayuko Okia no violoncello e guitarra, Erik Norlander ( Lana Lane ) nos teclados e Eric Turner na guitarra nos renderam um valoroso tributo aos criadores do Heavy Metal, o Black Sabbath.

    Em suma, Sinister, que foi lançado no Brasil pela Shinigami Records não é um álbum onde exala a virtuosidade de Vinny e Carmine Appice ao tocarem suas baterias ( embora, se ouvir com atenção... isso está incrustado em suas músicas ), mas, um álbum de Hard Rock e Heavy Metal dos bons, que representam mesmo a história dos músicos e que vai agradar logo em sua primeira audição por conta de suas ótimas composições. E mesmo com uma vasta constelação de grandes músicos participantes a cada música, o que sentimos é que eles conseguiram captar a vibração trazida por cada um deles como se estivessem juntos em uma banda por vários anos como nos bons tempos.
Nota: 9,5.

Site Oficial: https://www.appicebrothers.com/
Facebook: https://www.facebook.com/AppiceBrothers/

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2018

Voltar para Resenhas