Al Di Meola - Across The Universe
14 Faixas - Shinigami Records/Ear Music/SoundCity Records - 2020

    O genial guitarrista norte-americano Al Di Meola nascido na cidade de Nova Jérsei lançou em março de 2020 o álbum Across The Universe, onde realizou uma nova homenagem aos lendários rapazes de Liverpool conhecidos mundialmente como The Beatles. Em 2013, com o disco All Your Life A Tribute To The Beatles, ele havia feito a sua primeira celebração ao incrível legado do quarteto inglês e explicou sua paixão e respeito pela banda da seguinte forma: "Realmente os Beatles são a razão de eu tocar guitarra. Eles foram um grande catalisador para eu querer aprender música, portanto o impacto deles foi muito forte".

    Este mestre das seis cordas tem quase 50 anos de carreira e conta com mais de 30 álbuns divididos em discos solos, ao vivo, participações e colaborações em registros de nomes do gabarito de Chick Corea, John McLaughlin, Stanley Clarke, Paco de Lucia, Paul Simon, Phil Collins, Steve Wonder, Jimmy Page, Santana, Steve Winwood, Herbie Hancock, Frank Zappa, Luciano Pavaroti, entre outros. Achou pouco? Bem... Al Di Meola é vencedor de vários prêmios Grammy, possui três discos de ouro e mais de seis milhões de discos vendidos.

    Neste novo Across The Universe, o célebre Al Di Meola fez a produção e os arranjos de guitarra sempre virtuosos de 14 clássicos imortais dos Beatles. A engenharia, mixagem e masterização foram realizadas por Katsuhiko Naito e a capa foi desenhada por Alexander Mertsch ( Gamma Ray ) e foi inspirada na imagem do álbum Rock'n'Roll de 1975 de John Lennon com Al Di Meola recriando o ambiente feito há anos atrás. No encarte temos algumas fotos de Al Di Meola e informações acerca de cada música e quais instrumentos ele utilizou.

    Na abertura temos a emblemática Here Comes The Sun em que ele executa a canção do Abbey Road ( de 1969 ) magistralmente entre dedilhados no violão e reluzentes solos de guitarra com algumas sutis alterações que fazem a música se tornar mais viajante em alguns trechos e uma delícia de se ouvir. Para a dramática Golden Slumbers Suite: Carry That Weight / You Never Give Me Your Money do Abbey Road, as emoções são passadas e aumentadas beirando à perfeição e com direito à um flerte com o flamenco em que você fatalmente lembrará de sua letra e vai cantarolar seus versos enquanto ouve suas belíssimas melodias, que devem serem ouvidas de olhos fechados para uma imersão maior na nostalgia que estas músicas despertam. Em Dear Prudence temos as primeiras vozes no disco, apenas para dar um tempero latino em seus toques de violão e também promover mais satisfatórias viagens em seu ritmo suave com uma percussão marcante nesta versão da canção presente no disco conhecido como White Album de 1969.

    A releitura da esplêndida Norwegian Wood ( Redux ) do Rubber Soul de 1965 contém porções de Jazz em seus solos de violão e uma percussão que trazem ares da Índia deixando claro toda a virtuose de Al Di Meola em melodias que te impactam positivamente. Para a quinta de Across The Universe, o guitarrista exibe a sua soberba versão de Mother's Nature Son com linhas serenas em seus dedilhados executadas com toda a imensa habilidade do músico. Já para a magnífica Strawberry Fields Forever que saiu como single e depois no Magical Mistery Tour de 1967, Al Di Meola concedeu um andamento tranquilo em suas linhas que te fazem apreciá-la bastante e novamente cantarolar seus versos, mas também observar seus improvisos, seus momentos Fusion e Progressivos, que a glorificam ainda mais quando ele sola sua guitarra habilmente e ainda devo ressaltar o final Rock'n'Roll que ele adicionou em sua versão.

    Na balada Yesterday, que fez parte do Help! de 1965, a quantidade de sentimento inclusa em seus dedilhados calmos é simplesmente espetacular e excelente para realizarmos uma reflexão sobre em tudo que aconteceu em nossa vida. Your Mother Should Know é a oitava de Across The Universe e nesta versão da canção do álbum Magical Mistery Tour, Al Di Meola evidencia a sua percussão e os seus toques de violão, que estão sempre precisos, exalam aromas musicais saborosos e se dirigem para flertes mais Fusion.

    O sucesso Hey Jude, que foi gravada apenas como single ganhou neste cd um estilo latino primeiro no violão e depois com a entrada da guitarra em outra atuação de gala de Al Di Meola, que nos concede alguns improvisos neste outro clássico imortal do Rock com destaque ao acordeom tocado pelo convidado Fausto Becalossi. De linhagem entristecida I'll Follow The Sun do Beatles For Sale de 1964 caminha por variados e esbeltos dedilhados de violão executados com primor por Al Di Meola salientando o trompete tocado por Randy Brecker brilhantemente, um dos poucos instrumentos que Al Di Meola não tocou neste álbum.

    A décima primeira de Across The Universe é a canção Julia do White Album que passa uma paz e tranquilidade enorme ao ouvir seu ritmo suave através de seus dedilhados de violão feitos por Al Di Meola, além do acordeom tocado por Fausto Becalossi e o chakas de Hernam Romero em orientações de Jazz. E a leveza deste álbum também é percebia durante a balada romântica Till There Was You, essa do With The Beatles de 1963, onde Al Di Meola sola sua guitarra após os vários dedilhados no violão e mostra um capricho notável com o aumento de sua velocidade, que lhe confere ares de Jazz em seus solos.

      A penúltima é Here, There and Everywhere com um início consideravelmente leve e sentimental a cada dedilhado, que ele fez desta releitura em Fusion e que foi registrada originalmente no Revolver de 1966 tornar-se muito formidável e apaixonante. Encerrando Across The Universe, o músico nos preparou uma grata surpresa: a pequena Ava Di Meola na época da gravação álbum com apenas três anos de idade cantou no carro os versos iniciais de Octopus's Garden e Al Di Meola - espero como sempre gravou - incluiu o acompanhamento instrumental nesta breve versão da canção originalmente composta para o disco Abbey Road.

    Al Di Meola com todo o seu talento único criou uma memorável homenagem aos seus ídolos da Fab Four nestas 14 faixas instrumentais que deixam claro como o som dos Beatles é eterno. Se você caro leitor(a) do Rock On Stage é fã dos Beatles, do Rock'n'Roll, de discos instrumentais de guitarristas renomados na história e amante da música de qualidade... está esperando o que para ouvir este emblemático Across The Universe, que por aqui saiu pela parceria da Shinigami Records com a Ear Music e a Sound City Records? Não perca tempo e inicie agora mesmo em uma viagem maravilhosa proporcionada em que um mestre da música faz suas versões de outros.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2021

Site Oficial: https://www.aldimeola.com/.   
Facebook: https://www.facebook.com/AlDiMeolaMusic.     
Youtube: https://www.youtube.com/user/OfficialAlDiMeola
Instagram: https://www.instagram.com/official_aldimeola/.       
Twitter: https://twitter.com/aldimeolamusic.   

 

Voltar para Resenhas