Accept - The Rise Of Chaos
10 Faixas - Shinigami Records - 2017

    2017 foi um ano intenso para a lenda alemã de Heavy Metal Accept, pois, Wolf Hoffmann ( guitarra ), Peter Blates ( baixo ), Mark Tornillo ( vocais ), Uwe Lulis ( ex-Grave Digger - guitarra substituto de Stefan Schwarzmann ) e Christopher Willians ( bateria substituto de Herman Frank ) lançaram um CD/DVD intitulado Restless And Live, além de um memorável show no Wacken Open Air ( com a participação de uma orquestra ) e após uma turnê europeia de quase três meses nos brindaram com mais um excelente álbum de estúdio, o The Rise Of Chaos, que marca a estreia em disco de Uwe Lulis e Christopher Williams e o quarto com os vocais de Mark Tornillo. E se isso tudo não fosse suficiente para deixar o ano cheio para o Accept, o guitarrista Wolf Hoffmann também disponibilizou o seu segundo álbum solo de nome Headbangers Symphony.

    A escolha do nome The Rise Of Chaos para o décimo quinto disco de estúdio da longeva e marcante carreira do Accept é explicado por Wolf Hoffmann: "The Rise Of Chaos [ A Ascensão do Caos em tradução livre ] é algo sobre o que venho pensando com frequência.  Ele descreve uma condição que vem se espalhando lentamente pelo mundo. Na última turnê europeia, no palco queríamos retratar cenários distópicos e destruídos. Se você olhar a nossa nova capa, é a mesma imagem. E você também pode perceber a destruição invisível que sentimos cada vez mais nestes tempos, assim como a destruição visível". Inclusive, ele deixa claro o momento complicado que vivemos no mundo, que pode ser para o bem ou para o mal, conforme o mesmo Wolf Hoffmann me disse em novembro de 2017 ( leia entrevista ) antes da passagem perna sul-americana da turnê do novo cd.

    E a excelente capa de The Rise Of Chaos é de Gyula Havancsák ( que já fez a capa de nomes como Annihilator, Destruction e Grave Digger ) e o guitarrista fundador do Accept nos esclarece seu conceito: "Anteriormente, nossas capas eram simples e focadas em uma única mensagem. Mas desta vez, queríamos algo mais interessante usando uma imagem atmosférica onde você pode encontrar muitos detalhes ocultos, mas também um indício claro e cuidadoso do presente.." E posso acrescentar aqui que ela ficou tão grandiosa quanto as dez músicas do disco, que foi produzido, mixado e masterizado por Andy Sneap ( que produziu álbuns do Saxon, Testament, Exodus, Megadeth, Kreator e Judas Priest ). Nas linhas a seguir vou detalhar porque The Rise Of Chaos foi um dos melhores lançamentos de 2017 e para mim, o melhor disco de Heavy Metal.

    A pesadaça e altamente contagiante Die By The Sword com seu Heavy Metal inflamado no padrão dos alemães marca a abertura de The Rise Of Chaos, onde somos expostos aos exuberantes riffs de guitarras Wolf Hoffmann e Uwe Lulis ( que parecem que tocam juntos há décadas pela sincronia ) e aos poderosos vocais de Mark Tornillo, que levam para um refrão que imperativamente devemos cantar juntos com ele, aliás, além de sentir o ritmo frenético desta primeira canção, olhos e ouvidos atentos nesta letra que ficará na sua cabeça. Já Hole In The Head aparece mais cadenciada com Mark Tornillo também nos conquistando com sua encorpada voz e com a dupla Wolf Hoffmann e Uwe Lulis nos entregando solos empolgantes em um vibrante Heavy Metal, cujo refrão também será memorizado rapidamente.

    Se a intenção do Accept é a de cravar suas garras para valer, a faixa título The Rise Of Chaos, faz isso com precisão, graças ao seu andamento marcante, com os seus solos encorpados nas guitarras e  também com o estilo todo único de Mark Tornillo cantar seus versos em uma pegada que captura o fã de um Heavy Metal logo em sua primeira audição em outra letra imponente e atual. Será um desafio ouvi-la e não cantarolar com eles.   

    Depois hora do solo matador do início de Kollaid, que é possuidora de um formato mais cadenciado, cuja evolução te coloca junto com a música e seus vocais estão devidamente repletos de voltagem em mais uma atuação reluzente de Mark Tornillo e dos demais membros do Accept, onde novamente o refrão se destaca e é obrigatório cantar com eles, além de sentir a tremor causado pelos sempre competentes solos de guitarras.

    Em seguida temos a veloz e pulsante No Regrets, que entra no estilo 'rolo compressor' com melodias impactantes e com um forte convite a berrar seu título quando literalmente somos convocados pela banda, ouça e sinta esta sensação. Aliás, e como não poderia deixar de acontecer em se tratando do Accept, os solos de Wolf Hoffmann são um espetáculo à parte.

    Com a letra inspirada na digitalização do mundo e de certa forma mais sarcástica, pois, a humanidade está ficando mais 'burra' e muitos não se adaptam à esta nova era ( e gostam das coisas antigas, tipo discos de vinil  ), Analog Man critica este novo problema mundial através de uma linhagem pesada de guitarras, onde percebe-se a sustentação feita pelo baixista Peter Baltes e também pelo baterista Christopher William em um grande entrosamento em uma inspirada composição, que será difícil não sair cantando seu refrão com Mark Tornillo. Outro ponto a se destacar é o velho barulho da conexão discada incluso na música.

    Outra pedrada que gosta-se imediatamente é What's Done Is Done com seus solos incendiários e rápidos nas guitarras, além de seus vocais brilhantes, que fundem-se em um Heavy Metal sensacional com ritmo frenético como se espera do Accept. A oitava é World's Collinding e seus solos de guitarras ganham mais envergadura no decorrer da música quando seus vocais e seu andamento já te ligaram a cada nota executada pelo quinteto germânico, que também nos coloca diante a um 'infectante' refrão, onde toda a sua letra é para uma reflexão sobre o mundo os nossos tempos.  

    Sempre com o pé no acelerador, salvo em um trecho ou outro, o Accept continua The Rise Of Chaos com a 'dinamite sônica' Carry The Weight, que mantém o poderio de ataque inabalável, confirme percebe-se nos seus solos acelerados de guitarras, seus toques firmes na bateria e no baixo, além é claro, da inconfundível, firme e marcante voz de Mark Tornillo. É ouvir e curtir, além de sentir na alma seus momentos mais melodiosos onde as guitarras soladas junto as ditam as emoções.    

    A última - mas já?... sim é o que se pensa na audição deste fabuloso álbum - é a Race To Extinction, que aumenta a chama de seu Heavy Metal em um estilo sempre incansável da fusão de guitarras, baixo e bateria, sempre com muita potência, que pavimentam o caminho para vocalizações revoltosas e ácidas se olharmos atentamente seus versos, o que certamente com o cd nas mãos vamos fazer, pois, é tão convidativo e necessário que será impossível deixar de participar com o Accept novamente.

     Mais uma vez, o Accept nos brindou com uma magnífica aula do mais puro e palpitante Heavy Metal com este The Rise Of Chaos, álbum que em nenhum momento perde seu ímpeto, que aqui saiu pela Shinigami Records. Para todas as gerações dentro do Heavy Metal e especialmente, as mais novas, ouçam este disco e entendam porque o Accept é uma das mais fundamentais, melhores bandas da história e porque este disco foi o melhor lançamento do estilo no mundo de 2017, conforme atestei no começo desta resenha.
Nota: 10,0.

Site Oficial: http://acceptworldwide.com/
Facebook: https://www.facebook.com/accepttheband/
Twitter: https://twitter.com/accepttheband
Youtube: https://www.youtube.com/user/ACCEPTTUBE
Instagram: https://www.instagram.com/acceptworldwide/

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2018

Voltar para Resenhas