Rhestus - Games At War
 DVD - Independente - 2015

    Para comemorar os 20 anos de militância no cenário Underground do Death Metal Brasileiro, o Rhestus, banda catarinense de Rio do Sul, decidiu lançar um DVD que capturasse todo o vigor de seus shows e para isso utilizou a plataforma Kickante de financiamento coletivo ( a qual tem dado muito certo no Brasil nestes últimos tempos e ajuda o artista a se aliviar dos elevados custos de produção de um DVD, além de proporcionar ao fã algumas exclusividades, tais como: DVD autografado, foto com o artista, acesso ao Backstage do show, enfim, são várias modalidades de pacotes ).

    Retornando ao Rhestus, o quarteto formado então por Alex Leber nos vocais e guitarra, Richard Schmidt no baixo e backing vocals, Andrei Uller na guitarra e Gabriel Carvalho na bateria registraram o show realizado no 12º River Rock Festival em agosto de 2010 em Indaial/SC, que deu suporte à tour do disco lançado neste ano, o Games Of Joy... Games Of War.

    A capa de Games At War foi elaborada por Jobert Mello do Sledge Hammer Graphix com fotos de Makila Crowley. A captação do áudio ficou a cargo de Deny Bonfante e Pablo Demarchy. A parte do vídeo teve como encarregado o Diego Dambrowsky e sua equipe e a produção do DVD foi realizada entre setembro de 2010 a dezembro de 2012. Deny Bonfante assina também a mixagem e a masterização do DVD, que foi realizada entre setembro de 2012 a outubro de 2012 no Estúdio RVB em Blumenau/SC.

    Dito isso, vamos comentar sobre o show principal de Games At War, que contém um menu bem feito com as várias opções dispostas no DVD, que já nas primeiras imagens já deixam claro a insanidade dos fãs em Indaial/SC e o frio daquele dia, sendo que o Rhestus por sua vez envia seu Death Metal feroz logo após a introdução Um Dia de Fúria com Games Of Joy... Games Of War! e já se percebe que tanto o áudio quanto as imagens foram muito bem captados pela citada equipe.

    O show segue com a matadora Scars, que após um trecho cadenciado eles 'sentam o pau' e fazem a galera pular, inclusive o Alex Leber e o baixista Richard Schmidt não param de 'banguear' em nenhum momento. Após alguns breves depoimentos dos fãs e do vocalista dizer que estão completando neste ano ( do show da gravação do DVD ) 17 anos de estrada, eles enviam a furiosa e rápida Like A Dog.

    Na sequencia o vocalista Alex Leber anuncia: "outra das antigas... Bullet In Point", cujo andamento cadenciado clama o "hey...hey", mas isso até que ele e Andrei Uller solem suas guitarras desferindo todo seu ódio a la Slayer. Com imagens de bastidores - que servem de um interlúdio - chegamos na pedrada Rage Is My Food, Hate Is My Guide!, onde assistimos Gabriel Carvalho esmagar seu kit de bateria junto aos solos nervosos de guitarras e somos expostos aos insanos vocais de Alex Leber.

    Sem pestanejar, o Rhestus emenda a veloz How To Explain?, que mantém a intensidade do show neste Thrash mais técnico em que os músicos ficam mais parados no palco para tocá-lo.

    Em mais uma rodada de depoimentos dos fãs podemos notar a emoção de cada um e em seguida, Trivial Pieces Of Meat, que é mais cadenciada e propicia para se 'banguear', como o guitarrista fez no palco ou ainda sair abrindo rodas, como vimos os presentes fazerem. Aos dedilhados mais lentos feitos pelo vocalista Alex Leber temos Cowardly Terror, que explode em um avassalador som, que resulta em um dos melhores momentos da noite.

    Com o vocalista lembrando que em 2010 teríamos as eleições e dedicando Fuck Off! para os políticos, o Rhestus dispara sua ira metálica com outra acelerada composição.

    Posteriormente, com curtos depoimentos de ex e atuais integrantes da banda, o show prossegue com War And Children, que faz a introdução para a pancada presente na música Insane War, que leva até a aniquiladora canção de encerramento do show, a Hate! Is What I Feel, que é daquelas que desfere vários socos na cara e te inspira a 'banguear' com os músicos, como muitos fãs fizeram no show e comprovamos no vídeo.

    No que podemos considerar como 'extras' ou nas demais opções do menu do DVD temos a Music Select onde podemos selecionar uma música específica do show, conferir a parte do Backstage ( onde foram registradas as participações dos fãs, amigos e músicos presentes ), que sempre são muito interessantes de se assistir, entre eles músicos das bandas Perpetual Dreams e Volkmorth.

    Outra parte divertida são as imagens com o aquecimento dos músicos do Rhestus, algo que nem sempre os fãs ficam sabendo e que seguem com os membros da banda até o momento de começar o seu show.

    Também temos o clipe para Games Of Joy... Games Of War, que mistura imagens ao vivo com imagens de batalhas. Outro extra bacana é a participação no Programa Rocktime do meu amigo Jackson Rocktime exibindo um trecho do show do Rhestus no Thrash Maniacs Festival no Music Hall em Curitiba/PR no dia 06 de abril de 2012 na abertura para o Sodom. E o melhor, este vídeo capturou a essência da apresentação devastadora dos catarinenses. 

    Temos ainda, a participação da banda no 27º Iceberg Rock Festival em Rio do Sul/SC em 08 de novembro de 2014 ao lado de outros importantes nomes do Underground como o Juggernaut, o Balbo´s Punch e o Rhasalon.

    E mesmo com as dimensões diminutas do lugar, o Rhestus detonou todo seu eficaz Thrash/Death Metal em pouco mais de 45 minutos, que foram filmados de forma que um tanto amadora, mas que vale de registro para os fãs.

    O palco não permite muitos movimentos dos músicos, porém, essa é a vida no Underground Brasileiro... o que vale é a galera ensandecida e a apresentação certeira do Rhestus, cujo set list foi bastante semelhante ao do show principal deste DVD. Por fim temos as seções Biografia e Discografia, que são mostradas de forma bastante breve.

   Games At War marca a consolidação da perseverança do Rhestus enquanto que para algumas bandas maiores lançam um DVD a cada turnê para eles, este trabalho marca a realização de um sonho, que naturalmente passa pela cabeça de todo mundo que monta uma banda no Underground Brasileiro, pois os curitibanos... persistiram por 20 anos tocando pesado suas próprias composições, enfim, Games At War  assinala uma importante conquista para o Rhestus. Que venham mais 20 anos!!!
Nota: 9,0.

Sites:  http://www.rhestus.com.br/ http://www.facebook.com/rhestus.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2016

Voltar para Resenhas